



Abaixo, a diretora do Hospital Municipal Miriam Borges, Emanuelle Mariussi
O Hospital Municipal Miriam Borges (HMMB), em Luís Eduardo Magalhães, realizou de outubro de 2024 a janeiro de 2025, 883 procedimentos cirúrgicos, em especialidades como ginecologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, oftalmologia e cirurgias reparadoras.
A diretora do HMMB, Emanuelle Mariussi explicou como funciona o agendamento das cirurgias que são realizadas na unidade. “As cirurgias são agendadas via central de regulação do município, e o paciente é orientado a vir ao Hospital no dia e hora marcados. Ao chegar ele é acolhido pela equipe e internado, sendo a cirurgia realizada de acordo com o agendamento”.
Há também o encaminhamento através da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Os pacientes de internamento clínico chegam até nós, após procurarem a UPA, onde são avaliados e observados por um período de até 24h, e após as 24h, a UPA pode solicitar a transferência para o HMMB, onde os pacientes são internados e têm o tratamento realizado com todo suporte necessário”.
O Hospital também conta com um setor de Bioimagem, onde são realizados exames como tomografia, RX, Ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia. “Esses exames são agendados pela central municipal de regulação e chegam até nós com dia e hora marcados. Os exames solicitados com emergência, vêm através de agendamento diretamente da UPA”, explicou a diretora.
Estrutura
