Onda de calor atinge o País com duração de três a sete dias

O País enfrentará uma intensa onda de calor, em diversas regiões, elevando as temperaturas a níveis recordes. A onda de calor deverá durar no mínimo até quarta-feira, arrefecendo com chuvas pesadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as capitais mais atingidas incluem Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte e Goiânia.

As temperaturas nessas cidades podem chegar a até 41°C, com sensação térmica ultrapassando com facilidade os 50ºC, acima da média para o mês de fevereiro.

Outros meteorologistas indicam que essa onda de calor deve persistir até pelo menos o dia 24 de fevereiro, com temperaturas até 7°C acima do esperado. O fenômeno é resultado de um bloqueio atmosférico que impede a formação de nuvens de chuva, intensificando o calor em várias regiões do país.

Nas regiões agrícolas de Argentina e Paraguai também se espera com ansiedade a queda da onda de calor e e volta firme das chuvas, em vista da soja mais tardia estar em fase de floração e formação de grãos.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário