Avião da Delta capota (pilona) em Toronto e causa ferimentos em 18 passageiros

Uma aeronave Bombardier CRJ-900 se acidentou hoje, 17 de fevereiro, ao pousar no Aeroporto de Toronto, no Canadá, e ficou de cabeça para baixo na pista.

O jato pertence à Delta Connection, subsidiária regional da Delta Air Lines, e pousou na cidade canadense, em voo procedente de Mineápolis, em Minnesota. De matrícula N932XJ e operado pela terceirizada Endeavor Air, o jato teve algum problema durante o pouso e acabou virando de cabeça para baixo, com as asas separadas da fuselagem.

Durante a hora do pouso, o vento era de 28 nós (51 km/h) com rajada de 35 nós (64 km/h), com neve sendo soprada pelos fortes ventos.

Ainda não está claro como a aeronave terminou nesta posição, mas o Aeroporto de Toronto confirmou o acidente e emitiu um Ground Stop, paralisando todas as operações no local. Informações preliminares dão conta de que ao menos 18 passageiros ficaram feridos, mas ainda não está claro a extensão dos ferimentos e nem se há outras vítimas.

O que é pilonar uma aeronave?

Pilonar é expor os pilones, elementos de sustentação de motores ou armamentos em caso de aviões militares. Pilonagem é quando um avião colide o nariz no solo durante o procedimento de pouso. Ocasionado por problemas no trem de pouso ou imperícia do piloto, o avião pode girar verticalmente com o nariz apioado ao solo, “capotando” para frente. A pilonagem é mais comum na aviação de pequeno porte. No caso de Toronto, o acidente deve ter sido ocasionado por tesouras de vento, que fizeram com que a aeronave, em atitude não convencional, tocasse o bico na pista.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário