O diálogo acabou com o imbróglio do Carnaval de Correntina

Artigo de Getúlio Reis.

Sabiamente o Prefeito Mariano, de Correntina, ao invés de bater de frente com o Ministério Público ou mesmo com a Justiça, resolveu as problemáticas que envolvem pagamentos de servidores e Carnaval, através do diálogo e da compreensão.

Acompanhado e assessorado pelo ilustre Deputado Estadual Manoel Rocha, foram à Sede do Ministério Público Baiano e firmaram um acordo que teve a participação do Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor) do MP-BA, nesse acordo ficando garantida a regularização do pagamento dos servidores públicos e por via de conseqüência a garantia da realização do CARNAVAL 2025.

Como já afirmado, por várias vezes, pelo gestor Mariano, que a prefeitura seguirá rigorosamente a lei de licitações, especialmente no que concerne a contratação de artistas, aquisição de estruturas e suportes para a realização do CARNAVAL, cujos valores deverão estar compatíveis com os praticados no mercado, sem os vícios de um passado recente do famoso “superfaturamento” e os recheios de “notas” e “contratos” frios e fora da realidade.

Noutra banda, o mesmo Gestor Municipal se comprometeu a realizar o pagamento do salário-base dos servidores públicos municipais até o dia 26 de fevereiro, enviando ao MP a comprovação da quitação na mesma data. O acordo prevê ainda que o 13º salário e as gratificações sejam pagos gradualmente, em três parcelas, no prazo de até 90 dias, com a prestação de contas final prevista para 22 de maio.

Não pensem aqueles que torcem pelo “quanto pior, melhor” que as maledicências ocorridas ficaram impunes, pois ainda consta desse mesmo acordo firmado entre o MP-BA e Prefeitura, que está ultima fará a apresentação de um relatório detalhado das irregularidades que impediram o pagamento dessas verbas e a instauração de um procedimento administrativo para apurar possíveis gratificações e salários indevidos no âmbito da administração pública, no prazo de 90 dias.

Da parte do ínclito procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, disse o mesmo que o interesse do MP é dialogar com o gestor e com a sociedade, buscando contribuir para a construção de soluções, de grandes temas. “Resolvemos, de forma consensual, dois problemas: a pendência do pagamento dos servidores e a realização do carnaval de Correntina. Tudo feito com diálogo” comemorou Maia.

Por isso que sempre que me é oportunizado o encontro com Mariano, não perco a oportunidade para alertá-lo que o diálogo é à base de qualquer relacionamento. É através do diálogo que as pessoas se entendem, resolvem conflitos e constroem uma relação saudável. A importância do diálogo reside no fato de permitir compreender os sentimentos, opiniões, modo de pensar e história do outro, ajuda a resolver conflitos, permite discutir sobre o que está errado e precisa ser mudado e por fim ajuda a construir uma relação sólida e saudável.

Por fim e por último, tenho que a maioria dos 34.179 habitantes de Correntina, bem como os foliões Candangos, Goianos, Mineiros e doutras plagas, estão hiper-satisfeitos com o desfecho desse imbróglio que era causa de preocupação constante para muitos, especialmente comerciantes, ambulantes, setor hoteleiro e até mesmo aqueles que alugam suas casas para essa época que investiram e contam o retorno financeiro que esta festa oferece. Aqueles que torceram para “Quanto pior, melhor!”, desfaçam esses pensamentos, faça uma lavagem em suas consciências, retirem as mágoas e o rancor do coração e entrem na folia, pois a Festa é do Povo como o céu é do Condor.

Parabéns, Mariano, o diálogo venceu!

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “O diálogo acabou com o imbróglio do Carnaval de Correntina”

  1. Quando o bom senso prevalece todos ganham! De 01.01.25 até hoje temos que aplaudir a gestão, vemos sincronia entre os postos da gestão, a roda está lubrificada com vontade, determinação, coragem, iniciativa, criatividade em prol do todo, a administração não para. Secretários parabéns pela tomada de decisões elevando o nome do Prefeito em ações pró -ativas em favor do povo e qualificando a esperança de dias melhores para tão rico Município! Estou aplaudindo de pé, mesmo num camarote, as ações de um governo com compromisso e responsabilidade. De um governo assumido, que delega ações pois a “roda não pode parar” honremos e qualifiquemos o planejamento, a organização e disciplina até então apresentadas ou exibidas pois o Prefeito é representante de toda população quer aceitem ou não. Belo exemplo foi cortar a intriga, o. fuxico na fonte, parabéns, por isso podemos dizer: “habemus papa”!!!!! Ou seja temos governo, teremos carnaval e servidores contemplados com o fruto do seu trabalho, salários, atrasados ou não eles , os servidores são o maior patrimônio do Município!!!

Deixe um comentário