Alexandre de Moraes e o avanço das bigtechs sobre a democracia em todo o Mundo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil assiste ao retorno do que considera “discurso do tio do churrasco” – uma visão de mundo preconceituosa, saudosista e ressentida. Esse retorno, disse o magistrado aos calouros da Faculdade de Direito da USP, se deve à concentração de renda e à ampliação de direitos a grupos antes marginalizados.

“Esse discurso surgiu por uma revolta contra determinados momentos em que crises econômicas achataram o modo de vida de uma determinada parcela da população”, explicou o magistrado, ao participar de uma aula magna na instituição onde formou-se em Direito, na década de 1990.

“Há pessoas que ficaram com rancor pela universalização de direitos e pela excessiva concentração de renda”. Durante 45 minutos, o ministro falou sobre a crise da democracia e o alinhamento das big techs com grupos de extrema-direita. Em sua exposição, ele ainda expôs o que considera as causas da crise da democracia.

“Há uma instrumentalização das redes sociais por grupos econômicos e ideologicamente fascistas, de extrema-direita, para corroer a democracia por dentro. Esse é o nosso grande desafio”. Leia mais: https://www.cartacapital.com.br/justi…

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário