Operação contra tráfico e homicídios prende mais 500 suspeitos e tem apreensão recorde de armas

Ação foi deflagrada na Grande Salvador e em cidades do interior do Estado

A Polícia Civil da Bahia prendeu nesta quinta-feira (27) 546 pessoas suspeitas de integrar facções criminosas e com envolvimento em homicídios e tráfico de drogas na Grande Salvador e em cidades do interior da Bahia. Até o momento, já foram foram cumpridos 381 mandados, dentre os quais 132 por crimes contra a vida, 92 contra o patrimônio, 69 relacionados à violência doméstica, 169 por tráfico de drogas e 50 por estupro.

Na ação, foram apreendidas 98 armas, número considerado recorde, além de 57 veículos e mais de R$ 126 mil. Quarenta e uma medidas judiciais foram executadas contra internos do sistema prisional, suspeitos de ordenar crimes de dentro das unidades.

As diligências fazem parte da 15ª fase da Operação Unum Corpus.

Em Eunápolis, três suspeitos foram capturados pelo homicídio do motorista de aplicativo Athus Alves Bernardo, desaparecido desde 23 de fevereiro. Eles também responderão por porte ilegal de arma e tráfico de drogas.

Na mesma cidade, uma mulher foi presa por sequestro, ocultação de cadáver e homicídio de Douglas Souza dos Santos. A suspeita é irmã da adolescente que teria sido vítima de abuso cometido por Douglas. Em Araci, um homem foi detido por estupro, sequestro e cárcere privado contra três mulheres.

Já em São Félix do Coribe, um homem foi preso pelo homicídio de Felipe Gonçalves, de 16 anos. No município de Nova Viçosa, uma mulher foi capturada por tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídios. Em Afrânio, um foragido de Pernambuco acusado de homicídio, foi localizado e preso.

Os agentes também cumpriram uma ordem de prisão temporária do policial militar investigado pelo homicídio de um advogado em Conceição do Coité. Ele segue custodiado no Batalhão de Choque em Lauro de Freitas.

Oeste baiano

No âmbito da Operação Unum Corpus 15ª Fase, a Polícia Civil, através das unidades que integram 11ª Coorpin/Barreiras, prendeu 16 pessoas e cumpriu mais de 12 mandados de buscas e apreensões nas cidades de Barreiras, Santa Rita de Cassia, Luis Eduardo Magalhães, Cotegipe e Wanderley.

Na cidade de Luis Eduardo Magalhaes, a Polícia Civil prendeu duas pessoas envolvidas no homicídio do Empresário Wilson Pereira Chaves Neto, fato que teria acontecido no dia 16 deste mês, além de efetuar diversas prisões e buscas relacionadas aos crimes de tráfico de drogas e homicídios.

Na cidade de Santa Rita de Cassia, a Polícia Civil realizou o cumprimento de mandados de buscas e prisões, sendo autuado em flagrante dois indivíduos pela pratica do crime de posse irregular de arma de fogo, além da prática de crimes ambientais. Foi desarticulado também um local em que estava sendo fabricado arma de fogo na cidade.

Na cidade de Cotegipe, foi realizada a prisão de um homicida, sendo apreendidas duas armas de fogo naquela localidade.

Além dessas cidades, mandados foram cumpridos na cidade de Barreiras e Wanderley. Em Barreiras foi cumprido o mandado de prisão de um indivíduo que tinha praticado um homicídio em julho de 2024, na cidade de Riachão das Neves.

A ação tem como intuito principal tirar de circulação pessoas que estavam envolvidas na prática de homicídios, tráfico de drogas, associação criminosa, além de outros delitos.

Participaram da operação mais de 40 Policiais Civis, sendo apreendidas 23 armas de fogo durante a operação nas cidades que integram a 11ª Coorpin.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário