A escalada do ódio: Base dos EUA na Síria é atacada pelo Irã.

Uma base militar dos Estados Unidos localizada na província de Al-Hasakah, no norte da Síria, foi alvo de um ataque, informa a agência estatal iraniana Mehr News, de acordo com a Ria Novosti. De acordo com a publicação, “fontes disseram que o alvo do ataque era uma base militar dos EUA na área de Kasruk, na província de Hasakah, no oeste da Síria”.

O ataque ocorre em meio à crescente tensão entre Washington e Teerã, agravada por uma ofensiva lançada pelos Estados Unidos na noite de domingo, 22 de junho. Na ocasião, as forças norte-americanas atingiram três complexos nucleares iranianos, localizados em Natanz, Fordow e Isfahan. As ações foram uma resposta ao recente agravamento do conflito entre Israel e Irã.

Segundo o governo dos EUA, a ação teve como objetivo neutralizar a capacidade de enriquecimento de urânio da República Islâmica. O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que “as principais instalações de enriquecimento de urânio foram completamente destruídas”. O Pentágono, no entanto, ponderou que seria necessário algum tempo para avaliar o impacto real dos bombardeios.

As tensões entre Irã e Israel haviam se intensificado desde a noite de 13 de junho, quando as Forças de Defesa de Israel (IDF) iniciaram uma operação militar de grande escala contra o Irã, acusando Teerã de manter um programa nuclear clandestino. Durante os ataques, foram mortos oficiais militares iranianos de alto escalão e cientistas envolvidos no setor nuclear.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário