Primeiro semestre registra recorde de recuperação judicial de produtores e empresas do agro.

Colheita de soja avança e supera 91% da área cultivada no Estado, aponta Instituto | RDNEWS - Portal de notícias de MT

O primeiro semestre de 2025 registrou um número recorde de pedidos de recuperação judicial no setor agropecuário brasileiro, com um aumento de 21,5% em relação ao trimestre anterior e de 44,6% em comparação com o mesmo período do ano anteriorsegundo dados divulgados pela Serasa Experian. Os produtores rurais pessoas físicas lideraram os pedidos. 

A alta reflete um momento financeiro mais desafiador para o setor, com a intensificação da crise econômica e os impactos da pandemia de COVID-19. As empresas relacionadas ao agronegócio também apresentaram um aumento de 15,7% nos pedidos em relação ao trimestre anterior. 

Dentro do segmento, os produtores rurais pessoas físicas registraram o maior número de pedidos, com 195 solicitações, enquanto as pessoas jurídicas contabilizaram 113 pedidos no primeiro trimestre, conforme informações da Serasa Experian. Além disso, empresas relacionadas ao agronegócio registraram 81 pedidos, de acordo com a Serasa Experian.

O Mato Grosso liderou o número de pedidos entre os estados, com 53 solicitações, seguido por Goiás, com 16, de acordo com a Exame.

Esses dados refletem a crescente pressão financeira enfrentada pelo setor, com diversos fatores contribuindo para o aumento das recuperações judiciais. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário