Galvani recebe Selo Prata do GHG Protocol e avança na gestão de emissões de carbono.

Sobre nós - Galvani Fertilizantes
A certificação valida o inventário de emissões com base em metodologia global e reforça a estratégia de descarbonização da empresa

A Galvani Fertilizantes, empresa brasileira de mineração e líder na produção e entrega de fertilizantes fosfatados no MATOPIBA – região que abrange partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia –, recebeu o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol, um dos principais reconhecimentos nacionais na área de gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

O selo é concedido a empresas que elaboram e publicam voluntariamente seus inventários com base na metodologia do GHG Protocol, o padrão internacional mais utilizado para contabilização de GEE. No caso da Galvani, o reconhecimento atesta a consistência do inventário referente ao ano-base de 2024, que contempla as emissões diretas (Escopo 1) e as indiretas associadas ao consumo de energia elétrica (Escopo 2), com verificação interna conforme os critérios do programa.

“Receber o Selo Prata é um passo importante para consolidarmos nossa estratégia climática com transparência e credibilidade. Esse reconhecimento reforça nossa jornada rumo à descarbonização, incentivando a melhoria contínua na gestão de emissões e a ampliação do uso de fontes limpas de energia, em linha com nossa meta para 2030, conforme descrito no nosso Relatório de Sustentabilidade”, afirma Sylvia Tabarin, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Galvani.

Metas e próximos passos

A certificação está alinhada à estratégia de sustentabilidade da companhia, que prevê ações estruturadas para redução de emissões, como:

  • Publicação anual do inventário a partir de 2025;
  • Ampliação do monitoramento das emissões de Escopo 3 (cadeia de valor);
  • Adoção crescente de fontes renováveis de energia, com certificação I-REC;
  • Desenvolvimento de um plano de descarbonização integrado à expansão industrial.

“Mais do que cumprir requisitos técnicos, buscamos integrar a agenda climática à nossa estratégia de crescimento. Isso envolve publicar inventários anuais, acompanhar de perto nossa cadeia de valor e estruturar um plano de descarbonização para os próximos anos”, complementa Sylvia Tabarin.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário