Edital prevê a construção do trecho final da FIOL entre Barreiras e Caetité.

Governo lança edital para concluir obras de trecho Fiol 2 entre Caetité e Barreiras

Um edital foi publicado nesta quinta-feira (4) para concluir as obras da chamada Fiol [Ferrovia Oeste-Leste 2], que abrange Caetité, no Sudoeste; a Barreiras, no Extremo Oeste. O valor destinado será de R$ 507 milhões, com abertura das propostas para as empresas interessadas marcada para o dia 6 de novembro.

Conforme o governo federal, a empresa vencedora ficará responsável pela execução dos serviços remanescentes para concluir o trecho de 37,5 quilômetros, subdivido em dois lotes, um de 12,3 km e outro de 23,45 km.

A Fiol 2 está com 71% de concluída, conforme informou, ao Bahia Notícias, o presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, durante o seminário “Ferrovias e o Desenvolvimento da Bahia”, realizado na Index 2025, no Centro de Convenções de Salvador.  A estimativa é que os trabalhos comecem no início de 2026, com previsão de serem concluídos em 43 meses.

A Fiol 1 que liga Ilhéus a Caetité está com as obras paralisadas e há uma possibilidade de que a Bamin, responsável pelo trecho, deixe de operar, caso semelhante ao que ocorreu com a ViaBahia, o que prevê um nova concessão para as obras do itinerário.

Já a Fiol 3 [que completa o percurso total de 1,5 mil km de extensão] continua na fase de estudos. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário