Aeroporto na Califórnia fica funcionando seis horas sem controladores por causa do ‘shutdown’ nos EUA.

O aeroporto de Hollywood Burbank, na Califórnia, enfrentou um colapso inédito nesta segunda-feira (6) ao ficar sem controladores de voo por quase seis horas, em consequência da paralisação administrativa do governo dos Estados Unidos.

A operação teve de ser transferida temporariamente para uma central de controle a cerca de 200 quilômetros de distância, causando atrasos médios de mais de duas horas em dezenas de voos.

A crise ocorreu entre 16h15 e 22h (horário local), período em que o aeroporto operou sem equipe na torre de controle.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, criticou o ex-presidente Donald Trump, responsabilizando-o pelo impasse orçamentário que paralisou parte do governo federal.

“Obrigado, @realDonaldTrump! O aeroporto de Burbank está com ZERO controladores de voo por causa do SEU fechamento do governo”, ele ironizou em publicação no X.

Os Estados Unidos vivem a segunda semana do chamado shutdown, provocado pela falta de acordo entre republicanos e democratas sobre o orçamento federal. Com a paralisação, centenas de milhares de servidores públicos foram afastados, enquanto os considerados essenciais continuam trabalhando, mas sem receber salário temporariamente.

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) confirmou os atrasos em Burbank e relatou escassez de pessoal em outros aeroportos do oeste do país.

Em nota, a direção do aeroporto informou que as operações no terminal continuaram parcialmente e recomendou aos passageiros que verificassem o status dos voos antes de se dirigir ao local.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário