Lula celebra nova fábrica da BYD e exalta dignidade do povo baiano.

Durante a inauguração da fábrica da BYD em Camaçari, nesta quinta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a chegada da montadora chinesa à Bahia. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de deputados federais da cúpula petista.

“É uma substituição que nós temos que ganhar, porque é a tecnologia mais importante da indústria automobilística mundial. O povo brasileiro e baiano agradece”, declarou o petista.

Lula destacou que a unidade deve alcançar, em breve, a produção de 600 mil carros por ano. “Eles não querem vender carro apenas no Brasil, mas também na América do Sul, na América Latina. Nós queremos vender no continente africano, na parte que faz fronteira com o Brasil. Queremos vender carro para o mundo inteiro. É importante saber o que a Bahia tem e reconhecer a dignidade do povo de Camaçari e do povo baiano”, afirmou.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita à linha de montagem de veículos da BYD. Polo Petroquímico, Camaçari - BA.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente também fez referência à antiga montadora Ford, que encerrou suas atividades no município em 2021. “Hoje é um dia marcante na minha vida e quero dizer aos donos da Ford, que foram embora, que nós lamentamos a saída. Mas, como Deus escreve certo por linhas tortas, o que veio para o Brasil será melhor”, completou.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita à linha de montagem de veículos da BYD. Polo Petroquímico, Camaçari - BA.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Durante o evento, a BYD apresentou ao presidente Lula o primeiro veículo híbrido plugin flex do mundo. O sistema foi projetado e construído especialmente para o Brasil, numa tecnologia desenvolvida em cooperação entre engenheiros brasileiros e chineses, projetada para funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina.

A companhia chinesa se instalou na antiga fábrica da Ford no polo industrial da Camaçari. A unidade estava parada desde janeiro de 2021, quando o grupo Ford anunciou a saída do Brasil como fabricante, passando a atuar somente como importador.

As obras para instalação da BYD foram iniciadas em março de 2024. Segundo o governo, o complexo obteve a certificação internacional I-REC, que atesta que 100% da energia elétrica consumida vem de fontes limpas e renováveis.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário