O presidente nacional do Progressistas (PP) e senador Ciro Nogueira (PI) afirmou neste domingo (12) que a postura do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos causou um “prejuízo gigantesco” ao cenário político da direita no Brasil. A declaração foi dada durante participação no programa Canal Livre, da Band.

Ciro Nogueira avaliou que as ações do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro no exterior, que incluíram articulações para sanções e tarifas contra o Brasil, além de atuações diretas contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), desviaram o foco político. Segundo o senador, o alvo principal deveria ser o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e não os magistrados.
Com a “rejeição muito grande” por parte da população em relação ao “tarifaço” resultante dessas ações, o presidente do PP considerou que, no momento, é inviável a candidatura de qualquer nome da família Bolsonaro para a Presidência da República. Ele evitou discutir composições de chapa, alegando que o foco deve ser primeiramente a definição do cabeça de chapa.
