Ventos fortes provocaram também danos em estruturas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Os ventos que atingiram Salvador nos últimos dias chegaram a 75 km/h na quarta-feira (22), segundo dados da Defesa Civil (Codesal). A forte ventania provocou queda de árvores, danos em estruturas e interrupções no fornecimento de energia elétrica em vários pontos da capital baiana.
Entre segunda (20) e quinta-feira (23), a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) registrou um recorde de ocorrências em 2025, com 33 remoções de vegetação, sendo 23 árvores, nove galhos e um bambu derrubados pelos ventos. Os bairros mais afetados foram Cabula, São Rafael, Pituba, São Marcos, Graça e Piatã.
Os ventos intensos também impactaram o serviço da Neoenergia Coelba, que precisou triplicar o número de equipes em campo para atender a demanda. Em apenas 24 horas, a concessionária registrou 700 ocorrências relacionadas ao temporal, a maioria causada pelo contato de galhos e árvores com a rede elétrica.
A Codesal segue em estado de alerta, monitorando as condições meteorológicas e orientando a população a evitar áreas de risco e abrigar-se durante rajadas fortes de vento, especialmente em regiões com árvores ou fiação exposta.
