Novembro Azul: Bahia registra a segunda maior incidência de câncer de próstata no país.

No país, a previsão é de 71.730 diagnósticos da doença neste ano.

A Bahia é o segundo estado brasileiro com maior incidência de câncer de próstata, com estimativa de 6.510 novos casos para 2025, sendo 1.200 somente em Salvador, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No país, a previsão é de 71.730 diagnósticos da doença neste ano.

O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre os homens, desconsiderando o câncer de pele não melanoma, e representa 28,6% das mortes masculinas por neoplasia maligna, segundo o Ministério da Saúde.

A doença costuma ser silenciosa nos estágios iniciais, apresentando sintomas apenas em fases mais avançadas. Entre os sinais mais comuns estão dificuldade para urinar acompanhada de dor ou ardor, gotejamento prolongado no final da micção e aumento da frequência urinária, tanto durante o dia quanto à noite. A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento eficaz.

do bahia.ba

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário