
O jogador Everton Ribeiro, do Esporte Clube Bahia, foi nomeado o mais novo Embaixador das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A homenagem aconteceu na tarde deste domingo (2), na Arena Fonte Nova, na capital baiana Salvador, momentos antes da partida contra o Red Bull Bragantino. O atleta recebeu uma placa simbólica das mãos de Maria Rita Pontes, superintendente da OSID, como reconhecimento por sua generosidade e compromisso com a solidariedade através de campanhas e projetos que ajudam na perpetuação do legado da Mãe dos Pobres. “Como embaixador, Everton poderá promover o propósito de Santa Dulce e nos apoiar na missão de ajudar quem mais precisa”, afirmou Maria Rita durante a cerimônia. Na placa, a entidade destaca que Everton, “com seu gesto e coração aberto, ajuda a multiplicar o legado de amor deixado por Santa Dulce dos Pobres — o nosso Anjo Bom do Brasil. Que este título seja símbolo de esperança e inspiração para espalhar o bem todos os dias, a todos”.
Em mais um momento especial da tarde marcada pela emoção e pela solidariedade, Maria Rita entrou em campo acompanhada de uma criança vestida com a nova camisa lançada em parceria entre a OSID e o Bahia, juntando-se a Everton Ribeiro, já presente no gramado. A ocasião ganhou ainda mais significado com a interpretação à capela da canção Amor sem palavras, conduzida por Jaqueline Mota, monitora do Memorial Santa Dulce dos Pobres. Todo o valor arrecadado com as vendas da camisa será integralmente revertido para o tratamento de pacientes com câncer acolhidos pela instituição. A coleção especial traz uma estampa exclusiva em homenagem a Santa Dulce dos Pobres e aos torcedores tricolores, com as frases “Ninguém nos vence em vibração” — um dos lemas mais emblemáticos da torcida — e “Ninguém nos vence em doação”, criada especialmente para a campanha solidária. As camisas estão à venda por R$ 80 na Loja Santa Dulce (Av. Dendezeiros, 161, Bonfim) e também na loja virtual da OSID: loja.irmadulce.org.br.
Revelado nas categorias de base do Corinthians, Everton Ribeiro iniciou sua trajetória profissional com passagens pelo São Caetano e Coritiba, onde começou a chamar atenção pelo talento técnico e visão de jogo. No Cruzeiro, foi peça fundamental nas conquistas do Campeonato Brasileiro de 2013 e 2014, sendo eleito o melhor jogador das duas edições. Depois de uma passagem internacional pelo Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, retornou ao Brasil para defender o Flamengo, onde viveu um dos períodos mais vitoriosos de sua carreira, conquistando diversos títulos, incluindo a Copa Libertadores da América. Também fez parte da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Em janeiro de 2024, foi anunciado como reforço do Esporte Clube Bahia. Desde então, Everton Ribeiro consolidou-se como líder e referência dentro e fora de campo, alcançando a marca de 100 jogos pelo clube em agosto de 2025. Pelo Tricolor, o jogador conquistou os títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano, ambos em 2025, e fez parte da campanha que colocou o clube na Libertadores após 35 anos.
“Conhecer de perto, nos últimos dias, o trabalho das Obras Sociais Irmã Dulce, me marcou profundamente. Ver o cuidado e o amor dedicados a pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente aos pacientes com câncer, me fez entender ainda mais a grandeza dessa missão. É uma honra poder apoiar uma obra que transforma vidas todos os dias e que depende da solidariedade de todos nós para continuar esse trabalho tão importante”, declarou emocionado.
Parceiro das Obras Sociais Irmã Dulce desde 2015, o Esporte Clube Bahia já participou de diversas ações em prol da instituição. Entre elas, destacam-se a campanha Sócio Esquadrão, que destina parte da mensalidade dos associados às Obras Sociais; o apoio ao programa Sócio-Protetor, voltado a doações mensais; e a doação de materiais esportivos com a marca do clube para o bazar beneficente da entidade.
Discípulos do Amar e Servir- Agora, Everton Ribeiro se junta ao time de benfeitores das Obras Sociais Irmã Dulce, que entre seus membros tem nomes como a cantora, compositora e ministra da Cultura Margareth Menezes; Padre Antônio Maria; os cantores Tuca Fernandes e Saulo Fernandes; o acordeonista Waldonys, entre outras personalidades.
