Segurança apresenta resultados finais da Operação Freedom

Prisões subiram para 38 e foi registrado um auto de resistência, com a morte do indivíduo que deveria ser detido. Durante a operação, um dos investigados reagiu à abordagem policial no bairro do Uruguai, em Salvador, e foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil finalizou as ações da Operação Freedom, deflagrada nesta terça-feira (4), com o registro de 38 prisões na Bahia e no Ceará, onde a operação correu de forma simultânea. A ação teria o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro do Comando Vermelho que atua em território baiano. Segundo informações da Polícia, a operação registro apenas uma morte, de um suspeito abordado no bairro do Uruguai, em Salvador. 

Os mandados foram cumpridos em três cidades, incluindo Salvador (35) e Aratuípe (2), na Bahia, e Eusébio (1), no estado do Ceará. Entre as 38 pessoas com mandados judiciais, cinco delas também foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. 

A pessoa morta na ação era um dos investigados que, segundo a Polícia Civil, reagiu à abordagem policial no bairro do Uruguai, em Salvador, e foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos.

Apreensões e bloqueios

Além das prisões, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e bloqueadas 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado. Foram apreendidas armas, drogas e materiais diversos. Entre os itens localizados estão pistolas, carabinas, uma granada, balanças de precisão e porções de maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas. Também foram apreendidos 39 aparelhos celulares, máquinas de cartão de crédito, documentos e dinheiro em espécie.

Durante as buscas, os policiais localizaram uma grande quantidade de materiais cirúrgicos e hospitalares em poder de um técnico de enfermagem responsável por prestar assistência aos integrantes da organização criminosa feridos em confrontos.

Os itens, utilizados para a realização de curativos e procedimentos fora de ambiente hospitalar, incluíam pinças cirúrgicas, lâminas de bisturi, tesouras, linhas de sutura, gazes, luvas, toalhas cirúrgicas, agulhas, seringas e diversas medicações.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário