Prefeitura de Luís Eduardo promove educação preventiva com o programa “Defesa Civil nas Escolas”

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães segue fortalecendo a cultura de prevenção com o programa Defesa Civil nas Escolas. A iniciativa leva até as unidades de ensino, conhecimentos sobre gestão de riscos, prevenção de desastres e comportamentos seguros, aproximando estudantes e a comunidade escolar do trabalho realizado pela Defesa Civil.

O Programa Defesa Civil nas Escolas acontece em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade e com apoio das escolas municipais — além de instituições estaduais e particulares conforme o planejamento anual.

O programa promove palestras, dinâmicas e atividades práticas sobre chuvas intensas, alagamentos, ventos fortes, descargas elétricas, incêndios urbanos e florestais, além de temas ligados ao meio ambiente e cidadania. Todo o conteúdo é apresentado de forma acessível, de acordo com a idade dos alunos.

As ações acontecem ao longo do ano letivo, em etapas distribuídas estrategicamente, especialmente nos períodos de seca e de chuvas, quando os cuidados preventivos precisam ser reforçados. As atividades são realizadas nas próprias escolas, na zona urbana e rural, priorizando unidades localizadas em áreas de riscos naturais ou provocados.

Voltado principalmente a crianças e adolescentes, o programa também envolve professores e profissionais da educação. Embora seja uma ação interna, seu impacto se estende à comunidade, já que os alunos se tornam multiplicadores das orientações de segurança.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário