
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano foi eleito, nesta quarta-feira (19), como novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O jurista recebeu 32 dos 63 votos do colegiado, assim sendo eleito como novo presidente. Ele será empossado em fevereiro de 2026, quando substituirá a atual presidente, Cyntia Resende.
Na disputa para a presidência da corte baiana ainda estavam os desembargadores Edmilson Jatahy Júnior e Ivone Bessa Ramos, que receberam 26 e 5 votos respectivamente. Não houveram votos brancos ou nulos, entretanto, sete desembargadores faltaram a sessão do Tribunal Pleno, devido a afastamentos e processos de aposentadoria.
Além da presidência do TJBA, também foram definidos a primeira e segunda vice-presidência, além do Corregedor-Geral da Justiça, do Corregedor do Foro Extrajudicial, do Ouvidor Judicial e os membros do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura.
O novo presidente do TJBA é natural da cidade de Santa Inês, localizada no Vale do Jiquiriçá. É formado em Direito pela Faculdade de Ilhéus, onde cursou entre os anos de 1978 e 1983, e já atuou como promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia (MPBA), com passagens pelas comarcas de Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari.
Ao ser promovido a Procurador de Justiça, Rotondano passou a atuar nas áreas criminal e cível, especialmente em questões ligadas à Família Legal. Em 2013, assumiu o posto de desembargador no TJBA, e em 2016 foi eleito Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, assumindo a presidência entre 2017 e 2019.
