Mais de 34 mil pessoas foram afetadas por uma forte queda de granizo que atingiu o município de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, desde o domingo (23). Fortes chuvas também atingiram outros estados do Sul e do Sudeste. Em Santa Catarina, o temporal provocou estragos em vários municípios, deixou centenas de desalojados e uma cidade ficou parcialmente submersa.
Até o momento, 189 feridos foram atendidos nos hospitais e unidades de pronto atendimento em Erechim. Foram registrados estragos em residências, escolas, unidades de saúde, vias públicas e edificações privadas. A Prefeitura decretou Situação de Emergência em todo o município.
Pelo menos 33 cidades foram fortemente atingidas pelas chuvas registradas em Santa Catarina desde o sábado (22). Até a última atualização desta segunda-feira (24), a Defesa Civil contabilizava 406 casas afetadas e 148 pessoas que deixaram as próprias casas para se abrigar com parentes ou amigos.
Gado ilhado em Luíz Alves – SC
A região do Vale de Itajaí foi a mais afetada. Na cidade de Luiz Alves, a água chegou ao nível do teto das casas em algumas partes, deixando a cidade parcialmente submersa. No total, foram registrados 114 milímetros de água em seis horas.
Um volume intenso de chuva provocou alagamentos generalizados em Luiz Alves. Diversas casas foram inundadas, algumas ruas viraram rios. A prefeitura cancelou as aulas e também o atendimento em um posto de saúde nesta segunda-feira. Um abrigo foi aberto para receber moradores. O município registrou o maior volume de chuva em Santa Catarina no período de 24 horas, entre 18h de domingo e 18h desta segunda-feira: foram 180,2 milímetros, segundo a Defesa Civil.
Segundo o governo do Rio Grande do Sul, 21 escolas estaduais de Erechim foram atingidas pela queda de granizo. As aulas seguem suspensas nesta terça-feira (25) nas escolas municipais, estaduais e nas escolas privadas com vagas compradas pelo município. De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), a queda de granizo foi provocada pela atuação de uma área de baixa pressão combinada ao calor e à umidade na região. Três alertas foram emitidos pela Defesa Civil estadual com foco no município.
Pedras de granizo do tamanho de ovos de galinha atingiram Guarapuava, na região central do Paraná, durante um temporal registrado na tarde de domingo (23). A chuva causou estragos em diversas casas e mobilizou equipes da Defesa Civil.
No Sudeste, o Rio de Janeiro entrou em estágio 2 na noite desta segunda-feira (24) em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade e provocaram vários pontos de alagamento. A previsão do tempo indica que haverá a formação de ciclone nos litorais paulista e do Rio no começo desta semana.
Rio entrou em estágio 2 (Amarelo) às 19h23. Nesta etapa, há risco de haver ocorrências de alto impacto, com elevado potencial de agravamento. Os estágios vão de 1 (mais leve) a 5 (mais grave), segundo o Centro de Operações do Rio.
Áreas com chuvas moderadas a muito fortes atingiram parte da zona norte, oeste e sudoeste, onde também foram registrados pontos de alagamento.
Ainda no Vale do Itajaí, as cidades de Ibirama, Petrolândia e Lontras também estão em estado de alerta. Na região norte catarinense, as principais cidades afetadas são Massaranduba, Balneário Barra do Sul e Joinville. No oeste do estado, as chuvas fortes atingiam principalmente Seara, Rio das Antas, Cunha Porã e Fraiburgo.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina registrou um ferido, após três pessoas serem levadas pela correnteza no Rio Lageado em São Lourenço do Oeste, no Oeste de Santa Catarina, no sábado (22). O ferido não precisou de atendimento médico.
No Sudeste, nas próximas horas, a previsão indica que o céu ficará encoberto e terá pancadas de chuva moderadas a fortes. Há possibilidade de raios e rajadas de vento.
Chuva forte é reflexo da formação de um ciclone extratropical que deve começar a se formar entre a noite desta segunda e a madrugada de terça. A previsão do MetSul Meteorologia indica que o Rio de Janeiro deve enfrentar rajadas de vento mais fortes, com média de 50 km/h e 70 km/h.
Oeste baiano
- Barreiras: Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. À noite, ocorre temporal. Mínima de 22°C e máxima próxima de 30°C.
- Luís Eduardo Magalhães: Sol com muitas nuvens e chuva de manhã. Tarde e noite com temporal. As temperaturas variam entre 19°C e 30°C, aproximadamente.
- São Desidério e outras cidades: Condições semelhantes, com alta probabilidade de chuva na região.
Tendência para os Próximos Dias
- Quarta-feira: A previsão indica sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, mas sem chuva.
- Quinta-feira: Aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde, com noite de temporal.
- Fim de Semana: A previsão aponta para continuidade das pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite.
*Com Agência Brasil e Folhapress, editado por ICL Notícias e O Expresso.
