Novo ciclone já tem data para chegar ao Brasil e promete trazer forte mudança.

No final desta semana, o avanço de um sistema frontal e o desenvolvimento de um novo ciclone na altura da região Sul resultarão na formação de chuvas intensas e granizo em todo o centro-sul do país.

Um ciclone está se formando na altura da região Sudeste e promete auxiliar na manutenção das chuvas que estão ocorrendo numa ampla faixa do país – envolvendo estados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

No entanto, a maior parte do centro-sul do país – incluindo estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul – estão neste momento registrando tempo predominantemente aberto, firme e seco.

Previsões já indicam, no entanto, que a situação pode mudar já no final desta semana, com o avanço de um novo sistema frontal pelo país.

Novo ciclone se forma na primeira semana de dezembro

No próximo domingo (30), uma frente fria acoplada a uma região de baixa pressão (cavado) formarão tempestades e chuvas intensas sobre o Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (1), o sistema se aprofundará e causará pancadas de chuva não só no estado gaúcho, como também em Santa Catarina e Paraná.

Ao longo da terça-feira (3), um novo ciclone se desenvolverá sobre o oceano Atlântico, com centro na altura do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O sistema impulsionará uma frente fria em direção norte, causando chuvas severas também em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e outras partes do Sudeste e do Centro-Oeste.

Esse sistema fará com que o início de dezembro volte a ser bastante chuvoso no centro-sul do país – atingindo estados como RS, SC, PR, SP e MS com chuvas intensas, descargas elétricas (raios), rajadas fortes de vento e possibilidade de granizo.
Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário