“Não é o Estado que fiscaliza a imprensa, é a imprensa que fiscaliza o Estado”. Carlos Ayres Britto
Brasil bate recorde e supera 4 milhões de barris de petróleo diários.
Produção coloca país como potencial terceiro maior da Opep e gera US$ 37,5 bilhões em exportações até outubro.
Tudo começou em 1973, ano do primeiro grande choque do petróleo. Em 1973, a produção diária de petróleo no Brasil era de aproximadamente 180 mil barris por dia (bpd).
Naquela época, o Brasil consumia cerca de 700 mil barris de petróleo por dia, o que significa que a produção nacional supria apenas cerca de 20% das necessidades do país. Essa alta dependência de importações, que representavam cerca de 80% do consumo total, tornou a economia brasileira extremamente vulnerável à crise do petróleo que eclodiu naquele ano, quando os preços internacionais quadruplicaram.
A crise de 1973 teve um impacto econômico significativo no Brasil e motivou o governo a buscar maior autossuficiência energética, incentivando a exploração doméstica e programas de energia alternativa, como o Proálcool.
Agora a produção de petróleo no Brasil chegou a 4,030 milhões de barris por dia, segundo dados da ANP. O gás natural alcançou 194,780 milhões de metros cúbicos por dia, totalizando 5,255 milhões de barris de óleo equivalente. Sendo um recorde histórico para o período.Se o Brasil pertencesse à Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) seria o terceiro maior produtor de petróleo, ficando atrás somente da Arábia Saudita e Iraque. As exportações de petróleo resultaram numa receita de US$ 37,5 bilhões até outubro.
Caso a exploração seja bem-sucedida, projeções do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e da ANP sugerem que a produção diária na Margem Equatorial poderia atingir cerca de 1,1 milhão de barris por dia a partir de 2029.
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril
Ver todos posts por jornaloexpresso