Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães inicia vacinação contra o VSR para gestantes

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, inicia no dia 10 de dezembro a aplicação da vacina contra o VSR, vírus responsável pela bronquiolite. A imunização será destinada a gestantes a partir de 28 semanas.

A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (os Postos de Saúde) com sala de vacina, no horário das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

O Secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro ressalta: “É um marco na Saúde do município, porque é a primeira vez que essas vacinas serão aplicadas pela Rede Municipal de Saúde.”

O VSR (Vírus Sincicial Respiratório) é um dos principais causadores da bronquiolite e de quadros respiratórios graves em bebês, especialmente nos primeiros meses de vida. Ao vacinar a gestante, os anticorpos são transferidos para o bebê ainda durante a gestação, oferecendo proteção logo após o nascimento.

“Lembrando que o período de bronquiolite infantil já começa no início do ano, com a mudança do clima, então é importante que as mães sejam vacinadas agora. A vacinação das gestantes diminui consideravelmente o risco dessa patologia nas crianças”, afirma o Dr. Pedro Henrique Ribeiro.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação para garantir mais segurança às mães e aos recém-nascidos.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário