Tornado causa enormes prejuízos na Serra Gaúcha.

Depois de 20 dias sem chuva no Rio Grande do Sul, tornado destroi cidade.

Defesa Civil confirma que Flores da Cunha foi atingida por tornadoDefesa Civil confirma que Flores da Cunha foi atingida por tornadoFoto : ANTONIO MACHADO / FOTOARENA / ESTADÃO CONTEÚDO / CP

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual acaba de confirmar que trata-se de um tornado o fenômeno ocorrido nessa segunda-feira em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha.

A confirmação adveio da análise do levantamento de imagens do local, obtidas pelas equipes do Departamento de Gestão de Desastres que, desde o ocorrido, se encontram empregadas no terreno.

As imagens aéreas dos danos na comunidade de Alfredo Chaves, interior de Flores da Cunha, mostram que a localidade foi atingida por um tornado. O padrão de danos indica que os destroços foram jogados em diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno.

Flores da Cunha foi uma das cidades mais atingidas pelo temporal

A análise das imagens de 17h30min de segunda-feira mostrou uma tempestade com alta refletividade sobre o local atingido, sendo que os ventos provavelmente superaram os 100 km/h na localidade.

Às 17h10min da mesma data, o Centro de Operações enviou alerta Laranja para a região de Flores da Cunha, incluindo a localidade atingida, com potencial para tempestade, vento, granizo.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário