Seis mulheres e um homem são contaminados com Metanol em Ribeira do Pombal.

Ribeira do Pombal 2025 - O que saber antes de ir - TripadvisorRegião Central de Ribeira do Pombal, no nordeste baiano.

O laudo pericial emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmou a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas na cidade de Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, e também nas amostras de sangue de sete pacientes hospitalizados com sintomas de intoxicação, informou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

No último fim de semana, as sete pessoas foram internadas no Hospital Geral Santa Tereza, no município, por suspeita de intoxicação após ingestão acidental da substância. Pelo menos uma paciente está em estado grave, sedada e sendo submetida a hemodiálise, segundo a família. (Veja detalhes no fim da reportagem)

Nota divulgada pela gestão da cidade informa que, diante da confirmação, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou o alerta para que a população não consuma bebidas destiladas de procedência suspeita até a conclusão das apurações.

O metanol é uma substância altamente tóxica, capaz de provocar intoxicação grave, lesões severas e risco de morte.

Pessoas que tenham consumido essas bebidas ou apresentem sintomas como náuseas, dores abdominais, visão turva ou confusão mental devem procurar atendimento médico, orientou a Prefeitura de Ribeira do Pombal.

Ainda conforme a gestão municipal, medidas preventivas foram adotadas, e ações de vigilância e fiscalização foram reforçadas.

Seis mulheres e um homem apresentaram sintomas de intoxicação pela substância. A maioria das pessoas teria se intoxicado no domingo (28), durante uma comemoração de noivado, após consumirem um drink com vodka.

Inicialmente, as sete deram entrada no Hospital Geral Santa Tereza. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na segunda-feira (29).

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário