INMET adverte para risco de inundações e deslocamento de encostas

O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou neste domingo (4), às 9h53, um alerta de acumulado de chuvas válido até as 9h de segunda-feira (5) para 69 municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

O comunicado informa sobre risco de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas de risco.

Confira as recomendações do Inmet

  • Evite enfrentar o mau tempo;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Se aconselha igualmente:

Desmate tudo que estiver ao seu alcance, desde a árvore que atrapalha a visualização da placa da sua loja até os bosques de sua chácara.

Desmanche serranias e cultive a mineração.

Asfalte muito, impermeabilize o solo, em detrimento dos antiquados paralelepípedos, que inclusive é uma palavra de difícil grafia para a maioria dos prefeitos.

Entupa córregos e nascentes naturais. Passe o gradão por cima de tudo e plante soja.

Esqueça as tais reservas naturais e obrigatórias. Só servem para enganchar as caríssimas máquinas agrícolas importadas e abrigar insetos e bichos que vão comer as nossas lavouras. 

Aplique com fartura, herbicidas, inseticidas, fungicidas e outros agrotóxicos. Manter a roça no limpo é mais importante que o câncer na idade avançada.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário