Ninguém segura esse vício pelo petróleo e outros minerais

Imagem

Mas a cobiça vai mais longe: hoje existem 31 toneladas de ouro venezuelano depositadas no Banco da Inglaterra e “bloqueadas” por decisão da Suprema Corte.

Além disso, a Venezuela possui as maiores reservas de ouro da América Latina, totalizando aproximadamente 161 toneladas em reservas oficiais.

A Venezuela não conta somente com as maiores reservas de petróleo do planeta na chamada Faixa Petrolífera do Orinoco, mas possui outras riquezas minerais, inclusive as chamadas terras raras, que  garante por muito tempo, sair de qualquer crise econômica.

São 50 minerais, porém só 15 eles são potencialmente exploráveis e comercializados agora, tais como: diamante, ouro, coltan, ferro, níquel, bauxita, mármore, carvão, granito, fosfatos, feldspatos e as terras raras. Sem contar o ferro que se explora e comercializa desde 1950.

Como bem definiu o escritor Eduardo Galeano, são “as veias abertas da América Latina”. Cada uma delas uma desculpa importante para invadir, matar, sequestrar e torturar.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário