Alerta para o risco de chuvas pesadas e temporais a partir de amanhã, 17.

Primeiro episódio de ZCAS de 2026 trará chuvas persistentes e volumes elevados

O Brasil entra em um período de tempo severo e atenção máxima com a combinação de sistemas frontais, canal de umidade e a formação do segundo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) neste mês de janeiro.

A previsão indica que, entre o fim de semana e o início da próxima semana, há potencial para chuva intensa, tempestades severas, ventos fortes e até granizo, com acumulados que podem alcançar 200 a 400 mm em apenas cinco dias em algumas regiões do país.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a atuação de frentes frias deve provocar mudanças significativas no tempo no Sul e em parte do Sudeste entre os dias 17 e 18 de janeiro, com chuvas intensas e rajadas de vento.

O órgão alerta ainda para risco de tempestades severas e ocorrência pontual de granizo.

Paralelamente, análises meteorológicas indicam que a segunda ZCAS de janeiro deve se organizar entre 19 e 23 de janeiro, reforçando ainda mais os volumes de precipitação em áreas estratégicas do país.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário