Hospital do Oeste celebra ampliação e reforça importância em 2025 para a assistência em saúde na região

Após concluir o balanço de 2025, o Hospital do Oeste (HO), unidade estadual administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Barreiras, comunica os resultados à população e reforça sua relevância para os 36 municípios que integram a macrorregião oeste. O HO atua 24h oferecendo serviços em saúde de alta complexidade. Os números mostram a realidade da unidade hospitalar e comemora sua ampliação estrutural com a expectativa de 23 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, além do novo centro cirúrgico e serviço de ressonância magnética. Vale destacar que Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) recebeu um acelerador linear, equipamento que em breve será utilizado em tratamentos de radioterapia.

A unidade preza pela excelência na prestação dos serviços complexos em saúde e graças ao empenho das equipes de maneira sistêmica, centenas de vidas foram salvas ao longo do ano de 2025. Na parte assistencial, o HO realizou 129.321 consultas médicas, 12.880 internamentos, 9.324 cirurgias, 2.958 partos, 387.964 atendimentos com o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).

Acolhimento e excelência no cuidado – Os pacientes em regime de internação são acolhidos por equipes multiprofissionais qualificadas formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos. Também é possível citar os serviços internos que dão suporte aos colaboradores e usuários da unidade. No ano passado, foram processados 487 mil quilos de roupas, (40 toneladas por mês) e mais de 637 mil refeições servidas (1.745 por dia) para colaboradores, pacientes e acompanhantes.

Gestão integrada- A líder geral do HO, Marina Barbizan, pontua a importância dos trabalhos funcionarem de forma sistêmica, integrando todos os setores para o melhor funcionamento da unidade.

“A unidade hospitalar de alta complexidade é uma máquina que funciona sem parar, 24h por dia. Existem pilares nesse funcionamento que tornam o HO uma referência em nossa região. A melhoria contínua dos serviços é um diferencial no HO, servindo também como campo de aprendizado e aperfeiçoamento profissional. Para 2026 a expectativa é de ampliação também nos serviços em neurologia e implantação do serviço de radioterapia, com foco na segurança do paciente”, observa.

“Nunca pensei que o HO tivesse toda essa estrutura para meu tratamento de câncer. Percebi minha vida mudar depois de um diagnóstico oncológico. Mas ao conhecer a UNACON, percebi que teria não somente um tratamento digno, mas também todo um acolhimento humanizado de diferentes profissionais que me acompanharam. Mudei minha visão sobre o hospital e percebi que minha vida foi salva por pessoas que carregam um legado de acolhimento e humanização em todo o processo de tratamento”, relata Shirley Bernardes, paciente oncológica de Luís Eduardo Magalhães que passou por tratamento e cirurgia em 2025.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário