União entre produtores rurais e Governo do Estado soluciona demanda educacional em Vila Panambi

Uma cerimônia realizada no último sábado (17), marcou um novo capítulo da jornada da Escola Cooperativa Chapadão, em Vila Panambi, a mais de 150 quilômetros da sede de Formosa do Rio Preto. Com presença do presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt, produtores rurais e da população local, o governador Jerônimo Rodrigues assinou o termo de implantação da referida escola, que passa a ser administrada com recursos do Governo do Estado.

“Uma comunidade muito especial e importante para a produção agrícola de Formosa do Rio Preto. Mas eu quero dizer da alegria de assinar este convênio da escola, e uma das motivações centrais, é que a Aiba apresentou quatro pautas para 2026, e uma delas era esse convênio, porque compreende a importância do papel, da educação para a economia local”, afirmou o governador, Jerônimo Rodrigues.

A escola, inaugurada em 1994, foi mantida por anos com recursos dos próprios produtores rurais da região, e suporte estrutural e pedagógico do governo do Tocantins. Após a definição territorial entre os estados do Tocantins e Bahia em 2022, a gestão e manutenção da instituição educacional foram transferidas para o estado da Bahia, ao qual define a integração dos serviços públicos educacionais de Vila Panambi sob a jurisdição do estado baiano.

“Essa luta não é de hoje, a escola tem 31 anos, dos quais 30 foi subsidiada pelo estado Tocantins. Todos os diálogos sempre foram liderados por produtores e suas famílias, um apoio fundamental no processo de transição de entrega da escola do estado do Tocantins para a Bahia. No último ano, as despesas foram custeadas por produtores, o que mostra a união da comunidade. Em nome dos pais, agradecemos e esperamos que a partir de agora, a nossa escola se fortaleça mais para fazermos o melhor para os nossos estudantes”, afirmou a gestora escolar, Wandelise Mendes, ressaltando a união da comunidade escolar e dos produtores rurais que ajudaram a manter a escola no último ano.

Moisés Schmidt, presidente da Aiba, destacou o empenho dos produtores rurais em levar a discussão em diversas reuniões com os governos dos dois estados, e relembrou o debate sobre a pauta durante o primeiro encontro do ‘Aiba + perto do produtor’, programa realizado pela Aiba na região em agosto de 2025. “É motivo de muito orgulho participar deste momento, com os produtores rurais e o governador do Estado que trouxe a devolutiva dessa demanda antiga, e isso mostra a união, associativismo e o empenho de todos os produtores desta comunidade. A Aiba trabalha em conjunto nessa interlocução com os governos para atender a essas demandas do nosso produtor”, afirmou o presidente Moisés.

Investimentos e melhorias para escoamento da produção

Na oportunidade também foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de 13 quilômetros da rodovia BA 458, principal via de acesso à Vila Panambi. Fundamental para o escoamento da produção da região e uma das principais demandas dos agricultores, a obra será custeada com recursos do Programa de Desenvolvimento da Agropecuária da Bahia (Prodeagro) em parceria com a Aiba. “Os produtores locais já se anteciparam e fizeram a pavimentação de 40 quilômetros, e agora, por meio da parceria da Aiba com o Estado, serão pavimentados mais 13 quilômetros. Dessa forma, a Aiba contribui, e está mais atuante e cada dia mais perto do produtor”, complementa Moisés Schmidt.

A presidente da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto Costa, também prestigiou o evento ao lado do presidente da Aiba, e ressaltou a parceria entre as associações. “Aiba e Abapa presentes nas conquistas anunciadas para Panambi pelo governo do Estado. Não só concretizando a implantação oficial da escola, mas trazendo tantos outros benefícios para a população, como a pavimentação, algo que gera um impacto direto para todos os produtores da região”, disse Alessandra.

O ato de assinatura contou com a presença de pais, professores, alunos e membros da comunidade escolar, produtores rurais da Associação de Produtores da Garganta (APG), e também por secretários estaduais e autoridades locais e regionais. “Como representante de associação de produtores, nós temos só a agradecer pois são pedidos de 30 anos que se efetivaram em melhorias para a comunidade. É só alegria e a expectativa que temos é de conectar a nossa Vila a outras principais regiões da Bahia”, complementa o produtor rural Martim Döwich.

A pavimentação da estrada e a manutenção da escola são exemplos do compromisso das entidades agrícolas em buscar soluções e melhorias infraestruturais para contribuir com o desenvolvimento regional. Além da pavimentação de 13 km da rodovia e da escola que passa a ser administrada pelo governo estadual, foram anunciadas outras melhorias para a comunidade, que irá receber uma creche, pavimentação de ruas da vila, praça, novos equipamentos para a Unidade Básica de Saúde local e sinal de telefonia móvel.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário