Luís Eduardo Magalhães implanta Escolas Municipais Bilíngues em tempo integral, de forma pioneira na Bahia.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães dá mais um importante passo na promoção da educação pública de qualidade no município.

Após todos os benefícios oferecidos ao longo dos cinco primeiros anos da sua gestão, o prefeito Junior Marabá decide pela implantação das Escolas Municipais Bilíngues (Português–Inglês) e em tempo integral.

A iniciativa representa um marco para a educação, quando amplia ainda mais as oportunidades para as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Desde o início do seu primeiro mandato o prefeito Marabá tem feito da educação uma das suas principais bandeiras. “É através da educação que iremos formar os futuros líderes – sejam políticos ou empresariais, do nosso município”, afirmou Junior Marabá.

O município – que já entrega aos seus mais de 22 mil alunos uma merenda de qualidade, kit material escolar e fardamento completo – que inclui até mochila e tênis, agora passa a contar com duas Escolas Municipais na modalidade Bilíngue, onde a alfabetização acontecerá em Português e Inglês. A Escola Municipal Caio Felippe Miranda de Oliveira atenderá os alunos Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e a Escola Municipal Adélia de Moraes Cassins ofertará vagas para os anos finais do Fundamental, do 6º ao 9º ano.

“É de fundamental importância esse investimento que vem sendo feito na Educação de nosso município. Acredito que só ela tem um efeito transformador nas famílias, ainda mais quando a desigualdade desaparece na sala de aula. E isso vem com a boa alimentação para todos e com a igualdade nas ferramentas de aprendizado, onde os alunos recebem o mesmo fardamento e o mesmo material escolar”, disse o prefeito Marabá. “Aqui acabou essa história de material escolar em sacolinha de mercado”, concluiu.

SERVIÇO:
Transferências por interesse próprio
As transferências por interesse próprio poderão ser realizadas nos dias 29 e 30 de janeiro de 2026, e o processo será feito exclusivamente pelo aplicativo CONECTALEM, mediante disponibilidade de vagas.

Matrículas de novos alunos
As matrículas de novos alunos acontecerão no dia 06 de fevereiro de 2026, também exclusivamente pelo aplicativo CONECTALEM, caso existam vagas remanescentes após o período de transferências.

Critérios para matrícula

A matrícula na modalidade de Ensino em Tempo Integral será realizada apenas para os candidatos que atenderem – de forma cumulativa, aos critérios socioeconômicos estabelecidos, sendo necessário comprovar renda familiar per capita de até R$ 706,00 ou ser beneficiário do Programa Bolsa Família.

Também é exigido que o estudante tenha cursado toda a trajetória escolar em escola pública ou, no caso de escola privada, tenha estudado integralmente com bolsa de 100%, mediante comprovação.

Documentos necessários

A documentação deve ser anexada exclusivamente pelo aplicativo CONECTALEM.
Documentos do aluno:
• Cadastro Único – NIS
• Foto atualizada
Documentos do responsável beneficiário do Bolsa Família:
• Cadastro Único – NIS
• Comprovante de residência atualizado
• CPF
• Documento de identificação com foto
• Extrato atualizado do Bolsa Família ou declaração emitida pelo SIBEC
Documentos do responsável não beneficiário do Bolsa Família:
• Comprovante de residência atualizado
• Documento de identificação com foto
• CPF
• Cópia da Carteira de Trabalho (CTPS)
• Certidão de casamento
• Declaração de isenção do Imposto de Renda
• Declaração de composição familiar

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário