Vírus isolado Nipah observado em laboratório — Foto: Reprodução/ Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA
De O Globo
Estimativas apontam que até 75% dos infectados morrem devido a sequelas neurológicas graves, como encefalites.
Um surto do vírus letal Nipah no estado de Bengala Ocidental tem deixado a Índia em alerta após a confirmação de cinco casos, todos de médicos e enfermeiros ligados a um mesmo hospital. Quase 100 pessoas foram orientadas a fazer quarentena, e os pacientes estão sendo tratados na capital do estado, Calcutá, com um deles em estado crítico, de acordo com um informe do departamento de saúde de Bengala Ocidental.
O vírus Nipah (NiV) circula principalmente entre morcegos do gênero Pteropus que se alimentam de frutas, mas pode ser transmitido a outros animais e a humanos por meio de alimentos contaminados ou diretamente entre as pessoas. Quando o indivíduo é infectado, o Nipah se manifesta de diferentes formas, desde doenças respiratórias até encefalites (inflamação no cérebro) fatais, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sintomas do vírus Nipah
Geralmente, os sintomas começam com febre, dores de cabeça, mialgia (dor muscular), vômitos e dor de garganta, que podem ser seguidos por tonturas, sonolência, consciência alterada e sinais neurológicos que indicam encefalite aguda. Algumas pessoas também podem experimentar pneumonia atípica e problemas respiratórios graves, incluindo desconforto respiratório agudo.
