Trump agora encheu o faldrão: canadenses vendem propriedades nos EUA e retornam ao seu país.

Canadenses estão se apressando para vender suas casas na Flórida e deixar para sempre a América polarizada de Trump. Segundo a CBC, os canadenses possuem atualmente propriedades na Flórida avaliadas em 60 bilhões de dólares.

Canadenses que antes lotavam as ensolaradas praias da Flórida todos os invernos estão colocando suas propriedades à venda, à medida que a diatribe de Trump contra o vizinho do norte dos Estados Unidos se intensifica. 

A guerra comercial em curso entre os dois países tem levado muitos canadenses a deixarem o país, resultando em um grande número de desocupantes em destinos litorâneos que antes eram populares. 

Segundo a CBC, os canadenses possuem atualmente propriedades na  Flórida avaliadas em 60 bilhões de dólares. 

Aproximadamente um milhão deles adoram fugir dos invernos rigorosos do Canadá em busca dos destinos idílicos de Sarasota, Cape Coral ou Fort Myers.  

No último ano, porém, a participação canadense no mercado imobiliário da Flórida diminuiu em todos os mercados populares do estado, especialmente no sudoeste da Flórida. 

A empresa imobiliária canadense Royale LePage realizou uma pesquisa com canadenses que possuem imóveis nos EUA. 

Eles descobriram que 54% estão considerando vender, e a maioria atribui essa decisão ao atual clima político.

“O clima político polarizado nos Estados Unidos está levando muitos canadenses a repensarem como e onde gastam seu tempo e dinheiro”, disse Phil Soper, presidente e CEO da Royal LePage, em um comunicado.

‘Os canadenses têm sido os investidores estrangeiros mais importantes no mercado imobiliário residencial americano há anos, e uma onda significativa de vendas de imóveis deixaria uma marca notável nas economias regionais que os aposentados que passam o inverno nos Estados Unidos sustentam.’ 

No início de seu segundo mandato, o presidente fez a infame promessa de tornar o Canadá o 51º estado dos EUA. Um comentário que irritou e ofendeu muitos canadenses. 

“O Canadá só funciona como um Estado”, disse Trump em março passado. “Não precisamos de nada do que eles têm. Como Estado, seria um dos melhores do mundo.”

Ele também iniciou a guerra comercial com o país, impondo altas tarifas sobre produtos importados, incluindo aço e alumínio. 

Trump atribuiu as tarifas à falta de resposta do Canadá à crise do fentanil.

Em agosto, ele aumentou em 35% as importações canadenses. Em outubro, o presidente acrescentou uma tarifa de 10% sobre madeira serrada.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário