Navios do Irã, China e Rússia realizam manobras próximo ao Estreito de Ormuz.

Navios de guerra russos chegam a Bandar Abbas – Exercícios surpresa com o Irã devem começar perto do estrangulamento do Estreito de Ormuz, em meio à presença de navios de guerra dos EUA.

Rússia, Irã e China mobilizaram navios de guerra para exercícios conjuntos na região do Estreito de Ormuz, no âmbito do programa “Cinturão de Segurança Marítima 2026”.

A corveta Stoikiy da Frota do Báltico da Rússia (frequentemente referida em reportagens como um “navio de guerra russo” ou “porta-helicópteros” em algumas traduções, embora seja uma corveta da classe Steregushchiy) atracou na base naval estratégica iraniana em Bandar Abbas na manhã de quarta-feira (18 de fevereiro).

A chegada apoia as próximas atividades navais conjuntas com a Marinha iraniana, organizadas pelo Primeiro Distrito Naval do Irã em Bandar Abbas.

O estreito de Ormuz conecta os grandes produtores do Golfo, como Arábia Saudita, Irã, Iraque e Emirados Árabes Unidos, ao Golfo de Omã e ao Mar Arábico. Estimativas de organismos internacionais de energia indicam que cerca de 20% do petróleo comercializado globalmente passa pelo local.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário