Operação policial erradicou grande cultivo de maconha

Na manhã de sexta-feira (20), por volta das 6h, uma grande operação policial resultou na erradicação de aproximadamente 200 mil pés de maconha e na apreensão de uma tonelada da droga pronta para comercialização na zona rural de Brotas de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina.

A ação fez parte da Operação Nexus Nordeste 2026 RENOE (Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas), promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Participaram da operação equipes da Polícia Militar da Bahia, por meio da CIPT-MO (Rondesp Meio Oeste), CIPE-Caatinga, CIPE-Chapada, BOPE, GRAER e 28ª CIPM, além de atuação integrada com a Polícia Federal, através da Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro.

Estrutura sofisticada

De acordo com as forças de segurança, o plantio foi identificado após análise de dados e levantamentos de inteligência. A plantação ocupava uma área de aproximadamente seis hectares e contava com estrutura considerada sofisticada, incluindo sistema de irrigação, uso de energia solar e tecnologia de fertirrigação avançada.

A estimativa é de que o cultivo poderia produzir cerca de 66 toneladas da droga, com potencial de gerar aproximadamente R$ 160 milhões ao tráfico de entorpecentes.

Todo o plantio foi erradicado e incinerado no local. A ocorrência e o material apreendido foram apresentados à Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro (BA), onde serão adotadas as medidas legais cabíveis.

Material apreendido

  • 01 amostra da planta para perícia;
  • 01 tonelada de erva seca análoga à Cannabis sativa, pronta para comercialização;
  • 01 veículo.

Segundo a polícia, não houve conduzidos durante a operação.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário