Paraquedistas e foguetes russos atacam 2ª maior cidade da Ucrânia; veja os últimos acontecimentos da guerra.

Homem jogando coquetel molotov
Guerra na Ucrânia entra no sétimo dia de conflito

*Reportagem  da BBC News, atualizada às 7h10 de 02/03.

Os ucranianos acordaram nesta quarta-feira (02/03), sétimo dia de invasão russa ao país, com o som já familiar de sirenes de ataque aéreo em várias cidades.

Paraquedistas russos teriam pousado em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, e estão lutando com soldados ucranianos para tomar o controle da mesma.

Há relatos ainda de que Kharkiv foi alvo de um ataque com foguetes, que teria atingido o prédio do departamento regional de polícia e parte da Universidade Karazin. Na véspera, um prédio do governo regional, no centro da cidade, foi atingido por um míssil.

Explosão em Kharkiv
Pelo menos 21 pessoas morreram e 112 ficaram feridas em bombardeios em Kharkiv, segundo o prefeito da cidade

Em paralelo, o Ministério da Defesa da Rússia afirma que suas tropas já tomaram Kherson, no sul da Ucrânia. Se isso for confirmado, esta seria a maior cidade ucraniana a ser capturada pelas forças russas até agora.

Mas o prefeito de Kherson diz que a cidade ainda está sob controle ucraniano: “Ainda somos a Ucrânia. Continuamos firmes”, escreveu ele no Facebook.

Os moradores de Kiev, a capital do país, tiveram uma noite relativamente calma, embora as sirenes de ataque aéreo tenham disparado novamente.

A capital permanece nas mãos da Ucrânia, mas vem sendo alvo de ataques. Na véspera, mísseis russos atingiram uma torre de TV, matando cinco pessoas e deixando outras cinco feridas. As transmissões foram brevemente interrompidas.

Um enorme comboio militar russo, de 64 km de extensão, também avança lentamente em direção à cidade. Houve pouco deslocamento durante esta madrugada, e o comboio está agora a cerca de 25 km da capital, no norte do país.

Moscou alertou na tarde de terça-feira que realizará ataques a sedes dos serviços de segurança em Kiev para “evitar ataques de informação contra a Rússia” e disse que civis devem deixar esses locais.

Confira a seguir os acontecimentos mais recentes e importantes da guerra.

Petróleo atinge US$ 113 o barril

À medida que os combates continuam na Ucrânia, o conflito segue impulsionando os preços do petróleo — apesar das novas medidas destinadas a acalmar os mercados.

O petróleo do tipo Brent — referência internacional para os preços do petróleo — atingiu US$ 113 (cerca de R$ 580) o barril, registrando o nível mais alto desde junho de 2014.

O preço subiu mesmo depois que os membros da Agência Internacional de Energia concordaram em liberar 60 milhões de barris de petróleo das reservas de emergência.

A Rússia é um dos maiores produtores de energia do mundo, e os investidores estão preocupados que o fornecimento de petróleo ou gás possa ser afetado.

Torre de TV é alvo de ataque em Kiev

Na terça-feira (1º/03), cinco pessoas morreram em um ataque das forças militares da Rússia a uma torre de TV em Kiev.

Ataque à maior torre de TV da capital ucraniana

Ataque à maior torre de TV da capital ucraniana

A estrutura fica próxima de um memorial do Holocausto em homenagem às vítimas do Babi Yar, um dos maiores massacres de judeus na Segunda Guerra.

“Qual é a razão de escrever ‘nunca de novo’ por 80 anos se o mundo permanece em silêncio quando uma bomba cai no mesmo lugar de Babi Yar? Ao menos cinco mortos. A história se repete”, escreveu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Twitter.

Míssil atinge centro de Kharkiv

Prédio do governo atingido no centro de Kharkiv
Prédio do governo atingido no centro de Kharkiv

Pelo menos 21 pessoas morreram e 112 ficaram feridas em bombardeios em Kharkiv, segundo o prefeito da cidade.Na terça-feira, o centro de Kharkiv foi alvo de um ataque a míssil, que atingiu um prédio do governo regional, localizado no coração da Praça da Liberdade.

Ao menos 10 pessoas morreram e 35 ficaram feridas, segundo as autoridades locais.

Na foto abaixo, é possível ver os socorristas removendo os destroços do edifício atingido. Pessoas foram retiradas dos escombros, de acordo com o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia.

Um teatro e uma sala de concertos, ambos localizados na Praça da Liberdade de Kharkiv, também foram atingidos por mísseis e foguetes russos.

Outras 16 pessoas foram mortas antes do ataque de terça-feira, segundo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Ele classificou os ataques à cidade como “terrorismo de Estado”.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia tuitou um vídeo da explosão na Praça da Liberdade  e acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de crimes de guerra.

 

A guerra inventada por Biden vai afundar a economia mundial

Quer só as notícias ruins ou as péssimas também? Veja esta da AFP:

Uma reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados realiza-se hoje enquanto os preços continuam a subir: o barril de Brent ultrapassa os 110 dólares pela primeira vez desde 2014.

A notícia é especialmente péssima quando lembramos que somos auto-suficientes em petróleo, mas desde 2016 estamos entregando, por merrecas, a prospecção, a extração, o refino e a distribuição para as grandes potências do Norte.

Foi para isso que os EUA compraram magistratura, ministério público e até o comando das forças armadas. Lembram do General Villas Boas, num ataque de sincericídio, “que a Força compartilha o anseio de todos os cidadãos de bem”.

O compartilhamento do sentimento patriótico desaguou na eleição do comediante canastrão que ora governa o País.

Eleva-se a temperatura na Operação Faroeste, que parecia estar sob cinzas.

Operação Faroeste: STJ prorroga por mais um ano afastamento de magistrados  da BA investigados por venda de sentenças | Bahia | G1

Informação relevante do jornalista Jairo Costa Júnior, em sua coluna Satélite, no jornal Correio24horas:

A força-tarefa de policiais federais destacados para tocar as investigações da Faroeste foi reforçada com a montagem de um QG bem mais amplo e estruturado na sede da Superintendência Regional da PF em Salvador, além da chegada de novos integrantes à equipe.

Segundo apurou a Satélite, o fortalecimento do núcleo responsável por aprofundar o cerco ao esquema de grilagem e venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia tem como pano de fundo os preparativos da Procuradoria-Geral da República (PGR) para deflagrar, em breve, as próximas fases da Faroeste.

O reforço destinado à operação pela PF coincide com informações obtidas junto a fontes da PGR de que há em curso ao menos cinco frentes paralelas de investigação.

Na mira, estão magistrados, filhos e familiares de desembargadores acusados de vender decisões em processos de alto valor, advogados, operadores de propina, servidores e empresários envolvidos com a rede de corrupção no TJ.

Saída de ministros deve provocar maior esvaziamento do governo em 25 anos.

Saída de ministros deve provocar maior esvaziamento do governo em 25 anos

A saída de ministros do governo de Jair Bolsonaro (PL) para disputar as eleições de outubro marcará o maior esvaziamento da Esplanada com a desincompatibilização dos cargos nesse mesmo período, proporcionalmente, em quase 25 anos. Se confirmada a troca em dez ministérios no próximo dia 31, como se prevê, quase metade das 23 pastas passará por reestruturação. As substituições vão ocorrer no momento em que o presidente precisa reverter índices econômicos desfavoráveis para reforçar a campanha pelo segundo mandato.

Os ministérios que vão perder titulares por motivos eleitorais controlam, juntos, um orçamento de R$ 20 bilhões, somente para investimentos. Bolsonaro aposta na eleição de um time de ministros para ter mais aliados nos governos estaduais e no Congresso, principalmente no Senado, onde o Palácio do Planalto enfrenta dificuldades na articulação política.

Na lista dos futuros candidatos estão Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), que vai disputar o governo de São Paulo; Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), postulante ao Senado pelo Rio Grande do Norte; e Flávia Arruda (Secretaria de Governo), que também concorrerá a uma cadeira no Senado, mas pelo Distrito Federal.

As dez substituições previstas e admitidas por Bolsonaro são superiores às realizadas desde 1998, nos respectivos anos de eleições gerais, pelos então presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) (mais informações nesta página). O ex-presidente Michel Temer (MDB) trocou 12 ministros às vésperas do prazo legal, em abril de 2018. Temer, no entanto, tinha mais integrantes em seu primeiro escalão (29) e, por isso, as baixas representaram 41% da equipe. No caso de Bolsonaro, as saídas dos ministros para a campanha atingirão 43% das pastas. Os índices de substituições em governos anteriores, nesse período, variaram entre 22% e 30%.

A troca de ministros, no fim deste primeiro trimestre, dá aos nomeados nove meses de gestão de orçamentos bilionários. É por isso que há no Centrão uma disputa de bastidores pelos cargos. O exemplo mais emblemático está no PL, partido ao qual se filiou Bolsonaro. Controlado pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, o PL quer voltar a ter influência sobre o Ministério da Infraestrutura. A pasta é hoje chefiada por Tarcísio, que deixará o cargo para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

Queda de braço

Tarcísio espera ter como sucessor seu secretário executivo, Marcelo Sampaio, genro do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos. Existe, porém, uma queda de braço pela vaga. A cúpula do PL, que em governos passados sempre controlou a área de transportes, prevê crescimento substancial da bancada na Câmara até o fim deste mês, quando termina o prazo para que deputados mudem de partido sem perder o mandato. Com essa credencial, espera ampliar sua participação no governo. Além disso, o próprio Tarcísio – hoje sem partido – está prestes a se filiar ao PL.

A ministra Flávia Arruda é do PL, mas também vai deixar o cargo para disputar o Senado. Quer emplacar na cadeira o secretário executivo, Carlos Henrique Sobral, mas enfrenta resistências de outros partidos do Centrão.

Ao responder ontem sobre como ficará o novo Ministério, Bolsonaro disse que tudo está “pré-acertado”. Na semana passada, ele chegou a calcular que seriam 11 substituições, mas, depois disso, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou que ficaria na equipe. “O da Infraestrutura já está decidido quem vai ser o substituto”, afirmou o presidente à Rádio Jovem Pan, ignorando a disputa no Centrão. “Da Secretaria de Governo está bastante encaminhado. Aceito sugestões do respectivo ministro (sic), mas não quer dizer que vá aceitar o nome indicado.”

Vice-presidente do PL, o deputado Capitão Augusto (SP) avaliou como “difícil” que parlamentares sejam chamados para a equipe porque os que poderiam ser ministros também terão compromissos eleitorais nos Estados. “O orçamento estará comprometido. Quem entrar só vai executar o que os ministros deixaram. E outra: os melhores nomes também vão ser candidatos”, disse ele.

Reacomodar aliados

Trocas ministeriais costumam servir para que presidentes reacomodem aliados na equipe, na tentativa de obter apoio político. Além de dispensar 27% do primeiro escalão para as campanhas nos Estados, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criou uma nova pasta, a da Reforma Institucional, em 1998, no último ano de seu primeiro mandato. A sigla do novo ministério – Mirin – era motivo de chacota no Congresso por causa da finalidade pouco clara. Surgiu apenas para acolher o PFL. O então titular, Carlos Albuquerque, caiu por causa da reacomodação eleitoral.

Com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nove ministros pediram para se desincompatibilizar em 2006, no último ano do primeiro governo. O Ministério do petista tinha 30 integrantes. Uma das trocas ocorreu nos Transportes, quando o então titular, Alfredo Nascimento (PL), hoje aliado do presidente Jair Bolsonaro, saiu para concorrer ao Senado. Após garantir assento no Congresso, Nascimento voltou para a pasta. Em 2014, a então presidente Dilma Rousseff (PT) substituiu dez auxiliares por causa do calendário eleitoral. Mas seu governo tinha muito mais ministérios – o recorde de 39 pastas.

FHC foi o que menos fez trocas. Apenas sete ministros deixaram os cargos em virtude da movimentação eleitoral, em 1998. Em 2002, foram seis ministros-candidatos. No período, o governo tucano não teve mais do que 27 pastas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Putin prepara assalto mais destrutivo após erros na guerra da Ucrânia.

Artigo de Igor Gielow, para a Folha

Após enfrentar problemas logísticos e violar o manual das invasões militares, as forças de Vladimir Putin chegam ao sexto dia da guerra na Ucrânia numa nova etapa, potencialmente mais destrutiva para Kiev.

O surgimento do comboio de 64 km de comprimento rumo à capital ucraniana e a intensificação do bombardeio sobre Kharkiv, a segunda maior cidade do país, são o símbolo dessa mudança.

A resistência local deverá ter problemas para segurar o assalto que se ensaia. Não que ela não tenha tido seus momentos de glória, apesar da romantização exacerbada na mídia ocidental, mas eles parecem ter derivado mais de erros de Moscou do que de sua qualidade técnica intrínseca.

Em 6º dia de guerra, Rússia ataca torre de TV em Kiev

A torre de TV de Kiev recebeu vários impactos.

Em novembro de 2020, após a derrota armênia na guerra contra o Azerbaijão, o analista militar russo Konstantin Makienko, do Centro de Análises de Estratégias e Tecnologias, de Moscou, escreveu um texto profético no jornal Vedomosti. “A principal lição que Moscou deve tirar da tragédia [a Armênia é um aliado indócil russo, e o apoio de Ancara a Baku aumentou a influência turca no Cáucaso] é que nunca subestime o inimigo. Reina aqui uma atitude condescendente e irônica em relação ao Exército ucraniano”, afirmou.

Os militares ucranianos já possuem sistemas de armas que os russos não possuem. Mísseis antitanque de terceira geração e drones kamikaze. E, em breve, os drones turcos Bayraktar-TB2″, completou.

Kostia, como era chamado pelos amigos, não viveria para ver a profecia realizada: morreu há um ano. Mas seus alertas eram precisos acerca das dificuldades que os russos encontraram. Mas não só essas.

Dois princípios de invasões terrestres foram violados por Moscou. O primeiro, o da finalidade: a mais bem-sucedida operação do gênero da guerra moderna, a expulsão do Iraque do Kuwait na Guerra do Golfo (1991), era desenhada com um objetivo só. O conflito que tirou Saddam Hussein 12 anos depois, também.

Não foi o que se viu agora. Putin deixou claro desde o começo que seu objetivo era Kiev: decapitar o governo de Volodimir Zelenski com o mínimo de danos civis, para provavelmente instalar um aliado que não enfrentasse uma guerra civil e manter apoio em casa.

Mas seu ataque foi extremamente complexo, envolvendo as forças irregulares do Donbass, a ação rumo a Kiev pela Belarus sem uma coordenação aparente com a força vinda mais do leste e uma ofensiva com rumos divergentes no sudeste do país: tropas que deveriam atacar Mariupol se dividiram no meio.

Continue Lendo “Putin prepara assalto mais destrutivo após erros na guerra da Ucrânia.”

Beneficiados pela Lei Aldir Blanc devem procurar a Secretaria de Cultura até o dia 17 de março.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, convoca os beneficiados pela Lei Aldir Blanc a comparecerem à sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Valdemar Klein, nº 129, Jardim Imperial, até o dia 17 de março.

Esse é o momento da apresentação da contrapartida e entrega da prestação de contas daqueles que ainda não realizaram. Em caso de não comparecimento, serão tomadas as providencias legais.

Documentação para a prestação de contas:
Para o Inciso II – deverá ser feita por meio de relatórios, declarações, vídeos, registros fotográficos, juntada de comprovantes de despesas, documentos fiscais, extratos bancários dentre outros.

Para o inciso III – relatórios, declarações, vídeos, registros fotográficos.
O Proponente deverá apresentar a comprovação da execução, em documentos (formato pdf), enviados para o e-mail: prestacaodecontaslab@pmlem.ba.gov.br e em documentos impressos (com as mídias anexadas, se for o caso) a ser entregues na sede da Secretaria de Cultura e Turismo.

Luís Eduardo terá escolha de novo cessionário do transporte público

Iniciou-se, nesta segunda-feira (28), o credenciamento para exploração do serviço público de transporte coletivo em LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, abriu credenciamento para exploração do serviço público de transporte coletivo, da zona urbana e rural do município.

A entrega da documentação iniciou nesta segunda-feira (28), das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da pasta, localizada na Rua Enedino Alves da Paixão, n° 4260, no bairro Santa Cruz.

O edital está disponível no site: portaldatranparencia.luiseduardomagalhaes.ba.gov.br

Mais informações através do e-mail: sec.seguranca@pmlem.ba.gov.br ou pelo telefone: (77) 3628-0689.

Olha só que gênio este Bananinha! Quer uma guerra nuclear para segurar a Rússia.

Foto: Agência Câmara

Dudu Bananinha, deputado federal, lamenta pouco poder de enfrentamento nuclear da Ucrânia.

Filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) lamentou que a Ucrânia não tenha armas nucleares ou bombas poderosas para enfrentar a invasão da Rússia.

“Isso mostra ao mundo que, para ter sua própria segurança, você deve ter ótimas forças armadas. Infelizmente, a Ucrânia há alguns anos não deveria mais ter bombas poderosas ou bombas nucleares. Agora, eles não conseguem se defender de uma forma que não precisem de ajuda. Isso é muito triste. Talvez essa seja uma mensagem ao resto do mundo de que temos que cuidar das nossas forças armadas”, afirmou Eduardo, em entrevista ao programa Huckabee, do ex-governador conservador do Arkansas (EUA), Mike Huckabee.

Eduardo Bolsonaro explicou por que o Brasil se coloca em uma posição “neutra” em relação à guerra.

“No Brasil, nós estamos em uma posição na qual não somos aqueles que devem consertar a situação. Não somos nem mesmo membros da Otan”, disse ele.

Se Eduardo Bolsonaro sabe que o Brasil nada representa no confronto do Leste Europeu perdeu uma boa oportunidade de entrar no cenário mudo e sair calado.

Bombeiros resgatam operário que caiu em poço de 15 metros

Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM) resgataram um trabalhador que caiu enquanto trabalhava na escavação de um poço, em Luís Eduardo Magalhães, na manhã desta segunda-feira (28).

As equipes foram acionadas por volta das 8h57 e encerraram o trabalho depois do meio-dia. A situação aconteceu na comunidade de Placas.

Em virtude da profundidade do poço, aproximadamente 15 metros, os militares utilizaram técnicas de resgate vertical para acessar a vítima e conduzi-la até a superfície, em uma maca específica.

Logo após a retirada, a vítima foi encaminhada para o atendimento de uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Está preparado para pagar 10 reais pelo litro da gasolina? Pois a guerra no Leste Europeu indica isso.

Os gasodutos e oleodutos russos na Europa

A exclusão de um dos maiores exportadores de petróleo e gás do mundo, a Rússia, do sistema internacional de pagamentos Swift pode gerar um salto no preço do barril de petróleo. Com isso, a gasolina também dispararia, podendo superar US$ 10 por litro.

Adriano Pires, um dos maiores especialistas em energia do Brasil, acredita que em uma situação-limite, o preço do petróleo pode alcançar US$ 150, o que pressionaria ainda mais os combustíveis de todos os países.

Além disso, o especialista destacou que o Brasil, atualmente, possui uma defasagem de 9% a 10% em relação ao mercado no exterior. Contudo, Pires rejeita a ideia de que a Petrobras (PETR3; PETR4) altere sua tabela de preços, até ter certeza de qual será o novo piso barril e o novo nível da taxa de câmbio.

“Se, de fato, o petróleo chegar a US$ 150, não haverá outra saída, além da ajuda do governo, porque não há condições de as empresas repassarem esse aumento para os preços”, disse ela, de acordo com o Money Times.

Foram bulir no ninho das abelhas africanas? Agora, aguentem!

Apenas se lamenta pelos pobres inocentes, civis, sempre os mais desvalidos, que são os primeiros a morrer.

Acidentes em rodovias federais matam 55 pessoas no carnaval.

 redução da criminalidade em estradas do Rio. Crédito: Divulgação/PRF

Balanço parcial mostra que 730 pessoas ficaram feridas.

Morreram em acidentes nas estradas federais 55 pessoas desde a última sexta-feira (25), segundo o balanço parcial da Operação Carnaval divulgado hoje (28) pela Polícia Rodoviária Federal  (PRF). Ficaram feridas 730 pessoas em acidentes ao longo do feriado.

Até o momento, 1,6 motoristas foram autuados por dirigirem embriagados. A PRF também multou 4,1 mil motoristas por falta de uso do cinto de segurança. As ultrapassagens perigosas foram a razão de outras 5,5 mil autuações durante o feriado.

A PRF fez ainda 579 prisões durante a Operação Carnaval deste ano. Foram recuperados 121 veículos roubados e apreendidas 25 armas de fogo. Os resultados foram obtidos com a fiscalização de 66,5 mil veículos.

Para o período de carnaval, a PRF intensificou o policiamento nas rodovias federais, com rondas e policiais posicionados em trechos mais movimentados ou com mais índice de acidentes e infrações de trânsito.

Da Agência Brasil

Que Deus nos perdoe, mas está muito mais perigoso “curtir” o Carnaval no Brasil, com Covid e estradas assassinas, do que lutar na Ucrânia. O número de vítimas ao menos é semelhante.

Cronograma de vacinação contra o Covid-19 (1° a 5 de março), em Luís Eduardo.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães informa o cronograma de vacinação contra o Covid-19, para os próximos dias.

A imunização segue para primeira,  segunda e terceira doses. Das 8h às 16h e aos sábado, das 8h às 12h, no sistema Drive-Thru e na sede do antigo PROMATI, no bairro Santa Cruz.

1° de março (terça-feira )

Primeira dose para crianças de 5 a 11 anos e pessoas a partir dos 12 anos de idade. Segunda dose (confira a data no seu cartão de vacina) e o reforço, para maiores de 18 anos, que receberam a segunda dose há quatro meses.

02/03 (quarta-feira )
– Primeira dose para crianças de 5 a 11 anos e pessoas a partir dos 12 anos de idade. Segunda dose (confira a data no seu cartão de vacina) e o reforço, para maiores de 18 anos, que receberam a segunda dose há quatro meses.

03/03 (quinta-feira)
– Primeira dose para crianças de 5 a 11 anos e pessoas a partir dos 12 anos de idade. Segunda dose (confira a data no seu cartão de vacina) e o reforço, para maiores de 18 anos, que receberam a segunda dose há quatro meses.

04/03 (sexta-feira)
– Primeira dose para crianças de 5 a 11 anos e pessoas a partir dos 12 anos de idade. Segunda dose (confira a data no seu cartão de vacina) e o reforço, para maiores de 18 anos, que receberam a segunda dose há quatro meses.

05/03  (Sábado)
– Primeira dose para crianças de 5 a 11 anos e pessoas a partir dos 12 anos de idade. Segunda dose (confira a data no seu cartão de vacina) e o reforço, para maiores de 18 anos, que receberam a segunda dose há quatro meses.

IMPORTANTE Lembrando que a dose de reforço da Janssen e a segunda dose da Oxford,  serão feitas com a Pfizer.

Prefeitura promoveu mais um encontro do Programa Nascer Feliz.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães promoveu, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, na última sexta-feira (25), mais um encontro do programa ‘Nascer Feliz’, no CRAS, localizado no bairro Santa Cruz.

Na oportunidade, foram realizadas palestras com especialistas na área de psicologia, consultoria de amamentação e com uma nutricionista. As futuras mamães também receberam kits para o seu bebê. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Saúde.

Um dos objetivos do Programa, é proporcionar orientação para as gestantes do município, alem de abordar temas como o planejamento familiar.

Mais um programa da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, com o compromisso de cuidar da população que mais precisa.

Crimes de guerra: o massacre e o desespero dos combates.

As conversações de ontem na fronteira com Belarus parecem ter pouco resultado e a guerra deve continuar. Hoje o presidente da Ucrânia assinou um memorando oficializando o início do processo de adesão da Ucrânia à União Europeia. Não é obviamente uma OTAN (a UE não é uma aliança militar), mas ao ser membro, a comunidade europeia estará obrigada a auxiliar a Ucrânia, inclusive c/armas.

Do Hoje no Mundo Militar

O extremismo de direita avança com mais velocidade no Brasil.

Cerimonial histórico do Movimento Integralista é realizado após 63 anos em Fortaleza - Integralismo | Frente Integralista Brasileira

Os camisas verdes, integralistas e nazistas, ressurgem com o Sigma (corruptela da suástica) e a saudação “Anauê!”. Nos anos anteriores à 2ª Guerra Mundial eram conhecidos como “galinhas verdes”, pelo ridículo da imitação barata do nazismo. Com a aproximação do Brasil com os aliados, foram banidos.

Do jornal O Globo, editado.

Atualmente, o Brasil é o país onde grupos de extrema direita mais crescem no mundo, é o que aponta pesquisa feita pala ONG Anti-Defamation League (ADL).

Segundo os dados divulgados pelo Observatório da Extrema Direita, que faz o monitoramento de grupos de extrema direita em universidades brasileiras e de outros países, São Paulo é o estado que apresenta maior presença de grupos de extrema direita.

Em um total de 137 células espalhadas pelo estado, 51 estão na capital paulista. As informações são do jornal O Globo.

Em todo o país, já são mais de 530 células extremistas.

A pesquisadora Adriana Dias, da Universidade de Campinas (Unicamp), dividiu os estudos desses grupos em categorias, de acordo com suas ideologias, como Hitlerista/Nazista, Negação do Holocausto, Ultranacionalista Branco, Radical Catolicismo, Fascismo, Supremacista, Criatividade Brasil, Masculinismo Supremacia Misógina e Neo-Paganismo racista.

Em 2019, um especialista detectou 334 células.

Os estudos também apontam o crescimento de células extremistas desde a chegada de Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto. Hoje estima-se que 15% dos brasileiros são de extrema direita.

Para o pesquisador Michel Gherman, membro do Observatório da Extrema Direita, professor de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Instituto Brasil-Israel, a eleição de Bolsonaro criou no Brasil uma “Disneylândia do neonazismo”, pois os que o defendem “passaram a se sentir mais à vontade”.

“Nossa extrema direita tem várias facetas, vertentes, origens e tradições históricas. Um setor busca se articular em torno de Bolsonaro, mas outros vão além. Incorporam a quarta teoria política russa, assim como expressões da Ucrânia, Estados Unidos e do centro da Europa. Mesmo se Bolsonaro não se reeleger, a extrema direita permanecerá”, disse ao Globo o professor de História Contemporânea da UFJF, Odilon Caldeira, autor do livro O fascismo em camisas verdes.

Vice-governador João Leão comemora 76 anos neste domingo.

Foto: Leandro Dvorak

O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento e também presidente do PP da Bahia, comemora aniversário de 76 anos, neste domingo (27), e afirma estar esbanjando boa saúde e vitalidade para “continuar trabalhando pela Bahia”. Uma das principais lideranças políticas do estado, Leão está no segundo mandato de vice-governador, na gestão Rui Costa, já foi deputado federal e prefeito de Lauro de Freitas.

“Mais um ano de vida, o 76°. E só tenho o que agradecer. Eu carrego um lema: ‘Sonhos, acredite neles! Porém, realize-os’. E isto me move. Chego aos 76 anos com a certeza que já realizei muitos dos meus sonhos e também os sonhos de muita gente. Mas ainda há uma estrada a percorrer e outros sonhos à realizar”, afirma.

Com o bom humor peculiar, João Leão brinca que viverá dois séculos de vida: “Peço saúde e forças a Deus, para que eu possa continuar trabalhando por minha Bahia. Afinal, vou viver até os 200 anos e, até lá, terei muitos novos sonhos à realizar”.

João Felipe de Souza Leão nasceu em 27 de fevereiro de 1946, em Recife-PE, mas veio para a Bahia ainda pequeno, para o Muquém do São Francisco, e viveu sua infância no Riacho da Serra Branca. Hoje é um dos principais tripés do grupo político que governa a Bahia nos últimos anos.

Na trajetória política, o vice-governador foi deputado federal por cinco mandatos – de 1995 a 2015, vice-governador e secretário do Planejamento e de Desenvolvimento Econômico nas gestões do Governo Rui Costa, secretário de Infraestrutura no Governo Jaques Wagner (2009-2010), secretário da Casa Civil do município de Salvador (2011-2012), e prefeito de Lauro de Freitas, 1991 a 1994. O trabalho desempenhado em seu caminho, público e empresarial, sempre focou no desenvolvimento do estado da Bahia.

“Não é hora de colocar o projeto em risco na Bahia”, diz Lucinha ao defender candidatura de Wagner.

Wagner e Lucinha.

O nome do senador Jaques Wagner (PT-BA) para a disputa da sucessão do governo estadual deste ano ganhou mais um reforço neste sábado (26). É que a secretária nacional de Movimentos Populares do PT, Lucinha Barbosa, pré-candidata a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), reforçou a necessidade da união em torno da disputa eleitoral com o senador na cabeça de chapa. “É uma demanda da militância petista e dos aliados. Vamos atuar no partido para que o PT tenha sua candidatura para manter o projeto de sociedade e garantir direitos ao povo que mais precisa”, declara a ex-secretária estadual de Reparação e Política para Mulheres.

A luta por direitos tem garantido um desenvolvimento das minorias e de grupos historicamente esquecidos pelo governo. De acordo com Lucinha, são quase 16 anos dedicados à reparação, direitos humanos e às políticas públicas de inclusão e de desenvolvimento do campo. “A Bahia é referência nacional em inúmeras áreas e sabemos da importância de manter esse projeto que ajuda o povo. E todos nós sabemos que Wagner é o nome que agrega a base política, e Rui é o governador que precisa concluir seu mandato e retribuir o gesto que Wagner fez anteriormente”, completa.

Lucinha também defende a reeleição do senador Otto Alencar (PSD-BA) devido ao trabalho que o político tem realizado no Congresso Nacional e a defesa às pautas encabeçadas pelo PT contra o governo Bolsonaro. “É um dos senadores mais ativos do país e um defensor das minorias e do projeto implementado aqui no nosso estado. Além de ser um dos grandes aliados do ex-presidente Lula e do ex-governador Wagner. Vamos lutar no PT para termos essa candidatura e seguir mudando a vida de quem mais precisa”, finaliza a petista.

Guerra total: Putin coloca arsenais nucleares em prontidadão.

 

Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse são personagens descritos na terceira visão profética do Apóstolo João, no livro bíblico de Revelação ou Apocalipse.

Os quatro cavaleiros do apocalipse são respectivamente Peste, Guerra, Fome e Morte, que para os cristãos irão acontecer antes do fim de todas as coisas.

A Peste está traduzida na violenta pandemia que sacode o mundo há quase 3 anos. A Guerra, pode ser a que está se aprontando no Leste Europeu. A Fome está dizimando populações e a Morte é a consequência que pode estar no inverno nuclear e nas alterações do eixo magnético da Terra.

A maior aeronave do mundo foi danificada durante disputa pelo aeroporto de Kyiv.

Do portal Hoje no Mundo Militar

O Antonov An-225 Mriya estava no Aeroporto Internacional de Gostomel desde o dia 5 de fevereiro, e segundo autoridades ucranianas, foi destruído durante disputa pelo controle da área.

Numa publicação nas redes sociais na tarde de domingo (27/02), o perfil oficial do governo ucraniano anunciou que a aeronave havia sido destruída por ocupantes russos e que a ela será reconstruída. A operadora do avião disse que o Mriya passará por avaliação de especialistas a fim de determinar a gravidade dos danos.

Fabricada em 1988 pela Antonov Design Bureau na então República Socialista Soviética da Ucrânia, a aeronave possuía 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura, 18 metros de altura e uma carga útil de 250 toneladas. Foi inicialmente desenvolvida para suprir as demandas do programa espacial da extinta União Soviética, porém, com o fim dos projetos, os motores da aeronave foram retirados para serem utilizados no An-124s em 1994 e a fuselagem permaneceu armazenada até o ano de 2001, quando foi remontado e desde de então se tornou referência no transporte de cargas de grande massa.

O feitiço eleitoral que pode virar contra o feiticeiro, Jair Messias.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) criticou a decisão do governo federal de reduzir em até 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Em nota divulgada neste sábado (26), a entidade afirma que foi pega de surpresa com o decreto publicado ontem no Diário Oficial da União e que a medida resultará na perda de R$ 4,8 bilhões em receita para as prefeituras.

O montante representa 40% de um mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) destinado aos 5.568 municípios brasileiros. Segundo a confederação, a perda de receita vai prejudicar ações de custeio e investimento nas áreas sociais das prefeituras.

O FPM é abastecido com recursos do IPI e do Imposto de Renda. O governo federal estima em R$ 19,5 bilhões a renúncia fiscal em 2022 com a redução do imposto sobre produtos industrializados.

Do Congresso em Foco.

Propaganda partidária gratuita começa hoje.

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foto de Marcelo Camargo, da Agência Brasil.

PSOL será o primeiro partido político a veicular mensagens

Começa hoje (26) a veiculação da propaganda partidária gratuita em emissoras de rádio e televisão. A veiculação, em âmbito nacional, será das 19h30 às 22h30, às terças, quintas e aos sábados, por iniciativa e sob a responsabilidade dos partidos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSOL será o primeiro partido político a veicular propaganda. Nos dias 1º e 10 de março, serão divulgadas as propagandas do PDT e do MDB, respectivamente. A íntegra do calendário está disponível no site do TSE.

A divisão do tempo de cada partido foi feita de acordo com o desempenho das siglas nas eleições de 2018. Ao todo, serão 305 minutos de propaganda divididos entre 23 partidos. Legendas como o PT, MDB, PL e PSDB terão acesso ao maior tempo de exposição: 20 minutos e 40 inserções para cada partido.

Os partidos que elegeram mais de 20 deputados federais terão direito a 20 minutos semestrais para inserções de 30 segundos nas redes nacionais e a igual tempo nas estaduais. Para essa veiculação, no entanto, é necessária a solicitação formal dos partidos.

Inserções

As siglas que têm entre dez e 20 deputados eleitos poderão utilizar dez minutos por semestre para inserções de 30 segundos, tanto nas emissoras nacionais quanto nas estaduais. Bancadas compostas por até nove parlamentares terão cinco minutos semestrais para exibição federal e estadual do conteúdo partidário.

Nessas eleições, segundo norma estabelecida pelo tribunal, ao menos 30% do tempo devem ser destinados à participação feminina na política. As transmissões vão ocorrer em bloco, por meio de inserções de 30 segundos no intervalo da programação das emissoras.

Será permitida a veiculação de, no máximo, três inserções nas duas primeiras horas e de até quatro na última hora de exibição. Além disso, poderão ser reproduzidas até dez inserções de 30 segundos por dia para cada rede.

É vedada, entretanto, a divulgação de inserções sequenciais, devendo ser observado o intervalo mínimo de dez minutos entre cada uma delas.

Propaganda partidária

A propaganda partidária é exibida no primeiro e no segundo semestre dos anos não eleitorais e apenas no primeiro semestre dos anos em que houver eleição. Esse tipo de propaganda tem por finalidade incentivar filiações partidárias, esclarecer o papel das agremiações e promover participação política e filiações.

Para tanto, difunde mensagens sobre a execução do programa da legenda, bem como divulga atividades congressuais do partido e a posição em relação a temas políticos e ações da sociedade civil.

Já a propaganda eleitoral, que tem como objetivo a conquista de votos, começará a ser veiculada em agosto, também em âmbito nacional. No caso dela, não há necessidade de solicitação formal para a veiculação do horário eleitoral gratuito.

Após o pedido de registro das candidaturas, que termina em 15 de agosto, será possível definir o tempo a que cada partido, coligação majoritária e federação terá direito. A definição é feita pelo TSE até o dia 21 de agosto.

Com a utilização de recursos publicitários, as peças serão exibidas – em âmbito nacional – nas campanhas para presidente e vice-presidente da República, e estadual quando os cargos em disputa são para senador, governador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.

A distribuição do tempo de propaganda entre as candidaturas registradas é de competência das legendas, federações e coligações. As siglas devem respeitar os percentuais destinados às candidaturas femininas (mínimo de 30%) e de pessoas negras (definidos a cada eleição).

Proibições

Está proibida a divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses pessoais ou de outros partidos, bem como a utilização de imagens ou de cenas incorretas ou incompletas, de efeitos ou de quaisquer outros recursos que distorçam ou falseiem os fatos ou a sua comunicação.

O TSE também proibiu a utilização de matérias que possam ser comprovadas como falsas ou a prática de atos que resultem em qualquer tipo de preconceito racial, de gênero ou de local de origem, além de qualquer prática de atos que incitem a violência.

Além disso, é vedada a veiculação de propaganda com o objetivo de degradar ou ridicularizar candidatas e candidatos, assim como a divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral.

Segundo o TSE, eventuais mentiras espalhadas intencionalmente para prejudicar os processos de votação, de apuração e totalização de votos poderão ser punidas com base em responsabilidade penal, abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.

Edição: Kleber Sampaio, da Agência Brasil.

A Ucrânia resiste ao ataque avassalador da Rússia em cinco frentes.

Mapa atualizado pelo ministério britânico da defesa mostrando as posições russas na Ucrânia no início da noite (hora local) e a direção geral dos avanços nas respectivas frentes de combate. Do twitter de Hoje no Mundo Militar.

Imagem

Com a ordem dada hoje a tarde pelo Kremlin p/que todas as frentes russas na Ucrânia avancem c/força redobrada, muitos temem que a “verdadeira invasão russa da Ucrânia” começará essa noite. Do Twitter de Hoje no Mundo Militar.

Um gigantesco ataque hacker está afetando agora a Rússia. Os sites do Kremlin, do ministério dos negócios estrangeiros e da defesa estão em baixa e até as televisões estão sendo hackeadas, c/alguns canais russos transmitindo músicas tradicionais… UCRANIANAS!

O “tanque russo” que atropelou automóvel em Kiev na verdade era ucraniano.

Um vídeo que circula nas redes sociais mencionava que um tanque russo havia passado por um carro em Kiev, capital da Ucrânia.

Mas o correspondente de guerra, Elijah J Magnier, que tem 37 anos de janela cobrindo conflitos no Irã, no Líbano, na Síria e outros país, disse se tratar de um Tanque Estrela 10 ucraniano.

Imagem

“E o motorista não estava prestando atenção, então passou por cima de um carro que vinha do outro lado”, relatou.

Em seu perfil no Twitter, o correspondente fez diversas postagens comentando o conflito e respondeu a um internauta, que havia mostrado o suposto vídeo. “Ainda não há tanques russos nas ruas de Kiev. O motorista do carro sobreviveu ao acidente. Cuidado com as informações (falsas) nas redes sociais”, escreveu.

A curva súbita feito pelo tanque é resultado de um travamento acidental da esteira esquerda do carro blindado. Tanques e blindados de esteira não tem volante como os carros, mas comandos individuais para cada esteira. Com o travamento de uma delas, o lado oposto avança e se dá a inflexão do veículo.

 

Itamaraty sob as ordens do virtual Presidente da Nação, Braga Netto.

Quem é Braga Netto, general que assume a Casa Civil do governo Bolsonaro - BBC News Brasil

O presidente Jair Bolsonaro “ordenou” que o ministro da Defesa, general Braga Netto, seja ouvido previamente antes de qualquer manifestação oficial do Itamaraty sobre a invasão russa na Ucrânia.

Na realidade, depois do leite derramado, o choro dorido. As posições frágeis do País e a desastrada visita do Presidente a Rússia, pode fazer com que o Brasil fique mal com os seus três principais parceiros comerciais: a Rússia, a China e os Estados Unidos.

Segundo fontes oficiais, a ordem foi passada por Bolsonaro ao ministro das Relações Exteriores, Carlos França, durante reunião fora da agenda na quinta-feira (24), na residência oficial do presidente em Brasília.

A ideia é que Braga Netto traga ao Itamaraty avaliações e ponderações de riscos, da situação militar no leste europeu, além de compartilhar informação de adidos nas embaixadas.

Até o início da tarde desta sexta-feira (25), o Itamaraty soltou apenas uma nota oficial após a invasão da Rússia na Ucrânia. No documento, o Brasil pede a “suspensão imediata das hostilidades”, mas não condena a ação russa.

No entanto, há uma cobrança dos Estados Unidos, de países europeus e da própria Ucrânia para que o governo brasileiro adote uma nova postura mais dura em relação à Rússia.

O Itamaraty também avalia apoiar o projeto de resolução que os americanos apresentaram no Conselho de Segurança da ONU condenando a invasão russa na Ucrânia.

Braga Netto, virtual companheiro de chapa de Bolsonaro nas eleições deste ano, não esconde a sua condição de primeiro mandatário do País. As tarefas estão divididas: Bolsonaro é o protagonista da ópera bufa, com gritos, xingamentos e protestos infundados, enquanto Braga Netto move os cordéis do teatro de fantoches do Governo. 

Que não se surpreendam os eleitores mais arraigados de Bolsonaro, a se manter a débil popularidade do atual presidente, que Braga Netto não assuma a cabeça da chapa como legítimo representante das Forças Armadas, dos conselheiros da CIA e da extrema direita brasileira.

Ucrânia admite desistir de entrada na Otan; Putin se diz disposto a negociar, mas incentiva militares a traírem presidente.

Imagens de vítimas da guerra na Ucrânia chocam o mundo; Veja

Artigo de André Duchiade, para o jornal Extra.

Acuado por uma avassaladora invasão russa, que chegou a Kiev, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu negociações ao Kremlin em dois pronunciamentos diferentes nesta sexta-feira. Em um deles, o líder ucraniano afirmou que seu país pode adotar um “status neutro” — o que, na prática, significaria o abandono da ambição de entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos.

Após inicialmente rejeitar a proposta, declarando por meio de seu chanceler que Zelensky “mentia” e que a diplomacia só teria lugar após uma rendição, o Kremlin afirmou que Vladimir Putin está disposto a enviar uma delegação para Minsk, capital de sua aliada Bielorrússia, para negociações.

— Vladimir Putin está disposto a enviar uma delegação russa de alto nível para Minsk para negociações com uma delegação ucraniana — disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, a agências russas de notícias.

Posteriormente, Peskov afirmou que os ucranianos propuseram que as negociações ocorram em Varsóvia (Polônia), e não em Minsk, mas que os contatos entre as duas partes agora estão “em pausa”. Ele não declarou se Putin aceitou a contraproposta.

Ao mesmo tempo, em uma reunião televisionada do seu Conselho de Segurança, Putin pediu aos militares ucranianos que assumam o governo, ou seja, que derrubem Zelensky, porque dessa forma “seria mais fácil negociar”.

— Apelo mais uma vez aos militares das Forças Armadas da Ucrânia: não permitam que neonazistas e (nacionalistas radicais ucranianos) usem seus filhos, mulheres e idosos como escudos humanos — disse Putin em uma reunião por videoconferência com o Conselho de Segurança da Rússia que teve transmissão televisiva.

Guerra na Ucrânia; FOTOS | Mundo | G1

Putin afirmou que a Rússia está lutando principalmente contra “ultranacionalistas” e pediu por um golpe militar:

— Tomem o poder em suas próprias mãos. Parece que assim mais fácil para nós chegarmos a um acordo do que com essa gangue de drogados e neonazistas.

Apelos de Zelensky

O primeiro apelo de Zelesnky foi feito em um discurso na televisão logo após a meia-noite de quinta-feira em Kiev — poucas horas antes, portanto, do começo do ataque à capital, desencadeado às 4h locais desta sexta. Nele, o líder ucraniano disse estar disposto a negociar sobre qualquer assunto:

— Não temos medo de falar sobre nada. Sobre garantias de segurança para nosso país. Não temos medo de falar sobre o status neutro, e não estamos na Otan no momento — afirmou, antes de ressaltar que essa condição tornaria seu país vulnerável a futuras agressões. — Mas que garantias e, mais importante, quais países específicos nos dariam [garantias]?

Rússia x Ucrânia: Veja fotos e vídeos do início da guerra | Mundo | Valor Econômico

Um país neutro é um Estado que se mantém neutro em relação a conflitos e evita entrar em alianças militares como a Otan. O termo, no entanto, é ambíguo, e diferentes países interpretam a neutralidade de forma distinta. Alguns países são desmilitarizados, como a Costa Rica, enquanto outros, como a Suíça, seguem a “neutralidade armada” e têm Forças Armadas para autodefesa.

Nem todos os países neutros evitam qualquer aliança estrangeira, pois Áustria, Irlanda, Finlândia e Suécia, que se descrevem dessa maneira, participam de uma aliança política na União Europeia e integram forças ativas de manutenção da paz da ONU.

Segundo Peskov, a desmilitarização seria uma condição para a Rússia aceitar qualquer acordo.

— [Putin] disse desde o início que o objetivo desta operação era auxiliar [as regiões separatistas] de Luhansk e Donetsk, incluindo a desmilitarização e desnazificação da Ucrânia. Essas são partes essenciais do status neutro — afirmou.

Moscou afirmou várias vezes que neonazistas governam a Ucrânia, uma mentira — Zelensky é judeu.

A delegação russa incluiria autoridades militares e civis, disse o porta-voz do Kremlin.

Em outra comunicação, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que Putin disse ao líder chinês, Xi Jinping, que a Rússia está disposta a manter conversas de alto nível com a Ucrânia.

De acorco com um comunicado chinês, Putin disse a Xi que” os Estados Unidos e a Otan há muito ignoram as preocupações legítimas de segurança da Rússia, repetidamente renegam seus compromissos e continuam a expandir o deslocamento militar para o Leste, desafiando os interesses estratégicos da Rússia”.

Recentemente, Moscou e Pequim declararam ter uma “amizade sem limites”, em um expressivo gesto de parceria política.

Em outro pronunciamento na tarde de sexta-feira em Kiev, em uma mensagem de vídeo divulgada na internet, o presidente ucraniano pediu negociações, desta vez sem citar o status neutro:

— Eu quero mais uma vez fazer um apelo ao presidente da Federação Russa. Vamos sentar à mesa de negociações e parar as mortes.

Assim como ocorre com frequência desde o início da crise, o Kremlin respondeu inicialmente de forma ambígua, com mensagens sinalizando em direções opostas.

Primeiro, o porta-voz Peskov disse que Putin considera a declaração de Zelensky “um movimento numa direção positiva” e prometeu “analisá-lo”.

Minutos depois, no entanto, o chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que a Ucrânia “perdeu a oportunidade das negociações de segurança” e está “simplesmente mentindo” ao mostrar disposição para discutir um status neutro.

— O presidente Zelensky não disse a verdade, ele simplesmente os enganou — disse Lavrov. — Zelensky está mentindo quando diz querer discutir o status neutro da Ucrânia. Ele perdeu a oportunidade das negociações de segurança.

Lavrov afirmou que a diplomacia só terá lugar quando a Ucrânia depuser armas — isto é, render-se.

— Estamos prontos para negociações, a qualquer momento, assim que as Forças Armadas ucranianas ouvirem nosso chamado e depuserem as armas — disse o chanceler. — Ninguém irá atacá-los, ninguém irá feri-los, poderão voltar para suas famílias.

Em uma afirmação machista, Lavrov acrescentou que as expectativas russas “permanecem as mesmas, que a Rússia não muda de posição como se fosse uma garota”.

Há meses, Moscou exige garantias de que a Ucrânia jamais entre para a Otan — o que é um objetivo do país declarado em sua Constituição — por receio de que a aliança militar instale tropas e armas em território ucraniano, vizinho ao russo.

A Rússia lançou sua invasão por terra, ar e mar na quinta-feira após uma declaração de guerra de Putin, no maior ataque lançado por um Estado a outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, terminada em 1945.

Em seus dois pronunciamentos, Zelensky criticou os países ocidentais, que, em sua opinião, não fazem o bastante para defender a Ucrânia.

No primeiro pronunciamento, o presidente disse que conversou com muitos líderes ocidentais, acrescentando que perguntou a alguns se eles admitiriam a Ucrânia na Otan.

— Todo mundo está com medo. Eles não respondem — disse ele. — Mas não temos medo. Não temos medo de nada. Não temos medo de defender nosso país. Não temos medo da Rússia.