Programa Plantar vai garantir arborização e preservação do meio ambiente em Luís Eduardo Magalhães.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Meio Ambiente, lançou nesta quarta-feira (09), o maior projeto de arborização da Bahia: O Programa Plantar.

Em 2022, serão plantadas 5 mil mudas adultas, nativas do Cerrado, ao longo do canteiro central da BR 242, no trecho urbano do município. São Sibipirunas, Ipês amarelos, brancos e roxos, Pau Brasil e outras 10 espécies diferentes.

Além de mudar a paisagem e embelezar o município, um dos objetivos do Programa é colaborar para a conservação do solo e a preservação do meio ambiente.

Fala Fino, apoiador de nazistas, também é demitido. O próximo?

Adrilles Jorge 
@AdrillesRJorge 
Fui demitido da jovem pan Por dar um tchau deturpado por canceladores 
Infelizmente a pressão de uma turba canceladora e sua sanha de sangue surtiram efeito 
Agradeço a jovem pan pela oportunidade e a todos Os amigos q lá conquistei e que em mim confiam e apoiam.

Essa gurizada catita, de falinha mole, de pouco estudo, não respeita ninguém. E quando são demitidos choram como cadelinhas desmamadas. Mais de 60 milhões de pessoas morreram na II Grande Guerra Mundial para apear Hitler do poder. Que se mantenha um mínimo de decoro e respeito pelo enorme sacrifício humano.

Microempresário ganhou direito de explorar nióbio em áreas do tamanho de São Paulo na Amazônia.

*ARQUIVO* SÃO PAULO, SP,,08.10.2021: Presidente Jair Bolsonaro participa da primeira Feira Brasileira do Nióbio, em Campinas (SP).  (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)
*ARQUIVO* SÃO PAULO, SP,,08.10.2021: Presidente Jair Bolsonaro participa da primeira Feira Brasileira do Nióbio, em Campinas (SP). (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)

Por Vinicius Sassine, da Folha

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A ANM (Agência Nacional de Mineração) concedeu a um único empresário o direito de prospectar nióbio em áreas na Amazônia cujos tamanhos somados equivalem a quase 1,5 cidade de São Paulo.

O empreendedor é sócio de uma microempresa e aparece como ex-beneficiário do auxílio emergencial.

As autorizações de pesquisa concedidas a João Carlos da Silva Martins e à sua empresa, a Ourocan Serviços de Apoio e Logística para Mineração, passam por um assentamento de reforma agrária, pelas franjas de uma terra indígena e de uma unidade de conservação e por uma região próxima a uma usina hidrelétrica.

Ao todo, a ANM concedeu 26 autorizações para Martins e a Ourocan prospectarem nióbio e minérios como estanho, tântalo, zinco, bauxita, ouro e diamante.

Todos os atos foram assinados em 2021 e se referem a exploração na Amazônia, mais especificamente nos estados do Amazonas e do Pará. As áreas somam 215,6 mil hectares.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o empresário confirmou que obteve autorizações para exploração de nióbio em assentamento rural -foram pelo menos cinco autorizações- sem ter havido diálogo, consenso ou aprovação prévia por parte de assentados.

Segundo Martins, não há aval para pesquisa do metal dentro de terra indígena ou de unidade de conservação, mas nas imediações.

“Não tenho nada a ver com o governo. Sou minerador e acompanho o mercado. O presidente [Jair Bolsonaro] só fala em nióbio. Já viu ele falar em bauxita? A bauxita é o próximo minério que vai estar no topo”, afirmou o empresário.

Em nota, a ANM disse que não há um limite para emissão de autorizações de pesquisa, “desde que a área a ser pesquisada esteja livre e o autorizado arque com o pagamento das taxas nos prazos determinados”. “A autorização de pesquisa não significa exploração, não significa lavra.”

Sobre a permissão de prospecção em assentamento rural e nas franjas de terra indígena e de unidade de conservação, a ANM disse que obedece à legislação e ao ordenamento jurídico brasileiro.

A Folha de S.Paulo mostrou em reportagem publicada no dia 6 que as autorizações para exploração de nióbio na Amazônia mais do que dobraram no governo de Jair Bolsonaro (PL), um entusiasta e divulgador do metal antes e depois da chegada à Presidência.

Nos três primeiros anos de seu mandato, 295 requerimentos de exploração do metal foram protocolados na ANM, que concedeu 171 autorizações de pesquisa, das quais 64 foram para a região da Amazônia Legal.

No triênio anterior, foram 120 requerimentos e 74 autorizações de pesquisa, das quais 25 para a Amazônia. O aumento do aval para exploração de nióbio na região foi de 156% no governo Bolsonaro.

Esse aumento é ainda mais expressivo quando levado em conta o triênio de 2013 a 2015, quando houve apenas nove autorizações na Amazônia. O aumento, assim, equivaleria a 611%.

O levantamento foi feito pela Folha de S.Paulo no sistema público de processos da ANM, uma autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com atuação colegiada e independente.

Após a publicação da reportagem, a bancada do PSOL na Câmara protocolou um requerimento de convocação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para que explique a explosão de autorizações de pesquisa de nióbio durante o governo Bolsonaro.

Bolsonaro usa o nióbio como argumento para a defesa de mineração em áreas conservadas na Amazônia, em especial em terras indígenas, o que é vedado pela Constituição Federal.

O presidente repete o discurso sobre o nióbio frequentemente -já o levou até mesmo à Assembleia-Geral da ONU, no tradicional discurso de abertura da conferência anual feito pelo líder do Brasil.

O chefe do Executivo ignora nas falas que o país já é o principal produtor do metal, com 88% do total mundial, e que jazidas exploradas -principalmente em Minas Gerais- têm material suficiente para abastecer o mercado nas próximas décadas. Falta demanda para o nióbio, usado para tornar ligas metálicas mais leves e resistentes.

O recordista em autorizações na Amazônia, João Carlos Martins, teve aval da ANM para avançar a busca por nióbio no assentamento rural Aripuanã-Guariba, em Apuí (AM), e em áreas vizinhas à terra indígena Waimiri Atroari, em Urucará (AM). As autorizações foram dadas tanto a Martins quanto à empresa da qual é sócio.

A Ourocan fica em Pontes e Lacerda (MT), onde vive o empresário. É um empreendimento com capital social de R$ 300 mil, enquadrado como microempresa, conforme os registros públicos da Receita Federal.

“Por questões burocráticas, é quase impossível minerar hoje no Amazonas. Minha empresa é de pequeno porte. A maioria das áreas foi requerida no ano passado. A gente vê uma oportunidade no mercado”, disse Martins.

Segundo o empresário, há, sim, aceitação do nióbio. “É mais caro para fazer a produção dele, mas o mercado sempre está em alta.”

Martins disse que ter as autorizações para explorar uma área de 215,6 mil hectares não significa uma prospecção na extensão de todas essas áreas.

“Não estou em nenhum assentamento ainda, devo começar a fazer algum estudo em algumas áreas neste ano. É uma prerrogativa constitucional, como cidadão posso requerer [pesquisa de minério em assentamento]. Há um prazo de três anos para as pesquisas. Se tiver o minério, vou conversar com os assentados, comunidades e associações e levar uma proposta”, afirmou.

O empresário disse ter se baseado em mapa geológico do Serviço Geológico do Brasil para fazer os requerimentos de pesquisa.

“Você não sabe se é área de assentamento, de fazenda, se é área de governo. Tem áreas que registrei que são de governo, não têm documento. Em alguns estados, a ANM já comunica as comarcas, para ver se há acordo com o proprietário da terra.”

Sobre os pagamentos do auxílio emergencial, voltado para famílias de baixa renda na pandemia, o empresário afirmou que não recebeu o benefício.

“Não recebi nada, não fui eu que recebi. Estou com um monte de problemas com situações do meu CPF”, disse Martins.

Os registros dos pagamentos são públicos e estão disponíveis no Portal da Transparência do governo federal. Conforme os registros, houve cinco pagamentos mensais de R$ 600 cada, totalizando R$ 3.000, em 2020. Os dois últimos foram “devolvidos à União”.

Prefeitura de LEM vai levar vacinação contra o Covid-19 para o bairro Vista Alegre, nesta quinta-feira (10).

Os moradores do bairro Vista Alegre, em Luís Eduardo Magalhães terão a oportunidade de receber a imunização contra o Covid-19, mais perto de casa.

Nesta quinta-feira (10), das 8h às 14h, uma ação promovida pela Prefeitura, numa parceria entre as secretarias de Saúde e Trabalho e Assistência Social, vai levar mais saúde à população.

Estarão disponíveis a 1° e 3° doses da vacina para pessoas acima dos 18 anos e crianças de 05 a 11 anos.

Critérios para vacinação infantil
Para ser vacinada, a criança deverá estar acompanhada pelos pais ou responsável
legal. Em caso de ausência dos pais ou responsável, a criança só será vacinada
mediante termo de autorização e acompanhada de um adulto.

Vale lembrar que após a imunização, a criança será observada por 20 minutos pela equipe de saúde.

Documentação necessária
Documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS atualizado e Caderneta de vacinação.

Serviço
– Dia: 10/02: Vista Alegre
Horário: 08h às 14h
Local: Descentralizada do  Vista Alegre

Nova pesquisa Quaest/Genial: terceira via derrete e Lula ganha no primeiro turno.

Ministro proíbe jornalistas em entrevista e chama Lula de José Inácio

Foto de Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula da Silva tem o dobro das indicações de voto do segundo colocado, o inquilino da Casa de Vidro.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto com possibilidade de vitória em primeiro turno na corrida pelo Palácio do Planalto, de acordo com a mais recente pesquisa Quaest/Genial divulgada nesta quarta-feira (9).

O percentual obtido pelo petista supera numericamente a soma de seus adversários nos quatro cenários simulados, mas está dentro da margem de erro do levantamento.

Além disso, a pesquisa indica que mais da metade dos eleitores considera a escolha do voto definitiva, o que explicaria a consolidação do cenário registrado nos últimos meses e mantido sem variações significativas.

Os índices registrados por Lula variam entre 45% e 47%, conforme é reduzido o número de candidatos na disputa. Em todos os cenários, o petista é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que pontua entre 23%, na simulação mais pulverizada, e 26%, no quadro com menos postulantes.

Nenhum dos outros nomes incluídos no levantamento supera os dois dígitos.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados dizem livremente o nome de quem votaria para presidente, Lula obtém 28%, Bolsonaro, 16%, e os demais concorrentes somam 4%. Quase metade, 48%, afirmaram estar indecisos, e 4% indicaram querer anular ou votar em branco.

No primeiro cenário estimulado, em que o entrevistador apresenta uma lista de candidatos, Lula lidera com 45%, seguido por Bolsonaro, com 23%. Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) empatam na terceira posição, com 7% cada.

João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) também coincidiram nas intenções de voto, com 2%, e Simone Tebet (MDB) marcou 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram, nulos e brancos somam 8%, e os indecisos são 5%. Assim, Lula marca 3 pontos percentuais a mais que a soma dos votos de seus adversários.

Intenção de voto para presidente no 1º turno – Cenário 1 – Estimulada

  • Lula (PT) – 45%

    Bolsonaro (PL) – 23%

    Moro (Podemos) – 7%

    Ciro Gomes (PDT) – 7%

    João Doria (PSDB) – 2%
    André Janones (Avante) – 2%

    Simone Tebet (MDB) – 1%

    Rodrigo Pacheco (PSD) – 0%

    Felipe d’Ávila (Novo) – 0%

    Branco/nulo/não vai votar – 8%

    Indecisos – 5%

No segundo cenário, todas as variações ocorrem dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos: Lula fica com 45%; Bolsonaro, 24%; Moro, 9%; Ciro, 8%; e Doria, 3%.

Quando Janones substitui o tucano, os índices dos quatro primeiros colocados se mantêm, e o mineiro marca 2%. Por fim, o quarto cenário, sem Moro, Lula vai a 47%; Bolsonaro, 26%; Ciro, 9%, e Janones, 3%. Nos três cenários, os indecisos são 4% e os nulos e brancos variam de 8% a 10%.

Intenção de voto para presidente no 1º turno – Cenário 2 – Estimulada

  • Lula (PT) – 45%

    Bolsonaro (PL) – 24%

    Moro (Podemos) – 9%

    Ciro Gomes (PDT) – 8%

    João Doria (PSDB) – 3%
    Branco/nulo/não vai votar – 8%

    Indecisos – 4%

Intenção de voto para presidente no 1º turno – Cenário 3 – Estimulada

  • Lula (PT) – 45%

    Bolsonaro (PL) – 24%

    Moro (Podemos) – 9%

    Ciro Gomes (PDT) – 8%

    André Janones (Avante) – 2%

    Branco/nulo/não vai votar – 8%

    Indecisos – 4%

Intenção de voto para presidente no 1º turno – Cenário 4 – Estimulada

  • Lula (PT) – 47%

    Bolsonaro (PL) – 26%

    Ciro Gomes (PDT) – 9%

    André Janones (Avante) – 3%

    Branco/nulo/não vai votar – 10%

    Indecisos – 4%

Segundo turno

O instituto simulou cinco cenários de segundo turno, todos com vitória de Lula: sobre Bolsonaro (54% a 30%); Moro (52% a 28%); Ciro (51% a 24%); Doria (55% a 16%); e Janones (56% a 14%). O índice de nulos e brancos cresce respectivamente em cada uma dessas simulações, variando de 13% a 26%.

Cenário 1

  • Lula (PT) – 54%

    Bolsonaro (PL) 30%

    Branco/nulo/não vai votar – 13%

    Indecisos – 3%

Cenário 2

  • Lula (PT) – 52%

    Moro (Podemos) – 28%

    Branco/nulo/não vai votar – 17%

    Indecisos – 3%

Cenário 3

  • Lula (PT) – 51%

    Ciro Gomes (PDT) – 24%

    Branco/nulo/não vai votar – 22%

    Indecisos – 4%

Cenário 4

  • Lula (PT) – 55%

    João Doria (PSDB) – 16%

    Branco/nulo/não vai votar – 26%

    Indecisos – 3%

Cenário 5

  • Lula (PT) – 56%

    André Janones (Avante) – 14%

    Branco/nulo/não vai votar – 25%

    Indecisos – 4%

Definição de voto

A Quaest também perguntou aos entrevistados o quanto a escolha de voto é definitiva. Quase 6 em cada 10 eleitores (58%) consideram sua decisão tomada, ante 40% que não descartam mudança caso algo aconteça.

E são justamente os dois líderes da pesquisa que registram, entre seus eleitores, os maiores índices de certeza de voto, o que torna ainda mais difícil o caminho para os candidatos que tentam quebrar a polarização entre Lula e Bolsonaro.

Dos eleitores do atual presidente, 65% disseram que a decisão é definitiva, ante 35% que afirmam poderem mudar caso ocorra algo inesperado. No caso do petista, a consolidação é ainda maior: 74% disseram que é uma escolha definitiva e 25% não descartam mudança se algo acontecer.

Do portal da CNN

Saúde, Ciência e Tecnologia e Adm. Penitenciária. Rui Costa renova secretariado.

Do g1.globo.com/bahia

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP), Nestor Duarte Neto, entregou o cargo nesta terça-feira (8). A demissão foi solicitada em uma carta de exoneração entregue ao governador Rui Costa.

O ex-deputado federal alegou motivos pessoais e questões políticas para tomar a decisão. Nestor Duarte estava na gestão da pasta desde 2011, ainda no segundo mandato do então governador Jaques Wagner.

Ele seguiu na secretaria nos dois mandatos de Rui Costa (2015-2018 e 2018-2022), que sucedeu Wagner no governo do estado. Advogado, formado pela UFBA, Nestor Duarte tem 64 anos e foi deputado estadual por duas vezes, além de deputado federal constituinte e, outras duas vezes, eleito para a Câmara Federal.

No comunicado da sua saída, a SEAP destaca que a gestão de Nestor teve como destaque a construção de novas unidades prisionais e a ampliação do número de vagas, além de diversos processos de ressocialização.

Nestor Duarte ainda agradeceu ao governador Rui Costa e ao senador Jaques Wagner pelos anos à frente da pasta. O ex-secretário não anunciou se será candidato a algum cargo eletivo nas eleições de outubro deste ano. O prazo máximo para desincompatibilização dos gestores que pretendem concorrer nas eleições de 2022 é 30 de março.

Mudança na Saúde no estado

Governo da Bahia anuncia médica Adélia Pinheiro como nova secretária de Saúde do Estado

Esta é segunda mudança no secretariado do governador Rui Costa em menos de três dias. No sábado, a médica Adélia Pinheiro foi nomeada com nova secretária de Saúde da Bahia. A profissional substitui Tereza Paim, neonatologista que ocupava o cargo, interinamente, desde agosto de 2021.

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (4), pelo governo do estado. A nomeação foi publicada na edição de sábado (5) do Diário Oficial do Estado (DOE), mas a data da posse ainda não foi divulgada.

Adélia Pinheiro tem mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. A nova secretária de Saúde foi reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da qual é professora concursada, e estava à frente da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Mara Souza assume interinamente a Secti

Com a saída de Adélia Pinheiro para a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia passa a ter a engenheira elétrica Mara Souza como secretária em exercício. Ela já foi diretora de Inovação e Competitividade entre os anos 2015 e 2017 e, atualmente, desempenha o cargo de Chefe de Gabinete.

Prefeitura de Luís Eduardo convoca professores e monitores selecionados.

Luís Eduardo Magalhães: Cidade Universitária recebe moderna escola  municipal - Fala Barreiras

Secretaria de Educação publica segunda convocação dos selecionados no processo seletivo para professores e monitores escolares em LEM

A Secretaria de Educação de Luís Eduardo Magalhães, convoca para apresentação, a segunda lista dos selecionados no processo seletivo da Prefeitura, para os cargos de professores e monitores escolares.

Que acontecerá nos dias 09 e 10 de fevereiro, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na Escola Municipal Irani Leite Matutino dos Santos, localizada na Rua Rio Grande do Sul, Qd D, Lt D2, Mimoso I.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

– 2 (duas fotos) 3X4;
– Certidão de Nascimento;
– Certidão de Casamento;
– Cópia do RG (não vale carteira de habilitação);
– Cópia do CPF;
– PIS/PASEP;
– Título de Eleitor;
– Cópia do diploma e/ou declaração da profissão e especialidade (frente e verso);
– Cópia do comprovante de residência (água, luz e telefone) até os últimos três meses;
– Cópia do comprovante de Reservista para contratados do sexo masculino e Certidão negativa Militar;
– Certidão de Nascimento dos filhos/ CPF e respectiva carteira de vacinação (menor de 07 anos) e declaração escolar, (maior de 07 anos);
– Certidão de Antecedentes Criminais;
– Certidão de que não recebe benefício proveniente de Regime próprio ou geral da previdência social, emitida pelo INSS;
– Certidão da Qualificação Cadastral e-social;
– Declaração devidamente preenchida de não ocupar outro cargo público, ressalvados os previstos no Art.37,XVI,a, b e c da Constituição Federal;
– Declaração devidamente preenchida de bens e dependentes;
– Ficha Cadastral devidamente preenchida;
– Conta Corrente do banco Bradesco;
– Exame Pré-admissional.

A Alvarez & Marsal, do sócio Moro, é a lavanderia que sustenta a barbárie no Brasil

Por Malu Aires, cantora, compositora e mulher de ideias claras.

Numa nota da empresa norte-americana Alvarez & Marsal, datada de 20 de novembro de 2020, é anunciada a chegada de mais um sócio-diretor – Moro.

A nota (publicada no site da empresa) também informa que a Alvarez & Marsal é formada “por ex-funcionários de governos, incluindo Steve Spiegelhalter (ex-promotor do Departamento de Justiça dos EUA), Bill Waldie (agente especial aposentado do FBI), Anita Alvarez (ex-procuradora do estado de Cook County, Chicago) e Robert DeCicco (ex-funcionário civil da Agência de Segurança Nacional), Paul Sharma (ex-vice-chefe da Autoridade de Regulação Prudencial do Reino Unido) e Suzanne Maughan (ex-líder investigativo da Divisão de Execução e Crime Financeiro da Autoridade de Conduta Financeira e investigador destacado para o Escritório de Fraudes).”

Se você leu com atenção, Moro é sócio de agentes do FBI, NSA, Departamento de Justiça Norte-Americano (DoJ).

Pelo seu quadro de sócios diretores, tudo leva a pensar que a Alvarez & Marsal é uma fachada da CIA. Uma empresa “privada” que lava o dinheiro que financia agentes estrangeiros corruptos.

O TCU aponta que 78% do faturamento da Alvarez & Marsal chegou com Moro, em 2020. Fundada em 1983, a empresa vivia antes de quê?

Da farsa a jato, bilhões passaram pela Alvarez & Marsal, num acordo entre Dallagnol (MPF brasileiro), Moro, Janot (PGR) e Steve Spiegelhalter (DoJ).

Os EUA não colaboram para revelar esses “acordos sigilosos”. Só ficamos sabendo, graças ao descaramento. Em 2018, Dallagnol foi na Caixa Econômica Federal tentar transferir pro seu nome, R$2,6 bilhões, entre acordos do MPF com o DoJ.

BILHÕES.

Uma Abreu e Lima, umas 4 Passadena no nome dele.
Se Dallagnol valia pro DoJ quase R$10 bilhões (no total calculado à época, entre multas da Petrobras e da Odebrecht), quanto vale Moro?

O que sabemos é que os filhos dos lavajateiros estão aprendendo a imitar ricos e poderosos nas escolas norte-americanas. E que os acordos norte-americanos dão vale-moradia de R$50 mil/mês pra um juiz especialista em aplicar lawfare.

Cadê aquele “acordo bilateral” pra saber quanto Moro declara nos EUA e sonega no Brasil?

Se o Brasil tivesse juízo, reconheceria que a Alvarez & Marsal é uma Guantánamo financeira.

As empresas brasileiras com atuação no exterior, condenadas por Moro, foram levadas (sob sigilo de Justiça) pra lá. Lá, fazem “acordos” que vão de multas de quebrar concorrente estrangeiro, à falência e desmonte de patrimônio público ou privado.

É na Alvarez & Marsal que o esquartejamento da industrialização, setor energético, economia, tecnologia e recursos brasileiros, acontece. É lá que milhares de postos de trabalho no Brasil são triturados.
Há alguns dias, Moro apresentou um biLete dizendo que ele “só” ganhou R$3,6 milhões nesse último ano, com a Alvares & Marsal.

Falindo empresas brasileiras, em conluio com agentes da NSA e FBI, nem o TCU acreditou no valor dessa rachadinha.

Ainda que todos saibam que não é certo juiz acusar, prender sem provar, ex-juiz acusador usar empresa no exterior, pra cobrar multa em dólar e tomar dinheiro de quem ele acusou no Brasil, já é a coisa mais assustadora da história da justiça brasileira.

Os bens “declarados” de Sergio Moro podem ser bloqueados. Os não-declarados, os EUA protegem sob sigilo de “cooperação”.

O TCU aponta crime de lavagem e ocultação, mas o buraco é mais acima da linha do Equador.
O prejuízo de Sergio Moro ao Brasil, o TCU sequer calcula e a PGR jamais vai assumir que tem parte no esquema.

O que sabemos é que isso rendeu 6 anos de desmonte do patrimônio nacional, da infraestrutura energética e tecnológica, nacional. Rendeu 8 anos de desemprego. Rendeu o rompimento do tecido democrático, ameaçando e coagindo maioria parlamentar a impedir o governo eleito. Sequestrou investimentos internos, impostos, royalties e interrompeu o crescimento do mercado de serviços. Rendeu golpe, recessão, inflação, fome.

O que sabemos, até agora, é que Moro apresentou contracheque no valor de uns 6 triplex, mas ganhou muito mais pelo serviço encomendado de prender Lula e eleger uma mula de Washington.

O que sabemos é que, apesar do meliante ser considerado um juiz ladrão no Brasil, apesar da Lava Jato ter sido desmontada e desmoralizada no STF, apesar da república de Curitiba ter caído na cabeça de todos os envolvidos, os EUA ainda levam os dólares dessa picaretagem longe demais.

O processo corre livre lá, como se não houvesse Brasil, STF, TCU e anulação dos lawfares lavajateiros.

Ainda que um salário de R$300 mil/mês seja um exagero pra um marreco, Moro jamais valeria 1 dos 2 apartamentos que Dallagnol adquiriu no mesmo esquema.

Talvez seja complexo demais pro povo entender o estrago que um juiz analfabeto funcional com deslumbre de poder pode provocar na vida do brasileiro comum.

Talvez todo o povo nem saiba que a maioria do povo sabe, desde 2018, que esse juiz é desonesto.
Talvez demore muitas décadas para que estes documentos sejam revelados, provando a covardia e a safadeza dessa gente treinada em Curitiba, pra trabalhar na CIA.

Talvez nem todo mundo saiba que isso se trate de uma guerra não-convencional – destrói hospitais, estradas, toma aeroportos, portos, recursos, mata, faz prisioneiro, traz caos pra cidades inteiras, sem disparar nenhum míssil.

A engenharia e o planejamento desse ataque durou décadas, formando, desde os anos 90, uma molecada mau-caráter e medíocre, em sabotagem jurídica.
A maioria do povo brasileiro já sabe que Moro não vale um tostão furado, mesmo sem saber de todo o esquema bilionário.

Se as pesquisas não bastam pra voz do povo gritar que o juiz é ladrão, se a literatura jurídica jamais previu abuso desse nível, que o povo saiba que os votos de 2022 estão sendo negociados na Alvares & Marsal, por trilhões de dólares e milhares de vidas.

O resultado dos votos da maioria do povo brasileiro vale trilhões de dólares. Cada título de eleitor vale mais que o contra-cheque fake do Moro. Descontando esse valor do voto, em investimento social, todo mundo ganha.

Para um cidadão que só Bolsonaro emprega no Brasil, que mal fala português, Moro ainda vale muito pros EUA, gente da NSA e FBI.

Mais escandaloso, é que Moro ainda vale muito pra gente no TSE.

Da Alvarez & Marsal, até o Planalto Central, todo o dinheiro que os lavajateiros daqui e do DoJ roubaram das empresas brasileiras, agora sustenta o “caixa 2” dos “candidatos do “partido da justiça”.

Uma fortuna, sacada da economia brasileira em dólar na baixa, retornando com dólar nas alturas, pros marginais lavajateiros perseguirem Lula.

Os bilhões que Dallagnol tentou passar pro seu nome, o STF embargou e acabou passando pra mão dos generais genocidas, aproveitando da comoção internacional pelo ecocídio promovido na Amazônia.

Os EUA aplicam o capital sequestrado do Brasil, no nazifascismo das botinas e das togas.

Por vias “legais”, todo o capital que poderia estar servindo para gerar empregos no Brasil, diminuir o preço dos combustíveis, alimentos, serviços, baixar o dólar, foi sequestrado pelos EUA, pra ser investido em antidemocracia, fraude, perseguição, covardia.

Sem querer constranger o TCU, mas a Alvares & Marsal já bloqueou a economia do Brasil, há 6 anos.

Abastecida pelo lavajatismo, a Alvarez & Marsal é a lavanderia que sustenta a barbárie no Brasil.

Começou pavimentação da Rua São Francisco, tradicional para o comércio Luiseduardense.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães continua investindo na urbanização do município. Desta vez, contemplando a Rua São Francisco, tradicional para o comércio da cidade.

Nesta terça-feira (08), foi assinada a ordem de serviço para o recapeamento asfáltico de 2.700 m, o que representa mais de 32 mil metros quadrados de requalificação, no trecho entre a Avenida Salvador e o final do Mimoso II. Um valor total previsto de R$1.395.344,11.

Contribuição para o comércio

Com o recapeamento, além das famílias beneficiadas, 180 empresas da região, que geram 896 empregos diretos no município, serão afetadas positivamente.

ACM Neto reservou R$50 milhões para sua campanha ao Governo da Bahia.

Pedro Ladeira / Folhapress.

Informação do jornalista Diego Escosteguy, em O Bastidor:

Artífice da fusão do DEM com o PSL, ACM Neto negociou com competência sua parte no butim do União Brasil. O novo partido, caso o TSE aprove hoje (terça) a sociedade, terá acesso ao maior cofre dos fundos públicos (eleitoral e partidário) neste ano: cerca de 1 bilhão de reais.

Nas tratativas, Neto assegurou 50 milhões para sua campanha ao governo da Bahia. É uma quantia formidável e necessária para enfrentar a forte candidatura do petista Jaques Wagner. Mas causou incômodo – e inveja – em seus colegas de DEM.

Brasil registra 177 mil novos casos de Covid e 1.189 mortes em decorrência.

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 1.189 mortes provocadas pela Covid-19. Com isso, a média de óbitos diários subiu para 820 – a maior desde 19 de agosto de 2021. O número representa uma alta de 124% em relação ao verificado há 14 dias.

O país também computou, nesta terça-feira (8/2), mais 177.027 casos confirmados. A média diária de infecções pelo coronavírus está em 165.202.

Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Bahia registra 29.672 casos ativos de Covid-19 e 64 óbitos pela doença

O boletim epidemiológico desta terça-feira (8) registra 29.672 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 8.326 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,59%) e 9.013 recuperados (+0,67%) e mais 64 óbitos. Dos 1.418.945 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.360.992 já são considerados recuperados e 28.281 tiveram óbito confirmado.

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.733.223 casos descartados e 321.854 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça. Na Bahia, 59.487 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 11.265.811 pessoas vacinadas com a primeira dose, 9.913.977 com a segunda dose ou dose única e 2.828.945 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 241.068 crianças já foram imunizadas.

Não vacinados são 82% das mortes por covid-19 em hospital paulista.

Vacinação infantil contra a covid-19 de crianças de 10 anos ou mais, no Planetário, no bairro da Gávea, zona sul da cidade.

Foto de Tânia Rego/Agência Brasil

Os não vacinados contra a covid-19 ou com esquema incompleto são 82% das mortes pela doença no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade de referência para casos graves da doença em São Paulo. 

O levantamento foi feito com dados de pessoas internadas nos últimos três meses. Das 17 mortes, 14 não tinham três doses da vacina.

O estudo também indica que houve queda nas mortes com o avanço da vacinação no estado. Uma redução de 85% dos óbitos por covid-19 entre junho e dezembro de 2021.

De acordo com o instituto, São Paulo aplicou 17,4 milhões de doses de reforço, e cerca de 10 milhões já podem procurar os postos para tomar mais uma dose da vacina. A aplicação deve ser feita após quatro meses da segunda dose.

O atraso na segunda dose alcança 2,1 milhões de pessoas no estado. Mais da metade dos que só tomaram a primeira aplicação (1,1 milhão) têm entre 12 e 29 anos de idade.

Da Agência Brasil.

Entidades judaicas criticam Flow Podcast após defesa do partido nazista

Do g1.globo.com

Monark, apresentador do Flow Podcast — Foto: Reprodução/YouTube/FlowPodcast

O podcaster Monark fez comentário sobre nazismo no Flow Podcast desta segunda (7). CONIB ‘condena de forma veemente defesa da existência do partido’. Ele disse que foi tirado de contexto e depois pediu desculpas e disse que estava bêbado.

Organizações judaicas criticaram Monark, apresentador do Flow Podcast, por defender a existência de um partido nazista no Brasil que fosse reconhecido legalmente no Brasil. Após a repercussão negativa da fala, o podcaster pediu desculpa e disse que estava bêbado.

O comentário de Bruno Aiub, conhecido como Monark, foi feito no podcast desta segunda (7), no qual participavam Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB).

O Flow é um dos podcasts com maior audiência do Brasil e tem 3,6 milhões de inscritos só no YouTube. Ele foi criado por Monark e por Igor Coelho (Igor 3K). O podcast já perdeu patrocinadores e Monark foi muito criticado após questionar no Twitter se “ter opinião racista é crime” em 2021.

Nesta terça-feira, Monark disse: “A esquerda radical tem muito mais espaço do que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço. Eu sou mais louco que todos vocês. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei“.

Tabata rebateu o comentário de Monark ao falar que a “liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca em risco a vida do outro”.

“O nazismo é contra a população judaica e isso coloca uma população inteira em risco”, afirmou a parlamentar.

Variante Ômicron da Covid pode durar até 8 dias em superfícies plásticas.

Agência Brasil explica: o que se sabe sobre a variante Ômicron | Agência  Brasil

Estudo aponta que a variante pode sobreviver por mais de 21 horas na pele humana; em superfícies plásticas, a cepa pode permanecer por até oito dias.

A nova variante Ômicron pode sobreviver por mais tempo em superfícies e na pele humana, quando comparada a outras cepas da COVID-19. É o que aponta um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Medicina da Prefeitura de Kyoto, no Japão.

Os especialistas justificam o fato pela “estabilidade ambiental” da cepa, que a torna altamente infecciosa. Em laboratório, usando amostras de pele de cadáveres, a equipe concluiu que a Ômicron pode permanecer por mais de 21 horas na superfície da pele.

“O nosso estudo mostrou que em superfícies plásticas e na pele, as variantes Alpha, Beta, Delta e Ômicron exibiram tempos de sobrevivência duas vezes maiores do que os da estirpe de Wuhan e mantiveram a integridade durante mais de 21h nas superfícies da pele”, evidencia a pesquisa.

Valor da cesta básica sofre inflação em janeiro e chega a R$ 713,86.

Cesta básica novamente sofre inflação em janeiro, valor chega a R$ 713,86

Cesta básica novamente sofre inflação em janeiro, valor chega a R$ 713,86

  • A cesta básica sofreu inflação em 16 das 17 capitais analisadas por estudo no mês de janeiro;

  • As três maiores altas foram registradas em Brasília (6,36%), Aracaju (6,23%), João Pessoa (5,45%);

  • São Paulo, por sua vez, foi a capital com o maior custo absoluto no valor de R$ 713.86.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em seu levantamento mensal, apontou que a cesta básica sofreu inflação em 16 das 17 capitais analisadas pelo estudo no mês de janeiro. As três maiores altas foram registradas em Brasília (6,36%), Aracaju (6,23%), João Pessoa (5,45%).

Além do pódio das capitais que tiveram mais aumento na cesta básica, outros aumentos significativos foram registrados em João Pessoa (5,45%), Fortaleza (4,89%) e Goiânia (4,63%). São Paulo por sua vez, foi a capital com o maior custo absoluto no valor de R$ 713.86. No mesmo quesito, em seguida vieram Florianópolis (R$ 695,59), Rio de Janeiro (R$ 692,83), Vitória (R$ 677,54) e Porto Alegre (R$ 673,00).

Apesar de estar entre as três cidades que mais sofreram variação no percentual, Aracajú permanece, em valores absolutos, com a cesta básica mais barata, no valor de R$ 507,82. João Pessoa e Salvador também se destacaram no quesito com os valores de R$ 538,65 e R$ 540,01, respectivamente.

Levando em consideração despesas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, o Diesse estima que para atender as necessidades de uma família de 4 pessoas foi necessário uma renda de R$ 5.997,14 no mês de janeiro. Na capital paulista, a cesta básica chegou a consumir 63,67% do salário mínimo (R$ 1.212 em 2022) líquido, isto é, descontada a contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Preço da cesta básica aumentou 15% só em dezembro do ano passado

De acordo com uma pesquisa da Cesta de Consumo Horus/FGV Ibre comparados os preços de novembro de 2021 e dezembro de 2021, os maiores aumentos foram registrados em Brasília (14,9%), Manaus (7,8%) e Fortaleza (6,8%). Belo Horizonte foi a única cidade que apresentou retração no período, com uma queda de 2,7%.

Bahia registra 30.423 casos ativos de Covid-19 e 49 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.296 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,16%) e 5.067 recuperados (+0,38) e mais 49 óbitos. Dos 1.410.619 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.351.979 já são considerados recuperados,30.423 encontram-se ativos e 28.217 tiveram óbito confirmado.

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.732.306 casos descartados e 319.020 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta segunda.

Na Bahia, 59.185 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 11.254.368 pessoas vacinadas com a primeira dose, 264.946 com a dose única, 9.622.387 com a segunda dose e 2.738.695 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 219.021 crianças já foram imunizadas.

Barbárie: Filho de pastor mata amante com faca no pescoço ao saber de gravidez.

Na sexta-feira (4), Gabriel Henrique Santos Masioli, de 28 anos, que é filho de um pastor evangélico, foi preso ao confessar que assassinou a amante, Antonieli Nunes Martins, com uma facada no pescoço após ela informar que estava grávida. Em depoimento, ele afirmou que mantinha um relacionamento extraconjugal com a colega de trabalho havia 10 meses. O caso ocorreu em Pimenta Bueno, Rondônia. As informações são do G1.

O técnico de informática afirmou que alugava uma casa na região para ele e Antonieli se encontrarem depois do expediente. E “algumas pessoas da empresa sabiam do nosso caso”.

Na última terça-feira (1°), a vítima disse que precisava ter uma conversa urgente com Gabriel e não poderia ser por chamada de vídeo.

Após o trabalho, os dois foram até a casa alugada e “ela pegou uma caixinha no guarda-roupas e dentro havia uma roupa de bebê e um teste de gravidez com resultado positivo”.

Segundo Gabriel, ele não tinha dúvidas de que o bebê era dele e disse para Antonieli que iria assumir a paternidade. Apenas pediu um prazo, até sexta-feira (4), para contar à esposa e à família que tinha um relacionamento extraconjugal.

Na quarta-feira (2), Gabriel pediu para ver a vítima. Os dois se encontraram, conversaram e, enquanto estavam deitados na cama, o rapaz a imobilizou com um golpe mata-leão.

“Ela estava deitada no meu braço esquerdo, de costas pra mim, quando do nada dei um mata-leão, imobilizando-a também com as pernas. Ela se debateu e lutou contra a própria morte”, disse o técnico de informática em depoimento.

Ressaltou que só parou de aplicar o golpe quando sentiu o braço dormente, “de tanta que eu havia apertado o pescoço dela”.

Na sequência, Gabriel se sentou no chão e começou a chorar. Nesse momento, ele percebeu que Antonieli ainda estava viva.

Então, ele foi até a cozinha, pegou uma faca e enfiou no pescoço da vítima.

Na quinta-feira (3), familiares de Antonieli foram até a casa alugada por Gabriel após não terem notícias da vítima. Quando chegaram ao local, eles encontraram o seu corpo em cima da cama.

Na sexta-feira, Gabriel se apresentou na delegacia e relatou que jogou a faca, o celular da vítima e o teste de gravidez em um rio da região.

Luís Eduardo interdita ruas para asfaltar.

Em função de recapeamento asfáltico na Rua São Francisco, Rio de Janeiro e Rondônia serão interditadas a partir de amanhã (08)

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Superintendência de Trânsito (Sutrans), informa que em função do início do recapeamento da Rua São Francisco (trecho da Avenida Salvador, no Mimoso I), que inicia amanhã (08), algumas alterações serão necessárias.

A partir das 6h da manhã desta terça, serão interditadas as ruas Rio de Janeiro e Rondônia, até o término dos serviços

A Sutrans orienta o motorista a procurar vias de acesso, para trafegar com segurança.

Em Luís Eduardo, vacina para todas as idades nesta terça-feira.

Continua nesta terça-feira (08), a aplicação da 1° e 3° doses da vacina contra o Covid-19, em Luís Eduardo Magalhães. Das 8h às 16h, no sistema Drive-Thru e na sede do antigo PROMATI, no bairro Santa Cruz.

1° dose
– Crianças de 5 a 11 anos.

– Pessoas a partir dos 12 anos de idade.

3° dose
Para maiores de 18 anos que receberam a segunda dose há quatro meses.

IMPORTANTE
Lembrando que a dose de reforço da Janssen será feita com a Pfizer.

Mercado de ações do Brasil reage bem à eleição de Lula.

O Financial Times diz que os investidores se animam com a perspectiva de eleição de Lula. No entanto, Estadinho, Globinho e outros continuam dizendo que não, como crianças birrentas se jogando no piso da loja de brinquedos.

Financial Times, fundado em 1888 em Londres, tem uma leitura média diária de 2,2 milhões de pessoas em todo o mundo. O site FT.com tem 4,5 milhões de usuários registrados e mais de 285.000 assinantes digitais, bem como 600.000 usuários pagantes. O FT chinês tem mais de 1,7 milhão de usuários registrados.

Prefeitura vai levar vacinação para os bairros mais afastados do centro, nos dias 08 e 10 de fevereiro.

Os moradores do bairro Sol do Cerrado e Vista Alegre, em Luís Eduardo Magalhães terão a oportunidade de receber a imunização contra o Covid-19, mais perto de casa.

Nos dias 08 (Sol do Cerrado) e 10 de fevereiro (Vista Alegre), das 8h às 14h, uma ação promovida pela Prefeitura, numa parceria entre as secretarias de Saúde e Trabalho e Assistência Social, vai levar mais saúde à população.

Estarão disponíveis a 1° e 3° doses da vacina para pessoas acima dos 18 anos e crianças de 05 a 11 anos.

Critérios para vacinação infantil
Para ser vacinada, a criança deverá estar acompanhada pelos pais ou responsável
legal. Em caso de ausência dos pais ou responsável, a criança só será vacinada
mediante termo de autorização e acompanhada de um adulto.

Vale lembrar que após a imunização, a criança será observada por 20 minutos pela equipe de saúde.

Documentação necessária
Documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS atualizado e Caderneta de vacinação.

Confira a programação
– Dia: 08/02- Sol do Cerrado
Horário: 8h as 14h
Local: Descentralizada do Sol do Cerrado

– Dia: 10/02: Vista Alegre
Horário: 08h às 14h
Local: Descentralizada do  Vista Alegre

Dois ônibus se chocam de frente, um pega fogo e três pessoas morrem.

Dois ônibus da empresa São Mateus tentaram desviar de buracos na BA-120 e acabaram batendo de frente, na manhã desta segunda-feira (07/02), em um trecho entre os municípios de Retirolândia e Conceição de Coité.

Conforme a fonte do Informe Baiano, dois motoristas e uma passageira morreram carbonizados. Equipes da Polícia Militar e ambulâncias das secretarias de Saúde das cidades estão no local.

Governo e Legislativo federal desesperados para encontrar saída aos preços altos do diesel.

Caminhoneiro que fugia de postos de combustível sem pagar é condenado por  estelionato - Blog do Caminhoneiro

Inflação galopante em alimentos passa pelo custo dos fretes e dos combustíveis.

Os preços dos combustíveis vão continuar dominando a agenda de trabalhos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal nesta semana. Já são duas Propostas de Emenda Constitucional (PEC) nas casas para tratar do tema, devido à falta de coordenação política do governo federal.

— A primeira PEC, proposta pelo deputado Christino Aureo (PP/RJ) e elaborada na Casa Civil, de Ciro Nogueira (PP), retoma a promessa do presidente Jair Bolsonaro (PL) e dribla o ministro da Economia, Paulo Guedes, que tentava evitar a criação de um subsídio sem a necessidade de compensação de impostos federais. Ela autoriza União e estados a reduzir os impostos sobre “combustíveis e gás” entre 2022 e 2023.

— A segunda proposta, do senador Carlos Fávaro (PSD/MT), coloca na mesa a criação de um programa para subsidiar “diesel, biodiesel, gás e energia elétrica”, também sem necessidade de compensar a despesa com cortes de outros gastos. Extrapola o que vinha sendo discutido internamente para criação de um fundo para combustíveis ao retirar o subsídio da Lei de Responsabilidade Fiscal.

— Em entrevista ao Canal Livre, da Band, nesse domingo (6/2), o ministro Ciro Nogueira (PP) confirmou que o foco do governo é o diesel. “Sei que as pessoas sofrem com a questão da gasolina, mas o diesel é quem transporta os alimentos, quem transporta as pessoas nas grandes cidades. E nós faremos a nossa parte.”

— Nogueira disse ainda que o governo vai dar “também condições para que os governadores reduzam também, já que estão arrecadando tanto”.

— Os combustíveis têm sido uma queda de braço entre Bolsonaro e os governadores – que são acusados pelo presidente pelos sucessivos aumentos nas bombas. Contudo, os estados congelaram o valor do ICMS cobrado sobre gasolina e diesel por 90 dias – e renovaram o congelamento por mais 60 dias desde 31 de janeiro.

— O senador Carlos Fávaro disse, em entrevista à CNN, que sua proposta converge com o que propõe os governadores, de criação de um fundo de estabilização dos preços. Segundo ele, também é aderente à proposta do senador Jean Paul Prates (PT/RN), que sugere uma política para os combustíveis com base nesse fundo.

Secretaria de Meio Ambiente realiza resgate de animais silvestres.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Meio Ambiente oferece o importante serviço de resgate e encaminhamento de animais silvestres no município.

Lobos-guará, macacos sagui, veados, cobras, papagaios e corujas são frequentemente resgatados pela equipe técnica da Secretaria.

Nas ações de resgate, o animal é avaliado e se estiver com algum ferimento, é encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/INEMA).

Nos casos em que o animal está em perfeita condição de saúde, é conduzido para soltura em seu habitat natural.

A Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) prevê, em seu artigo nº 29, punições a quem mantêm espécies nativas em casa: Pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

A recomendação para a população é que ao encontrar um animal silvestre fora de seu habitat natural, sendo comercializado, mantido em cativeiro ou ferido, informe a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone: (77) 3628-3800.

Argentina assina protocolo de ingresso nas Novas Rotas da Seda.

O avião sino-paquistanês JF-17 pode estar incluído no acordo comercial entre China e Argentina. Os argentinos se ressentem da perda de 47 aeronaves na guerra das Malvinas e do bloqueio da Inglaterra a todo tipo de arma desde então.

China e Argentina assinaram neste domingo (6) um protocolo de acordo permitindo a entrada do país sul-americano nas Novas Rotas da Seda, um ambicioso projeto de Pequim lançado sob a liderança de seu presidente Xi Jinping.

A iniciativa Novas Rotas da Seda visa melhorar as relações comerciais entre Ásia e os demais continentes através da construção de portos, ferrovias, aeroportos ou parques industriais.

Essas infraestruturas devem permitir que a China acesse mais mercados e abra novos caminhos de expansão para suas empresas.

Por ocasião de uma visita a Pequim para os Jogos Olímpicos de Inverno, inaugurados na sexta-feira passada, o presidente argentino Alberto Fernández foi recebido neste domingo por seu colega Xi Jinping.

Ambos os chefes de Estado assinaram um acordo para “promover conjuntamente a construção” de Novas Rotas da Seda, disse a televisão pública CCTV.

O acordo formaliza a entrada da Argentina nas Novas Rotas da Seda, bem como na “Rota da Seda Marítima do Século XXI”, para desenvolver a cooperação econômica, promover ações e projetos que aprofundem as relações entre os dois países e fortaleçam a conectividade regional, segundo o texto divulgado após a assinatura do acordo.

A China assinou acordos relacionados a esta iniciativa com cerca de 150 países.

De acordo com o Ministério do Comércio, as empresas chinesas investiram mais de 20 bilhões de dólares (17.4 bilhões de euros) em projetos relacionados com as Novas Rotas da Seda no ano passado.

China e Argentina assinaram neste domingo (6) um protocolo de acordo permitindo a entrada do país sul-americano nas Novas Rotas da Seda, um ambicioso projeto de Pequim lançado sob a liderança de seu presidente Xi Jinping.

A iniciativa Novas Rotas da Seda visa melhorar as relações comerciais entre Ásia e os demais continentes através da construção de portos, ferrovias, aeroportos ou parques industriais.

Essas infraestruturas devem permitir que a China acesse mais mercados e abra novos caminhos de expansão para suas empresas.

Por ocasião de uma visita a Pequim para os Jogos Olímpicos de Inverno, inaugurados na sexta-feira passada, o presidente argentino Alberto Fernández foi recebido neste domingo por seu colega Xi Jinping.

Ambos os chefes de Estado assinaram um acordo para “promover conjuntamente a construção” de Novas Rotas da Seda, disse a televisão pública CCTV.

O acordo formaliza a entrada da Argentina nas Novas Rotas da Seda, bem como na “Rota da Seda Marítima do Século XXI”, para desenvolver a cooperação econômica, promover ações e projetos que aprofundem as relações entre os dois países e fortaleçam a conectividade regional, segundo o texto divulgado após a assinatura do acordo.

A China assinou acordos relacionados a esta iniciativa com cerca de 150 países.

De acordo com o Ministério do Comércio, as empresas chinesas investiram mais de 20 bilhões de dólares (17.4 bilhões de euros) em projetos relacionados com as Novas Rotas da Seda no ano passado.

As diferenças dos sintomas de dengue, chikungunya e zika.

Aedes aegypti - dengue, zika e chikungunya - Secretaria da Saúde

Embora dengue, chikungunya e zika sejam causadas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, as três doenças têm suas particularidades. O sanitarista Claudio Maierovitch explica que é muito difícil diferenciá-las ainda nos primeiros dias. Mas que, com o passar do tempo, elas vão “dando a sua cara”.

Ele diz que a dengue, com a qual o Brasil já convive há quatro décadas, em geral, começa com febre alta, dor de cabeça intensa, principalmente atrás dos olhos, dores no corpo e indisposição muito grande. “Eventualmente, pode ter manchas na pele e algumas dores articulares”, completa.

Moradora do município de Tamboril, no interior do Ceará, a dona de casa Antonia Edilene conta que teve dengue e sofreu com a febre, dores de cabeça e muita dor no corpo. Até se recuperar da doença, levou quase um mês, ela afirma. “Eu fui ao médico várias vezes. Fiquei mais ou menos um mês doente. Ele passava remédio, eu tomava, melhorava, e logo voltava a sentir todas as dores de novo. Eu fiquei tão doente, que não tinha força para comer, nem andar. Fiquei mais de um mês deitada, não conseguia me sentar”, lembra.

O sintoma mais marcante da chikungunya são as dores nas articulações, ou no termo popular “as juntas”, diz Maierovitch. “Joelho, cotovelo, tornozelo e articulações entre os dedos das mãos muitas vezes ficam inchados. Às vezes fica difícil a pessoa andar, há uma tendência da pessoa ficar curvada porque dói um pouco menos. É uma doença que, em geral, deixa a pessoa imobilizada na cama durante alguns dias e pode durar um bom tempo”, detalha.

A infecção por zika vírus, por sua vez, costuma vir sem febre ou com febre baixa. Segundo o especialista, a principal característica são as manchas vermelhas pelo corpo, que causam coceira. “Pode também ter dores articulares, dores não tão fortes como a do chikungunya e costuma durar um tempo menor. Uns três a quatro dias com essas manchas e com coceira, e a doença já vai embora.”

Tratamento para dengue, zika e chikungunya

É importante ficar atento ao desenvolvimento desses sintomas, pois essas doenças podem apresentar-se de forma grave. Se a febre não passar, se a pessoa tiver tonturas, falta de ar, dor na barriga ou algum tipo de sangramento deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível. O tratamento para essas enfermidades passa por hidratação intensa, com muita ingestão de água, e pelo uso de analgésicos, como paracetamol e dipirona.

“É um tratamento muito acessível, muito fácil e muito seguro também, desde que a pessoa respeite as doses máximas que constam nas bulas dos medicamentos”. 

Posso passar dengue, chikungunya ou zika para alguém?

Diferentemente da Covid-19, a dengue não é transmissível de pessoa para pessoa. A forma mais comum de transmissão das três arboviroses é pela picada do mosquito Aedes aegypti. No entanto, há uma exceção, explica Claudio Maierovitch. “Pode acontecer, em especial no caso de zika, a transmissão pela via sexual.

Daí também uma razão a mais para que durante este período as pessoas se protejam para o sexo, especialmente com o uso da camisinha”, orienta. O zika vírus pode ser transmitido na gestação, da mãe para o feto, e pode causar má formações congênitas no bebê, como a microcefalia.

Fonte: Brasil 61

Você está comendo e inalando plástico sem perceber.

Mais de 1,5 mil espécies de animais sofrem com ingestão de microplásticos; cientistas buscam entender efeitos no corpo humano.

Tempestade traz plástico e microplástico para areias de praia da Itália: mundo produz cerca de 400 milhões de toneladas de plástico por anoTempestade traz plástico e microplástico para areias de praia da Itália: mundo produz cerca de 400 milhões de toneladas de plástico por ano Foto: Alfonso Di Vincenzo/Getty Images

Edison Veiga e Eduardo Geraque, colaboração para a CNN

Olhe ao seu redor. Das embalagens do delivery à caneta sobre sua mesa, passando por partes do seu celular, é plástico por todo lado. Esse incrível material, feito geralmente a partir de petróleo, além de prático, promove uma sensação de assepsia mais que bem-vinda em tempos pandêmicos.

Mas há um imenso desafio no uso desvairado do plástico. A maior virtude do material é também seu maior defeito: ele é descartável. E seu descarte é feito de forma incorreta na maior parte do tempo. Falando apenas de Brasil, o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, atrás dos Estados Unidos, China e Índia: são 11,3 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente por aqui, mas apenas 1,28% disso foi reciclado. No mundo, são aproximadamente 400 milhões de toneladas anuais, com reciclagem de menos de 10%.

Então, é preciso falar sobre os microplásticos, os fragmentos do material que podem ser microscópicos ou chegar a até 5 milímetros. Ingeridas por animais, essas partículas acabam entrando na cadeia alimentar. Desprendidas das embalagens, elas grudam em partículas poluentes. E chegam, claro, ao ser humano. Você pode não perceber, mas está comendo e inalando plástico.

Não adianta simplesmente vilanizar o plástico. “É um material fantástico. Leve, durável, não sofre influência de microorganismos no curto e médio prazo. Isso o torna ideal para, por exemplo, estocar alimentos”, pontua à CNN o biólogo Magno Botelho Castelo Branco, especialista em ecologia ambiental e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “O advento do plástico também serviu para reduzir a pressão sobre outros recursos naturais, como a madeira e o marfim dos elefantes.”

Mas cientistas buscam entender agora os efeitos desse material no corpo humano e no meio ambiente. E os primeiros resultados de estudos não são positivos.

Humanos plastificados

Por mais que as estimativas indiquem que uma pessoa possa engolir o equivalente a um cartão de crédito por ano em microplásticos, grande parte disso acaba saindo pelo intestino ou pela uretra. O que não significa que os especialistas em estudos toxicológicos não estejam interessados nos efeitos adversos que as partículas – que podem ser lançadas no meio ambiente a partir dos desgastes dos pneus, por exemplo, ou pelo uso da máquina de lavar – podem ter no corpo humano. Na verdade, as pistas que já existem e mostram uma realidade que merece atenção.

Idosa recebe carinho de parente com luvas plásticasIdosa recebe carinho de parente com luvas plásticas para evitar contágio da Covid-19. Não adianta ‘vilanizar’ o plástico. Ele polui, mas também é útil, especialmente em tempos de pandemiaFoto: Antonio Masiello/Getty Images

Estudos atestam cada vez mais como os microplásticos se relacionam, de forma até bastante íntima, com o corpo humano. Dados publicados em várias partes do mundo mostram as partículas presentes na água da torneira, na atmosfera de Londres, no leite materno e na urina dos bebês.

No caso das crianças, as pesquisas estimaram que o processo usado para esterilizar as mamadeiras acaba desprendendo milhões de partículas de microplásticos e trilhões de estruturas ainda menores, os chamados nanoplásticos, com dimensões menores do que um fio de cabelo. Os dois tipos de estruturas são engolidas com o leite.

O sistema respiratório pode ser afetado também. “Sabemos por estudos ocupacionais, em que funcionários são expostos a concentrações de fibras plásticas, que existe nesses casos um efeito deletério sobre a saúde pulmonar”, afirma Luís Fernando Amato-Lourenço, pesquisador ligado à Faculdade de Saúde Pública da USP. A pressão dos plásticos sobre o sistema respiratório dos trabalhadores se revela em manifestações inflamatórias e doenças intersticiais, que afetam o pulmão a ponto de causar falta de ar, tosse e até fibrose do tecido pulmonar.

O grupo de Amato-Lourenço, liderado pela professora Thais Mauad, acaba de demonstrar, de forma inédita em nível mundial, que os microplásticos podem atingir o tecido pulmonar humano. Micropartículas menores que 16,8 micrômetros (1 micrômetro equivale a 0,001 mm) estavam em 13 das 20 amostras de pulmão, frutos de biópsias realizadas com ex-moradores de São Paulo.

Segundo Amato-Lourenço, é importante lembrar que no pulmão os plásticos são duplamente bioresistentes. “As partículas podem ficar presas por um longo período no local. O organismo reconhece o plástico como algo estranho, mas tem dificuldade de se livrar dele. Quanto maior a quantidade inalada, maior tende a ser o problema na saúde”, afirma o pesquisador.

Além de serem criados pelo desgaste e decomposição das formulações plásticas existentes, os microplásticos podem ser adicionados de forma intencional a produtos da vida cotidiana, como cosméticos e substâncias abrasivas de limpeza, conforme explicou o pesquisador norueguês Dick Vethaak, da Deltares & VU University, em um artigo na Science em fevereiro.

Essas pequenas partículas plásticas podem ter várias formas, como esferas, fragmentos, fibras, espuma e filmes. “No meio ambiente, o microplástico se liga a outros poluentes também, como compostos orgânicos que saem do escapamento dos veículos, metais pesados, entre outros. Além da partícula de plástico, portanto, nós inalamos também poluentes agregados a ela”, diz Amato-Lourenço.

Outro avanço científico importante, também perseguido pelos grupos debruçados sobre o tema, é tentar entender até que ponto a dose de microplástico recebida pelo corpo humano pode se transformar em veneno, afirma Dick Vethaak. “Embora se espere que a poluição do plástico e a exposição a partículas de plástico continuem a aumentar globalmente, ainda não sabemos o quanto disso penetra realmente em nossos corpos”, diz o pesquisador radicado em Amsterdam.

Ao ser ingerido ou inalado, além de poder ser absorvido por vários órgãos e danificar as células ou deflagrar reações inflamatórias ou imunológicas, as pequenas partículas plásticas podem servir ainda de fonte para outros seres indesejados. “Elas podem abrigar micróbios e germes nocivos para resistência a antibióticos ou liberar compostos químicos, levando-os diretamente para o nosso corpo”, afirma o pesquisador holandês.

À deriva num mar de plástico

Em artigo publicado pela revista científica Science Advances em julho de 2017, os pesquisadores Roland Geyer, Jenna R. Jambeck e Kara Lavender Law fizeram a assombrosa soma: no total, o ser humano já produziu 8,3 bilhões de toneladas do material. Em outras palavras, todos os anos a humanidade coloca em circulação mais plástico do que o peso somado de todos os seres humanos vivos juntos.

Os cientistas concluíram que desse imenso total, 2,5 bilhões de toneladas correspondem ao plástico em uso — nunca descartados nem reciclados. Quase 5 bilhões foram descartados como lixo. E apenas 600 milhões estão num ciclo de reciclagem, ou seja, depois de inutilizados, voltam como outros produtos.

Plástico não é uma coisa só e isto é bastante óbvio. Basta ver a diferença entre uma sacola de mercado, um cano de PVC, o botão da sua camisa e o acetato da armação dos seus óculos.
Os tempos de deterioração variam também e as estimativas mais recorrentes calculam que sejam necessários 400 anos, em média, para que o material seja completamente absorvido pela natureza.

Essa permanência no ambiente leva o plástico a ser ingerido por animais e humanos. Principal autor de um estudo recém-publicado pela revista Science, o biólogo Robson Guimarães dos Santos, professor da Universidade Federal de Alagoas, afirma que já há registros de ingestão de plásticos por mais de 1,5 mil espécies de animais, “de minhocas a elefantes, de zooplânctons a baleias”. “O plástico está contaminando diversos ramos da árvore da vida”, diz ele à CNN.

Sacola plástica flutua em meio a cardume de peixes no mar do Egito
Sacola plástica flutua em meio a cardume de peixes no Mar Vermelho. Foto: Andrey Nekrasov/Getty Images

Continue Lendo “Você está comendo e inalando plástico sem perceber.”

Distribuidoras têm novo aumento da gasolina e do diesel na Bahia.

Sobre a Refinaria de Mataripe na Bahia e o Parque de refino da Petrobras -  Attila Barbosa - Brasil 247

A Acelen determinou novo aumento dos combustíveis, sábado (05/02), para as distribuidoras. É o quarto do ano em menos de 40 dias e, desta vez, o reajuste praticado pela operadora da Refinaria Mataripe foi de R$ 0,11 para a gasolina e o diesel.

“Esses aumentos constantes da Acelen estão inviabilizando a economia baiana e penalizando o consumidor, que está sentindo o galopar dos preços, refletindo numa redução drástica do consumo”, declara o presidente do Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia), Walter Tannus Freitas.

Os preços praticados pela Acelen são os mais elevados do país e nos últimos 12 meses os postos já demitiram mais de 6.000 trabalhadores. 

Segundo Tannus, a tendência é de mais demissões, principalmente nos postos de rodovias, que compram óleo diesel mais caro do país, sem condições de competir com os postos dos Estados vizinhos, onde o ICMS é mais baixo.

Confira como será a vacinação contra o Covid-19, nesta segunda-feira (07), em Luís Eduardo Magalhães.

Estarão disponíveis a 1° e a 3° doses da vacina contra o Covid-19, nesta segunda-feira (07), em Luís Eduardo Magalhães. Das 8h às 16h, no sistema Drive-Thru e na sede do antigo PROMATI, no bairro Santa Cruz.

1° dose
– Crianças de 5 a 11 anos.

– Pessoas a partir dos 12 anos de idade.

3° dose
Para maiores de 18 anos que receberam a segunda dose há quatro meses.

IMPORTANTE
Lembrando que a dose de reforço da Janssen será feita com a Pfizer.

Polícia Federal vê relação de esquema de lavagem de megatraficante com garimpo ilegal e criptomoedas.

Cabeça Branca, preso em 2017 pela Polícia Federal.

Por Fábio Zanini, da Folha.

A investigação da Polícia Federal sobre o esquema de lavagem de dinheiro por trás do megatraficante Luiz Carlos da Rocha, o Cabeça Branca, descobriu a relação de pessoas envolvidas no narcotráfico com alvos de apurações sobre garimpo ilegal e crime com criptoativos.

A informação está no relatório da PF que embasou as operações Fluxo Capital e Caixa Fria, deflagradas na quinta (3). Como mostrou a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, um dos alvos é Clóvis Miller Júnior, cujas empresas e pessoas ligadas direta e indiretamente movimentaram R$ 4 bilhões.

Segundo a PF, as características que unem as pessoas alvos da apuração são a movimentação financeira em volume superior ao faturamento, recebimento de grande volume de depósitos em espécie, contrapartes ligadas à comercialização de ouro em áreas de garimpo e envolvidas com crimes relacionados a criptoativos.

Fernando Trevisan, um dos alvos, mantêm sociedade com um empresário preso pela própria PF em uma investigação sobre garimpo em Mato Grosso.

“Tendo em vista suas relações com Ricardo Altran, que já foi preso por comprar ouro de garimpo ilegal, podemos inferir que o dinheiro recebido por Fernando também tenha origem ilícita relacionada ao ouro ilegal comercializado no estado do Mato Grosso”, diz a PF.