A manifestação contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Rio de Janeiro tomou quase toda a avenida Presidente Vargas, no centro, na manhã de hoje (24). Ao menos cinco quarteirões da via foram ocupados pelo protesto. Chamados de #24JForaBolsonaro, os protestos ocorrem em outras cidades do país.
Além do Rio, quinze capitais já tiveram manifestações neste sábado: Maceió, Recife, São Luís, Salvador, João Pessoa, Teresina, Belém, Palmas, Boa Vista, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba. Em São Paulo, a concentração do ato contra o presidente ocorreu a partir das 16h.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães está oficialmente inscrita no Programa Titula Brasil do Governo Federal
“Essa é uma parceria entre o INCRA, Luís Eduardo e a prefeitura de Barreiras”, disse o diretor de Agricultura de LEM, Kenni Henke.
Danilo Henrique, secretário de Governo e interino de Agricultura, que na semana passada se reuniu com o diretor Presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira, falou sobre a adesão.
“Em Salvador fomos buscar investimentos para os piscicultores do Assentamento. Além da titulação, a possibilidade deles terem renda é fundamental para a dignidade dessas famílias”, pontuou.
Para o prefeito Junior Marabá, essa adesão é importante para regularizar e garantir o direito à terra, de pessoas que vivem sem documentação há mais de 20 anos.
“Depois de 25 anos está mais perto essa conquistas da titularização das terras do Assentamento Rio de Ondas”, comemorou.
O objetivo do Titula Brasil é ampliar a regularização e a titulação dos projetos de Reforma Agrária do INCRA ou terras públicas federais, sob domínio da União ou do INCRA, passiveis de regularização fundiária.
Original de Vinicius Sassine, para a Folha de São Paulo, com edição de O Expresso.
Um empresário próximo ao deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, é apontado como sócio oculto da empresa que deu garantia irregular para compra da vacina indiana Covaxin.
Marcos Tolentino da Silva, cujo empreendimento mais conhecido é uma rede de TV em Curitiba, é alvo de ação de cobrança na Justiça em São Paulo por uma dívida de R$ 832 mil. Uma construtora cobra Tolentino e sete empresas que, segundo a ação, o teriam como sócio oculto.
Entre elas está a FIB Bank Garantias S.A., usada pela intermediadora do negócio da Covaxin, a Precisa Medicamentos, para oferecer “carta de fiança” ao Ministério da Saúde.
A garantia oferecida no contrato, de R$ 1,61 bilhão por 20 milhões de doses, é do tipo fidejussória, pessoal, e não está prevista no documento assinado entre Precisa, Bharat Biotech e ministério.
O instrumento para cobrir 5% do contrato, no valor de R$ 80,7 milhões, deveria ser fiança bancária, seguro-garantia ou caução em dinheiro ou títulos da dívida pública, como consta no contrato.
A “carta de fiança” foi apresentada dez dias após o fim do prazo. O ministério incluiu a garantia fidejussória no sistema de pagamentos do governo como se fosse seguro-garantia. As irregularidades foram reveladas pelo jornal Folha de S.Paulo.
Agora, surgem suspeitas de que a FIB Bank teria um sócio distinto dos que aparecem nos registros oficiais, sendo ele próximo a Barros. O parlamentar tem relação com as suspeitas da Covaxin, segundo afirmação que teria sido feita pelo próprio Bolsonaro ao ser avisado sobre as irregularidades.
Bolsonaro, Barros e Tolentino aparecem em foto publicada pelo deputado em suas redes sociais no último dia 13.
Já em 20 de janeiro, Barros intermediou para o empresário uma reunião no Ministério das Comunicações com o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Salvadori.
Com base nos registros da Receita Federal, a reportagem constatou que o endereço da Rede Brasil de Televisão, emissora de Tolentino, é o mesmo de uma das duas acionistas da FIB Bank, a Pico do Juazeiro Participações. O endereço dos CNPJs é rua Francisco Rocha, 198, Batel, em Curitiba.
A segunda acionista da FIB, a MB Guassu Administradora de Bens Próprios, tem o mesmo número de telefone do escritório de advocacia de Tolentino. O endereço é o mesmo, segundo registros públicos.
Empresas no nome de Ricardo Benetti, um dos sócios da Pico do Juazeiro, pertenceriam na verdade a Tolentino, segundo ação de cobrança ajuizada pela construtora GCI.
A ação, assinada pelo advogado Rafael D’Errico, reproduz procuração dada por essas empresas a Tolentino, com amplos poderes para ele abrir e movimentar contas.
O telefone informado à Receita como da FIB Bank também é o de uma das empresas de Benetti. Seu nome está na denominação do escritório de advocacia de Tolentino: Benetti & Associados Gestão Tributária Empresarial.
“Não possuo qualquer participação na sociedade [da FIB Bank], que possui autonomia própria, não havendo qualquer ingerência da minha parte nos negócios da empresa”, disse Tolentino à reportagem. “Não sou sócio oculto da empresa.”
A FIB Bank presta serviços de garantias a clientes de seu escritório, diz. Uma acionista e seu escritório estão num mesmo prédio, mas em conjuntos distintos, afirmou.
“Tal proximidade se deve ao fato de o escritório jurídico ter se utilizado dos serviços prestados pelo FIB Bank, desde que este iniciou suas operações, permanecendo ainda os números de telefone da época como canal de atendimento dos clientes”, disse. A cobrança da construtora GCI é indevida e a dívida cobrada já está quitada, afirmou.
A FIB Bank foi acionada ainda em razão de suspeita de fraude envolvendo os nomes dos primeiros sócios. Geraldo Rodrigues Machado e Alexandra Pereira de Melo foram colocados como antigos sócios, mas eles negam. Cada um moveu uma ação na Justiça em São Paulo dizendo ter sido vítima de fraude.
Machado afirmou morar no sertão de Alagoas e ter descoberto que seu nome foi usado ao tentar sacar um seguro-desemprego. Melo passou a receber cobranças indevidas, se viu num inquérito policial e teve a concessão do Bolsa Família encerrada.
No caso dela, a Justiça declarou inexistência da relação jurídica, anulou registros e fixou R$ 20 mil por danos morais. Constatou-se que a assinatura usada é distinta da de Melo, conforme decisão judicial.
A ação de cobrança contra a FIB Bank diz que o terreno de Curitiba tido como principal patrimônio, usado para justificar capital de R$ 7,5 bilhões, é um quarto do informado. Além disso, conforme a ação, laudo aponta que é loteamento clandestino, com indício de que seja uma invasão.
“Inexiste qualquer empresa ou pessoa física oculta, tampouco identidade de endereço e telefone com a pessoa de Marcos Tolentino da Silva”, disse a FIB Bank em nota.
“A companhia já se valeu de empresas para a intermediação de suas operações, dentre as quais a Benetti Representações, sem exclusividade […], se valendo do telefone dos parceiros para contato e aproximação com clientes.”
A empresa disse que a dívida cobrada na Justiça já está paga. “A relação com Marcos Tolentino da Silva e as empresas que ele representa são meramente comerciais. Por questões contratuais, de compliance, as informações negociais são protegidas por sigilo.”
Não houve fraude envolvendo nomes de sócios anteriores e o patrimônio da empresa está lastreado em bens imóveis, afirmou. Segundo a nota, as tratativas com a Precisa se deram entre empresas, sem intermediários, e a garantia oferecida é regular.
A reportagem não localizou o empresário Ricardo Benetti.
À reportagem, via assessoria, Barros não respondeu se levou Tolentino ao Planalto. “Tolentino é dono da Rede Brasil de Televisão e por isso estava no evento.” A agenda nas Comunicações serviu para “acompanhar protocolos que envolvem sua rede de televisão”.
O líder do governo na Câmara afirmou desconhecer informações sobre participação oculta do empresário na FIB Bank. “Tolentino tem emissoras de televisão no Paraná e o conheço deste setor. Também é advogado com trabalho reconhecido.”
Tolentino disse que Barros “é um conhecido há muitos anos”. O empresário confirmou ter comparecido a órgãos públicos, com a participação de autoridades que incluem o presidente da República. O assunto, segundo ele, foi marcos regulatórios do setor de telecomunicações.
“Conheço o presidente desde que ele era deputado federal, mas não possuo amizade pessoal”, disse o empresário. O encontro no Planalto foi “meramente casual”, segundo ele.
Tolentino confirmou ter pedido a Barros uma agenda no Ministério das Comunicações, uma “especial gentileza”.
Foto de geada na Serra Catarinense, na terça-feira (20)Imagem: Mycchel Legnaghi/ Agência de notícias São Joaquim on line.
Uma massa de ar frio intensa pode causar a temperatura mais baixa do século no Brasil. Nos locais mais extremos da região Sul, a sensação térmica pode chegar a -25°C, com alta probabilidade de neve, segundo a MetSul Meteorologia.
Os estudos divulgados pela empresa de meteorologia ainda são preliminares e devem ser confirmados neste final de semana ou na segunda-feira (26). A massa de origem polar intensa deve começar entre terça e quarta-feira da próxima semana e se estender até o final da semana.
País contabiliza 548.420 óbitos e 19.630.273 casos de coronavírus, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde. São, em média, 1.131 mortos por dia pela doença.
O Brasil registrou 1.286 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta sexta-feira (23) 548.420 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.131 – o menor registro desde o dia 24 de fevereiro (quando estava em 1.129). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -14% e aponta tendência de estabilidade.
Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta sexta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
Veja a sequência da última semana na média móvel:
Sábado (17): 1.196
Domingo (18): 1.245
Segunda (19): 1.224
Terça (20): 1.197
Quarta (21): 1.170
Quinta (22): 1.155
Sexta (23): 1.131
De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel de mortes acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.
Nenhum estado apresentam tendência de alta nas mortes.
Em Roraima, o município de Boa Vista não enviou os dados de óbitos na data de 23/07, portanto os dados são referentes ao dia 22/07/2021.
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 19.630.273 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 106.181 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 46.268 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de 0% em relação aos casos registrados na média há duas semanas.
Em seu pior momento, a curva da média de diagnósticos chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho.
Foram divulgados mais 62 óbitos no RS, identificados nas últimas 24 horas, mas ocorridos entre 1º e 22 de julho, exceto seis de datas anteriores. No entanto, o total de casos sofreu um aumento de 64.056 novos registros.
Do G1.globo.com com dados do Consórcio de Veículos.
Os parques eólicos do Brasil registraram ontem mais um recorde histórico! A geração média de energia foi de 11.399 MW, ou seja, “102% da demanda do Nordeste.” Em alguns momentos, a produção atingiu 106% do consumo, fazendo com que a energia eólica pudesse até ser exportada, sem concorrência de energia solar, hidráulica e termo-elétrica.
Neste momento, 20h05m, horário de pico do consumo, este é o quadro de geração e carga no Nordeste.
Como se pode ver, a geração eólica continua superando a demanda, o que permite a exportação de 6.157,7 Megawatts para outras regiões do País.
Greve dos caminhoneiros em maio de 2018, em Luís Eduardo Magalhães, um dos maiores polos de demanda de transportes rodoviários da Bahia.
De Amanda Pupo, no Estadão
A ameaça de uma nova paralisação de caminhoneiros, programada para ocorrer a partir da meia-noite de domingo, 25, não preocupa o governo federal. Mais uma vez, a avaliação é de que o movimento deve ser apenas pontual, sem que haja uma adesão da categoria, segundo apurou o Estadão/Broadcast. A mobilização é organizada por algumas entidades, com destaque para o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC).
Em nota, o Ministério da Infraestrutura afirmou que o CNTRC não é entidade de classe representativa para falar em nome do setor do transporte rodoviário de cargas autônomo. “O MInfra reforça a necessidade de entender o caráter difuso e fragmentado de representatividade do setor, seja regionalmente, seja pelo tipo de carga transportada, antes de divulgar qualquer informação referente à categoria”, afirmou a pasta em nota.
Nesta sexta-feira, 23, a ideia da paralisação também ficou mais fragilizada após a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava) informar que não vai participar do movimento. O presidente da associação, Wallace Landim, conhecido como Chorão, disse que existe um descontentamento grande do segmento, mas que “não há adesão de 100% da categoria neste momento”.
A nova ameaça de greve vem após alguns representantes da classe tentarem organizar uma paralisação no início do ano, que acabou não tendo força. Uma das pautas principais, que se mantém nas mobilizações atuais, foi o preço considerado elevado do óleo diesel. Na ocasião, o diagnóstico do governo foi o mesmo, de que o movimento não teria adesão importante.
Nos bastidores, integrantes do governo avaliam que a greve de 2018, que causou grandes impactos na economia, só foi à frente pela mobilização das empresas de transporte. Sem essas companhias, caminhoneiros autônomos não teriam conseguido paralisar o País.
Na nota divulgada sobre o movimento deste domingo, o Ministério da Infraestrutura afirmou ser necessário entender o “caráter difuso e fragmentado de representatividade do setor”. “Nenhuma associação isolada pode reivindicar para si falar em nome do transportador rodoviário de cargas autônomo e incorrer neste tipo de conclusão compromete qualquer divulgação fidedigna dos fatos referentes à categoria”, disse o ministério.
O presidente da CNTRC, Plínio Dias, disse ao Estadão/Broadcast na última terça-feira, 20, que a mobilização começa no dia 25 e que a adesão pode crescer na segunda-feira e nos dias subsequentes.
A entidade afirma já ter apresentado 387 ofícios ao governo desde o começo do ano com as reivindicações dos caminhoneiros, como o fim da política de Preço de Paridade de Importação (PPI) da Petrobras para combustíveis, maior fiscalização nas estradas para cumprimento do piso mínimo de frete e a aposentadoria especial para os motoristas. Segundo o representante, a pauta é a mesma da paralisação do início de 2021. “Até o presente momento, o governo e as pastas cabíveis não chamaram para conversar”, disse.
Na manhã desta sexta-feira, 23, pouco depois das 9h, um motociclista identificado como Camilo Batista, de 21 anos, ficou ferido após se envolver em um acidente de trânsito na rua São Francisco, cruzamento com a rua Florianópolis, no bairro Jardim Sol Nascente, na cidade de LEM.
De acordo com informações da Superintendência de Transportes e Trânsito (SUTRANS), o motociclista trafegava pela rua São Francisco, sentido o bairro Mimoso I, quando foi surpreendido pelo Ford Focus que trafegava pela rua Florianópolis.
Ferido, o motociclista foi socorrido por uma equipe do SAMU para a UPA com suspeita de fratura fechada no pé esquerdo. Agentes da SUTRANS registraram a ocorrência.
Na manhã desta sexta-feira, 23, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado – do Cerrado realizava o patrulhamento preventivo no bairro Jardim das Oliveiras, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, quando foi informada via Disque-Denúncia, que um indivíduo, supostamente autor de crimes no estado de Goiás e que estaria com mandado de prisão em aberto, estava circulando naquela localidade.
A guarnição realizou uma incursão no bairro e localizou o suspeito, que resistiu à abordagem, dando início a uma troca de tiros que culminou com o próprio alvejado, e apesar de socorrido à unidade de saúde, não resistiu aos ferimentos e evoluiu a óbito.
Abigobal. Zé Mané. Zé Ruela. Abestalhado. Otário da bocona. Mané de bota. Chupa-cabra. Cri-cri. Malassombro. Mequetrefe. Frouxo. Rascunho do mapa do inferno. Fi dum que ronca e fuça. Fi da peste. Orelha seca. Pangaré. Catingoso. Fedorento. Peidão. Mistura de jabaculê com cobra d’água. Cara de tabaco. Tabacudo. Zarolho. Ratoeira. Requengelo. Malacabado. Xexeiro. Infeliz das costa oca. Cão dos inferno. Cachorro da moléstia. Sapo cururu. Chibata. Carai de asa. Asilado. Sibito baleado. Bocoió. Cara de fuinha. Mamulengo. Piranqueiro. Amarrado. Bicho véi leso. Catarrento. Arengueiro. Zambeta. Zureta. Xoxo. Peste bobônica. Bexiga lixa. Bexiga taboca. Goguento. Cara de butico. Bexiguento. Troncho. Sobejo. Afolosado. Batoré. Bisonho. Brebote. Espinhela caída. Fuleiro. Folote. Fubento. Malamanhado. Miolo de pote. Fi duma égua. Mundiça. Roscói. Truscui. Despombado. Inhaca. Cambão. Encangado com Satanás. Gabiru. Mazela. Gasguito. Gastura no pé do bucho. Bucho de soro. Não tem no cu o que o priquito roa. Catrevagem. Do tempo do ronca. Doido bala. Catraia. Cão chupando manga. Febre do rato. Febre tife. Não vale um cibazol. Besta amojada. Desmilinguido. Peitica. Ingembrado. Não dá um prego numa barra de sabão. Preguento. Presepeiro. Frangueiro. Topada no dedo mindinho. Cancro. Bicho véi paia. Donzelo. Cruzeta. Apombaiado. Peba. Fuleiragem. Aluado. Cu de novelo. Cu de boi. Miguezeiro. Cabrunco. Farrapeiro. Rafamé. Alma sebosa. Bocó. Mancoso. Morgado. Cabra bom de peia. Mouco das oiça. Bom pra rebolar no mato. Ariado. Bate fofo. Entojo. Abilolado. Xeleléu. Visagem do capeta. Velhaco. Tamborete de cabaré. Sem futuro. Saliente. Seborreia. Pomba lesa. Empata foda. Perebento. Ferida lambida. Papangu. Monga. Laurça. Buchada azeda. Maluvido. Grudento. Langanho. Juda. Garapeiro. Fi do cranco. Fi da gota serena. Fiofó de macaco. Resto de sulanca. Encruado. Cheio de verme. Engilhado. Encardido. Enjeitado. Cabuêta. Jaburu. Caxumbeiro. Virado no satanás. Aperreio no juízo. Filhote de lombriga. Marmota. Não vale o peido duma jumenta. Babão de milico. Papa-figo. Véi do saco. Cafuçu. Garapeiro. Inferno da pedra. Mói de chifre. Quentura do pingo da mei dia. Remelento. Rola-bosta. Genocida”.
O governo do Estado destinará R$ 90 milhões para os municípios
baianos, com o objetivo de assegurar o transporte escolar dos estudantes das redes estadual e municipais, que moram nas zonas rurais e precisam se deslocar até as escolas. Os recursos são oriundos do tesouro estadual, por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE).
O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar do Estado, Manoel Vicente Calazans, explicou que o PETE descentraliza três créditos aos municípios durante o ano, mas que diante do contexto das aulas semipresenciais na rede estadual de ensino, os recursos serão repassados em duas parcelas, sendo que a primeira parcela, de R$ 45 milhões, será creditada nos próximos dias. “O objetivo é garantir o transporte dos estudantes da rede estadual, mesmo naqueles municípios que ainda não decidiram por volta as aulas semipresenciais. É importante destacar que estamos dialogando com todos as prefeituras para resolver qualquer pendência de documentação, para viabilizar o crédito da primeira parcela na conta das prefeituras até o dia 30 de julho. A outra parcela será creditada em até três meses depois”, afirmou.
Ônibus escolar
Além dos recursos do PETE, o governo do Estado também está promovendo a renovação da frota de ônibus escolares, os chamados amarelinhos. Até esta sexta-feira (23), 144 ônibus escolares foram entregues a municípios baianos, com investimentos em torno de R$ 33 milhões, fruto de emendas parlamentares de deputados estaduais, federais e senadores. Só nesta sexta-feira (23), o governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, entregaram 14 ônibus escolares, durante agenda no município de Itaberaba. Outros 52 ônibus foram entregues ontem, em Salvador e Santa Cruz Cabrália.
Os ônibus são do modelo ORE 1 (Ônibus Rural Escolar), com capacidade para 29 lugares, e possuem Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para embarque e desembarque de estudante com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Rui entrega ônibus escolares para 43 municípios baianos
Na manhã desta quinta-feira (22), o governador do Rui Costa, acompanhado do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, realizou mais uma entrega de ônibus escolares para prefeituras baianas. Desta vez, foram 43 ônibus e 12 territórios de identidade do estado beneficiados. O ato de entrega foi na Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde estiveram presentes representantes de cada município contemplado.
O investimento para a aquisição desses veículos foi de aproximadamente R$ 12 milhões, com recursos do Fundo Nacional da Educação (FNDE), por meio de emendas da bancada.
Para o governador ,esses ônibus requalificam o transporte escolar em todo o estado, principalmente, neste momento de retomada das aulas presenciais. “Esses veículos dão um suporte importante aos alunos, principalmente para aqueles que mais precisam e que moram longe da sua escola. Esses são os que mais precisam das aulas presenciais, muitas vezes pela falta de infraestrutura em suas casas, a falta de internet, computador ou smartphone para acompanhar as aulas remotas. Por isso, estamos dando continuidade nestas entregas aos municípios e ajudando as famílias a não perderem a esperança na Educação como instrumento transformador de suas vidas”, afirmou Rui Costa.
São 43 ônibus modelo ORE 1 (Ônibus Rural escolar), com capacidade para 29 lugares. Todos os veículos dispõem de Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física.
De acordo com o secretário Jerônimo Rodrigues, os ônibus são equipamentos que possibilitam que os alunos da rede pública cheguem às unidades escolares com conforto e segurança “O transporte escolar é uma ferramenta estratégica para a educação do estado”, destacou.
Os municípios contemplados são Antônio Cardoso, Aratuípe, Biritinga, Botuporã, Cachoeira, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Catolândia, Cocos, Dom Macedo Costa, Euclides da Cunha, Firmino Alves, Ibicuí, Ichu, Igrapiúna, Iguaí, Ipecaetá, Itacaré, Itapé, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Jaguarari, Jaguaripe, Jussiape, Macururé, Malhada, Monte Santo, Nazaré, Palmas de Monte Alto, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Quijingue, Rodelas, Salina das Margaridas, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Simões Filho, Sobradinho, Teodoro Sampaio e Vera Cruz.
Na ocasião da entrega, Antônio Ferreira do Nascimento, prefeito de Jaguarari agradeceu o apoio do governador, e ressaltou a importância dessa frota para o interior. “Jaguarari fica no norte da Bahia, onde temos uma área territorial muito grande, e esse equipamento será importante para trazermos os nossos alunos para a sede da cidade, e nesse momento de reinício das aulas não queremos que nenhum aluno fique fora da escola”.
A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães vacinou nesta quinta-feira (22), 1.339 pessoas com a primeira dose contra o Covid-19. Restam 300 doses para amanhã (23).
A imunização continua, para pessoas a partir de 39 anos de idade. No sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz, ao lado do PROMATI, das 8h às 16h.
Para comprovar que faz parte do público-alvo, o munícipe deverá apresentar um documento de identificação com foto, CPF/CNS e comprovante de residência. Uma recomendação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Segunda dose
Lembrando que Luís Eduardo Magalhães dispõe de Oxford e Coronavac para segunda dose.
Pfizer: Gestantes e puérperas foram vacinadas contra o Covid-19 nesta quinta, na Policlínica Municipal
Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), foram vacinadas contra o Covid-19 na manhã desta quinta-feira (22), na Policlínica Municipal. Uma ação da Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Saúde.
A dona de casa, Iara Alves de 28 anos, teve o seu bebê há 30 dias e recebeu a vacina da Pfizer, falou da importância da imunização.
“Primeiramente, por causa do meu bebê e estamos vendo as pessoas adoecendo. Eu já tive pessoas da minha família internadas e é muito difícil. Então eu recomendo a quem puder, que tome a vacina, porque é muito importante”, alertou.
A enfermeira Lorraine Batista e a técnica de Enfermagem Zenilde Almeida, foram as responsáveis pela imunização.
Ato contou com as presenças do vice-presidente nacional e presidente estadual do partido, deputado Márcio Marinho
O radialista Sigi Vilares se filiou nesta quinta-feira, 22, ao REPUBLICANOS. A filiação ocorreu na presença de lideranças do diretório municipal do partido em LEM e do deputado federal Márcio Marinho (vice-presidente nacional e presidente estadual do partido) e do deputado estadual Jurailton Santos.
Sigi Vilares chega ao REPUBLICANOS para somar com o partido que planeja ampliar sua base na região.
O radialista oficializa assim sua pré-candidatura a deputado estadual. Para Marinho, a chegada de Sigi só engrandece o partido.
“Sigi Vilares é um grande profissional da comunicação na região, que usa o seu trabalho para contribuir com a sociedade. É cristão e defende os valores da família, portanto um nome com a identidade do Republicanos. Tenho certeza que as cidades de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, além é claro de toda a região, ganham muito com a vinda dele para a política”, disse o deputado.
Com 664 mil hectares plantados, o cultivo de frutas na Bahia responde por 31% da produção nacional do setor. O destaque fica para as lavouras de uva e manga no Vale do São Francisco, onde ficam os dois municípios do estado com maior faturamento na fruticultura: Juazeiro (R$ 589 milhões anuais) e Casa Nova (R$ 300 milhões).
Os dados são da Secretaria da Agricultura (Seagri), com base em levantamento do IBGE. A pasta estadual ressalta ainda que a Bahia é o segundo maior produtor de frutas frescas.
Parte destes números decorrem do desempenho no Vale do São Francisco, que inclui os números de Pernambuco também. A região fatura anualmente R$ 2 bilhões com as safras de manga e uva e produz anualmente um milhão de toneladas de frutas. A receita com exportações alcança R$ 440 milhões.
Uma das iniciativaas baianas é o Distrito de Irrigação do Perímetro de Maniçoba (DIM), em Juazeiro. Duas mil famílias vivem das culturas de manga e uva no local. O faturamento dos 625 lotes do distrito – a maioria destinada a pequenos produtores – foi de R$ 184 milhões em 2020.
De acordo com a Seagri, são gerados 9.914 empregos diretos e outros 39.652 indiretos no distrito de Maniçoba. No distrito estão plantados mais de cinco mil hectares de manga, que geram uma produção de 90 mil toneladas da fruta por ano – metade da safra é destinada à exportação.
O governo da Bahia reduziu o toque de recolher em 1h e decidiu manter a proibição de shows e festas, públicos ou privados, independentemente do número de participantes. A medida foi divulgada nesta sexta-feira (23) e será válida até o dia 6 de agosto.
A partir desta sexta, fica estabelecida em toda a Bahia a restrição de locomoção noturna entre 1h e 5h.
Como consequência, a circulação do transporte metropolitano está permitida até 1h30 e volta a funcionar às 5h. Já o funcionamento do ferry será interrompido das 23h às 5h.
Também continua autorizada a realização de atividades e eventos com até 100 pessoas. De acordo com o governo estadual, os eventos com até 200 pessoas poderão ocorrer somente nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 permaneça, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 60%.
Além disso, não houve mudança em relação a outros pontos do decreto, originalmente publicado em 8 de julho.
Nem o senador Humberto Costa, nem o jornalista Kennedy Alencar são crianças. Sabem o que estão dizendo. Essa história de todo dia um esbirro do atual Governo – se isso se pode chamar de governo – ameaça com um golpe. Já deu certo. Não dá mais.
No mínimo muito estranha a história da deputada Joice Hasselmann, sobre agressões que teria sofrido em seu quarto de dormir.
Primeiro: ela não sabe como foi agredida e por quem.
Segundo: o marido, num quarto ao lado, nada viu e só foi alertado 7 horas depois, quando a Deputada saiu do desmaio que sofreu com a violência dos golpes.
Que estamos a um passo da república do terror, todos sabemos. Mas esta história certamente terá novas versões.
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) acionou a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados para investigar um incidente no último fim de semana.
A deputada disse que acordou com marcas de sangue no chão de casa com dois dentes quebrados e um corte no queixo. E que ligou para o marido, médico, que dormia em outro quarto e a socorreu.
Um hospital de Brasília constatou cinco fraturas no rosto e na costela.
Joice Hasselmann disse à TV Globo que não se lembra do que aconteceu, mas que, diante da extensão dos ferimentos, acionou a polícia para investigar se foi agredida.
A polícia já pediu imagens das câmeras de segurança e deve ouvir a deputada e testemunhas.
O fascio, carregado pelos lictores, para simbolizar o poder da República Romana.
PSL, o famigerado partido 17 que abrigou o Presidento em 2018 e elegeu porcarias escolhidas a dedo; o PP, que agora abriga os gerentes do Poder; e DEM, que já foi PFL, PDS e ARENA, estão pensando em fusão.
Estão escolhendo um nome. Já chegaram duas sugestões à Redação: Araruta, pela evidente riqueza da rima, e Nova Arena, para recordar “o maior partido do Ocidente” na ditadura de 1964.
O símbolo seria o machado de varas, o fasces lictoris, em latim, ou fascio littorio, ou simplesmente Il Fascio, adotado mais tarde por Mussolini e ícone do fascismo.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.377 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.208 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (22) também registra 53 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.180.732 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.145.914 são considerados recuperados, 9.408 encontram-se ativos e 25.410 pessoas tiveram óbito confirmado.
O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.417.706 casos descartados e 231.943 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 51.278 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19.
Situação da regulação de Covid-19
Ainda segundo a secretaria, às 12h desta quinta-feira, 12 solicitações de internação em UTI adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 15 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.
Vacinação
Com 6.194.642 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose, dos quais 2.245.138 receberam também a segunda aplicação, e mais 254.140 vacinados com o imunizante de dose única, a Bahia já vacinou 57,8% da população baiana acima dos 18 anos (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose.
A Sesab realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Superintendência de Trânsito (Sutrans), informa a mudança de preferencial, no bairro Santa Cruz.
A rua Itabuna vai passar a ter preferência de passagem em relação à rua João Dourado.
“Essa alteração é necessária para adequar os mesmos sentidos de circulação do bairro Santa Cruz. O local vai ganhar nova sinalização e preferências de passagem”, disse Adê Cerrado, superintendente da Sutrans.
Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, iniciou nesta semana a produção de tempestades artificiais para tentar amenizar a onda de calor extremo que vem castigando a região. A cidade tem enfrentado temperaturas superiores a 50ºC há dias, sem nenhum sinal de alento previsto para o curto prazo.
O temporal foi criado com a ajuda de centenas de drones, que despejaram produtos químicos na atmosfera com o objetivo de criar nuvens carregadas. Dubai está situada em região desértica, recebendo em média menos de 10 centímetros de chuva por ano.
Os drones liberaram cargas elétricas nas nuvens, fazendo com que elas se aglutinassem até a formação de chuva. Segundo cientistas dos Emirados, essa tecnologia é superior a outras formas de criação de chuva artificial tradicionais, que em geral utilizam produtos químicos.
De acordo o Departamento de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos, a estratégia tem funcionado. Encorpadas, as chuvas tem caído sobre a região com força, num fenômeno semelhante às monções que desabam anualmente sobre a Índia. Um dos registros divulgados por uma rede de TV local mostra uma rodovias sobre forte chuva.
Originalmente, a técnica de semeadura de nuvens foi criada por cientistas americanos na década de 1940. Inicialmente, ela consistia em bombardear a atmosfera com partículas sólidas, geralmente sal ou iodeto de prata, para estimular a a precipitação em regiões sujeitas a estiagens.
O Atleta Tiago Perez, conquistou o segundo lugar no 1º UCE 515- ULTRA CERRADO ENDURANCE, Competição Ultraman realizada na capital federal, entre os dias 16 a 18 de julho.
Foi o primeiro Ultraman realizado em Brasília e a primeira vez de Perez nesse tipo de competição. O ULTRA CERRADO ENDURANCE, contou com um percurso de 515 quilômetros.
Na sexta-feira, os atletas enfrentaram 10 km de natação, mais 171 km de ciclismo.
No sábado foram mais 250 quilômetros de ciclismo em um roteiro árduo. Por fim, no domingo, o desafio final, mais 84 km de distância.
No último dia, nas maratonas, Tiago conquistou a segunda colocação logo nos primeiros quilômetros.
Com uma corrida consistente, o atleta finalizou o percurso com o tempo de 9 horas e 09 minutos, conquistando o vice-campeonato, por uma diferença de apenas 6 minutos e 30 segundos do terceiro colocado.
“Faltam palavras para definir o que estou sentindo. Tudo que construí ao longo dessa jornada foi coroada com uma grande conquista, esse título significa muito para mim. Estou muito feliz em poder trazer essa conquista inédita para Getúlio Vargas, minha cidade natal, no Rio Grande do Sul e para Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, cidade que agora me acolhe de braços abertos”, disse.
O Triatleta enalteceu o trabalho de sua equipe, especialmente da Capitã Juana Carrera, e de seus Staffs Júlio e Felipe Ventura, além do seu treinador, Fellipe Santos. Bem como o apoio da família e dos patrocinadores.
Até esta quinta-feira (22), 202 municípios baianos não registraram óbitos decorrentes da Covid-19 no mês de julho. Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, isso é uma vitória para a sociedade e reflexo da imunização.
De acordo com o secretário, “a Bahia ultrapassou a marca de 6 milhões de vacinados com a primeira dose ou dose única de imunizante contra a Covid-19. Isso representa mais de 53% da população baiana com 18 anos ou mais. Outros indicadores positivos se apresentam, como uma queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos, quando comparado os meses de março e junho deste ano”, destaca Vilas-Boas.
Na avaliação do titular da pasta da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “os dados comprovam a eficácia da vacinação, mas isso só está sendo possível graças ao planejamento estadual na aquisição de insumos para a aplicação das vacinas e a logística de distribuição em até 24 horas para os 417 municípios. Os gestores municipais também estão de parabéns ao criarem estratégias para vacinar rapidamente”, analisa o secretário.
A lista completa dos municípios que não registraram óbitos relacionados à Covid-19 está disponível no site www.saude.ba.gov.br
A unidade móvel odontológica esteve no bairro Vista Alegre, em Luís Eduardo Magalhães na manhã desta quarta-feira (21). Aproximadamente 15 pessoas foram atendidas pela dentista Maisa Fernanda, que realizou procedimentos cirúrgicos, limpeza, de restauração entre outros.
Shway Pereira foi uma das assistidas. “Eu acho importante, porque muitos moradores não têm condições de ir no centro da cidade, que é muito longe. A equipe vindo até aqui, fica bem mais fácil”, contou.
A unidade vai atender semanalmente no bairro, e a iniciativa faz parte das ações da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, em parceria com Trabalho e Assistência Social, para levar cuidado mais perto da população.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães informa, através da Secretaria da Saúde, que as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que ainda não foram vacinadas contra o COVID-19, terão mais uma oportunidade.
Nesta quinta-feira, dia 22 de julho, a partir das 8h, na Policlínica Municipal. As gestantes precisam levar um documento com foto, prescrição médica, CPF ou o cartão do SUS atualizado
Dona Rosana da Silva é mãe de sete filhos e aos 38 anos está aguardando o seu oitavo bebê. Nesta quarta-feira (21), a dona de casa participou de uma ação do Programa ‘Nascer Feliz’, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social.
“O pessoal do CRAS me ligou e pediu que eu viesse até aqui para receber esse benefício. Antigamente não tínhamos isso das pessoas correrem atrás da gente para dar as coisas. E é muito difícil para uma mãe de sete filhos dar tudo que uma criança precisa”, disse.
Além da secretária Scheilla Bernardes, a coordenadora do CRAS, Shirlei Bernardes e a coordenadora do Centro de Convivência, Eliene Xavier estiveram presentes no encontro.
“Cuidar da gestante é cuidar de duas pessoas, da mamãe e do bebê. Hoje nós temos 13 gestantes no Centro de Convivência Jardim das Oliveiras. Elas receberão orientações muito importantes de saúde, de cuidado com o bebê. Vamos falar um pouquinho de ansiedade também, porque a grávida fica ansiosa. Temos o kit gestante que o município disponibiliza para essas gestantes que tem necessidade”, contou a secretária.
“É uma forma que o município encontrou, através da nossa secretaria, para dar o carinho necessário para essas mamães gestantes”, concluiu Scheilla.
O general Walter Braga Netto, ministro da Defesa (?), teria ameaçado diretamente o presidente da Câmara dos Deputados, mandando um recado: sem voto auditável em 2022, não tem eleições.
O presidente da Câmara viu aquele momento “com preocupação” classificando a situação como “gravíssima” e “considerou o recado dado como uma ameaça de golpe”. Procurou Bolsonaro e “teve longa conversa”, diz o jornal Estadão.
“O presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), recebeu um duro recado do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, por meio de um importante interlocutor político.”
O general pediu para comunicar, a quem interessasse, que não haveria eleições em 2022, se não houvesse voto impresso e auditável. Ao dar o aviso, o ministro estava acompanhado de chefes militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
As informações constam em reportagem publicada no Estado de S. Paulo, na manhã desta quinta-feira (22).
Segundo as jornalistas Andreza Matais e Vera Rosa, Lira viu o momento “com preocupação” classificando a situação como “gravíssima”.
O texto da matéria afirma que o presidente da Câmara “considerou o recado dado por Braga Netto como uma ameaça de golpe e procurou Bolsonaro. Teve uma longa conversa com ele, no Palácio da Alvorada.
O presidente da Câmara disse ao chefe do Executivo que não contasse com ele para qualquer ato de ruptura institucional. Líder do Centrão, bloco que dá sustentação ao governo no Congresso, Lira assegurou que iria com Bolsonaro até o fim, com ou sem crise política, mesmo se fosse para perder a eleição, mas não admitiria golpe.
“O recado dos militares e a reação de Lira são de conhecimento de um restrito grupo da política e do Judiciário”, escreveram Matais e Rosa.
A motivação dos militares, imiscuindo-se no Legislativo e no Judiciário do País, tem precedentes. Em 2018, o então ministro do Exército, Villas-Boas, mesmo acometido de grave doença, Esclerose Lateral Amiotrófica, ameaçou a Suprema Corte do País para evitar a libertação de Luiz Inácio Lula da Silva, então candidato, contra Jair Bolsonaro, com ampla margem de preferencia do eleitorado.
Dados os fatos, vê-se que os militares dão continuidade à sua opção golpista, fortalecendo um candidato a ditador, autor de vários e diversos crimes de responsabilidade. Não fossem outros os motivos, vê-se igualmente que o aparelhamento do Governo Civil, com a presença de militares em todos os postos de importância, motiva as forças armadas a descumprirem a sua missão institucional.
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a suspensão do mandato do deputado Alden José Lázaro da Silva (PSL), pelo período de 30 dias. A decisão aconteceu durante sessão realizada nesta quarta-feira (21).
O relatório que sugeriu a suspensão foi elaborado pelo deputado Luciano Simões Filho (DEM) e aprovado de forma unânime em reunião semipresencial. Segundo o relator, o regramento interno prevê apenas advertências oral ou escrita, suspensão do mandato por 30 dias ou perda do mandato.
Alden é Capitão da PMBA e se denomina, em seu perfil do Facebook, como “Conservador, Patriota, Antiesquerdista, Armamentista, Politicamente incorreto e Fechado Com Bolsonaro”.
A punição imposta pelo colegiado é resultado da representação protocolada no Parlamento pelos deputados da bancada da minoria, que foram acusados pelo legislador de receberem, cada um, R$ 1,6 milhão da Prefeitura de Salvador de forma indevida.
Sob o título, “O método Bolsonaro: um assalto à democracia em câmera lenta”, o jornal El País analisa a missão do Presidente brasileiro de dar continuidade à ação interrompida de Donald Trump, no rumo da corrosão da Democracia seguindo o modelo ultradireitista de outros países.
Ao mesmo tempo em que o Engavetador Geral da República, Augusto Aras, deve obter ampla maioria no Senado, na sua recondução à Procuradoria Geral da República, o mesmo não deve acontecer com o atual chefe da Advocacia-Geral da União, André Mendonça, na sua indicação para assumir a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio de Mello na Suprema Corte do País.
Mendonça, o “terrivelmente evangélico” de Bolsonaro, tem articulado a própria indicação e ao que consta na Rádio Corredor do Senado, muitos senadores tem se mostrado refratários à sua candidatura. Ontem, um levantamento, chegou a insinuar que Mendonça não teria 25% de aprovação.
João Leão: ligações fortes no agronegócio, com Luís Eduardo Magalhães e com o Oeste baiano, uma das suas principais bases eleitorais.
O vice-governador, João Leão (PP), voltou a enfatizar a disposição da legenda para assumir a cabeça de chapa na disputa pela sucessão de Rui Costa (PT) na Bahia. Em entrevista ao programa Isso é Bahia, ele utilizou como metáfora o instrumento de agrimensura, o Teodolito, para comentar a aliança entre PP, PT e PSD.
De acordo com Leão, as discussões têm ocorrido, no entanto, a manutenção da aliança é um objetivo essencial.
“Nós temos o tripé. A política da Bahia do nosso lado representa como se fosse um teodolito, aquele instrumento que você olha e vê longe. Ele tem três pés. Um é o PT, outro é o PSD e outro é o PP. Se nós tirarmos um dos pés, obviamente o teodolito cai e não funciona. Nós queremos manter esse grupo unido, porém com uma oportunidade aos outros partidos aliados, o PSD e o PP. Não pode ser exclusivamente PT”, disse nesta quarta-feira (21).
Para Leão, assim como seus “companheiros” fazem questão de repetir sempre: “Chegou a sua vez, Leão”. “Temos quadros valorosos tanto no PSD quanto PP e precisamos realmente ter oportunidade”, pontuou.
“Esse grupo unido é muito forte, imbatível. Nós do Partido Progressista não queremos deixar que esta corda se parta. Agora, companheiro, não pode ser tudo um saco só. “
O presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI), que deve assumir a posição de ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, já foi aliado de primeira ordem dos principais adversários do presidente. E há pouco tempo. Nas eleições presidenciais de 2018, Ciro e Bolsonaro estiveram em lados opostos. O senador apoiou a candidatura de Fernando Haddad (PT) desde o primeiro turno do pleito, inclusive com a participação de comícios do petista no Piauí.
A decisão de apoiar o PT contrariou a própria legenda dirigida pelo parlamentar. Isso porque o Progressistas, seu partido, fez parte da coligação do candidato Geraldo Alckmin (PSDB). Apesar de ter apoiado Haddad, o próprio dirigente partidário participou das reuniões que sacramentaram apoio ao tucano.
Durante a eleição de 2018, após a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser barrada pela Justiça Eleitoral, o senador declarou que ficaria com Lula “até o fim”.
Críticas a Bolsonaro não faltaram. Em 2017, em entrevista à TV Meio Norte, emissora do Piauí, o senador classificou o então deputado e pré-candidato ao Planalto Jair Bolsonaro como “fascista”: “O Bolsonaro, eu tenho muita restrição, porque é fascista, ele tem um caráter fascista, preconceituoso, é muito fácil ir para a televisão e dizer que vai matar bandido”.
Ciro Nogueira preside o Progressistas desde 2013, dando início a uma era de influência da bancada do Nordeste sobre o partido. Antes dele, a sigla era comandada por Francisco Dornelles, que já foi vice-governador do Rio, e tinha Paulo Maluf, ex-prefeito de São Paulo, como maior líder nacional. A legenda faz parte do Centrão, grupo de partidos que aderem a governos em troca de cargos.
Foi no ano passado, em meio ao início da aproximação de Bolsonaro com o Centrão, que o senador rompeu com o PT e se declarou oposição ao governador Wellington Dias (PT-PI).
Bolsonaro já foi filiado por mais de dez anos ao Progressistas. Apesar do longo tempo de mandato de deputado exercido pelo partido, o hoje presidente da República nunca foi escolhido pela sigla para exercer cargo de liderança ou comandar comissões.
Para ter uma interlocução melhor com o Congresso, o presidente tem aberto espaço no Palácio do Planalto para parlamentares dos partidos do Centrão.
Além da provável entrada de Ciro na Casa Civil, a deputada Flávia Arruda (PL-DF) comanda a Secretaria de Governo, e o deputado Fábio Faria (PSD-RN), ministro das Comunicações, despacha do Planalto. João Roma, que é deputado pelo Republicanos da Bahia, é o chefe do Ministério da Cidadania, responsável por programas sociais.
A capacidade de se adaptar ao Poder encontrada no Centrão e, em particular no PP, é digna de nota.
No final da manhã desta quarta-feira, 21, pouco depois das 11h, um engavetamento envolvendo três veículos causou danos materiais aos envolvidos no acidente que aconteceu na BR 242, na altura do bairro Top Park, na cidade de Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com informações da Superintendência de Transportes e Trânsito do município (SUTRANS), os veículos estavam trafegando pela rodovia sentido o setor industrial, e devido a uma queimada na vegetação, ao lado direito da rodovia, fez com que uma carreta diminuísse a velocidade devido a pouca visibilidade.
Em seguida, um veículo Fiat Strada pertencente à empresa Casa das Ferramentas, vinha logo atrás, o condutor não consegui evitar a colisão e colidiu na traseira da carreta.
Logo depois o condutor do Fiat Strada percebeu que também seria atingido na traseira por um caminhão caçamba que vinha logo atrás, rapidamente ele pulou do veículo que foi parar embaixo do caminhão que estava a frente e escapou de morrer esmagado entre os caminhões. O carro ficou totalmente destruído.
“Foi um milagre de Deus ele ter sobrevivido, eu que não me envolvi estou em estado de choque, imagine ele” contou um motorista que passava pelo local
O motorista do Fiat Strada identificado pelo prenome de Alex foi socorrido por terceiros para uma unidade de saúde após ficar abalado com o acidente
O corpo de bombeiros chegou a ir até o local do acidente, mas felizmente ninguém se feriu. A SUTRANS registrou a ocorrência.
A equipe do Bolsa Família de Luís Eduardo Magalhães, realiza atendimento no Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade, PROMATI, nos dias 21, 22 e 23 de julho, das 08 às 12h.
Serão realizadas as atualizações do Cadastro Único, CadÚnico, dos assistidos pelo Programa.
“Você Idoso atendido pelo PROMATI que tem o número do NIS (Número de Identificação Social) e os que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), precisam realizar essa atualização. Por isso, vamos realizar esses atendimentos nos três dias, para estar mais perto desse público”, contou a coordenadora do Bolsa Família, Juciene Mendes.