Do Estadão
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou nesta terça-feira, 29, que se prepara para conseguir levar a campo a coleta do Censo Demográfico a partir de 1º de junho de 2022, conforme antecipado por uma fonte ao Estadão/Broadcast no último dia 11. No entanto, o órgão ainda não obteve do governo federal todo o orçamento solicitado para cumprir ainda este ano as etapas necessárias para viabilizar o levantamento censitário no ano que vem.
“Essa data é um indicativo. Mas ainda está pendente de confirmação por instâncias internas”, respondeu o órgão à reportagem, em nota.
Em cronograma enviado pela Coordenação Operacional dos Censos do IBGE aos trabalhadores envolvidos no planejamento da operação censitária, ao qual o Estadão/Broadcast teve acesso, o órgão abriria inscrições para um novo concurso de funcionários temporários de 1º a 23 de dezembro deste ano, com provas previstas em 23 e 30 e janeiro de 2022. Os resultados da seleção seriam divulgados em 3 e 8 de março, para que os aprovados sejam treinados e contratados até o fim daquele mês.
© Lucas Lacaz Ruiz/Estadão IBGE já se prepara para realizar o Censo em 2022, mas ainda faltam recursos.
A pesquisa urbanística do entorno dos domicílios que serão visitados ocorreria entre 18 de abril e 13 de maio do ano que vem, para que a coleta tenha início em campo em 1° de junho, com previsão de se estender até 31 de agosto. Pelo novo cronograma, os trabalhos de revisão e encerramento do levantamento estariam concluídos em 3 de outubro de 2022.
Continue Lendo “IBGE confirma que prepara censo para junho de 2022.”

Roberto Ferreira Dias, exonerado após revelação do escândalo.
Texto de Reinaldo Azevedo, sobre o escândalo de hoje, a descoberta de mais uma tentativa de peculato do Governo Bolsonaro.
Diretor de logística da Saúde acaba de ser exonerado. Segundo entrevista de representante de farmacêutica à Folha, foi ele quem vocalizou oferta de sobrepreço de US$ 1 dólar por vacina da AstraZeneca. Trata-se de Roberto Ferreira Dias, já acusado por Luís Miranda e homem de confiança de Ricardo Barros. Queriam levar US$ 1 por dose, segundo o denunciante, na compra de 200 milhões de doses. Valor da propina: R$ 1 bilhão em valores de hj. Se verdade, não se tem um ministério da Saúde, mas uma gangue de homicidas em massa. Havia então no país 250 mil mortos.
Roberto Dias foi indicado ao cargo pelo líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). Sua nomeação ocorreu em 8 de janeiro de 2019, na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM).
O Ministério da Saúde divulgou uma nota na noite desta terça-feira 29 na qual anuncia a exoneração do diretor de Logística da pasta, Roberto Ferreira Dias. O comunicado foi divulgado horas depois de vir à tona a notícia sobre um pedido de propina para que a Saúde fechasse a compra de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca.
O relato foi feito ao jornal Folha de S.Paulo por Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que se apresenta como representante da empresa Davati Medical Supply, e acusa especificamente Roberto Dias. A propina cobrada pelo governo de Jair Bolsonaro seria de 1 dólar por dose.
A breve nota do Ministério, porém, não explica o motivo da exoneração. “O Ministério da Saúde informa que a exoneração de Roberto Dias do cargo de Diretor de Logística da pasta sairá na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (30). A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (29)”, diz o texto.
Essa verdade é mais uma prova contundente de que não se tratava de um incompreensível negacionismo em relação à vacina, que poderia ter salvo até 300 mil vidas. Tratava-se mesmo de uma aparente oportunidade de roubar os cofres públicos, como foi tentando também com a Covaxin e Sinopharm.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, inicia a vacinação para primeira dose, nesta quarta-feira (30), no sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz, ao lado do PROMATI, das 8h às 16h, sem intervalo para almoço, para pessoas acima dos 45 anos de idade.
Para comprovar que faz parte do público-alvo, o munícipe deverá apresentar um documento de identificação com foto, CPF/CNS e comprovante de residência. Uma recomendação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).


Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM) foram acionados em Luís Eduardo Magalhães, na noite de ontem, segunda-feira (28), para recuperar o corpo de um motorista que ficou preso às ferragens após um acidente na BR-020, à altura do km 200.

A vítima era o único ocupante de um carro de passeio que colidiu com outro automóvel e não resistiu aos ferimentos. A guarnição de serviço utilizou ferramentas hidráulicas para criar acesso ao interior do veículo, que ficou destruído. Outros três ocupantes do segundo carro envolvido foram socorridos por equipes do Samu à UPA local. Um caminhão também chegou a ser atingido, mas o motorista não se feriu.
As causas do acidente, bem como a identificação da vítima, deverão ser apuradas pela autoridade policial responsável pela rodovia.

O contribuinte de Luís Eduardo Magalhães que precisa regularizar suas dívidas fiscais com o município, tem até o próximo dia 13 de julho para aderir ao REFIS 2021.
O Programa de Recuperação Fiscal traz a possibilidade do parcelamento em até 24 meses, com descontos de até 90%, sobre juros e multas, de acordo com o número de parcelas escolhidas pelo contribuinte.
Uma excelente oportunidade para que o munícipe regularize os seus débitos com o município e contribua com o desenvolvimento da cidade.
São contemplados pelo REFIS
– Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU;
– Imposto Sobre a Transmissão “Intervivos” de Bens Imóveis e de Direitos Reais – ITIV;
– Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN;
– Taxa de Licença de Localização – TLL;
– Taxa de Fiscalização do Funcionamento – TFF;
– Taxa de Licença de Execução de Obras e Urbanização de Áreas Particulares;
– Taxa de Licença de Execução de Obras e Urbanização de Áreas Particulares;
A adesão pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, na Secretaria de Administração e Finanças ou através dos contatos: e-mail: refis@pmlem.ba.gov.br / WhatsApp (77) 9 9976-6996

O oeste baiano e o Brasil foram para a frente da TV e das redes sociais, no dia 17 de junho, para prestigiar a Bahia Farm Show Digital Experience. Um evento dedicado ao atual panorama do agronegócio, pautado pela preservação, como forma de elevar a produtividade. E os números mostraram a importância e imponência desse evento para toda a região.
Dados divulgados em relatórios pós-evento mostraram que os conteúdos referentes a Bahia Farm Show Digital Experience teve um alcance de mais de 5,3 milhões de visualizações nas redes sociais, e um total de mais de 8,8 milhões de impressões. Para quem não sabe, as impressões revelam o número de vezes que um post ou o perfil apareceu na tela dos usuários.
O conteúdo traz informações referentes à abrangência das divulgações realizadas nos perfis sociais da Bahia Farm Show e do Canal Rural. “Com certeza, esse número é ainda maior se levarmos em consideração que toda a divulgação foi feita também nas redes sociais da própria Aiba, organizadora deste evento, e ainda nos perfis de todos os patrocinadores, que acreditaram na nossa ideia e nos ajudaram a levar a produção do oeste baiano para um debate em âmbito nacional”, disse o presidente da feira, Odacil Ranzi.
Os números mostram ainda que na divulgação, feita durante o período entre 08 e 17 de junho, foram mais de 30 mil interações do público através dos canais digitais da feira. Chama a atenção também o alcance de mais de 75 mil pessoas por meio das redes da maior emissora do setor de agronegócio do país, o Canal Rural. “A maior Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios do Norte e Nordeste mostrou que meio a pandemia é possível inovar, e recriar um evento, que antes era apenas presencial, em algo totalmente online, debatendo assuntos de interesse de todos os produtores rurais do Brasil, não apenas da região oeste da Bahia”, afirmou o vice presidente da feira, Moisés Schmidt.

Os atletas Werik Patrick, Guilherme Fonseca Lima, Cris Cedro e Otonoel Barreto, foram recebidos pelo prefeito Junior Marabá na tarde de ontem, segunda-feira (28).
Eles foram medalhistas da 1º Etapa do Campeonato Brasiliense, realizado no último final de semana, em Brasília.
A diretora de Esporte, Vânia Cenci e o sensei Claudio, do projeto ‘Pai e Filhos’, que treina a equipe e acompanhou os atletas na viagem, também estiveram no encontro.
Cris Cedro, a única mulher da equipe falou de superação e da importância da presença feminina no esporte. Ela conquistou a 2º colocação em sua categoria.
Confira as colocações:
Werik Patrick, ficou em 1º lugar na categoria juvenil peso pesado (84,30kg), Guilherme Fonseca Lima conquistou a primeira colocação na categoria juvenil peso pesadíssimo (sem limite de peso).
Cris Cedro alcançou o 2º lugar na categoria Master adulto meio pesado (72kg). E Otonoel Barreto ficou em 3º lugar, na categoria peso pena (64kg).
Custo da produção de energia aumenta com crise hídrica e deputada da oposição lembra que Bolsonaro joga o custo da falta de planejamento do governo para a população

Uma lâmpada pendente de oficina está custando em torno de R$60,00, um pacote de velas R$17,00 e um lampião a querosene, em torno de 50 reais. São alternativas para encarar os aumentos da conta de luz. Como o consumidor não está comprando carne mais de uma vez por semana, esqueça a geladeira; esqueça também a televisão e o banho quente.

A conta de luz vai aumentar mais para o consumidor brasileiro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (29), o reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar 2, que passará de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos e representa uma alta de 52%.
A bandeira vermelha patamar 2 é uma cobrança extra para os consumidores, quando aumenta o custo da produção de energia no país. Na noite da última segunda-feira (28) o ministro Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento em que afirmou que o país passa por um momento de crise hídrica e avisou que a conta ficaria mais cara.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse em sua conta no Twitter que a alta da energia vai vigorar entre julho o novembro. “Pode ser o período menos chuvoso em 91 anos, mas a CRISE HÍDRICA é responsabilidade do governo Bolsonaro que não se planejou e antecipou aos fatos com ciência e tecnologia. Deixem Deus fora disso”, afirmou a deputada.
Frente à gravidade da crise, o ministro Albuquerque pediu “colaboração da população” em relação ao consumo água e luz. Ele disse ainda que o governo estuda medidas para incentivar empresas a alterar horários de consumo de energia, embora a medida ainda esteja em análise, sem, portanto, data para ser posta em prática.
Enquanto o ministro fazia seu pronunciamento em cadeia nacional, o governo editava uma medida provisória com objetivo de dar ao ministério poderes extraordinários. Entre eles, “fortalecer a governança” do órgão para tomar medidas emergenciais em meio ao problema hídrico. Temendo ser um reconhecimento de crise, o governo evitou na MP termos como “racionamento compulsório”.
Pode piorar
A previsão é a de que a bandeira vermelha patamar 2 vigore, no mínimo, entre os meses de julho e novembro de 2021. O novo valor será cobrado na conta de luz já no próximo mês.
A crise hídrica se choca com a privatização da Eletrobras, proposta por Bolsonaro e aprovada pela Câmara dos Deputados, que pode ferir a economia popular e causar prejuízos aos trabalhadores do país. A venda da Eletrobras deve elevar a conta de luz em até 25% num primeiro momento. E elevar o custo da indústria, das famílias e de toda a cadeia de produção da economia em R$ 460 bilhões por 30 anos.
O deputado federal Bohn Gass (PT-RS) afirma que a MP é mais uma obra de mentiras do governo Bolsonaro, que prometeu reduzir o valor do custo de energia com a privatização da Eletrobras. Segundo o parlamentar, assim como a reforma da Previdência e o Teto de Gastos, que foram aprovados sob o argumento de criar empregos e atrair investidores, as promessas neoliberais não se concretizarão novamente. “Quem vai pagar a conta da privatização será o consumidor e a conta de luz vai aumentar“, afirmou ao programa Brasil TVT, da TVT.

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) cravou, em entrevista ao Jornal Tribuna da Bahia, que o governador Rui Costa (PT) pode virar ministro num eventual governo do presidente Lula em 2023. O ex-presidente aparece como líder nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, pontuando com 49% no último levantamento feito pelo IPEC entre os dias 17 e 21 de junho. Para o parlamentar, Rui não deve deixar o cargo em 2022 para ser candidato ao Senado Federal.
“Tudo que eu vejo leva a crer é que o governador vai ficar sentado na cadeira até 31 de dezembro de 2022, fazendo seu projeto mais importante na eleição que é eleger o sucessor. Em 2023, abre um leque de possibilidades, e nós não podemos descartar talvez a principal uma eventual vitória do presidente Lula, que ele possa ser o nome da Bahia no ministério do presidente. Um lugar de destaque para o estado, e certamente o governador reúne todas as credenciais para ocupar esse espaço”, afirmou Robinson.
Sobre a disputa na Bahia ao Palácio de Ondina, o deputado declarou também ter dúvida se o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto, presidente nacional do DEM, e o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), vão caminhar separados ou juntos na eleição contra o senador Jaques Wagner (PT). Robinson cutucou o democrata, a quem acusou de fazer jogo de cena mas dar sustentação política ao governo Bolsonaro, com o DEM ocupando dois ministérios (Agricultura e Secretaria Geral da Presidência da República), cargos de segundo e terceiro escalão na gestão federal e apoiando os projetos de Bolsonaro, como as privatizações da Eletrobras e da Refinaria Landulpho Alves e a pauta econômica que elevou o custo de vida e aumentou a desigualdade no Brasil.
“O ex-prefeito de Salvador é um bolsonarismo mais tradicional, mais raiz, porque já apoiou Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial de 2018, é presidente do DEM, que compõe o ministério de Bolsonaro com a indicação de dois ministros, o Onyx Lorenzoni e a Tereza Cristina, e vota em todas as matérias apresentadas da agenda neoliberal por Bolsonaro na Câmara dos Deputados e no Senado. E João Roma poderia dizer que é o candidato ‘Nutella’, que não tem a tradição do bolsonarismo aqui”, pontuou.
Na entrevista, Robinson Almeida também analisou a crise sanitária no Brasil e acusou o presidente Jair Bolsonaro de ser o principal responsável pelo agravamento da pandemia, com mais de 510 mil mortes de brasileiros.
“O Brasil tem o presidente errado na hora errada. O governo Bolsonaro é o mais despreparado e incapaz para cuidar de uma pandemia dessa proporção no mundo, e o Brasil sofre tragicamente as consequências dessa incompetência. Mais de 500 mil vidas, muitas delas poderiam ter sido evitadas a morte, e a omissão, cumplicidade e a falta de atitude do governo Bolsonaro fez com que o Brasil ostentasse aí no topo em relação aos outros países do mundo a situação de caos na gestão da crise sanitária. A ausência da compra de vacina no momento adequado, o desdém do impacto da pandemia, a falta de gerência junto aos governadores e prefeitos com um plano nacional de enfrentamento, a troca e ministros da saúde tudo isso gerou a situação que nós vivemos nos dias de hoje”, enfatizou.

Na tarde de ontem, segunda-feira (28), a equipe Souza Campos, campeã do 1º Campeonato Online de Free Fire de Luís Eduardo Magalhães, foi recebida pelo prefeito Junior Marabá que parabenizou os garotos pela conquista. A diretora de Esporte, Vânia Cenci e Joel Trindade, da PH4 também participaram do encontro.
Com a expectativa de que 70% da população acima dos 18 anos seja vacinada até outubro, as competições esportivas presenciais têm tudo para acontecer. “Essa é a nossa vontade, valorizar todos os esportes e movimentar a cidade”, disse.
Gabriel Santos Souza, Valmir Gesteira Moura Junior, Marcos Vinicius Ferreira Bastos, Marcos Artur Araújo e Matheus Oliveira da Silva se destacaram em meio a mais de 90 equipes participantes do torneio e mais de 500 competidores.
Comitiva da Seplan e SDE visita empreendimentos na Chapada Diamantina




Muito conhecida pelo ecoturismo, a Chapada Diamantina esconde outros tesouros. É na região que se encontra a Igarashi, maior produtora de batata do mundo, e a Fazenda Progresso, com seu mais recente projeto, a vinícola Uvva, além do consagrado café Latitude 13. Os locais estiveram na rota da visita institucional que a comitiva do Governo do Estado, formada pela Secretaria do Planejamento (Seplan) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), faz à região m. Chefiada pelo João Leão, a missão iniciou nesta segunda-feira (28) e vai até a quarta-feira (30), passando por seis municípios.
“Estivemos na Igarashi, que produz batata e emprega 2 mil trabalhadores, em Ibicoara, e na Fazenda Progresso, onde será construído um hotel de seis estrelas e um excelente case de enoturismo do país, em Mucugê. Estes dois são exemplos para tantos outros que prospectamos para a Bahia. Esse trabalho da Seplan e SDE juntas, de planejar o desenvolvimento territorial e atrair novos investidores vai trazer ainda mais empreendimentos para nosso estado”, afirma Leão, titular da Seplan.
“Nós estamos na Chapada Diamantina visitando duas grandes fazendas, a Igarashi e a Progresso. Na Igarashi a agricultura conta com alta tecnologia que está dando certo aqui na Bahia e vem se destacando, sobretudo, na maior produtora de batata do Brasil. A vinícola da Fazenda Progresso vai ajudar ainda mais na transformação da Chapada. E junto com a vinícola estamos acompanhando a implantação de um hotel de seis estrelas que vai ajudar a transformar o enoturismo desta belíssima região”, ressalta Nelson Leal, titular da SDE.
A unidade da Igarashi, que fica no distrito de Cascavel, em Ibicoara, é a que mais produz no país. São 85 mil toneladas de batata por ano e um total de 65 mil hectares (ha). Além das batatas, que é o carro chefe, tem um projeto de 20 hectares (ha) de tomate cereja produzido em cultivo protegido, que tem como principais benefícios a economia de água e a alta produtividade. São 16 estufas, com uma produtividade média de 11 mil quilos (kg) cada. A fazenda produz ainda alho, cebola, tomate e mirtilo (bluebarry).
Segundo Marcelo Petroli, responsável pelos vinhedos e vinhos da Vinícola Uvva, o local, que já está sendo ampliado, conta com 52 ha de vinhedo plantado. “O nosso projeto é concebido para 400 mil garrafas por ano, entre vinhos tintos de guarda, brancos e espumantes. O projeto é concebido para trabalhar enoturismo agregado com ecoturismo que já existe na região. Teremos visitações guiadas para conhecer os vinhedos e todo processo de elaboração e degustação dos nossos vinhos e em breve contaremos com um hotel aqui ao lado da vinícola”.
A vinícola conta com 60 colaboradores e estima que, quando estiver em pleno funcionamento, deve ultrapassar 100 funcionários. A expectativa é que ainda neste ano de 2021, entre em operação a parte de enoturismo e venda dos vinhos e o hotel esteja pronto em 2 anos.
Além de Leão, a comitiva é composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, o deputado estadual Eduardo Salles, presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo da Assembleia Legislativa da Bahia, e o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Herbert Oliveira.

Na noite deste domingo, duas guarnições da GCM se deslocaram até a rua Chiquinha Gonzaga, no bairro Florais Léa II, após denúncia anônima.
No local, havia uma festa clandestina com som alto e aglomeração, em descumprimento ao decreto. No momento da abordagem, foi localizada uma arma de fogo, calibre 22, com uma munição deflagrada.
“Um dos indivíduos assumiu ser o proprietário da arma de fogo e foi conduzido à delegacia, por porte ilegal, além de outras cinco pessoas que também foram levadas até a delegacia”, contou o secretário de Segurança, João Paulo Nascimento.

O Parque Vida Cerrado – primeiro e único centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental com sede em Barreiras, no Oeste baiano – segue cumprindo o seu papel para consolidação da cadeia da restauração, através da disseminação do conhecimento técnico-científico. Promoveu, no formato online e totalmente gratuito, um curso de semeadura direta com mistura de sementes, a chamada “muvuca”, diagnóstico ambiental e monitoramento de áreas degradadas para restauração ecológica de vegetação nativa.
Destinada aos profissionais com formação de nível superior em engenharia florestal, ambiental e agronômica, biologia, ecologia, geografia e demais áreas correlatas, que já atuam com restauração na região Oeste da Bahia, a capacitação dos atores envolvidos no processo de restauração ambiental é uma das premissas para a concepção de um modelo menos burocrático, mais acessível e bem-sucedido. “A escassez de mão de obra e recursos humanos qualificados, projetos em desconformidade com as exigências e que não avançam junto aos órgãos ambientais, baixa aplicação do conhecimento científico na elaboração e execução e ineficiência de áreas já restauradas são alguns dos entraves que inviabilizam, junto aos produtores rurais, a implantação de projetos de restauração ambiental”, destaca a bióloga e coordenadora do Parque Vida Cerrado, Gabrielle Bes da Rosa.
Com temas abrangentes, o curso abordou a história da semeadura direta e da muvuca de sementes; a diferença entre muvuca, mudas e frutos; tipos de sementes; preparo da muvuca de sementes e do solo; cálculo por hectare de plantio manual e mecanizado, combate às plantas não desejáveis, restauração de ecossistemas florestais, código florestal e prazos, monitoramento, inventário florestal, leis, portarias e protocolos, processamento dos dados, identificação de espécies de plântulas arbóreas, entre outros.
Para o engenheiro florestal e especialista em restauração, licenciamento e adequação ambiental, Paolo Sartorelli, profissional que ministrou o curso e que tem mais de 12 anos de atuação na área, tendo restaurado mais de 150 hectares de Cerrado e floresta pelo Brasil afora, iniciativas de capacitação profissional devem acelerar o processo de restauração ecológica na região Oeste da Bahia. “Eu aprendi o método muvuca de sementes através de um curso prático fomentado pelo Parque Vida Cerrado e pela Conservação Internacional. Da mesma forma, vejo que as pessoas que hoje estou capacitando para fazer a muvuca, podem ser professores, consultores e restauradores da prática amanhã. A divulgação do método de muvuca deve favorecer a inclusão desta possibilidade dentro das comunidades tradicionais e facilitar a execução da restauração pelo produtor rural”, destaca.
Além de atuar na gestão de empresa de serviços florestais e na formação de rede de coletores de sementes, seu foco principal é a restauração ecológica por meio da técnica de plantio por semeadura direta do tipo muvuca de sementes. Ministra diversos cursos na área de restauração florestal, tendo publicado diversos livros e guias sobre o tema.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na noite dessa segunda-feira (28), que encerrou o processo de análise da autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, da vacina chinesa da CanSino. A decisão tomada, por unanimidade, pela diretoria colegiado do órgão foi tomada após um desacordo entre a fabricante chinesa e sua representante no Brasil.

Em nota a Anvisa explicou que o processo foi encerrado “sem a continuidade da avaliação de mérito do pedido”, que foi feito pela então representante do imunizante no país, a Convidecia, no dia 18 de maio de 2021.
Ainda segundo a linha do tempo detalhada pela Anvisa, a Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da agência foi notificada por e-mail, no dia 17 de junho de 2021, pela CanSino Biologics Inc., que a Belcher Farmacêutica e o Instituto Vital Brazil S.A. não possuíam mais autorização para representar a empresa no Brasil.
No dia 18 de junho, a Anvisa informou o Ministério da Saúde sobre o comunicado da CanSino Biologics. No dia 21, diretores da agência se reuniram com representantes da Belcher, que afirmaram que a situação era um “dissenso comercial” e solicitaram um prazo para se manifestar sobre o caso. Já no dia 22 de junho, também segundo a agência, a Belcher confirmou a revogação do contrato de representação da CanSino. Já no dia 27, a farmacêutica chinesa ratificou que a companhia brasileira não era mais sua representante.
“A perda de legitimidade processual da empresa Belcher Farmacêutica do Brasil Ltda e do Instituto Vital Brazil S.A. para atuar perante esta Agência por autorização da empresa CanSino Biologics Inc. enseja a ausência de condições para manutenção da continuidade da avaliação do pedido de autorização de uso emergencial da vacina Convidecia perante a Anvisa. Aplica-se, ao caso, o disposto no inciso I do art. 9º da Lei nº 9.784/99, por perda de legitimidade da empresa Belcher Farmacêutica do Brasil Ltda e do Instituto Vital Brazil S.A. para atuarem interessados no presente processo administrativo”, ressaltou a nota da Anvisa.
A CanSino solicitou a substituição do seu representante nacional, mas, para a Anvisa, a “ação não se figura como alternativa administrativamente viável”. Um novo pedido de análise deverá ser protocolado para que a vacina seja analisada pela agência.
A Anvisa explicou que a Belcher também pode solicitar nova análise da vacina, “desde que sanada a contestação de representação junto ao fabricante”.
A vacina Convidecia, fabricada pela empresa CanSino Biologics Inc., localizada na China, atualmente está aprovada para uso em oito países: Argentina, Chile, China, Equador, Hungria, Malásia, México e Paquistão.
Da Agência Brasil, editado.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber foi sorteada para relatar a notícia-crime apresentada pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, Fabiano Contarato (Rede-ES) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) contra Jair Bolsonaro por prevaricação no caso da compra da Covaxin pelo Ministério da Saúde.
Nesta segunda-feira (28), mais cedo, a ministra disse haver “grave suspeita” de indícios de favorecimento e obtenção de vantagens indevidas nas negociações para a compra da vacina.
“Na hipótese concreta, a questão adquire contornos ainda mais inquietantes, porquanto em pauta negociações pouco transparentes quanto a vacina ainda não respaldada por estudos científicos consistentes, em detrimento de imunizante de eficácia já comprovada e com custo substancialmente inferior, a projetar a grave suspeita investigada pela CPI de favorecimento e/ou de obtenção de vantagens indevidas na implementação da política pública de combate à pandemia da Covid-19”, escreveu a magistrada em despacho que manteve pedido de quebra de sigilo de um advogado da Precisa Medicamentos, empresa que representa no Brasil a fabricante da Covaxin.
Na ação, os parlamentares pedem que Bolsonaro seja investigado por conivência diante da revelação feita a ele de que haveria um esquema de corrupção na compra do imunizante, conforme relatado pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF) à CPI da Covid na última semana.
Os senadores ainda pedem que Bolsonaro, em até 48 horas, diga se foi mesmo alertado sobre o possível esquema no ministério.
Cabe agora a Rosa Weber encaminhar o pedido à PGR, única instituição que pode pedir a abertura de inquérito contra o presidente da República. A decisão está nas mãos, portanto, do procurador-geral da República, Augusto Aras, que tem afinidade e age em sintonia com o Palácio do Planalto.
Da redação do Brasil247.

Não há dúvida de que a pandemia da covid-19 seria bem mais difícil de suportar se não existissem os smartphones. Eles se revelaram como os principais aliados das pessoas em meio ao avanço do novo coronavírus. Com o aparelho, é possível se divertir, trabalhar, se relacionar e comprar enquanto se respeita as medidas de prevenção e distanciamento social. Consequência disso é que, segundo a plataforma Statista, sete em cada 10 usuários de internet em todo o mundo passaram a usar mais os celulares no último ano.
Contudo, as vantagens proporcionadas por esse pequeno dispositivo representam apenas um lado da moeda. Do outro lado, ele é capaz de guardar um grande número de dados pessoais e sensíveis dos usuários sem que eles saibam desse perigo. A seguir, confira oito informações assustadoras que (provavelmente) estão armazenadas no celular.
1. Localização geográfica
Vários aplicativos, principalmente os que utilizam mapas, solicitam acesso aos serviços de localização do seu smartphone. Por conta disso, o dispositivo rastreia a sua movimentação o tempo todo e pode dizer onde você está em diferentes situações e momentos.
2. Senhas de diferentes serviços
Quase todos os aplicativos móveis precisam de um registro para acessar o conteúdo. Além disso, as pessoas fazem login frequentemente em lojas e serviços online. Todas essas senhas ficam armazenadas no celular.
3. Informações sobre pagamentos
O e-commerce já é realidade comum no Brasil, mas é preciso ter cuidado. Quando a pessoa faz uma compra por meio do telefone, as informações sobre pagamentos, moradia e contatos também ficam armazenadas no celular.
4. O que você fala
Você já se surpreendeu de receber anúncio de algo que falou mais cedo? Pois é, os assistentes virtuais, como Siri (Apple), Alexa (Amazon) e Google Assistente podem gravar e armazenar tudo o que a pessoa fala pelo telefone.
5. Movimentos corporais
O smartphone está equipado com um acelerômetro e um giroscópio que medem o movimento físico, a orientação e a rotação angular da pessoa. Esses dados são disponibilizados aos apps de saúde e de esporte, identificando quanto a pessoa fica em pé, sentada, entre outros.
6. Dados biométricos
A impressão digital já é a principal ferramenta de identificação e controle de acesso. No entanto, há smartphones capazes de reconhecer o próprio rosto e a voz da pessoa, armazenando informações de identificação.
7. Suas pesquisas
Uma realidade conhecida por alguns usuários é a de que as pesquisas e o histórico de navegação nos sites do Google (como o YouTube) são utilizados para capturar dados demográficos e interesses pessoais para fins publicitários.
8. Metadados de fotografias
Tirou aquela selfie e postou no Instagram? Cuidado, qualquer foto que você disponibiliza online a partir do smartphone revela o modelo específico do telefone, a localização exata e até a hora em que foi tirada.
Têm muitas informações armazenadas no celular! E agora?
Ter todas essas informações armazenadas no celular não é recomendado, mas existem procedimentos simples que a pessoa pode adotar para proteger sua navegação e evitar a exposição de dados sensíveis sobre sua vida.
A primeira etapa, claro, consiste nas permissões dadas aos aplicativos. Aprove apenas aquelas que são realmente essenciais ao funcionamento. Também desligue o Wi-Fi e o Bluetooth sempre que não estiver usando. Por fim, busque uma solução de VPN que vai encriptar o tráfego de dados em seu aparelho e escondê-los de potenciais criminosos. Com isso, é possível extrair o máximo das vantagens do smartphone sem se preocupar com o que ele realmente sabe sobre você.
Por Marijus Briedis, da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN)
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (28), a entrega do kit merenda para os pais de alunos de cinco escolas do município.
São elas: Cemei Cleusa Santos; Onero Costa da Silva; Marlei Terezinha Pretto; CIASF – Centro Infantil de Aprendizado Sementes do Futuro e Cecilia Meireles.
O dia da entrega nas demais unidades, será definido por cada escola e a direção da instituição de ensino, irá entrar em contato com os pais de alunos, para orientá-los sobre a retirada.

Não bastassem a fome e o desemprego, parece que o presidente Maduro andou superfaturando os testes de Covid-19 e as vacinas e agora enfrenta média de 16 mortes por dia no País.
A Venezuela tem 28,5 milhões de habitantes , duas vezes a população da Bahia, que tem média de mortes em torno de 100 pessoas.

Suspeito de matar uma família no Distrito Federal e balear outras cinco pessoas numa série de assaltos em chácaras na capital do país e em Goiás, Lázaro Barbosa de Sousa, 32 anos, foi preso nesta segunda-feira (28/6) pela força-tarefa formada por quatro corporações. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fez o anúncio em suas redes sociais.
A polícia estava à caça do foragido havia 20 dias. Nesse período, o suspeito invadiu várias propriedades rurais fez reféns, roubou alimentos e impôs terror com violência e ameaças.
Pessoas ligadas a Lázaro chegaram a fazer contato com um advogado criminalista para negociar sua rendição. O foragido planejava se entregar à polícia de uma forma que garantisse a sua integridade física.
Telefones de familiares, amigos e um aparelho que Lázaro carregava pela mata durante a fuga cinematográfica foram grampeados e monitorados pelas equipes de investigação. As informações facilitaram a prisão do maníaco.
Segundo fontes extra-oficiais, Lázaro foi levado até uma ambulância, mas já estava morto, vítima dos ferimentos recebidos no ato da prisão.

Neste domingo, o dia durou exatas 11h24m, com o sol nascendo às 6h40m e se pondo às 17h45m. Mas pode contar um acréscimo no tamanho do dia, até o equinócio de primavera, quando o dia e a noite terão a mesma duração.
Agradeça pelo dia curto, mas ensolarado. No extremo-sul do País, em Pelotas, RS, o dia durou apenas 10h05minutos neste domingo, com o nascer do Sol às 07h29m e ocaso às 17h35m. A mínima andou perto dos 4ºC e a máxima em torno de 15ºC, com dias nublados e ventos cortantes, vindos diretamente da Antártica, de até 62 km/h.
Nesta madrugada a mínima de Barreiras atinge 13ºC, talvez a menor temperatura do ano, com máxima de 29ºC.
A máxima aumenta pouco nos próximos dias, até 31ºC, enquanto a mínima permanece entre 17 e 19ºC.

Informação do ativista Thiago Brasil, no Twitter:
Você sabia que Bolsonaro comprou uma vacina chinesa da CanSino por U$ 17 a dose (mais cara que a Covaxin) e que a representante da chinesa CanSino no Brasil é uma empresa com sede em Maringá e que tem ligações com Ricardo Barros? Se a CPI investigar… a Covaxin é só o começo!
Não era só negacionismo. Era corrupção mesmo, peculato doloso, negociata, propinoduto, a boa e velha ladroagem. Com o agravante do homicídio qualificado de mais de 300 mil pessoas. Famílias inteiras destroçadas, perdendo seus arrimos e seus filhos queridos.
Como cantava em prosa e verso o general Heleno, “se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão.”

Uma dupla de alto calibre
Bernardo Mello Franco, em O Globo.
O PP barganhou o Ministério da Saúde para votar a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Ao assumir a Presidência, Michel Temer cumpriu o combinado. Entregou a pasta a Ricardo Barros, um deputado patrocinado por empresas de seguros.
Ao saber da nomeação, o veterano Paulo Maluf fez piada: “Ele não é médico, mas entende de operações”. Falava com conhecimento de causa. Barros era tesoureiro do PP, o partido com mais políticos na mira da Lava-Jato.
Na primeira semana no cargo, o ministro defendeu uma redução na cobertura do SUS e informou que não pretendia fiscalizar a qualidade dos planos de saúde. Pouco depois, disse que pacientes inventam doenças e que médicos fingem que trabalham.
As provocações distraíram a plateia enquanto Barros fazia o que sabe. Numa de suas operações, a pasta pagou R$ 20 milhões por remédios que nunca foram entregues. Segundo a Procuradoria, o golpe causou a morte de 14 pacientes com doenças raras. O caso envolvia o empresário Francisco Maximiano, agora citado no rolo da Covaxin.
Em 2017, a Comissão de Ética Pública concluiu que Barros usou o cargo para fazer campanha, prometendo verbas e hospitais em redutos de aliados. A advertência deu em nada. Ele continuou no governo até o prazo limite para concorrer ao sexto mandato.
Em agosto passado, Jair Bolsonaro recrutou o ex-ministro para operar em seu nome na Câmara. “Eu o convidei e ele aceitou prontamente a honrosa missão de liderar o governo. Para nós é muito bom”, disse o presidente. “Estou muito grato e muito feliz com a chegada dele para nos ajudar a mudar o Brasil”, animou-se.
O país não mudou, e Barros também não. Em setembro, ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal que apurava crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O capitão protegeu o ex-colega de partido. No mês passado, ainda presenteou sua mulher, Cida Borghetti, com uma sinecura no conselho de Itaipu.
Em depoimento à CPI da Covid, o deputado Luís Miranda disse que Bolsonaro sabia do envolvimento de Barros na negociação da Covaxin. Os indícios contra o deputado do Centrão já eram públicos. Ele apresentou a emenda que permitiu a compra da vacina indiana e pressionou a Anvisa para acelerar sua liberação.
Uma reportagem da revista “Veja” sugere que Barros não operava sozinho. O senador Flávio Bolsonaro também abriu portas no governo para o dono da Precisa. Chegou a acompanhá-lo em audiência com o presidente do BNDES, seu amigo de infância.
À CPI, o Zero Um descreveu o lobby com o “senhor Maximiano” como uma ação pelos “brasileiros que mais precisam”. “Não tem nada a ver com vacina”, desconversou. Seu advogado, o notório Fred Wassef, baixou no Senado na noite de sexta. Surpreendido por repórteres, trancou-se num banheiro feminino.
Barros virou a bola da vez. Será chamado à CPI e responderá a processo por quebra de decoro. Com o primeiro-filho na história, o capitão deve ter dificuldade para se livrar logo do operador.
Outro problema para o governo é a proximidade entre o deputado e o presidente da Câmara. Na quarta-feira, Arthur Lira receberá um “superpedido” de impeachment contra o capitão

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, retoma a vacinação para primeira dose, nesta segunda-feira (28), no PROMATI, das 8h às 16h, sem intervalo para almoço, para pessoas acima dos 48 anos de idade.
Para comprovar que faz parte do público-alvo, o munícipe deverá apresentar um documento de identificação com foto, CPF/CNS e comprovante de residência.
O município recebeu do Governo do Estado, neste final de semana, 1.648 doses de vacinas para primeira dose.

Moradores de Chapecó (SC), onde Bolsonaro participou de uma motociata na manhã deste sábado protestaram contra a presença do genocida na cidade.

Acenderam velas e expuseram cruzes na escadaria da igreja para chamar a atenção para o descaso do mandatário na pandemia – mais de 500 mil brasileiros já morreram em decorrência do coronavírus.
No último Dia dos Namorados, agentes da PM Alda Nery e Erisson Nery comemoraram a data pela primeira vez ao lado de Darlene Oliveira
Após grande repercussão por fazer parte de um trisal – relacionamento de três pessoas – com dois sargentos da Polícia Militar do Acre, a administradora Darlene Oliveira foi demitida do local de trabalho. As informações são do portal G1.
No último Dia dos Namorados, em 12 de junho, os agentes da PM Alda Nery e Erisson Nery comemoraram a data pela primeira vez ao lado de Darlene. Os três assumiram a relação há quase um ano.
Segundo a sargento Alda, no entanto, a repercussão acabou na demissão da companheira. Ela diz que Darlene foi demitida sob o argumento de que a exposição de sua vida pessoal afetaria a imagem da empresa. Em desabafo feito nas redes sociais, a PM não citou o nome da empresa onde Darlene trabalhava.
“A Darlene perdeu o emprego baseado na justificativa de que ela estava se expondo demais e que isso faria mal à imagem da empresa na qual ela trabalhava. Hoje, a Darlene já está trabalhando numa empresa maravilhosa, aonde os chefes têm uma mentalidade humana, uma mentalidade respeitosa, que respeitam as pessoas independente de suas escolhas sexuais”, declarou Alda.

O Brasil cresceu 2% em 10 anos, a pior década da economia em 120 anos.
14,8 milhões de desempregados, 6 milhões de desalentados, que desistiram de procurar emprego e mais de 30 milhões na economia informal, vendendo pirulito nas esquinas.
Inflação em 37%, na porta do supermercado.
Vendas de ativos da Petrobras pelo preço nominal das ações, mesmo transferindo o controle, que é a parte mais valorada de uma empresa.
Venda do regime de águas e geração de energia da Eletrobras, uma empresa rentável, em andamento, que deve causar prejuízos sem precedentes ao País.
A par disso, especulações na bolsa, com informação privilegiada, como aquele episódio da queda de ações da Petrobras pela demissão do Presidente.
Ou a escandalosa venda de ativos do Banco do Brasil, sem licitação, do valor de 3 bilhões por apenas 370 milhões.
E as especulações com o dólar e swap cambial, com informação privilegiada, que só os chegados de Paulo Guedes conhecem.
O escândalo da Covaxin é só o último lance dessa roubalheira desmedida. Bolsonaro, Guedes e os canalhas do Planalto recusaram vacinas e são responsáveis diretos pela morte de mais de 300 mil pessoas, enquanto tivemos 204.800 mortos em 2020.
Em 2021, que ainda não completou 180 dias, temos mais de 300 mil mortes.
Em dezembro de 2020 poderíamos estar recebendo vacinas em grande volume, fabricadas na China, e também as 100 milhões fabricadas pela Pfizer.
Se o povão entendesse apenas 10% do que de fato aconteceu nos 900 dias “sem corrupção” do Governo Bolsonaro, os membros dessa patifaria já estariam sendo perseguidos como Lázaro Barbosa, no meio do mato, e talvez já tivessem suas cabeças pendentes de uma corda.
A família de John McAfee duvida que o criador do famoso antivírus tenha se suicidado em uma prisão na Espanha, motivo pelo qual a defesa pediu ao juiz que investiga o caso uma segunda autópsia ao término da que já foi ordenada.
Um tribunal de Martorell, na mesma província, abriu um processo para realizar a autópsia e determinar as causas de morte do programador, que de acordo com fontes do sistema penitenciário cometeu suicídio. Como é obrigatório sempre que uma pessoa não tem morte natural, os procedimentos correspondentes são abertos para que a autópsia seja realizada e determine as causas do falecimento.
No entanto, os parentes do americano questionam o suicídio, como relataram à agência de notícias EFE fontes do entorno familiar. O advogado que representou McAfee no processo de extradição pediu ao juiz de Martorell uma segunda autópsia com os seus próprios especialistas para determinar as causas da morte. Na manhã de quarta-feira, 23, Janice McAfee, esposa de John, afirmou que falou com o marido e que ele disse que ligaria para ela mais tarde naquele dia.
John McAfee foi preso em outubro do ano passado por ordem da Audiência Nacional, que concordou em extraditá-lo para os EUA por supostamente ter escondido altos rendimentos das autoridades fiscais entre 2016 e 2018. O programador foi detido em outubro, no aeroporto de Barcelona, quando estava prestes a pegar um voo para Istambul. Desde então, permaneceu sob custódia.

Faleceu nesta madrugada, na UTI Covid do Hospital do Oeste, o presbítero Hélio Martins dos Santos, de 53 anos, depois de 32 dias de luta com a doença. Um pouco antes de ser internado, Hélio perdeu a filha de pouco mais de 30 anos também para a Covid. Natural de América Dourada, Hélio deixa viúva Sônia de Oliveira Santos.

Hoje morreu um amigo de 51 anos na UTI do Hospital do Oeste. Um homem religioso, trabalhador, amigo dos seus amigos, sempre pronto para ajudar com o que fosse possível. Não havia vacina para a sua idade. E pensar que tudo isso foi para ganhar um troquinho, um bocado do vil metal, que ainda será usado para pagar advogados e tentar livrar os autores da cadeia.
Se tivesse comprado as vacinas da Pfizer, pela metade do preço, hoje não teríamos essa barbaridade de gente nova, morrendo nas UTIs.
É um tempo diferente, onde o Presidente da República agride meninas em entrevistas, deputados bombados pulam muro para fugir da Polícia Federal e advogados se escondem no banheiro feminino.
Por mais que insistam, em definitivo, vacina não rima com propina.

A Embrapa Cerrados montou, em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, seis vitrines tecnológicas com cultivares geneticamente superiores de milho, sorgo e milheto desenvolvidas pela empresa e parceiros.
Os campos demonstrativos foram formados em Planaltina (DF), sede da Embrapa Cerrados (foto), e no Recanto das Emas (DF), onde se localiza o Centro de Inovação em Genética Vegetal (CIGV), ligado ao centro de pesquisa.
No total, os visitantes podem conhecer no campo 32 cultivares, sendo 16 de milho, 14 de sorgo e duas de milheto.
“Queremos apresentar a potencialidade agronômica dessas cultivares, algumas já lançadas e outras em fase final de desenvolvimento”, explica Fábio Faleiro, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados. A ideia, segundo ele, foi montar um espaço para visitação de técnicos, consultores, extensionistas, produtores e potenciais parceiros na região para produção e comercialização de sementes.
As vitrines também servirão para avaliar os materiais com relação à resistência a pragas e doenças na região do Cerrado do Planalto Central com vistas aos sistemas de produção na safrinha. “É uma ótima oportunidade para unir os esforços da transferência de tecnologia com a pesquisa no sentido de otimizar os nossos recursos”, afirma Lineu Rodrigues, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Cerrados.
“Vamos promover cursos de capacitação de agentes multiplicadores com relação à genética Embrapa. O que queremos com as vitrines é aproximar cada vez mais o setor produtivo da pesquisa”, afirmou Faleiro.
Ele também explicou que, com as vitrines tecnológicas, busca-se ainda desenvolver o mercado por meio de ações de promoção dessas cultivares, tendo em vista a recomendação delas para o plantio no Cerrado, principalmente para a produção de segunda safra (safrinha).
“A Embrapa está a procura de licenciados que não só produzam e comercializem sementes mas, também, ajudem a divulgar a tecnologia para os produtores”, explica.
“Nossa ideia é apoiar os centros de produto da empresa, como a Embrapa Milho e Sorgo, no trabalho de pós-melhoramento dos materiais no bioma Cerrado”, explicou Sebastião Pedro, chefe-geral da Embrapa Cerrados.
Para ele, é preciso que os materiais desenvolvidos pela instituição de pesquisa tenham cada vez mais visibilidade para que possam gerar demanda no mercado. Esse é considerado um projeto piloto. “Queremos fomentar essa iniciativa de transferência de tecnologia fazendo uma sinergia com outras unidades da Embrapa. Precisamos tornar nossas tecnologias cada vez mais visíveis”, afirmou.
“Adorei tanto a ideia quanto a execução desse projeto das vitrines”, afirmou o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Cícero Beserra. Segundo ele, o que o melhoramento precisa é justamente de pontos de demonstração como esses. “Essas vitrines são excelentes para mostramos o nosso trabalho. Dessa forma, dá para ver a nítida diferença de um material para o outro”, afirmou.
O pesquisador destacou também que, no caso das vitrines do sorgo, elas ainda cumprem outro importante papel: divulgar a cultura para os produtores.
“O sorgo é um complemento ao milho. É uma alternativa importante para a safrinha, por ser uma cultura mais tolerante a condições de estresse hídrico e demandar investimentos relativamente menores que o de outras culturas. Quando apresentamos o sorgo para o produtor estamos tratando de segurança”, alerta.
Lauro Guimarães, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, ressaltou a importância da interação entre unidades de pesquisa tanto para a apresentação dos avanços científicos, em termos de produtos, práticas, processos e serviços, úteis diretamente aos produtores rurais e a sociedade, quanto para a promoção de novas oportunidades de relacionamento com empreendedores do setor privado, por meio do estabelecimento de parcerias que disponibilizarão essas tecnologias em diferentes regiões do país.
Segundo ele, a região de Brasília e do entorno representa um ambiente de alto potencial de produção de grãos, de modo que as culturas de milho, sorgo e milheto estão entre as melhores alternativas para composição de sistemas de produção, juntamente com soja e forrageiras, a depender de manejo e “janelas de plantio” na segunda safra.
“A instalação das vitrines com cultivares BRS, na região do Planalto Central, permite a demonstração da genética Embrapa para essas três importantes culturas agrícolas, sendo uma oportunidade para divulgação de cultivares adaptadas e para estímulo à produção de sementes localmente, potencializando benefícios produtivos, econômicos e sociais, principalmente no contexto de alta demanda e bons preços de grãos”, afirma.
Informações sobre os materiais apresentados na vitrine já lançados podem ser obtidas no www.embrapa.br/cultivares

O Grande Prêmio da Estíria, oitava etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, acontece neste fim de semana (25, 26 e 27 de junho – sexta-feira, sábado e domingo) no Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria.
Sábado, 26 de junho
07h00 às 08h00 – Treino Livre 3 (TL3) Fórmula 1
10h00 às 11h00 – Qualificação Fórmula 1
Domingo, 27 de junho
10h00 – Grande Prêmio da Estíria de Fórmula 1 (71 voltas ou 120 minutos)

O senador Fabiano Contarato (REDE-ES) foi incisivo, na noite desta sexta-feira, ao comentar as últimas revelações da CPI da Covid, também conhecida como CPI do Genocídio:
“É um momento triste quando a gente tenta buscar com a nossa sociedade, para o nosso povo brasileiro uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, o combate à corrupção, tudo aquilo que nós almejamos, uma sociedade melhor. E hoje aqui essa CPI tem um outro momento.
Já foi dito, flagrantemente provado, que esse presidente decidiu a utilização de medicação sem nenhuma comprovação científica. Já foi provado que ele também é contra a utilização de máscara e distanciamento social. Ele é contra a vacina, mas difunde essa utilização de ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina. Esse presidente também, aqui está comprovado, que recusou a aquisição da Pfizer no Brasil. E agora, aqui hoje, está comprovado que o líder do governo [Ricardo Barros (Progressistas-PR)] também, na Câmara, teve com a chancela do presidente da República esse movimento um tanto quanto irregular no contrato da Covaxin.
Eu acho que isso tudo é motivo suficiente e espero que a CPI dê uma resposta à população brasileira apurando e responsabilizando de forma isenta e imparcial, doa a quem doer, pra quem de qualquer forma tenha concorrido para o agravamento da pandemia seja responsabilizado seja por dolo, seja por ação, seja por omissão.
Eu agradeço e quero mais uma vez parabenizar a coragem do deputado de vir a essa Comissão declarar os nomes e falar efetivamente tudo o que aconteceu.
Em nome de Luis Ricardo eu quero saudar todos os funcionários públicos e falar que efetivamente nesse momento que nós já vivemos tantos retrocessos para os trabalhadores no Brasil: reforma trabalhista em 2017, reforma da Previdência, agora vem reforma administrativa querendo mais uma vez achacar os funcionários públicos.
Quando eu vejo pessoas, que tem funcionário público com estabilidade, com a coragem, com a integridade de vir a uma Comissão, de ir ao presidente da República e apontar onde está, mesmo contrário, com a pressão de seus superiores, eu falo que vale à pena sim lutar por um Brasil melhor, por uma sociedade mais igualitária, mais justa e mais fraterna”.

Deputado diz que Bolsonaro citou Ricardo Barros ao ser alertado sobre suspeitas de irregularidades da Covaxin.
Nesta sexta, o deputado federal Luís Miranda afirmou em depoimento à CPI da Covid que denunciou ao presidente Bolsonaro as supostas irregularidades na compra da vacina Covaxin. Segundo Miranda, o presidente teria dito que o esquema “é coisa do Ricardo Barros”. Barros é líder do governo na Câmara, foi ministro da Saúde e afirma que “não participou de nenhuma negociação”.
A Oposição afirma que as provas contra o Presidente da República são contundentes:
https://twitter.com/henriqpalmiery/status/1408483635607519235
https://twitter.com/demori/status/1408606003839614978