“Sabe, Sancho, todas essas tempestades que acontecem conosco são sinais de que em breve o tempo se acalmará; porque não é possível que o bem e o mal durem para sempre, e segue-se que, havendo o mal durado muito tempo, o bem deve estar por perto.” – Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.
Postado no Twitter por Paulo Nogueira Batista Jr. Economista, escritor, autor do livro “O Brasil não cabe no quintal de ninguém”. Foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento estabelecido pelos Brics.
No Brasil dos “imorríveis e incomíveis”, tudo pode acontecer.
A farmacêutica brasileira União Química concluiu a produção do primeiro lote da vacina russa contra a Covid-19 Sputnik V. Como o imunizante ainda não possui autorização para ser utilizado no Brasil, a empresa vai exportar as doses para países vizinhos da América do Sul.
A fábrica usou ingredientes ativos e tecnologia fornecidos pela Rússia para produzir as vacinas.
De acordo com o Estadão, o Instituto Gamaleya, laboratório público da Rússia responsável pelo desenvolvimento da vacina, foi o responsável pelo controle de qualidade dos ingredientes do imunizante, que foi envasado na unidade da União Química da cidade de Guarulhos, em São Paulo.
O primeiro lote de 100 mil doses da fábrica foi acondicionado em caixas com rótulos em espanhol, mas os países de destino ainda não foram escolhidos pelo Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), disseram executivos.
A notícia foi recebida com indignação na Bahia, que já apresentou pedido, entrou com ação no Supremo Tribunal Federal e tem se esforçado para que a Anvisa aprove o uso emergencial da vacina Sputnik V no Brasil.
O secretário da saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ironizou o fato do país registrar uma vacinação lenta e, ainda assim, “se dar ao luxo de virar exportador de vacina”.
“Conforme vínhamos avisando, desde janeiro, quando visitei a fábrica da BThek no DF, corríamos o risco de ver as Sputnik serem fabricadas aqui e exportadas. Não deu outra”, comentou ele no Twitter ao compartilhar a notícia sobre a conclusão do lote.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.801 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.168 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (21) também registra 75 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje.
O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 20.280, representando uma letalidade de 2,08%.
Situação da regulação de Covid-19
Às 12h desta sexta-feira, 88 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 106 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.
Vacinação
Com 3.120.336 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.438.059 receberam também a segunda dose, até as 16 horas desta sexta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
Oito das 27 unidades da Federação apresentam sinais de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) enquanto outras 12 mostram reversão das tendências de queda ou estabilização no número de casos em patamares muito altos. Esses dados do Boletim InfoGripe Fiocruz indicam que há risco de recrudescimento da pandemia de covid-19nas próximas semanas.
O levantamento mostra sinais de crescimento no Rio de Janeiro, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Tocantins e Distrito Federal. Entre as demais unidades, observa-se indícios de interrupção da tendência de queda na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, e São Paulo. Também foi verificada tendência de estabilização em Minas Gerais e Piauí, embora nesses dois Estados os indícios não sejam tão claros quanto nos anteriores.
Muitos desses Estados apresentam valores similares ou até mesmo superiores aos picos observados ao longo de 2020. Tais estimativas, segundo o boletim, reforçam a importância da cautela em relação a medidas de flexibilização das recomendações de distanciamento, enquanto a tendência de queda não for mantida por tempo suficiente para que o número de casos caia de forma significativa. A retomada das atividades de forma precoce pode levar a um quadro de interrupção dessa redução em valores muito distantes ainda de um cenário ideal.
Durante conversa com profissionais da imprensa da região oeste da Bahia, nesta sexta-feira (21), em transmissão pelas redes sociais, o governador Rui Costa fez um alerta à população em decorrência das altas taxas de internação pelo coronavírus.
“Nos últimos dias, registramos um crescimento acelerado no número de casos e, nessa situação terrível, temos assistidos com perplexidade a festas clandestinas que fazem a contaminação crescer. Estamos trabalhando muito, montamos uma estrutura grande e hoje temos cerca de 1,6 mil leitos de UTI abertos exclusivos para Covid-19 em toda a Bahia. Temos medidas restritivas em vigor, mas a única forma de conter o vírus, além da vacinação, é evitando aglomerações, usando máscara e álcool em gel. É necessário que as pessoas se conscientizem disso. Sem o apoio de todos, não vamos vencer a guerra contra o vírus”, afirmou.
O governador também explicou os limitadores para a criação de novos leitos de UTI no Estado.
“Para criarmos unidades de atendimento, não basta termos o espaço físico, onde construir e adaptar, precisamos de insumos, como oxigênio que, nesse momento, as empresas não têm para fornecer ou, quando têm, não possuem os tanques. Além disso, temos um grande empecilho, que é o maior de todos: a montagem das equipes médicas. Também está faltando no Brasil o chamado kit intubação, fundamental no tratamento de covid-19. Não temos mais como criar leitos. Por isso, é tão importante que cada um faça a sua parte para evitar o crescimento do vírus”.
Rui ainda fez um apelo aos comerciantes da região oeste. “Sem consumidor, não vai ter comércio funcionando. Sem saúde pública e sem vida humana, não há atividade econômica. Então, é preciso compatibilizar as duas coisas. Vamos respeitar as indicações de segurança e evitar aglomerações, não realizar eventos que colocam muitas pessoas juntas nos estabelecimentos. Se as medidas restritivas forem respeitadas, mais rapidamente poderemos sair desse momento e reabrir os estabelecimentos”.
Vacina
Durante a transmissão, o governador acrescentou que a Bahia vai continuar insistindo pela liberação de importação e uso da vacina russa Sputnik V junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), produzindo material técnico e persistindo na ação judicial junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para liberação da vacina.
“Fizemos um ofício anexando todas as respostas às perguntas que a agência tinha feito sobre a vacina e anexamos a esse documento o relatório do comitê científico que apoia as ações dos governadores do Nordeste, dando subsídio para análise, e esperamos a aprovação da Sputnik V. É uma luta que não vamos abrir mão porque, quanto mais rápido a gente vacinar a nossa população, mais rápido vamos reduzir o número de mortes e de pessoas internados, e mais rápido voltaremos à normalidade social e econômica”, disse.
Decreto
Na última sexta-feira (14), o Governo da Bahia anunciou o funcionamento apenas de serviços essenciais em 36 cidades da região oeste e a restrição de locomoção noturna das 20h às 5h.
As medidas valem até o dia 25 de maio nos municípios de Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.
Nesses 36 municípios, está proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) ou em depósitos e distribuidoras, até as 5h de 25 de maio.
Restaurantes, bares e congêneres podem operar somente de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery), até as 24h. O decreto suspende também a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, está apoiando as medidas necessárias adotadas nos Municípios, em conjunto com guardas municipais. Os infratores podem ser autuados nos artigos 268 e 330 do Código Penal.
Com a taxa de ocupação nos leitos clínicos e de UTI em 100%, há quase um mês, e em lockdown desde o último domingo, o município de Barreiras enfrenta um dos momentos mais críticos da pandemia. Além de leitos, chegam a faltar insumos em hospitais como o Eurico Dutra, referência regional no tratamento da Covid-19.
Na tarde desta quinta-feira (20), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) entregou ao hospital uma doação de materiais de consumo diário, mobiliário hospitalar e instrumentos para ajudar suprir a alta demanda por estes produtos. A entrega foi feita pelo presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, à diretora do Hospital Municipal Eurico Dutra, Julianne Furtado. Participaram da solenidade o secretário de Saúde de Barreiras, Melchisedec Alves das Neves, o vice-prefeito, Emerson Cardoso, e o diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais.
“Desde o ano passado, os produtores de algodão do Oeste da Bahia, através da Abapa, vêm atendendo às solicitações das prefeituras da região, para o enfrentamento da Covid-19. É um ato de solidariedade, como muitos outros que a entidade encampa, por acreditarmos que não basta apenas estar na comunidade, mas ser, efetivamente, parte dela. Este é um momento muito difícil que ainda vai requerer muito cuidado e atenção, tanto por parte das autoridades e gestores da saúde, como pelos cidadãos. Esperamos que em breve possamos superar esta grande crise sanitária”, afirmou Luiz Carlos Bergamaschi.
“Esta doação está vindo em um momento em que nossa unidade tem recebido muitos pacientes, não só de Barreiras, mas de toda região, e nós sabemos da dificuldade de acesso aos medicamentos, equipamentos e insumos. A Abapa sempre foi uma grande parceira do município e nós só temos a agradecer. Sabemos o quanto os pacientes serão beneficiados com essas doações”, disse a diretora do hospital, Julianne Furtado.
Melchisedec Alves das Neves, secretário municipal de Saúde, enfatizou a importância da doação em um contexto de déficit no fornecimento dos insumos. “Esta oferta da Abapa chega em um momento muito oportuno, em que os indicadores da doença estão em alta. Nossa demanda tem sido crescente. Somos muito gratos por este ato”, ponderou.
“Em nome do município de Barreiras e de toda a população, gostaria de agradecer por este gesto da Abapa. Entendemos o quanto é necessária a solidariedade, e, sobretudo, o comprometimento com a saúde da população. Quero agradecer em nome do prefeito, Zito Barbosa, de toda secretaria municipal de Saúde e de todos os que estão sendo beneficiados”, concluiu o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso.
Material doado:
02 oxímetros de mesa
20 suportes para soro
04 bombas de infusão
1000 máscaras N95
2000 aventais descartáveis
04 reguladores manômetro de pressão para cilindro de oxigênio
Newsletter semanal de Marina Amaral, diretora executiva da Agência Pública
Os que ainda não perderam a confiança nos fatos assistiram, essa semana, à desmoralização completa do governo de Jair Bolsonaro.
Enquanto o general Pazuello, provando saber que agiu de maneira criminosa, mentia à CPI sobre o que disse e fez no Ministério da Saúde, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se tornava alvo de uma ação da Polícia Federal por ordem do Supremo Tribunal Federal.
Além de ter a casa e gabinetes vasculhados, Salles, suspeito de envolvimento em “um grave esquema de facilitação de contrabando de produtos florestais”, segundo o ministro Alexandre de Moraes, teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados.
Na mesma decisão, o ministro do STF registrou que um relatório do Coaf indicou “movimentação extremamente atípica envolvendo o escritório” do qual Ricardo Salles é sócio. Não custa lembrar que Salles já era investigado por suspeita de enriquecimento ilícito pelo Ministério Público de São Paulo por aumentar seu patrimônio cinco vezes durante o período que exercia cargos públicos no governo estadual.
Os crimes de responsabilidade de Pazuello e Salles são de conhecimento público. Sem estabelecer uma política de prevenção e vacinas, trocada pelo “tratamento precoce” e pelo desprezo ao uso de máscaras e às políticas de isolamento social, Pazuello não só impulsionou o número de mortes por Covid-19, que foram de 15 mil para 300 mil em sua gestão, como cruzou os braços diante da crise em Manaus, o que lhe valeu um processo no MPF, ainda em andamento.
E isso não é tudo.
Na véspera de seu depoimento à CPI, a Rede Globo revelou contratos fraudados do Ministério da Saúde para reformar galpões no Rio de Janeiro.
A empresa escolhida por Pazuello, sem licitação a pretexto de urgência na pandemia, já havia se envolvido em um escândalo em um contrato para a Aeronáutica.
Quanto a Salles, não bastasse a taxa recorde de desmatamento da Amazônia e as canetadas para “passar a boiada” – como o infame decreto que liberou 8 mil cargas de madeira ilegal -, seu apoio aos madeireiros infratores provocou uma notícia-crime assinada pelo ex-superintendente da PF no Amazonas.
Com um detalhe importante: além de reincidentes em crimes ambientais, as madeireiras que Salles é acusado de proteger são empresas grandes e com histórico de corrupção.
Para além da carga ideológica que parece justificar as atitudes tresloucadas dos ministros anti-saúde e anti-meio ambiente, a descoberta do “orçamento paralelo” do governo Bolsonaro e as suspeitas que rondam seus ministros mostram que a recompensa do presidente a seus apoiadores parece ser bem mais concreta do que elogios no Twitter.
Ao que tudo indica, as mentiras do presidente e seus ministros servem para encobrir algo que seria inaceitável até para seus apoiadores: a corrupção cada vez mais evidente do governo.
Como aconteceu na ditadura militar, o mito da “linha dura” para evitar a corrupção é a cortina de fumaça para praticá-la.
Em tempo: manifestamos nossa solidariedade ao doutor Conrado Hubner, professor de Direito Constitucional da USP, processado criminalmente pelo Procurador Geral da República, Augusto Aras, por tê-lo chamado de Poste Geral da República. Censura nunca mais!
Entre os dias 19 e 20 aconteceram dois óbitos entre pacientes de Luís Eduardo Magalhães e o número de casos ativos cresceu para 645, com o registro de 119 casos positivos e ainda aguardando o resultado de 189 exames.
Trinta e um pacientes estão internados, dos quais 22 na Unidade de Controle da Covid, três no Hospital do Oeste e seis no Hospital Central.
No dia de ontem, 20, foram concluídos 306 (trezentos e seis) resultados de exames, sendo que 98 (noventa e oito) testaram negativos e 208 (duzentos e oito) testaram positivos.
Agora são 795 (setecentos e noventa e cinco) contaminados em isolamento domiciliar, 32 (trinta e dois) pacientes estão internados e o município registra 233 (duzentos e trinta e três) óbitos. Os leitos hospitalares e unidades de tratamento intensivo disponíveis para Barreiras estão 100% lotados e existe uma fila não revelada na Regulação da Coordenação de Saúde do Estado.
Um a cada quatro brasileiros diz que a quantidade de comida na mesa para alimentar a família foi menor do que o suficiente nos últimos meses, durante a pandemia da Covid-19, mostra pesquisa Datafolha. O levantamento aponta também que 88% dos entrevistados disseram perceber que a fome no país aumentou. A situação é mais sentida por mulheres, negros e pessoas menos escolarizadas. Faltou comida para 40% dos que têm apenas o ensino fundamental completo. A fome foi mais sentida também entre moradores da região Nordeste. Outro fator relacionado à fome foi quantidade de adultos trabalhando: onde só um adulto trabalha, 29% teve menos comida que o suficiente. Onde nenhum trabalha, o número salta para 35%. Uma dessas casas sem adultos empregados é a de Kelly Celestino, 45, que vive na favela de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, e está sem emprego desde o início da pandemia.
“Eu sempre trabalhei, como auxiliar de limpeza, fazendo faxina, ajudando os feirantes, o que tinha, sempre fiz minha correria para não faltar o pão”, diz ela. “Em casa de família me mandaram embora no começo da pandemia. Agora minha filha está mandando meu currículo para todo mundo, e nada”, resume.
Kelly sustenta a casa e os quatro filhos. Um deles trabalhava como entregador de comida por aplicativo, mas sofreu um acidente de moto e está parado, fazendo fisioterapia. “Eu dependo de doação para ter comida na mesa”, resume ela, que recebe auxílio emergencial do governo, que é suficiente para pagar só as contas mais urgentes. Também em Heliópolis vive Marli de Souza, 50. Na casa dela, são quatro os que dependem de doações para se alimentar.
Ela também é faxineira e ficou sem trabalho durante toda a pandemia. O marido faz bicos de pedreiro, mas tem encontrado pouco serviço. O filho mais velho, de 24 anos, entrega currículos o dia todo, sem sucesso. E a mais nova, de 10 anos, voltou a ter aulas presenciais duas vezes por semana, mas passa o resto dos dias em casa.
“Com o auxílio emergencial, eu consigo só pagar uma conta ou outra. Da última vez, eu paguei só a conta de luz, que estava atrasada e eles já estavam cortando. Você acaba deixando acumular para não deixar sua filha passar fome”, diz ela. “Mesmo com doações, está tão difícil, quando chega uma cesta a gente divide com o vizinho, porque nem sempre tem para todo mundo, e a gente precisa se ajudar”, conta.
As doações que elas recebem em geral chegam pela União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas). Levantamento da entidade já durante a pandemia apontou que 89% dos moradores se dizem preocupados que a comida acabe antes de terem dinheiro para comprar mais, 67% disseram que precisaram diminuir a quantidade de alimentos nas refeições e 24% disseram que de fato faltou comida. “Não é só a quantidade de comida mas também a qualidade da alimentação, como a falta de proteínas, com o ovo e a carne caríssimas”, diz Antonia Cleide Alves, presidente da Unas. “A gente articula para garantir pelo menos o básico, arroz, feijão, óleo e macarrão. Mas a gente sabe que é paliativo.”
A pesquisa Datafolha mostra que quem recebeu auxílio emergencial do governo em 2021 é quem mais sentiu o peso da fome: 41% desse grupo diz que faltou comida. O auxílio neste ano veio menor do que no ano passado. Em 2020, o governo pagou a quem não tinha renda na pandemia R$ 600 por mês, inicialmente –e R$ 300 nos últimos meses. Em 2021, o pagamento baixou para valores entre R$ 150 e R$ 375.
O economista Francisco Menezes, ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, afirma que a diminuição do auxílio é fator importante para explicar a fome medida pelo Datafolha. “É preciso destacar que quem recebe R$ 150 de auxílio tem efetivamente R$ 5 por dia para comer”, diz ele. Menezes cita pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan), que mostrou que, durante a pandemia, 9% da população, o equivalente a 19 milhões de brasileiros, sofre insegurança alimentar grave, ou seja, está passando fome. O inquérito foi feito em dezembro em 2.180 domicílios em todo o país.
“O Datafolha capta agora uma situação mais extrema, que o IBGE já apontou entre 2017 e 2018: uma inversão da curva da segurança alimentar no Brasil, que era até então descendente e voltou a níveis alarmantes”, afirma.
O economista afirma que um programa importante de segurança alimentar é o da alimentação nas escolas. Com os colégios fechados, no entanto, as crianças passam a fazer todas as refeições em casa, o que agrava a situação.
A pesquisa Datafolha mostra que famílias com crianças sentiram mais a fome: em 35% das casas com crianças de até 6 anos, houve menos comida na mesa do que o suficiente. Crianças pequenas em casa também dificultam que as mães trabalhem fora, diz ele. Por fim, Menezes aponta ainda a alta no preço dos alimentos, que subiram 15%, três vezes o valor da inflação no ano passado. Menezes é analista de programas da ActionAid, que arrecada doações e as repassa a entidades como a Unas, em Heliópolis, ou a Casa da Mulher do Nordeste, que atua com mulheres em bairros pobres da região metropolitana do Recife.
“Desde o início da pandemia, ficou claro que o impacto maior seria para as mulheres periféricas e negras, que são responsáveis por trazer o alimento para as crianças e para os idosos que vivem com elas. A pandemia veio acirrar as desigualdades sociais”, diz Graciete Santos, presidente da Casa da Mulher do Nordeste. “É um momento de muita insegurança alimentar, da falta de acesso ao alimento regular. Hoje a principal questão é ter o que comer. Voltamos à frase clássica de Betinho [o sociólogo Herbert de Souza]: ‘Quem tem fome tem pressa’.”
Para o levantamento, o Datafolha realizou 2.071 entrevistas presenciais, nos dias 11 e 12 de maio, em 146 municípios, com brasileiros de 16 anos ou mais de todas as classes sociais e regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Editado pelo Bahia Notícias.
Seria bom que explicassem porque alguns ministros do atual Governo e outros milhares de grandões, galões e gravatas expostos, em Brasília, recebem o equivalente a 420 auxílios emergenciais todo mês, mesmo tendo, gratuitamente, gasolina, carro, casa, energia, água, condomínio, plano de saúde, auxílio terno, passagens aéreas, dois salários extras anuais e dois meses de férias e mais uma meia dúzia de benefícios e o pobre só tem o direito a um mísero auxílio de R$150,00, mesmo sendo a fonte de recursos a mesma, os impostos que são pagos pelo contribuinte. O dia que o pobre sair da favela e vir para o meio da rua vai ser difícil segurá-lo. Mesmo que a sub-nutrição e a ferropriva façam seus músculos tremerem a cada esforço mais prolongado. O genocídio não se traduz só pela falta de vacinas, remédios e recursos hospitalares. Mata-se muito também pela falta de munição de boca.
Levantamento do Paraná Pesquisas feito com a população baiana mostra ainda que o atual governador do estado, Rui Costa, caso fosse o candidato do PT, também derrotaria o presidente.
Um levantamento sobre a eleição para a presidência em 2022 feita pelo instituto Paraná Pesquisas com eleitores da Bahia, divulgado nesta quinta-feira (20), aponta que o ex-presidente Lula lidera a corrida pelo Palácio do Planalto com ampla vantagem no estado.
O petista soma 43,3% das intenções de votos entre a população baiana, bem distante do segundo colocado, Jair Bolsonaro, que aparece com 24,6%.
Ciro Gomes (PDT) figura na terceira colocação, com 7,7% das intenções de voto. Atrás dele vem o apresentador de televisão Luciano Huck, com 4,3% das intenções de voto. Ele empata tecnicamente com o ex-juiz Sérgio Moro, que soma 3,9%. Fecham a lista o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 1,9%, e João Amoêdo (Novo), com 1,7%. Brancos e nulos representaram, no levantamento, 7,9%, enquanto 4,2% dos entrevistados não sabem em quem vão votar ou não responderam.
A Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Luís Eduardo Magalhães, segue nesta sexta-feira (21), das 8h às 17h, na tenda em frente ao Banco Itaú, com as atualizações dos cadastros para o Auxílio Emergencial Municipal.
Os atendimentos acontecerão apenas para as 250 pessoas com nomes nas listas que estarão sendo divulgadas diariamente. Os nomes deverão ser conferidos, através do link: www.auxiliolem.com.br.
A atualização também pode ser realizada pelo site.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.182 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.187 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (20) também registra 74 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 971.450 casos confirmados desde o início da pandemia, 932.687 já são considerados recuperados, 18.558 encontram-se ativos e 20.205 tiveram óbito confirmado.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.250.376 casos descartados e 215.699 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 48.536 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 20.205, representando uma letalidade de 2,08%.
Situação da regulação de Covid-19
Às 12h desta quinta-feira, 94 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 75 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.
Vacinação
Com 3.082.299 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.424.431 receberam também a segunda dose, até as 16 horas desta quinta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
Apesar de comprovado por vídeos e documentos, os omissos e negacionistas do Governo Federal, entre eles o ex-sinistro da Saúde, Pazuello, e o próprio Presidente e seus rebentos, resolveram agora negar o negacionismo. Haia espera por eles, se antes não forem condenados em seu próprio País.
O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), ironizou, nesta quinta-feira (20/5), as sucessivas “contradições e inverdades” do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na comissão. Segundo o emedebista, trata-se de “uma nova cepa [do vírus]: a negação do negacionismo”.
Renan vai apresentar requerimento para a CPI contratar uma agência de checagem para fazer “a varredura das inverdades” dos depoentes. O pedido deve ser apreciado na próxima quarta-feira (26/5).
“O depoente [ex-ministro Eduardo Pazuello] em 14 oportunidades mentiu flagrantemente. Ousou negar suas próprias declarações. Só se é uma nova cepa que estamos vendo aqui: a negação do negacionismo. Deve ser uma nova cepa”, ironizou o relator.
“Porque negar tudo aquilo que está posto, que a sociedade conhece e acompanha não dá. É tripudiar da investigação e da CPI, imaginar que palavras são jogadas ao vento. É preciso respeitar a Comissão Parlamentar de Inquérito”, acrescentou.
As vereadoras Daiana Faedo e Zezilia Martins, lançaram nesta terça-feira (18), em Luís Eduardo Magalhães, a campanha “Vacina Solidária”, para arrecadar alimentos para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade em virtude da pandemia do novo Coronavírus. As ações de arrecadação de alimentos durante as campanhas de vacinação contra COVID-19, já vem acontecendo em vários Estados e Municípios, e as vereadoras foram as responsáveis pela implantação no município.
A campanha tem o objetivo de incentivar a população a ajudar as famílias que estão passando por necessidades, através da doação de alimentos durante a campanha de vacinação. “O que nós queremos, é incentivar a doação, para que todos juntos possamos ajudar as famílias que estão passando necessidade aqui em nossa cidade”, informou Daiana Faedo.
“A Vacina Solidária trata-se de uma ação de arrecadação de alimentos e não possui nenhum vínculo com a campanha de vacinação contra o novo Coronavírus, pois a vacina é um direito do cidadão, já a doação de alimentos é uma forma de contribuir com aqueles que tem menos, ou que não tem nada para se alimentar”, explicou Zezilia.
Os interessados em participar da campanha, poderão entregar os seus alimentos no Drive Thru de vacinação, que está instalado na Avenida Tancredo Neves, em frente a feira no Bairro Santa Cruz. O atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As doações devem ser em alimentos não perecíveis e pode ser um ou mais quilos de alimentos ou até cestas básicas, depende da condição e da boa vontade cada doador. Para mais informações, ligue para os números (77) 99978-8817 e (77) 99915-0806.
As vereadoras tem se destacado pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no município e demonstrado na prática a força da Mulher na política.
Quatro governadores fizeram hoje reunião virtual com o embaixador chinês Yang Wanming para prestar solidariedade contra ataques a seu país e para pedir celeridade no envio ao Brasil de insumos para vacinas.
O diplomata alegou que o ritmo de liberação da matéria-prima tem a ver com a grande demanda de outras nações, mas confirmou a remessa ao Brasil de substâncias suficientes para 16,6 milhões de doses de vacinas.
Wanming disse, no entanto, que “é necessário que o ambiente de boa relação entre Brasil e China seja nutrido”.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem apoiando a recuperação de uma área degradada próximo ao rio de Pedras, em Luís Eduardo Magalhães (LEM), no Oeste da Bahia, com o plantio de mil mudas de espécies nativas do cerrado, como angico, ingá, ypê amarelo, jatobá, jacarandá, dentre outros. A ação pretende reduzir os impactos do avanço da erosão em uma área de quatro hectares e vem sendo realizada em parceria com o município.
Com a recomendação de recuperação da área por parte da Secretaria de Meio Ambiente, a técnica ambiental da Embasa, Joana Tomasi, explica que a ação terá uma grande importância para mitigar os efeitos da erosão no local. “Pela ausência de vegetação nativa, este trecho onde vai ocorrer o plantio também é diretamente impactada pela água de chuva escoada pelos bairros Florais Léa e Solar dos Buritis. O objetivo é atenuar os danos causados ao meio ambiente e os impactos que provocam o assoreamento do rio de Pedras”, explica.
Ao acompanhar de perto a ação de plantio, o gerente regional da Embasa, Lucas Araújo, afirma ser fundamental a recuperação da área degradada que somente reforça o viés ambiental do serviço prestado pela empresa. “Por si só, o sistema de esgotamento sanitário tem uma função de evitar a contaminação dos rios e dos lençóis freáticos. Depois do plantio das mudas, uma equipe da Embasa continuará trabalhando para o desenvolvimento das mudas com os cuidados de irrigação, como forma de garantir a efetiva recuperação ambiental da área”, afirma.
Investimentos – A Embasa vem investindo R$ 28,8 milhões para garantir a expansão e melhorias no sistema de esgotamento sanitário em LEM. A empresa também está ampliando a rede para oito mil moradores dos bairros Conquista e Santa Cruz III. Atualmente, a Embasa beneficia cerca de 53 mil pessoas, em Luís Eduardo Magalhães, com a coleta e transporte para a estação de tratamento para garantir a destinação final e segura do efluente sem risco de degradar o meio ambiente.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, por meio dos fiscais da Vigilância Sanitária, estão atuando no município, para cumprir as medidas preventivas impostas pelo decreto do Governo do Estado.
Nesta quarta-feira (19), os fiscais estiveram em diversos pontos da cidade, como a rua São Francisco e o bairro Jardim Paraíso.
A colaboração da população nesse momento é fundamental para que os índices de contaminação diminuam no município e a situação volte ao normal.
Conta de Luz ficará 20% mais cara, depois de privatização da estatal
Engenheiro eletricista, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) criticou duramente a aprovação, na noite de quarta-feira (19), da medida provisória (MP 1031/21), que permite a privatização da Eletrobras. A base de sustentação do governo federal na Câmara dos Deputados, com o apoio do DEM, garantiu 313 votos a iniciativa de Bolsonaro, que segue para avaliação do Senado Federal.
Maior empresa de energia elétrica da América Latina e sexta empresa mais lucrativa do Brasil, a Eletrobras registrou lucro líquido de R$ 6,4 bilhões em 2020. A expectativa de lucro da empresa em 3 anos é de R$ 30 bilhões. A estatal está avaliada, sem as linhas de transmissão, em R$ 370 bilhões, mas o governo Bolsonaro projeta vendê-la por R$ 25 milhões.
Diante desse contexto e da importância da companhia para o desenvolvimento e soberania energética brasileira, Robinson Almeida chamou de crime sua privatização. Ele concorda com especialistas e reforça o alerta de que a privatização irá tornar até 20% mais caro o preço da conta de luz cobrado dos consumidores brasileiros.
“Privatizar a Eletrobras é um crime contra o Brasil, contra nossa soberania energética. Nenhum país do mundo vende seus ativos estratégicos, que dirá a preço de banana. Se privatizar a estatal, com Lula presidente vamos lutar para reestatizá-la e devolver esse importante patrimônio ao brasileiro”, afirmou Robinson, que lembrou do Apagão enfrentado pelo Estado do Amapá durante 21 dias este ano, com o serviço sendo operado pela iniciativa privada.
“Uma privatização iria dificultar o acesso à energia em todas regiões do país e teremos com certeza um grande aumento no preço, atingindo as contas residenciais e a produção industrial”, enfatizou o parlamentar.
Fundação
A Eletrobras começou a ser projetada no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1954, com a criação das Centrais Elétricas Brasileiras. A proposta, contudo, enfrentou grande resistência da classe política da época e só foi efetivada 7 anos mais tarde, quando o presidente Jânio Quadros assinou a Lei 3.890, autorizando a constituição da Eletrobras. A instalação da estatal aconteceu no ano seguinte, já no governo do presidente João Goulart.
Em fala na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o senador Otto Alencar (PSD-BA) classificou como “criminosa” a gestão do governo de Jair Bolsonaro durante a pandemia do coronavírus. O parlamentar também reclamou sobre a falta de domínio técnico do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em relação à pasta e à doença.
Alencar, que é médico, usou uma parte da sua fala para explicar a Pazuello como o vírus age dentro do organismo. “Essas coisas deveriam ser do domínio do senhor. Dá para ser general e tomar um cursinho rápido de doenças infectocontagiosas”, disse o senador.
Na sequência, o senador fez um desabafo sobre a postura negacionista de Bolsonaro ao longo da pandemia, dizendo que a atitude do mandatário é criminosa. Anteriormente, ele também leu frases de Bolsonaro ao longo da pandemia em que pregava contra a vacinação.
“Nós não podemos ficar sem ter o mínimo conhecimento. Isso só acontece no Brasil e nesse governo. É um governo que não tem compromisso nenhum na área da saúde. Um governo que o presidente nunca visitou um hospital de campanha, nunca teve a humanidade, a solidariedade, a caridade humana, de entrar em um hospital e pegar na mão de um doente e dizer ‘eu vou trabalhar para lhe salvar’. Não, foi lancha, foi passeio em praia, foi montar no cavalo, e as pessoas morrendo a míngua. Isso é absurdo, isso é crime, pode ter certeza que isso é crime”, disse o senador.
“É diferente quem trabalha com a vida das pessoas com quem trabalha com armas e quer armar o Brasil”, completou.
Sobradinho e o maior lago artificial da América Latina, além de segundo maior lago artificial, formado pelo Rio da Integração Nacional, agora passa ao comando de acionistas e ao controle de empresas, nacionais ou estrangeiras.
A Câmara dos Deputados aprovou, por 313 votos a 166, o texto-base da medida provisória 1031/21, que privatiza a Eletrobras, estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia que responde por 30% da energia gerada no País e um vasto domínio de centenas de rios.
O Plenário analisa agora os destaques apresentados pelos partidos ao texto do relator, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA).
O modelo adotado pela MP prevê a emissão de novas ações a serem vendidas no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União.
Antes de aprovar o texto do relator, o Plenário rejeitou dois requerimentos, um do PT e outro do MDB, que pediam a votação de redações alternativas.
O PT pretendia votar uma emenda substitutiva mais enxuta sobre o processo de capitalização, mantendo o controle pelo governo e limitando a 15% o total de energia que a Eletrobras poderia vender no mercado aberto.
Já o MDB pretendia votar o texto original da MP, que não continha mudanças feitas pelo relator como o uso de lucros futuros de Itaipu para programas de transferência de renda e modicidade de tarifa.
“O plenário voltará a discutir esse tema, quando nós, de novo, reestatizarmos a Eletrobras, se ela for privatizada aqui. Porque essa (a reestatização) é a única saída”, afirmou em discurso na Câmara dos Deputados.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social entra no terceiro dia de atendimento com a atualização dos cadastros para o Auxílio Emergencial Municipal, nesta quarta-feira (19).
Desde a última segunda, foram mais de 500 pessoas atendidas, de forma escalonada, respeitando o distanciamento social.
São famílias em situação de vulnerabilidade econômica, afetadas pela pandemia do novo coronavírus, previamente inscritas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas Secretarias de Cultura e Turismo e de Trabalho e Assistência Social.
A Prefeitura oferece ainda a facilidade da atualização do cadastro de forma online, através do site: www.auxiliolem.com.br
A primeira parcela do Auxílio, no valor de R$ 300 será efetuada até o final do mês de maio.
A Prefeitura de Barreiras informou no início da noite a ocorrência de 5 mortes em decorrência de contaminação por Covid-19, somando então 228 óbitos.
Ao mesmo tempo, a cidade registrou 105 novos casos positivos, depois de exames dos tipos Teste Rápido e RT-PCR. O número de casos ativos em isolamento familiar é de 871 pacientes e são aguardados ainda 113 resultados de exames.
A ocupação de leitos clínicos e de tratamento intensivo é de 100%, com espera não informada na regulação da Coordenaria de Saúde do Estado.
Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM) atuaram em um incêndio veicular registrado no bairro Florais Léa I, em Luís Eduardo Magalhães, nesta quarta-feira (19).
A guarnição de serviço foi acionada por volta das 13h53 e utilizou, além de água, uma linha com LGE. As chamas foram controladas em poucos minutos, mas boa parte do carro já havia sido atingida.
O motorista disse aos bombeiros que conduzia o automóvel quando percebeu as chamas saindo do capô, entretanto não soube informar as causas. Não há registro de feridos.
É com grande pesar que a Ordem dos Advogados da OAB/BA Subseção de Luís Eduardo Magalhães comunica o falecimento da Sra. Elza Cabrini, esposa do ex-presidente da OAB Subseção de Luís Eduardo Magalhães, Dr. Carlos César Cabrini e mãe dos também advogados, Dr. Wagner Cabrini Neto, Dra. Flávia Cabrini e Dr. Luiz César Cabrini, todos inscritos nos quadros desta Subseção.
A Diretoria da Subseção de Luís Eduardo Magalhães está absolutamente consternada com o falecimento de Dona Elza, motivo pelo qual presta suas condolências à família, externando seus votos de solidariedade, para que Deus, em sua infinita bondade, conforte o coração de todos os familiares e amigos neste momento tão difícil e doloroso.
Município oferece acompanhamento médico em pelo menos 13 áreas distintas
Pacientes de Formosa do Rio Preto, distante a mais de 1.000 Km da capital, já não precisam mais buscar alguns atendimentos fora do domicílio. O município contratou mais médicos, ampliando o número de especialidades ofertadas na rede pública. Agora, além de clínica geral e ginecologia, são oferecidas consultas nas áreas de neurologia, urologia, psiquiatria adulta e infantil, cardiologia, reumatologia, pneumologia, otorrinolaringologia, entre outros.
Outra boa notícia é que o atendimento não se resume apenas às consultas eletivas, o município está equipado para realizar outros procedimentos, a exemplo de cirurgia ortopédicas de baixa e média complexidade, como as que foram realizadas no último fim de semana, no Hospital Dr. Altino Lemos Santiago.
“O objetivo é oferecer o máximo de especialidades possíveis, para evitar que o paciente precisa se deslocar e, consequentemente, dar mais agilidade ao fluxo de consultas, exames e cirurgias. Atualmente, ofertamos cerca de 13 especialidades. Só ortopedistas e traumatologista são dois profissionais contratados, fora um cirurgião geral. Na psiquiatria, por exemplo, somos o único município da região a oferecer o serviço na área adulta e pediátrica”, enfatizou o secretário de Saúde, Hildjane Souza.
Segundo ele, também foi contratado um anestesista, para realização de consultas pré-anestésicas e avaliação de riscos cirúrgicos em operações agendadas ou de emergência. “Nosso Centro Municipal de Especialidades Médicas nunca teve tanta opção. Isso demonstra a nossa preocupação em diagnosticar e tratar precocemente as patologias, dentro do próprio município, o que reduz custos com a Saúde e otimiza a vida dos pacientes que buscavam ajuda em outras cidades e às vezes até em outros estados”, concluiu.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, informa que quem ainda não tomou a segunda dose da Coronavac deve procurar o sistema Drive-Thru até amanhã (20), para concluir a imunização.
O município recebeu nesta quarta-feira (19), do governo do Estado, 220 doses da Coronavac, para aplicação da segunda dose.
Funcionamento do sistema Drive-Thru
Segunda a sexta, das 8h às 16h, sem intervalo para almoço e aos sábados, das 8h às 12h.
Em depoimento concedido à CPI da Covid-19 na manhã desta quarta-feira (19), o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que prometeu responder a todas as perguntas feitas pelos congressistas, tentou intimidar o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), ao dizer que as perguntas feitas pelo senador são “simplórias” e foi enquadrado na sequência pelo presidente da comissão, Omar Aziz.
O relator da CPI, senador Renan Calheiros, pediu que Pazuello desse respostas mais objetivas. O general rebateu dizendo que respostas simplórias sem contextualização não ajudam a compreensão das pessoas e levou uma invertida do senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da comissão. “O senhor não vai dizer pra gente o que a gente tem que perguntar ou não”.
“Muitas perguntas, basta a vossa senhoria dizer sim ou não. Quando falamos muito, mas não queremos dizer nada, aí fica difícil ficarmos ouvindo”, completou o presidente da comissão, indicando a falta de conteúdo nas respostas de Pazuello.
“O presidente nunca me deu ordem direta para nada”, disse o general. “Acredito que a relação com o presidente poderia ser maior ainda, mas os cargos são complicados, a agenda é complicada, então a gente se reunia uma vez por semana”, continuou. “Se pudesse voltar atrás, iria mais vezes conversar com ele”.
O vice-presidente do Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães (SINPROLEM), Rubens Junior foi recebido na manhã desta segunda-feira (17), pelo secretário de Administração e Finanças, Divino Gustavo Carias e pelo procurador Geral, Willton Novaes.
No encontro, foi definido o envio de um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores, que trata sobre a concessão de reajuste anual da remuneração dos servidores da educação básica do município.
A proposta prevê índice de revisão geral anual da remuneração em 4,52%, de acordo com a variação da inflação medida pelo IPCA.
“O objetivo da administração municipal é valorizar os servidores do magistério público da educação básica, reconhecendo que o trabalho por eles realizado é elemento fundamental para o desenvolvimento do município”, destacou o secretário de Administração.
A secretária do SINPROLEM, Gesileide Lima também participou da reunião.
A campanha Imposto de Renda do Bem traz um importante pedido a todas as pessoas físicas e jurídicas que até o próximo dia 31 precisam efetuar a sua declaração de Imposto de Renda (IR).
O contribuinte pode destinar um percentual do imposto para o Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA), gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Luís Eduardo Magalhães.
A declaração anual é uma oportunidade que pode resultar em mais recursos que visam melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes do município.
Conselho Municipal – O CMDCA é o conselho responsável por garantir a aplicação dos direitos das crianças e dos adolescentes no município.
A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ministro Ricardo Salles, ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ibama na manhã desta quarta-feira (19).
O Ministro está na Superintendência da Polícia Federal prestando esclarecimentos. Os agentes já estão em posse do aparelho celular pessoal de Salles.
A Operação Akuanduba investiga possíveis exportações ilegais de madeira para os Estados Unidos e Europa. A PF apura crimes como corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando. São 160 policiais federais cumprindo 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, no Pará e em São Paulo.
A decisão foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que também permitiu a quebra do sigilo bancário e fiscal de Ricardo Salles e determinou o afastamento preventivo de 10 agentes públicos que trabalham no Ibama e no Ministério do Meio Ambiente – dentre os quais está Eduardo Bim, presidente do instituto. São eles:
Eduardo Fortunato Bim, presidente do Ibama
Leopoldo Penteado Butkiewicz, assessor especial do Gabinete do Ministro do Meio Ambiente
Wagner Tadeu Matiota,? superintendente de Apurações de Infrações Ambientais (Siam/Gab/Ibama)
Olímpio Ferreira Magalhães, diretor de Proteção Ambiental (Dipro/Ibama)
João Pessoa Riograndense Moreira Junior, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (Dbflo).
Rafael Freire de Macedo, coordenador-geral de Monitoramento do Uso da Biodiversidade e Comercio Exterior
Leslie Nelson Jardim Tavares, coordenador de Operações De Fiscalização (Cofis)
André Heleno Azevedo Silveira, coordenador de Inteligência de Fiscalização (Coinf)
Artur Vallinoto Bastos, analista ambiental do Ibama-PA
Olivaldi Alves Azevedo Borges, secretário adjunto da Secretaria de Biodiversidade do Ministério Do Meio Ambiente.
A investigação que determinou a operação começou em janeiro deste ano, após informações de autoridades estrangeiras noticiarem o possível desvio de conduta dos servidores públicos nos processos de exportação de madeira.
A Polícia Federal investiga a edição de um decreto de 2020 que permitia a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorização.
A Prefeitura de Barreiras informou, no início desta noite de terça-feira (18), que o contato de um cilindro de oxigênio da Sala Vermelha do Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra, com uma tomada, gerou um curto circuito que provocou um princípio de incêndio.
Felizmente os profissionais de saúde agiram rapidamente e com o auxílio de extintores conseguiram debelar o incêndio. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, ao chegar na unidade de saúde, o princípio de incêndio já havia sido controlado.
Os quatro pacientes da Sala Vermelha, que não se feriram, e os equipamentos foram alocados em outro espaço interno. O atendimento segue normal na Unidade de Referência em Atendimento a Covid-19.
A Secretaria Municipal de Saúde informou, agora há pouco, às 19h45m, o 220°, 221º, 222º e o 223º óbitos decorrentes da Covid-19, ocorridos na quinta-feira (13), segunda-feira (17) e nesta terça-feira (18).
O 220° óbito trata-se de um paciente, de 67 anos, que tinha hipertensão e hipercolesterolemia ocorrido na ala de leitos de UTI para Covid-19, contratada pela Prefeitura de Barreiras junto à Americas Health Especialidades. O 221º óbito se refere a um paciente de 88 anos, ele que fazia tratamento de hipertensão, diabetes e bronquite asmática controlada, faleceu no Hospital do Oeste. Já o 222º óbito trata-se de uma paciente de 29 anos, puérpera, e o 223º óbito trata-se de um paciente de 68 anos, que fazia tratamento de hipertensão e doença pulmonar crônica, ambos também ocorridos no Hospital do Oeste.
Um simples cálculo, dividindo o número de mortes em Barreiras, pelo número de meses de instalação da pandemia, chega à média de pouco menos de 20 mortes mensais na Capital do Oeste.
A cidade mantém um grande número de casos ativos e registra mais de 100% de ocupação dos leitos de UTI, o que tem resultado em número significativo de transferências de pacientes, principalmente para Salvador.
Luís Eduardo Magalhães
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães informou hoje um óbito desde sábado, com a inclusão de mais 140 casos confirmados e 670 casos ativos, este um número recorde no quadro epidemiológico da cidade. O Município registra 24 casos de internamento na Unidade de Controle do Coronavírus, 2 casos no Hospital do Oeste e 6 casos no Hospital Central, em Barreiras.
Média móvel fica em 1.930. Foram registrados 75.445 infectados e 2.513 vidas perdidas nas últimas 24 horas em todo o país.
Vinícius Schmidt/Metrópoles
A média móvel de mortes diárias provocadas pela Covid-19 nesta terça-feira (18/5) foi de 1.930. O indicador sofreu uma pequena alta em comparação ao número registrado na segunda-feira (1.901). Em comparação com o verificado há 14 dias, houve queda de 16,6%, sinalizando uma desaceleração nos óbitos.
No total, o Brasil já perdeu 439.050 vidas para a doença e computou 15.732.836 casos de contaminação.
Bahia ultrapassa 20 mil mortes
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.890 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.643 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (18) também registra 82 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 961.157 casos confirmados desde o início da pandemia, 924.699 já são considerados recuperados, 16.404 encontram-se ativos e 20.054 tiveram óbito confirmado.
Situação da regulação de Covid-19
Às 12h desta terça-feira, 92 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 39 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.
Vacinação
Com 3.023.842 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.387.255 receberam também a segunda dose, até as 16 horas desta terça-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
Em entrevista coletiva no final da tarde desta terça-feira (18), após o depoimento do ex-ministro da Relações Exteriores Ernesto Araújo à CPI da Covid, o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que será ouvido nesta quarta-feira (19) pelo colegiado, está sendo abandonado pelo governo Jair Bolsonaro.
Em sua fala na CPI, Araújo descontou em Pazuello a condução trágica da pandemia no Brasil, afirmando que a falha na busca de vacinas se deu por conta do Ministério da Saúde.
Para Randolfe, Pazuello será “abandonado” pelo governo federal como “bode expiatório”.
“Os elementos apontam para uma situação muito difícil para o senhor Eduardo Pazuello. A melhor coisa que o senhor Eduardo Pazuello poderia fazer amanhã era vir a essa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) colaborar com ela, porque ele está sendo abandonado. O que está sendo feito pelo governo com o senhor Eduardo Pazuello é um ato de covardia. Ele está sendo abandonado e entregue aos leões para, somente ele, ser o bode expiatório, pagar o preço. A pergunta ao senhor Eduardo Pazuello amanhã vai ser a seguinte: ‘o senhor foi o único responsável por tudo isso? Por essa tragédia? Não tem ninguém que compartilhe dessa responsabilidade com o senhor?”
“Isso aconteceu com todos do governo que estiveram aqui”, complementou o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Pazuello obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de somente responder na CPI a perguntas que não digam respeito a ele próprio. Segundo Randolfe, ‘o silêncio depõe contra ele’ nesta etapa das investigações.
“Se o senhor Eduardo Pazuello estiver nos assistindo, eu rogo a ele: tente se salvar minimamente. A responsabilidade fatalmente cairá somente no senhor”, apelou o senador.
O Brasildeve ter um novo aumento de mortes por covid-19 nos próximos dias e, no pior dos cenários, irá registrar 973 mil óbitos relacionados à doença até setembro — mais que o dobro do número atual. Os dados são de uma projeção feita pelo Instituto Para Métricas de Saúde e Avaliação (IHME), da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.
O Instituto trabalha com três hipóteses. Na projeção mais otimista, os pesquisadores consideram que 95% da população usará máscaras de proteção contra a covid.
Em outra, que eles chamam de projeção atual, é esperado que o ritmo de vacinação seja mantido e que a variante B.1.1.7 continue se espalhando em certos locais.
No pior dos cenários, com o maior número de mortes, eles consideram que as pessoas já vacinadas vão abandonar as medidas de prevenção à covid.
Nas três conjunturas, o IHME projeta que o Brasil voltará a registrar três mil mortes diárias no dia 31 de maio. Na projeção atual e no cenário mais otimista, o novo pico de óbitos seria no início de junho, com cerca de 3,1 mil mortes por dia. Nessas duas hipóteses o número diário de mortes começaria a cair no dia 6 de junho e alcançaria entre 200 (mais otimista) e 480 óbitos (projeção atual) por dia no início de setembro.
No pior cenário, aquele em que os vacinados deixam de lado a prevenção à covid, o pico aconteceria no início do inverno, em 6 de julho, com quase quatro mil mortes. O número é o dobro do projetado no cenário intermediário (1,9 mil) e quase quatro vezes mais do que as mortes previstas na hipótese mais otimista (1,1 mil). Nessa conjuntura, o País ainda estaria no patamar das duas mil mortes diárias no início de setembro.
O instituto também projeta o total de mortes que o País pode alcançar em cada uma das hipóteses formuladas. No cenário mais pessimista, o Brasil pode ter 973 mil mortes até o início de setembro. A previsão atual é para 832 mil mortes no período e a análise mais otimista prevê 779 mil mortes.
A diferença entre as projeções reforça a importância das medidas de prevenção ao coronavírus. Se pelo menos 95% dos brasileiros usarem máscara adequadamente, cerca de 200 mil vidas poderão ser poupadas em pouco mais de três meses, segundo o IHME.
A epidemiologista Ethel Maciel, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), diz que o uso de máscaras, o distanciamento físico e a higienização das mãos são fundamentais neste momento. “Nós ainda estamos com o número de casos muito alto. Há muitas pessoas infectadas circulando pelas cidades e muitas delas nem sabem que carregam o vírus”, fala.
Ela diz que os cuidados também devem ser seguidos pelas pessoas que já se vacinaram. Com a transmissão em alta, os imunizados não estão totalmente protegidos e podem ser uma fonte de contágio.
Outra dica da epidemiologista é manter os ambientes arejados, principalmente durante o inverno que se aproxima. Ela aconselha o uso de máscaras com maior capacidade filtrante, como as PFF2, tanto nos locais de uso obrigatório (como mercado e transporte público) quanto ao visitar alguém. No momento, a recomendação é para que se evite visitas não urgentes.
No Brasil, previsões são difíceis
Roberto Kraenkel, professor do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), pondera que é complicado projetar os rumos da covid-19 no País. “A epidemia no Brasil é composta por muitas epidemias ao mesmo tempo. Colocar tudo isso dentro do mesmo balaio é uma coisa complicada”, diz.
Kraenkel lembra que não há um plano nacional de combate à pandemia. Cada Estado precisou montar o seu próprio planejamento e os governadores determinam quando se deve fechar ou não as atividades. “As políticas públicas brasileiras têm sido reativas e não muito previsíveis. O curso da epidemia depende demais das medidas de restrição”, fala.
O físico destaca que a inconsistência na chegada de vacinas contra a covid-19 é outro fator que dificulta as projeções. “As vacinas vão chegando aos poucos, os cronogramas estão atrasando. Isso torna a situação muito imprevisível e lamentável.”
O professor, que também integra o Observatório Covid-19 BR, critica as projeções a longo prazo. “Isso faz muito pouco sentido frente à quantidade de incertezas. Nosso grupo de análises (o Observatório Covid-19 BR) e a Fiocruz não fazem projeções para muito além de uma semana”, aponta.
Apesar das dificuldades, ele diz haver tendências que podem ser observadas. Neste momento, algumas cidades já estão registrando crescimento no número de casos, o que indica que deve haver um aumento no número de mortes no Brasil nas próximas semanas.