Maneiras elegantes de agradecer os votos dos seus eleitores.
Cássio Cursino perde eleições para Alfredinho em Sítio do Mato e por vingança atrasa salário dos servidores.

O SINSPUB – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bom Jesus da Lapa e Sítio do Mato, entidade sindical na representação dos servidores públicos municipais de Sítio do Mato.
Comunica aos comerciantes da região e toda a população de Sítio do Mato que a prefeitura de Sítio do Mato não pagou em dia os servidores públicos os seus vencimentos, em que pese o pagamento dos servidores ser amparado Lei.
Lei Orgânica “Art. 79-A – O pagamento dos de seus servidores do município será feito, impreterivelmente até o 5º (quinto) dia útil do mês subsequente ao vencido…”, o gestor CÁSSIO CURSINO não cumpriu o que determina a lei.
Este sindicato vem esclarecer e informar que os servidores públicos do município de Sítio do Mato ainda não receberam os seus salários
vencidos em 30 de setembro de 2024.
Os servidores com os seus salários atrasados estão sofrendo constrangimentos no comércio, vulnerabilidade alimentar, necessidades ao sustento familiar, pagamento de juros bancários e falta de
recursos no deslocamento para exercerem suas funções.
Esta entidade como a população, tem conhecimento das receitas realizadas por este município e das informações públicas dos saldos constantes nos cofres do tesouro municipal, o que não se justifica esse lapso para o atraso no pagamento dos servidores das áreas demandada em questão.
Solicitamos ao gestor municipal que tenha RESPEITO para com os servidores e realize o pagamento de seus vencimentos dentro da legalidade, para evitar maiores constrangimentos.
Caso a inadimplência do município persista em não honrar com suas obrigações, esta entidade estará sempre apoiando os servidores e recomendará em assembleia se assim decidir os servidores a
suspenção dos serviços por falta de pagamento até em função da impossibilidade de locomoção dos servidores além da responsabilização judicial do município.
Diante do flagrante atraso no salário dos servidores públicos após o resultado das eleições, o SINSPUB REPUDIA a falta de compromisso e o tratamento dado pelo Prefeito de Sítio do Mato, CÁSSIO
CURSINO com os servidores públicos e o bom andamento do serviço público.
Ao tempo, informa aos associados que as medidas judiciais serão diligenciadas para conter a arbitrariedade perpetrada pela gestão municipal.
Abapa abre inscrições para Semana de Segurança em Aviação Agrícola, voltada para pilotos que atuam no setor.

Estão abertas as inscrições para a Semana de Segurança em Aviação Agrícola, evento pioneiro que será realizado de 21 a 25 de outubro no Centro de Treinamento e Tecnologia da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães, Bahia. Destinado aos pilotos que atuam no setor agrícola, o curso tem como objetivo principal promover a segurança nas operações aéreas e a redução de acidentes.
A iniciativa, organizada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), é uma resposta à crescente demanda por qualificação e segurança no setor de aviação agrícola, fundamental para o manejo fitossanitário das lavouras da região oeste da Bahia. “O desenvolvimento do agronegócio brasileiro está diretamente ligado ao trabalho dos pilotos dessas aeronaves, cuja finalidade é proteger e garantir o correto manejo fitossanitário. Cientes de sua importância, a Abapa, em parceria com diversas instituições, está trazendo esse evento inovador que busca a segurança em voo e o bem-estar dos pilotos”, destaca Douglas Fernandes, gerente do Centro de Treinamento da Abapa.
A capacitação conta com a parceria da Sabri – Sabedoria Agrícola, Aba Manutenção de Aeronaves, com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (Iba) e Fundeagro. Durante a semana, os pilotos terão acesso a conteúdo técnico sobre a operação das aeronaves, incluindo a manutenção preditiva e preventiva, as exigências dos fabricantes, e a importância de utilizar oficinas credenciadas. Outro foco será o uso de tecnologias de aplicação aérea, visando a melhoria da qualidade das aplicações e o aumento da performance das aeronaves, sempre com a segurança em primeiro plano.
“Esse é o primeiro evento dessa natureza no oeste da Bahia. A ideia é trabalhar com os pilotos em todos os aspectos de sua profissão, incluindo a parte física e emocional, criando um histórico de seu perfil para continuar acompanhando a segurança e qualidade dos profissionais nos próximos meses”, explica Raphael Lemos, consultor da Sabri.
As vagas para a Semana de Segurança em Aviação Agrícola são limitadas. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (77) 99829-9092 / (77) 3639-6832 ou pelo e-mail ct9@abapa.com.br

Qualifica LEM: estão abertas as inscrições para o curso de Pedreiro Polivalente
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa Qualifica LEM, está com inscrições abertas até o dia 16, para o curso de Pedreiro Polivalente. São ao todo 20 vagas, com carga horária de 160h.
As aulas serão ministradas no período noturno, de segunda a sexta-feira.
Inscrições
Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos. As inscrições acontecem na sede do Qualifica LEM, ao lado do Mercado Municipal, no bairro Santa Cruz. Maiores informações: (77) 9 9855-9114.
Sobre o Programa
O Programa Qualifica LEM já certificou mais de 700 pessoas em 18 cursos nas áreas de culinária, tecnologia, recursos humanos e manutenção. A iniciativa, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Senai, que tem como objetivo qualificar jovens e adultos para inserção no mercado de trabalho.
Campanha bolsonarista é certeza de ingestão de vitamina na estrada.
Apresentando o pobre de direita!
O terror de um furacão violento
Governo deve exigir que bets tenham registro dos apostadores!
Na sexta, dois mil sites irregulares podem ser retirados do ar.
O governo federal está avançando no estudo de novas regras para o mercado de apostas on line. Em entrevista à TV Brasil, o secretário de Prêmios e Apostas, Régis Dudena, adiantou que a regulamentação do funcionamento das bets exigirá das operadoras o registro do CPF dos jogadores. O objetivo da medida é possibilitar o acompanhamento do histórico dos aposentadores para assegurar sua saúde mental e financeira.

Dudena também confirmou que na próxima sexta-feira (11) cerca de 2 mil sites irregulares devem ser retirados do ar, em uma ação conjunto do Ministério da Fazenda e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário, são sites envolvidos com fraude e golpes.
Secretário de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, Régis Dudena. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Em entrevista à Agência Brasil, Dudena já havia destacado a importância de acelerar a regulamentação do setor. Norma votada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2023 estabeleceu que cabe ao Ministério da Fazenda autorizar a exploração de apostas e fixar condições e prazos para adequação das empresas do ramo.
Nesta quarta-feira, federações de futebol receberam da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) orientação para retirar propagandas de bets irregulares de camisetas e outros materiais esportivos.
Saúde pública
Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a alertar a população sobre o perigo do vício em jogos. Em reunião ministerial, ele discutiu medidas de redução dos impactos das apostas esportivas e dos jogos on-line, conhecidos como bets, em casos de dependência e endividamento.
“Tem muita gente se endividando, tem muita gente gastando o que não tem. E nós achamos que isso tem que ser tratado como uma questão de dependência. Ou seja, as pessoas são dependentes, as pessoas estão viciadas”, ressaltou Lula, de acordo com nota divulgada pela Presidência após a reunião.
Outra preocupação do governo federal é com os usuários do bolsa família. Estudos apontam para utilização do benefício para as apostas. Medidas para a restrição do bolsa família para esse fim também estão em análise.
A Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda divulgou no último dia 2 de outubro versões atualizadas das listas de empresas de apostas de quota fixa, bets (marcas) e respectivos sites que podem continuar funcionando até o fim deste ano em âmbito nacional e estadual. Na lista nacional, há 93 empresas com respectivamente 205 bets. Já as listas dos estados têm 18 empresas.
Principais resultados das eleições majoritárias no Oeste baiano.
Barra

Cotegipe

Bom Jesus da Lapa

Carmélia da Mata denuncia perseguição e sinaliza oposição firme ao futuro governo de Barreiras
“Manterei meus posicionamentos, sem medo de intimidação; 62% da cidade deixou claro que não quis Otoniel”, declarou Carmélia após eleições marcadas por acusações de manipulação política. Acusação de compra de votos por parte da Situação é grave e exige investigação apurada.
De Luís Carlos Nunes, no Caso de Política
A vereadora Carmélia da Mata (PP) fez seu primeiro pronunciamento na Câmara de Barreiras nesta terça-feira (08), após as eleições municipais de 06 de outubro, nas quais foi reeleita. Com um discurso firme, a vereadora destacou as adversidades enfrentadas durante a campanha, denunciou manobras políticas articuladas pelo prefeito Zito Barbosa e deixou claro que fará oposição ao futuro governo de Otoniel Teixeira, eleito com o apoio do atual prefeito.
Carmélia não poupou críticas ao prefeito Zito, afirmando que ele orquestrou uma campanha para minar sua reeleição.
“Zito, preciso reconhecer. Você me fez forte. Todas as barreiras que colocou no meu caminho, todo o mapeamento que fez para detectar onde estavam os meus votos, me fizeram lutar ainda mais”, destacou, ao apontar a intensa articulação política contra sua candidatura. Ela ressaltou que, mesmo diante dessas investidas, conseguiu sair vitoriosa nas urnas.
A vereadora foi enfática ao sublinhar que Otoniel Teixeira, candidato apoiado por Zito, não representa a vontade da maioria dos eleitores de Barreiras.
“62% da cidade deixou claro que não quis o seu candidato. Ele teve apenas os mesmos 30% dos votos que sua mulher teve no passado”, afirmou, apontando a fragilidade da vitória de Otoniel, que obteve pouco mais de 30% dos votos válidos, em um cenário de forte divisão política.
Em seu discurso, Carmélia revelou detalhes das articulações feitas para enfraquecer sua campanha, denunciando promessas de cargos e benefícios em troca de apoio ao candidato governista.
“Você articulou contra a minha campanha para que retirassem o apoio que estavam me dando, afirmando que era uma questão pessoal a minha derrota”, acusou a vereadora, apontando o uso de influências políticas para tentar interferir no resultado das eleições.
Um dos pontos mais contundentes do pronunciamento foi a denúncia da compra de votos, que segundo Carmélia, marcou o processo eleitoral em Barreiras.
“Essa eleição foi a eleição do dinheiro, foi a eleição de quem tinha bala”, afirmou, mencionando a compra de votos em comunidades vulneráveis, como Vila Brasil e Ribeirão. Ela criticou o uso de recursos financeiros e de cargos públicos para manipular o apoio popular. “Eu não tinha 15 mil para dar na família de 7 pessoas, 30 mil para dar na família de 15 pessoas”, desabafou.
Carmélia da Mata aproveitou o momento para sinalizar que seu papel na nova legislatura será de oposição firme ao governo de Otoniel Teixeira, destacando que não se intimidará diante do novo cenário político.
“Manterei meus posicionamentos nessa casa em defesa da minha cidade, em defesa do bem comum, daquilo que é legal, daquilo que acrescenta na nossa cidade. Estarei firme, sem intimidação”, declarou com convicção, deixando claro que seu mandato será marcado por um enfrentamento às políticas que considerar prejudiciais para Barreiras.
A vereadora ainda fez um apelo ao futuro governo, cobrando um olhar mais humanizado para as regiões mais carentes do município.
“Que o prefeito eleito tenha um olhar diferenciado para a nossa cidade. Não com frieza, não com o calculismo exacerbado, mas que respeite o verdadeiro ser humano”, pediu, ao citar as dificuldades enfrentadas por moradores de áreas como Vila Brasil e São Sebastião.
Ao final de seu discurso, Carmélia reafirmou seu compromisso com a população de Barreiras e deixou claro que não permitirá que manobras políticas comprometam o bem-estar da cidade.
“Eu fui eleita pela população. Sem compra de votos, gente, eu não comprei um voto”, declarou, reforçando sua postura ética e a promessa de fiscalizar de perto a nova administração.
O pronunciamento da vereadora Carmélia da Mata marca o início de uma oposição que promete ser firme e combativa, com foco na defesa da ética e da transparência política em Barreiras.
Meteorologia prevê tempestades fortes no início da estação das chuvas no Oeste da Bahia.
Previsão é de chuva, ventos intensos e granizo em Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para seis estados, incluindo a Bahia, com chance de chuva, ventos intensos e granizo. O alerta amarelo – o menor na escala da instituição – é válido até 12h desta quarta-feira (9) e o grau de severidade é de perigo potencial.
Oito cidades baianas serão atingidas. Todas estão no extremo oeste. São elas: Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério. Os estados afetados são: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais e Rondônia, além do Distrito Federal.
A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia – sendo a média 18 km/h -, ventos intensos – entre 40-60 km/h -, e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
A orientação é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é recomendável evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Do Correio 24 horas.
Marçal diz que Bolsonaro será preso e incita briga com Malafaia e Tarcísio em palestra de R$ 97
Mergulhado em um poço de mágoas após ficar fora do segundo turno, Marçal coloca lenha na fogueira da extrema direita em palestra a seguidores que pagaram por sua análise política na sede da empresa em Alphaville
Por
Fora do segundo turno das eleições em São Paulo, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) revelou o “código” dos próximos passos da política nacional, segundo suas previsões, a uma plateia que pagou R$ 97 por cabeça – que podia ser parcelado em 12 vezes de R$ 9,70, com juros – para assistir uma palestra na sede de suas empresas, em Alphaville, no município de Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo.
Em vídeo vazado pelo jornalista Guga Noblat nas redes sociais na madrugada desta quarta-feira (9), no entanto, Marçal disse, com ares de revelação, o que já vem sendo cogitado há tempos e mostrou mágoa de Silas Malafaia, que comandou os ataques contra ele na campanha, e colocou lenha na briga do pastor com o clã Bolsonaro.
No trecho divulgado, Marçal mente ao dizer que já existe um mandado de prisão contra Jair Bolsonaro (PL) e que, por esse motivo, Malafaia estaria se afastando do ex-presidente.
“Silas Malafaia nunca foi amigo de Bolsonaro. Ele é um aproveitador de última hora. Vou refrescar a cabeça de vocês: 2018 ele era pró-Alckmin. Quando ele viu que o povo queria o Bolsonaro, ele pulou fora do Alckmin e foi atrás de Bolsonaro. Agora, ele acaba de decretar que está pulando fora do Bolsonaro porque ele sabe do mandado de prisão que tem contra o Bolsonaro – só para vocês saber, procurador-geral da República tem um mandado de prisão contra o Bolsonaro e ele [Malafaia] já sabe e aí vai acontecer o pior com o capitão depois das eleições”, disse o ex-coach, incitando o atrito de Malafaia que xingou Bolsonaro de “covarde, omisso e porcaria`” em entrevista à Folha de S.Paulo.
Marçal, que diz ser formado em Direito, no entanto se esquece de dizer que um mandado de prisão geralmente é pedido pela Polícia – no caso de Bolsonaro a Federal – e Paulo Gonet, o procurador-geral da República apenas emite parecer sobre o pedido. Mesmo que parta da PGR, um mandado de prisão precisa passar pela Justiça, no caso o Supremo Tribunal Federal (STF), para ser cumprido. E nada, até o momento, indica que já exista um mandado de prisão contra o ex-presidente.
No poço de mágoa pós eleitoral, Marçal ainda mira Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo e fiador da campanha de Ricardo Nunes (MDB), fazendo uma análise já antecipada há meses por analistas políticos, inclusive nesta Fórum.
“O que eles estão fazendo? Centrão já pegou no colo o Tarcísio no colo e já decidiu que ele é o candidato do sistema. Vocês nunca imaginariam um negócio desses, né? Só que o aproveitador [Malafaia] já mudou de barco e agora começou a falar loucuras”, disse Marçal.
Em entrevista coletiva antes da palestra, Marçal mostrou todo seu ressentimento com o processo eleitoral, em especial com a direita bolsonarista, e fez birra e exigências ao falar de um possível apoio a Nunes.
O ex-coach afirmou que só apoiaria o emedebista se o ex-presidente, o governador paulista, a quem se referiu como “goiabinha”, Nunes, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e Malafaia se retratassem das “mentiras” que ele alega terem sido faladas a seu respeito.
“Não vou apoiar Ricardo Nunes. Que fique registrado que ele não terá meu apoio pessoal, pela arrogância deles”, reforçou.
Antes, Marçal estimou que parte de seus eleitores vai migrar para a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno.
“Mais de 45% dos meus votos são de pessoas que não são de direita. Vocês não sabem ler as urnas. Existem seis regiões que eu conquistei com afinco onde o Lula ganhou disparado em 2022. Não tem nada a ver com direita”, pontuou. “Eu não indo para lado nenhum e liberando meu eleitorado, 45% dos meus votos o Lula com humildade vai tomar de volta.”
O ex-candidato do PRTB projetou uma vitória do deputado federal psolista na disputa pela prefeitura de São Paulo.“O Boulos na minha visão, antes de eu entrar na eleição, venceria essa disputa. Agora tenho certeza que ele vence. Ele sabe sinalizar para o povo, e o Ricardo [Nunes] não sabe. O Boulos e o Lula têm a língua do povo, os outros estão só brigando. O [Silas] Malafaia está tão descontrolado que hoje chamou o Bolsonaro de covarde”, apontou Marçal.
Ele também disse acreditar que o fato de não passar para o segundo turno não teria sido em função do episódio do laudo falso sobre Boulos, mas sim por não ter chegado a “21 ondas” na campanha.
“Nós não fomos para o segundo turno, não foi por causa de laudo, não. A gente não foi para o segundo turno porque o campo de energia que eu precisava chegar, que era 21 ondas, eu não consegui bater. A gente chegou em 18 e não conseguimos entrar em outra onda. E é assim que funciona”, alegou.
Nota da Redação:
Agora entendemos que não existe carinhos, companheirismo e solidariedade entre marafonas. No baixo meretrício, vale a lei de cada uma por si e o gigolô por todas. Nem que seja às pancadas. A extrema-direita tem produzido, nos últimos anos, políticos da mais baixa extração.
PF investiga grupo que movimentou R$ 1,4 bi com cigarros falsificados
Policiais cumprem 2 mandados de prisão, além de bloqueio de bens
Da Agência Brasil
Duas operações conduzidas pela Polícia Federal (PF), junto com a Receita Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), desmontaram um esquema de fabricação e venda de cigarros falsificados. Mais de 170 policiais federais cumprem dois mandados de prisão, 41 de busca e apreensão e de bloqueios e sequestro de bens dos suspeitos. Quase R$ 1,5 bilhão já teria sido movimentado pelos criminosos.

As operações Sinal de Fumaça, em Uberaba; e Nicotina Falsa, no Distrito Federal, tiveram início a partir de denúncias de venda de cigarros falsificados ou contrabandeados nos municípios de Valparaíso de Goiás, cidade do entorno do Distrito Federal, e de Uberaba/MG. A polícia investiga ainda a exploração de trabalhadores paraguaios, mantidos em condições análogas à escravidão para a produção dos cigarros falsificados.
“O inquérito policial indica que os investigados teriam começado seu trabalho com venda de cigarros legítimos, mas começaram a querer lucros maiores e passaram a vender cigarros de uma fábrica clandestina, provavelmente localizada em Minas Gerais”, afirmou a Polícia Federal. O grupo usava documentos e notas fiscais falsas para movimentar os cigarros pelo país.
Apesar da aparência modesta dos locais de distribuição no entorno, detalhou a PF, as investigações apontaram a movimentação de R$ 1,47 bilhão no esquema. Os envolvidos podem responder por crimes relacionados à falsificação dos cigarros, dos documentos tributários, pelo comércio de produtos impróprios para consumo, pelo trabalho escravo e por lavagem de dinheiro.
Maracutaia acende o fogo nos pés do falso messias
Silas Maracutaia chamou Bolsonaro de “covarde, omisso” e ainda disse: “Ele estava chorando com medo de ser preso”. Quando Mônica Bergamo perguntou “Medo de ser preso?”, Silas desconversou.
Safra no oeste baiano registra 7,4 milhões de toneladas de soja e 1,6 milhão de algodão.
O conselho técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) se reuniu para apresentar o balanço da safra 2023/24. Durante o encontro realizado na sede da Aiba/Abapa, em Barreiras, foram analisados os dados coletados pelo Núcleo de Agronegócio da Aiba, que incluem informações sobre a evolução das áreas produtivas e o desempenho das culturas, com base em levantamentos sensoriais remotos e amostragens de campo.

Apesar das adversidades climáticas, a soja fechou com uma média de 63 sacas por hectare, o Oeste da Bahia registrou uma produção total de 7,4 milhões de toneladas da oleaginosa. Com uma área superior a 1,9 milhão de hectares plantados, a soja é o carro chefe da produção agrícola na região, ocupando mais de 67% da área total cultivada no oeste baiano.
A safra de 2023/24 enfrentou desafios significativos, como o impacto do fenômeno El Niño. Segundo o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, “os agricultores da região demonstraram grande resiliência, e unido aos investimentos tecnológicos fizeram uma grande diferença”.
De acordo com o levantamento do Conselho Técnico, o algodão, que é a segunda maior cultura desenvolvida na região, apresentou dados otimistas. Os 345 mil hectares plantados renderam cerca de 1,6 milhão de toneladas de algodão em caroço.
Algodão é o cultivo de maior custo por área, mais dependente de defensivos, mas com o maior valor agregado de produção.
A produtividade média alcançou as cifras de 326 arrobas por hectare. Já o milho, chegou a enfrentar problemas por aspectos fitossanitários e climáticos, finalizando a safra com o resultado de 150 sacas por hectare de sequeiro e 160 sacas por hectare de irrigado correspondente a uma produção de mais de um milhão do cereal.
Foram discutidas também as estimativas iniciais de produtividade para as culturas de soja, milho e algodão, bem como eventuais ajustes nos números preliminares para a safra 2024/25. Esses dados abrangem as quatro microrregiões do Oeste da Bahia, uma das mais importantes áreas agrícolas do estado.
Previsão 2024/25 – Com o início da semeadura de soja em áreas irrigadas dentro da janela de excepcionalidade autorizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a safra 2024/25 já começa a tomar forma. Cerca de 113 mil hectares estão sendo semeados, e os produtores se preparam para iniciar o plantio na janela regular da cultura a partir de 8 de outubro.
Para a próxima safra, o Conselho Técnico projeta o plantio de 2,129 milhões de hectares de soja, 380 mil hectares de algodão e 105 mil hectares de milho. A expectativa é de que a produtividade da soja aumente de 63 para 67 sacas por hectare, aumento esperado para o milho também, que deve subir de 150 para 170 sacas sequeiro e 160 para 180 sacas irrigado. A produção total estimada para a soja é de 8,558 milhões de toneladas e, para o milho, 1,071 milhão de toneladas.
“O prognóstico climático aponta para um cenário de La Niña, o que nos dá esperanças de uma safra mais produtiva e promissora em 2024/25. Esperamos um aumento de 7,5% na área plantada de soja e de 10,1% na de algodão, enquanto a área de milho deve sofrer uma redução de 8,9%. Esses números ainda são preliminares e serão ajustados conforme os dados forem sendo consolidados em campo”, conclui o gerente de agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior.
Moradores da Flórida fogem de “Milton”, um dos seis maiores furacões da história, com ventos de quase 300 km/h.
Milton encosta na Flórida
O presidente dos EUA, Joe Biden, fez um apelo nesta terça-feira (8) para que pessoas que receberam ordens das autoridades saiam agora antes da chegada do furacão Milton na Flórida. O democrata disse que é uma questão de vida ou morte.
“Esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século, e se Deus quiser não será, mas está parecendo assim agora”, disse Biden.
Biden acrescentou que ele aprovou declarações de emergência na Flórida e pediu às companhias aéreas para acomodar os movimentos de saída, sem preços abusivos.

Era esperado que o furacão Milton se expandisse nesta terça-feira (8), quando passou pela península de Yucatán no México em rota para a costa do Golfo da Flórida, onde mais de 1 milhão de pessoas foram ordenadas a evacuar antes da tempestade chegar.
A costa oeste da Flórida, densamente povoada, ainda se recuperando do devastador furacão Helene há menos de duas semanas, preparou-se para a chegada do fenômeno na área de Tampa Bay prevista para esta quarta-feira (8).
Os congestionamentos se multiplicam em várias estradas estaduais. Já foi autorizado o uso do acostamento como pista.
O estado da Flórida está tentando manter os postos de gasolina abastecidos, pois a alta demanda por combustível está complicando as saídas dos moradores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/8/R/uhHpefQNeoP1I7HKEIuA/ap24281591545656.jpg)
Produção industrial baiana registrou aumento de 5,6% em agosto, em comparação com o mesmo mês de 2023

Em agosto de 2024, a produção industrial (transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, registrou avanço de 0,8% em comparação ao mês imediatamente anterior, após dois meses com quedas consecutivas de -5,7% e -2,3%. Na comparação com agosto de 2023, a indústria baiana assinalou aumento de 5,6%.
No período de janeiro a agosto de 2024, o setor cresceu 2,5%, e no indicador acumulado dos últimos 12 meses teve aumento de 2,5%, todas as comparações em relação ao mesmo período anterior. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Na comparação de agosto de 2024 com igual mês do ano anterior, o crescimento de 5,6% foi puxado por cinco das 11 atividades pesquisadas. O segmento de Derivados de petróleo (12,3%) registrou a maior contribuição positiva, devido ao aumento na produção de óleo diesel e óleo combustível.
Outros segmentos que registraram crescimento foram: Produtos químicos (21,5%), Produtos de borracha e material plástico (13,1%), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (41,4%) e Bebidas (8,4%). Por sua vez, Produtos alimentícios (-8,3%) exerceu a principal influência negativa no período, explicada especialmente pela menor fabricação de óleo de soja refinado, pasta de cacau e carnes e miudezas de aves congeladas.
Outros resultados negativos no indicador foram observados em Indústria extrativa (-13,0%), Metalurgia (-2,1%), Celulose, papel e produtos de papel (-5,9%), Produtos de minerais não metálicos (-4,6%) e Couro, artigos para viagem e calçados (-8,3%).
“Em agosto, podemos destacar três setores em expansão na indústria baiana. Em primeiro lugar, a produção de derivados de petróleo com aumento na produção de combustíveis, seguido por borracha e plástico, devido a maior fabricação de pneus e insumos para construção civil. E os produtos químicos, que apresentam uma retomada forte este ano, com três meses seguidos de expansão, depois de registrar queda de 10% em 2023”, explica a economista da SEI Carla Nascimento.
Volte, mas muito comportado, viu Elon Musk?
![]()
A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta terça-feira (8) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), parecer favorável ao desbloqueio da rede social X no Brasil.

O pedido de manifestação da PGR foi solicitado pelo ministro após a empresa pagar uma multa de R$ 28,6 milhões para voltar a operar.
No parecer, a procuradoria alega que não há mais pendências que impeçam o retorno da plataforma.
Em 30 de agosto, Moraes retirou o X do ar após a empresa fechar seu escritório do Brasil e deixar de ter um representante legal no país, condição obrigatória para qualquer firma funcionar.
O bilionário Elon Musk, dono da rede social, anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.
No entanto, a representação foi reativada nas últimas semanas, e a advogada Rachel Villa Nova voltou a ser a representante legal da rede. Com a reabertura da representação e o pagamento da multa, o X pediu ao ministro para voltar ao ar.
Galípolo tem aprovação do Senado para presidir Banco Central.
![]()
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (8), por unanimidade, a indicação de Gabriel Galípolo para presidente do Banco Central. Foram 26 votos favoráveis e nenhum contrário.

A indicação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, segue agora para o plenário, em regime de urgência, e deve ser apreciada ainda esta tarde.
Se aprovado pelo Senado, Galípolo assumirá o lugar de Roberto Campos Neto a partir de 1º de janeiro de 2025, com mandato até o final de 2028.
O indicado de Lula é o atual diretor de Política Monetária do Banco Central.
Exército quer acabar com fraudes na concessão de armas aos CACs com débitos na Justiça
A liberalidade de armas em mãos não responsáveis, observada no Governo Bolsonaro, acabou e filtro será mais fino agora.
O Exército negocia com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) acesso à base de dados da Justiça. A intenção é prevenir novas fraudes na obtenção de autorizações para que indivíduos se tornem CACs (caçadores, atiradores e colecionadores).
A medida foi tomada após um relatório produzido pelo TCU (Tribunal de Contas da União) apontar que a comprovação de idoneidade para se tornar CAC tem “sérias fragilidades”. O documento afirma que 5.200 condenados pela Justiça conseguiram obter, renovar ou manter o registro de CAC durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Como revelou a Folha, um membro do PCC obteve registro de CAC no Exército, apesar de responder a 16 processos criminais, incluindo homicídio e tráfico. Ele apresentou apenas a certidão negativa da segunda instância, e o Exército não exigiu a da primeira, na qual constam os processos.
Para se tornar CAC, segundo as regras, a pessoa interessada deve comprovar idoneidade por meio de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral, além da ausência de inquéritos ou processos criminais em andamento.
A proposta do Exército é estabelecer uma cooperação técnica com o CNJ de modo a viabilizar um sistema que permita consultas automáticas à base de dados da Justiça de forma unificada.
Integrantes do Exército defendem a base única por entenderem que não deveria ser de responsabilidade do órgão buscar informações que não estejam integradas pelos órgãos de Justiça.
Enquanto essa ferramenta não é criada, a instituição tem utilizado a plataforma JusBrasil, uma empresa privada que fornece acesso a informações jurídicas, para verificar se interessados em se tornar CAC não respondem a processos.
Por meio dessa plataforma, os militares identificam a existência de processos em andamento em qualquer estado e, em seguida, realizam consultas diretas nos tribunais de Justiça correspondentes. É um procedimento, porém, considerado demorado.
Atualmente, há 110 mil processos relacionados a CACs aguardando análise da Força. Esse quantitativo deve permanecer sob a responsabilidade do Exército, mesmo após a transferência dos CACs em janeiro de 2015 para a Polícia Federal, a fim de evitar a sobrecarga da corporação.
Membros das Forças Armadas afirmaram que a necessidade de efetuar essas consultas continuará sendo importante mesmo após essa transferência dos CACs. Isso se deve ao fato de que o Exército ainda será responsável pela autorização de funcionamento de clubes de tiro e pela comercialização de produtos controlados, como munições.
O TCU disse no relatório que as fragilidades identificadas têm raízes tanto na legislação vigente quanto na subutilização, pelo Comando do Exército, das ferramentas administrativas disponíveis. Além disso, a ausência de uma atuação coordenada entre diferentes órgãos agrava a situação.
Com o Estatuto do Desarmamento a verificação da idoneidade ocorria a cada três anos, mas um decreto do governo Bolsonaro ampliou esse prazo para dez anos e restringiu a comprovação de idoneidade somente à unidade federativa de domicílio atual.
A regulamentação de 2023 manteve essa exigência, condicionando a apresentação das certidões negativas aos locais onde o interessado residiu nos últimos cinco anos.
De acordo com o TCU, isso mantém de certa forma a fragilidade porque a pessoa pode solicitar o registro na região militar onde reside, mas já ter cometido crimes em outras unidades da federação. A corte de contas também destacou a ausência de um banco de dados único da Justiça nos estados, o que compromete a verificação.
“Diante disso, considera-se oportuno propor recomendar ao Conselho Nacional de Justiça, que, em auxílio à política pública de controle de armas de fogo, verifique a oportunidade e a conveniência de adotar medidas consideradas pertinentes com vistas à unificação das certidões de antecedentes criminais expedidas pelos tribunais de justiça dos estados e do Distrito Federal e pelos tribunais regionais federais ou à criação de solução alternativa que permita consulta única relativa aos processos criminais em andamento referentes a uma pessoa física”, disse o TCU.
Com valor das multas depositadas, XTwitter espera parecer da PGR liberação do STF
Elon Musk: fumando, espero.
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta segunda-feira (7) que a multa de R$ 28,6 milhões paga pela rede social X para voltar a operar no Brasil foi transferida para uma conta do Banco do Brasil.

A medida foi cumprida após o valor ser depositado de forma equivocada em uma conta da Caixa. Com a regularização do pagamento, o pedido do X para desbloqueio da plataforma será enviado para parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, vai decidir se libera a funcionamento da rede social.
Em 30 de agosto, Moraes retirou o X do ar após a empresa fechar seu escritório do Brasil e deixar de ter um representante legal no país, condição obrigatória para qualquer firma funcionar.
O bilionário Elon Musk, dono da rede social, anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.
No entanto, a representação foi reativada nas últimas semanas, e a advogada Rachel Villa Nova voltou a ser a representante legal da rede. Com a reabertura da representação e o pagamento da multa, o X pediu ao ministro para voltar ao ar.
Depois de 167 dias, chove em Brasília, para limpar a fumaça do ar e lavar a alma de alguns políticos.

Lua Nova, chovedeira, trouxe o pancadão que aliviou os brasilienses depois de tanto sofrimento com a secura do ar, altas temperaturas e incêndios na Floresta Nacional.
Os brasilienses viveram nesta segunda-feira um dia de alívio. Depois de uma seca histórica de 167 dias, a maior desde 1963, chove em diversos pontos da capital, do Distrito Federal e do Entorno.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/j/J/rUznGQSuGSWBybAzmpDQ/chuva1.jpg)
Em alguns locais, após a chuva acompanhada de ventos fortes, houve queda de árvores e postes, com interrupção de fornecimento de energia elétrica.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já previa pancadas de chuva isoladas a partir da tarde de hoje. A mesma previsão se mantém para os próximos dias em razão da convergência de umidade na porção central do Brasil.
No Distrito Federal, também há previsão de diminuição da temperatura máxima, que chegou a 35º C nesta segunda, mas até sexta cai para 30º.
A umidade mínima tende a se elevar de 30% para 40%. A máxima passa de 70% para 85% ao longo da semana.
O Inmet alerta, no entanto, para a continuidade do calor e pede atenção da população para rajadas de vento e possibilidade de chuvas de granizo.
Escola SESI Bahia oferece 375 bolsas para estudantes de ensino médio
Candidatos devem ser concluintes do 9º ano e ter renda líquida familiar de até 2,5 salários mínimos
O SESI Bahia abriu inscrições para processo seletivo de bolsas de estudo de ensino médio para a Escola SESI. São 375 bolsas integrais, destinadas a estudantes concluintes do 9º ano (antiga 8ª série), para ingresso na 1ª série do Ensino Médio, no ano letivo de 2025.
As vagas serão exclusivas para ingresso na Formação Técnica e Profissional e para estudantes com renda familiar líquida familiar de até 2,5 (dois e meio) salários mínimos. Estão incluídas no processo seletivo as 12 escolas da Rede SESI em toda a Bahia, localizadas em Salvador e Região Metropolitana e no interior (ver quadro abaixo).
Para concorrer a uma das bolsas, o candidato precisa realizar a inscrição, exclusivamente pela internet, nos sites www.escolasesiba.com.br e www.rhsconsult.com.br, onde também poderão consultar todos os detalhes do edital, bem como os cursos técnicos que serão ofertados.
O processo seletivo presencial será realizado no dia 24 de novembro, um domingo, para todos os candidatos inscritos, e será composta por 45 (quarenta e cinco) questões objetivas e de uma Redação, de caráter eliminatório e classificatório.
Número de bolsas por escola da Rede SESI:

Não falha: Candidato a prefeito é multado por desmatar floresta amazônica com fogo nas eleições
Siwal Sant Ana Soares, candidato em Colniza com apoio de Eduardo Bolsonaro, foi multado em R$ 5 milhões pelo Ibama.
Por Bianca Muniz, Matheus Santino | Edição: Bruno Fonseca, da Agência Pública
Em plena campanha eleitoral, no município que registrou a maior quantidade de focos de incêndio de Mato Grosso neste ano, um candidato a prefeito foi multado por desmatar a floresta Amazônica usando fogo.
O político no caso é Siwal Sant Ana Soares, mais conhecido como Walzinho, candidato a prefeito de Colniza pelo Partido Liberal (PL) e ex-vereador na cidade, entre 2016 e 2020. Em agosto e setembro deste ano, Colniza, no norte de Mato Grosso, registrou mais de 1,8 mil focos de queimada. O município, localizado a mil quilômetros de Cuiabá, foi o que mais queimou no estado durante esse período.
Combater as queimadas na região, que aumentaram a procura por serviços de saúde pela população, poderia ser uma das prioridades nas propostas dos candidatos à prefeitura – mas na prática a história é outra.
Walzinho foi multado após quatro infrações ambientais, ocorridas entre os dias 18 e 20 de setembro em áreas pertencentes ao bioma amazônico. Segundo os dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), as infrações ocorreram em Colniza e na vizinha Aripuanã. Ao todo, elas somam R$ 5 milhões.

Segundo a reportagem apurou, a multa de valor mais alto ocorreu na fazenda Leopardo, em Aripuanã. De acordo com o Ibama, foi destruída uma área de 427,7 hectares de floresta nativa da Amazônia, sem autorização e com uso de fogo, o que resultou em uma multa de R$ 3,2 milhões. A outra multa na cidade ocorreu em zona rural e foi de R$ 236 mil. Nesse caso, o candidato também foi enquadrado por desmatamento de floresta nativa, dessa vez por 47,2 hectares.
Por que isso importa?
-
A quantidade de queimadas em 2024 tem afetado a saúde de brasileiros em diversos estados e contribuído para a devastação de biomas como o Pantanal e a Amazônia.
-
Colniza é o município com mais focos de calor em Mato Grosso, que é o estado com mais focos neste ano.
Já na cidade em que concorre ao cargo de prefeito, Siwal foi penalizado duas vezes por desmatamento na estância Chuvisco. No caso mais grave, a descrição da infração mostra que foram aproximadamente 296 hectares desmatados, com claros indícios de que a área está sendo preparada para ser usada como pasto. “É uma área grande em uma região onde a atividade agropecuária vem se estabelecendo sem as devidas licenças necessárias”, diz a descrição da multa. A outra multa em Colniza, de R$ 394 mil, envolve explorar mais de 78 hectares de floresta nativa sem autorização.
A cara do criminoso diante de sua obra prima, a destruição da floresta amazônica.
Relatórios gerados pela Agência Pública por meio do portal de Consulta de Atuações Ambientais e Embargos do Ibama mostram que, além das quatro áreas onde atividades com possível dano ambiental foram proibidas, Siwal tem seu nome indicado como responsável em outras dez áreas, em Colniza e Aripuanã, entre 2018 e 2024, todas decorrentes de infrações por desmatamento. Duas áreas embargadas em 2022 ficam próximas ou no interior da reserva extrativista Guariba-Roosevelt. O local foi alvo de uma operação do Ibama entre julho e agosto de 2024, que buscou combater crimes ambientais.
A Pública procurou Siwal através do PL de Mato Grosso, questionando qual a ligação do candidato com as fazendas e o que aconteceu com a propriedade e os animais que declarou nas eleições de 2016. Não houve resposta até o momento da publicação.

Candidato declarou fazenda de quase meio milhão em 2016
Apesar de aparecer como responsável por essas áreas nos autos de infração, não há registros de que Siwal seja dono dessas fazendas. A consulta de imóveis no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Incra não mostra o político como titular de terras de nome Chuvisco ou Leopardo. O mesmo acontece no Cadastro Ambiental Rural (CAR) das duas cidades.
Além das áreas embargadas pelo Ibama, Siwal tem ao menos seis outros embargos pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso, em resposta a infrações ambientais como desmatamento em área preservada e corte de vegetação.
No portal do Divulgacand, que disponibiliza publicamente dados sobre receitas, despesas e outras informações das candidaturas, o candidato declarou apenas uma casa na rua das Pedras, no valor de R$ 150 mil – diferentemente da eleição de 2016, quando foi eleito vereador de Colniza. Naquele ano, Siwal tinha declarado uma propriedade rural no valor de R$ 450 mil com área aproximada de 246 hectares e 180 cabeças de gado no valor total de R$ 210 mil, além de um automóvel de R$ 50 mil.
Apoio de Bolsonaro e propostas para o agro
Em outubro de 2023, em entrevista para a Rádio Chapéu, do gabinete do deputado estadual Gilberto Cattani (PL-MT), Siwal foi apresentado como presidente do PL em Colniza. Nas redes sociais, ele se vende como “o candidato do Bolsonaro”, apesar de não ter registros ou fotos com o ex-presidente. Dentre as poucas postagens no instagram do candidato durante o período eleitoral, destaca-se um vídeo dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Coronel Fernanda (PL-MT), em que os dois mostram apoio a Walzinho.
Nota da Redação:
Por obra e graça dos invisíveis, o marginal incendiário sofreu uma acachapante derrota em Colniza, conforme relata o G1. Hora de executar a dívida da multa e conduzir o piromaníaco à prisão, depois do devido processo legal.
Renovação de matrícula da rede estadual para 2025 será realizada em novembro

Estudantes da Rede Estadual de Ensino da Bahia devem ficar atentos: o período de renovação de matrícula para o ano letivo de 2025 vai acontecer entre os dias 18 e 29 de novembro deste ano. Para efetivá-la e garantir a vaga nas escolas, é fundamental seguir os prazos estabelecidos e apresentar o comprovante de residência atualizado.
A renovação deve ser realizada presencialmente, na escola onde o estudante está matriculado. O aluno ou seu responsável deve comparecer na unidade escolar e entregar a documentação que estiver pendente ou desatualizada, a exemplo da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do comprovante de residência atualizado. A entrega desses documentos dentro do prazo é obrigatória para que a renovação da matrícula seja confirmada.
A secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância de os estudantes realizarem a renovação da matrícula para o próximo ano letivo. “Este processo é essencial para garantir a continuidade dos estudos, assegurando a vaga dos alunos nas suas respectivas unidades escolares. A renovação da matrícula é simples e pode ser feita presencialmente na escola onde o estudante está matriculado”, disse, lembrando que os estudantes e seus responsáveis precisam ficar atentos ao cronograma de matrícula para cada grupo (ver abaixo).
Novos estudantes
Já para os novos estudantes, a matrícula para 2025 poderá ser feita a partir do dia 13 de janeiro, de forma on-line, através da plataforma ba.gov. Para tanto, o estudante deverá ser cadastrado previamente no portal ba.gov e informar o CPF, documento obrigatório para a realização da matrícula. Caso o estudante não possua CPF, deverá solicitar antecipadamente o documento em qualquer unidade do SAC.
Após solicitar a matrícula, seguindo as datas do cronograma, o estudante terá até cinco dias para comparecer à escola escolhida e entregar os documentos exigidos. Esses documentos incluem o Histórico Escolar (original), RG ou Certidão de Registro Civil, CPF, comprovante de residência atualizado e, para o aluno de até 18 anos, a Carteira de Vacinação.
É importante destacar que a ausência de qualquer documento solicitado poderá comprometer a efetivação da matrícula. No caso da Carteira de Vacinação, o responsável terá um prazo de 30 dias para regularizar a situação, conforme a Portaria Conjunta SESAB/SEC nº 01/2018, sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar.
Confira o cronograma de abertura da matrícula 2025 da rede estadual
18 a 29 de novembro de 2024:
Renovação de matrícula 2024/2025
13 de janeiro de 2025:
Matrícula para Pessoa com Deficiência – PCD
14 de janeiro de 2025:
Transferência de estudantes da rede estadual
15 e 16 de janeiro de 2025:
Matrícula para concluintes do 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental
17 de janeiro de 2025:
Matrícula para todas as ofertas do Ensino Fundamental
20 e 21 de janeiro de 2025:
Matrícula para todas as ofertas do Ensino Médio
Tony Linhares é eleito prefeito de São Desidério com 87,64% dos votos

Com 87,64% dos votos válidos, Tony Linhares (PP) garantiu a vitória nas Eleições 2024, superando seus adversários por ampla margem e consolidando seu mandato na prefeitura de São Desidério
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – Tony Linhares (PP) foi eleito prefeito de São Desidério (BA) para o próximo mandato, após conquistar 87,64% dos votos válidos nas eleições municipais de 2024.
O candidato do Partido Progressista recebeu 20.550 votos, garantindo uma vitória incontestável sobre seus dois principais adversários. Com uma campanha sólida e apoio massivo da população, Linhares assegurou a continuidade de sua liderança política na cidade.
Jânio de Carvalho (PSD), segundo colocado, obteve apenas 1.858 votos, o equivalente a 7,92% dos votos válidos, enquanto Pastor Edson (REPUBLICANOS) ficou com 1.040 votos, representando 4,44% do total. A ampla vantagem de Tony Linhares reflete o forte respaldo popular que recebeu ao longo da campanha.
Os votos brancos somaram 200, o que corresponde a 0,83%, e os votos nulos totalizaram 578, representando 2,39% dos votos registrados. A abstenção foi relativamente alta, com 13,96% do eleitorado deixando de comparecer às urnas, um total de 3.930 eleitores. Mesmo com essa taxa de ausência, o resultado confirma a grande preferência da população por Tony Linhares.
Febronio ganha eleição em Baianópolis com ampla vantagem sobre adversário
Júnior Marabá apoiou a campanha de Weube Febronio, companheiro de partido.
Weube Febronio (PP) foi eleito prefeito de Baianópolis, no Oeste da Bahia, para o próximo quadriênio, de 2025 a 2028. Febronio recebeu 62,20% dos votos válidos, somando 6.796 votos, demonstrando uma significativa preferência dos eleitores frente ao seu oponente, Alberto Gigante (PSD), que obteve 37,80% ou 4.130 votos.
O processo eleitoral em Baianópolis mostrou uma alta taxa de participação, com 10.951 dos 11.261 eleitores aptos indo às urnas. A eleição contou com 239 votos nulos e 71 votos em branco, indicando um engajamento consciente e ativo da população na escolha de seus representantes.
Batalha da Sé ou “Revoada dos Galinhas Verdes” completa 90 anos
Rovena Rosa/Agência Brasil
Movimento na capital paulista marcou história do país
A chamada “Batalha da Sé”, ou “Revoada dos Galinhas Verdes”, que ocorreu na capital paulista em 7 de outubro de 1934, completa 90 anos nesta segunda-feira (7), Nessa data, um amplo contingente de integralistas, a versão local do fascismo, foi expulso do centro da capital. Apesar de pouco conhecido, o episódio foi marcante na história do país, definidor dos rumos da política, então sob a presidência de Getúlio Vargas.

Um dos livros mais importantes do historiador marxista Eric Hobsbawn, intitulado A era dos extremos, trata dos movimentos políticos do século passado – época de experimentos políticos extremos, por todos seus lados. entre os principais, o nazifascismo de Hitler e Mussolini, respectivamente na Alemanha e Itália, e o socialismo de Stálin, na antiga União Soviética.
Plínio Salgado, líder dos Galinhas Verdes
As tensões entre as linhas ideológicas tão distintas não se resumiram aos limites europeus, mas se reproduziram em outros continentes. No Brasil não foi diferente. A Batalha da Sé uniu grupos de socialistas, anarcossindicalistas, comunistas e democratas em geral, de várias correntes contra cerca de 8 mil pessoas da Ação Integralista Brasileira (AIB), de Plínio Salgado.
A batalha terminou com um morto, o jovem líder comunista Décio de Oliveira, além de vários feridos, inclusive entre as forças policiais alinhadas aos integralistas, que eram chamadas de galinhas verdes por causa da cor do uniforme que usavam em suas marchas e comícios. Postos a correr, os integralistas fugiram pelas ruas de São Paulo, deixando um rastro de camisas espalhadas pelas ruas.

Ao relatar o acontecimento, o Jornal do Povo, do humorista Barão de Itararé (ou Apparício Torelli), publicou em sua capa uma manchete que ficaria famosa: “Um integralista não corre: voa”.

Para explicar e contextualizar o movimento da Praça da Sé, a Agência Brasil entrevistou o professor livre-docente da Universidade de Campinas e pesquisador da Universidade Paris-Cité, o sociólogo Fabio Mascaro Querido.
Continue Lendo “Batalha da Sé ou “Revoada dos Galinhas Verdes” completa 90 anos”
“Se fosse para fazer tudo de novo, eu faria”, diz Danilo após resultado das eleições.

Danilo Henrique (PP) agradeceu nesta segunda-feira (07) os 27.636 votos que recebeu na disputa eleitoral para a Prefeitura de Barreiras. Ficando em segundo na disputa, Danilo ressaltou a campanha leve e propositiva que fez, destacou que lutou contra duas “máquinas públicas” e que, mesmo assim, mostrou que grande parte de Barreiras clama por mudança.
“Se fosse para fazer tudo de novo, mesmo sabendo do resultado, eu faria. Fizemos história na cidade, nesta minha primeira disputa eleitoral. Nós ouvimos as pessoas, apresentamos propostas e recebemos muito carinho em troca. Minha gratidão aos mais de 27 mil barreirenses que confiaram em nosso projeto, continuarei honrando essa confiança de vocês”, afirmou.
Danilo ressaltou ainda que lutou contra duas máquinas públicas durante a campanha e não fez ataque pessoal aos adversários: “Tivemos que enfrentar a máquina da Prefeitura e a máquina do Governo do Estado, e, mesmo assim, tivemos uma grande votação. Não fiz ataque pessoal aos adversários, muito pelo contrário reconheci a contribuição de todos os gestores que passaram por Barreiras”, reforçou.
“Agradeço à minha família, que não soltou a minha mão hora nenhuma, à minha vice Karlúcia, pela jornada, ao meu grupo político, a todos nossos candidatos e candidatas a vereador e a vereadora e a toda minha equipe, que fez uma campanha linda, leve e de referência para toda a região”, disse Danilo.
Danilo declarou ainda que reconhece o resultado democrático das urnas e que vai seguir lutando, ouvindo as pessoas e “buscando o melhor para Barreiras”.
Bahia: PSD tem maior número de prefeitos, mas UB tem o maior número de eleitores.
A base do governo Jerônimo Rodrigues e do Partido dos Trabalhadores na Bahia elegeu 308 municípios. É o que aponta o levantamento realizado pelo Bahia Notícias mediante os resultados das eleições municipais deste domingo (6). Considerando os nove partidos da base, sendo eles PT, PV, PCdoB, Avante, PSD, Solidariedade, MDB, PSB e Podemos, e desconsiderando os posicionamentos pessoais dos candidatos, a base de Jerônimo controla 73% das prefeituras baianas. Confira o levantamento produzido pelo Bahia Notícias:


Entre os grandes “vencedores” desta eleição na Bahia, o PSD lidera o ranking com 116 prefeituras, dentre elas, Alagoinhas, Conceição do Coité e Eunápolis, as quais são cidades relevantes para o cenário de suas respectivas regiões. Em seguida, o Avante elegeu prefeitos em 60 cidades, dentre elas Guanambi e Brumado, duas das maiores cidades do sudoeste baiano.
O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, conquistou 49 prefeituras, número considerado baixo em relação aos concorrentes. Cidades como Amargosa, Esplanada, Jaguaquara e Pintadas foram algumas das conquistas pelos petistas. O partido ainda aposta em Camaçari, que ainda não foi contabilizada neste número por ir para o 2º turno com Caetano, ex-secretário estadual de Jerônimo.
A oposição, por sua vez, controla 108 prefeituras e segue sendo minoria na Bahia. Acontece que três das quatro cidades mais relevantes do cenário estadual estão nas mãos do União Brasil, principal representante da oposição: Salvador, com Bruno Reis; Vitória da Conquista, com Sheila Lemos; Feira de Santana, com Zé Ronaldo; e Camaçari, que no segundo turno conta com a participação de Flávio Matos. No total, o União Brasil conquistou 39 municípios — e tem sob seu comando o maior número de cidadãos baianos.
No entanto, o maior conquistador da oposição foi o Progressistas, que chegou a 42 prefeituras. Chamam a atenção a eleição de Eriton Santos em Candeias; Zé Cocá, em Jequié (que obteve uma das maiores porcentagem de vitória do estado) e Júnior Marabá em Luís Eduardo Magalhães.
Eleitores de 5 municípios votam também em referendos e plebiscitos
Os eleitores de cinco municípios do país também foram às urnas neste domingo (6) para participar de consultas populares sobre assuntos que envolvem suas localidades.

As consultas populares foram realizadas em duas capitais, Belo Horizonte e São Luís, e nos municípios de Dois Lajeados (RS), Governador Edison Lobão (MA) e São Luiz (RR).
Na capital mineira, por 84,3% dos votos, a maioria dos eleitores não aprovou a alteração da bandeira de Belo Horizonte. Foi registrado cerca de 1 milhão de votos contra a medida, que tinha sido aprovada pelo Legislativo municipal.
Em São Luís, os eleitores da capital maranhense se manifestaram a favor do passe livre estudantil no transporte público. A proposta saiu vencedora com 89,9% dos votos (523,7 mil votos).
Com 83,8% dos votos (11 mil), o eleitorado de Governador Edison Lobão aprovou a mudança do nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão.
São Luiz (RR) passará a se chamar São Luiz do Anauá. A aprovação ocorreu por 83,4% dos votos (4 mil).
Os eleitores de Dois Lajeados (RS) não aprovaram a construção do novo centro administrativo do município na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzo. A negativa se deu pela manifestação contrária de 81,4% do eleitorado (2,2 mil votos).
O segundo turno da disputa para prefeito será realizado em 27 de outubro em 50 municípios com mais de 200 mil eleitores.
Nessas cidades, nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Não há segundo turno para a disputa à Câmara de Vereadores.
Referendo x Plebiscito
A capital maranhense e os municípios de Governador Edison Lobão (MA), São Luiz (RR) e Dois Lajeados (RS) realizaram plebiscitos. Em Belo Horizonte ocorreu um referendo.
Os referendos e os plebiscitos são dois tipos de consultas populares. No plebiscito, a população é consultada antes da implementação de uma lei sobre o tema que está em discussão. Com o referendo, o eleitorado pode confirmar ou rejeitar uma lei aprovada pelo Legislativo.
A força da máquina: Otoniel Teixeira vence eleição para prefeito de Barreiras com 38,88% dos votos.

Otoniel Teixeira vence as eleições municipais de Barreiras
Com 38,88% dos votos, equivalente a 32.953 eleitores, Otoniel Teixeira, do União Brasil (UB), foi eleito prefeito de Barreiras, cidade localizada no Oeste da Bahia, para o período de 2025 a 2028.
A disputa foi acirrada, com Danilo Henrique, do Progressistas (PP), alcançando 32,61% dos votos, totalizando 27.636 eleitores, e Tito, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), obtendo 24,79% com 21.012 votos.
Davi Schmidt, do partido NOVO, ficou em quarto lugar, recebendo 3,71% dos votos, representando 3.147 eleitores.
O resultado confirma Otoniel Teixeira como o novo chefe do executivo municipal, após uma campanha marcada pela apresentação de propostas externas ao desenvolvimento urbano e melhorias em pontos críticos da cidade, como a saúde. A vitória foi apertada, mostrando a competitividade do cenário político local.
Do jeito que participou da campanha, o prefeito Zito Barbosa, na verdade, se elegeu para um terceiro mandato. Uma dura missão para patrocinador e patrocinado, dada a situação de endividamento de Barreiras.
Laércio é reeleito em Ibotirama com larga margem de votos
Neste domingo (06), Dr. Laércio, do PSB, foi reeleito prefeito de Ibotirama para mais quatro anos de mandato. Ao final da apuração, ele obteve 13.524 votos, consolidando uma frente histórica de 10.675 votos sobre o segundo colocado, Dinho de Netão, que somou 2.849 votos.
A eleição em Ibotirama teve 16.373 votos válidos, além de 338 votos em branco e 788 nulos.
Dr. Laércio, de 35 anos, é médico, casado e faz parte da coligação “Ibotirama Continua Avançando”, composta pelo PSB, Republicanos, MDB e a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV). Seu vice-prefeito é Filu Pescador, do PT.
Valdo é eleito Prefeito de Cristópolis depois de uma disputa forte
Neste domingo (06), Valdo do Armindo, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito prefeito de Cristópolis, conquistando 5.545 votos, o que representa 52,43% do total. A vitória de Valdo é vista como uma reafirmação da confiança dos eleitores em sua proposta política.
Seus principais adversários foram Ni do Zé Botinha, do PSD, que obteve 4.990 votos (47,18%), e Dra. Valdete Miranda, dos Republicanos, que somou apenas 42 votos (0,40%). O resultado reflete uma disputa acirrada entre os candidatos, com Valdo do Armindo garantindo uma margem significativa em relação ao segundo colocado.
Além da eleição para a prefeitura, Cristópolis também definiu seus representantes na câmara municipal. Foram eleitos os seguintes vereadores:
Ninha do Jair (PT) – 7,37% (789 votos)
Ezequiel Rocha (UNIÃO) – 6,42% (687 votos)
Cesinha da Saúde (PP) – 5,60% (599 votos) – Reeleito
Jeovane do Neto (PT) – 5,47% (585 votos)
Marquinhos (AVANTE) – 5,44% (582 votos) – Reeleito
Ednaldo Araujo (UNIÃO) – 5,25% (562 votos)
Zé Filho (PSD) – 5,16% (552 votos)
Getúlio Custódio (PSD) – 4,79% (513 votos)
Marlene Alves (PP) – 3,83% (410 votos)
O total de votos válidos foi de 10.577, correspondendo a 95,48% do total. Os votos brancos somaram 97 (0,88%), enquanto os nulos totalizaram 404 (3,65%).
O resultado das eleições municipais em Cristópolis sinaliza um novo ciclo político para a cidade, com Valdo do Armindo e os vereadores eleitos prometendo trabalhar em prol da comunidade.
Fonte:Caso de Política | Luís Carlos Nunes
Formosa do Rio Preto: Neo Araújo é reeleito com pequena margem sobre seu adversário Bira Lisboa.
A disputa pela prefeitura de Formosa do Rio Preto chegou ao fim com a reeleição de Neo Araújo (PSD) para um quarto mandato. Com 100% das urnas apuradas, Neo obteve 8.936 votos, correspondendo a 50,70% do total. Seu adversário, Bira Lisboa (PDT), ficou próximo, recebendo 8.690 votos, o que representa 49,30%.
A eleição foi marcada por uma intensa mobilização política e uma polarização significativa entre os candidatos. A diferença de apenas 246 votos demonstra a competitividade da corrida e reflete o forte engajamento da população nas questões locais. A vitória de Neo Araújo representa a continuidade de suas políticas e promessas que conta com desafios variados em sua gestão.
Bira Lisboa, apesar da derrota, demonstrou uma expressiva votação, evidenciando o apoio considerável que recebeu ao longo da campanha. O resultado sugere que a oposição está forte e que a política local continuará sendo um espaço de debates acalorados e disputas acirradas.
Com os resultados consolidados, a cidade de Formosa do Rio Preto aguarda os próximos passos de Neo Araújo, que agora terá a responsabilidade de liderar a comunidade em mais um ciclo, buscando atender às expectativas de seus eleitores.
De Luís Carlos Nunes, do Caso de Política.
Júnior Marabá confirma mandato com vitória maiúscula

O jovem prefeito de Luís Eduardo Magalhães teve seu mandato de 4 anos referendado pela votação expressiva destas eleições, conquistando 46.212 votos e se credenciando para uma nova e proficiente gestão até o final de 2028. Assim como nas majoritárias, a maioria absoluta dos vereadores eleitos pertencem à coligação de Marabá.


Ricardo Nunes e Guilherme Boulos seguem para 2º turno em São Paulo
Disputa na capital paulista foi uma das mais acirradas do país
![]()
Os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) vão disputar o segundo turno das eleições em São Paulo. Nunes teve 29,49% dos votos válidos e Boulos, teve 29,06%. O terceiro colocado, Pablo Marçal (PRTB), alcançou 28,14% dos votos.

Até agora, foram apurados 99,52% das urnas.
Ricardo Nunes
Assumiu o protagonismo político na cidade de São Paulo ao herdar a cadeira de prefeito após a morte de Bruno Covas (PSDB), que faleceu em 2021, vítima de câncer. O candidato do MDB, antes de ser prefeito, foi vereador entre 2013 e 2020, tendo sido apadrinhado nesta campanha pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e, de modo mais discreto, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Empresário, tornou-se bem sucedido no ramo de controle de pragas, com uma empresa especializada no ramo da desinfecção de navios nos portos do país. Foi fundador da Associação Brasileira das Empresas de Tratamento Fitossanitário (Abrafit) e diretor da Associação Empresarial da Região Sul de São Paulo (AESUL). Também foi presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo.
Como político na Câmara Municipal, se notabilizou ao presidir a comissão parlamentar de inquérito sobre sonegação de impostos, a CPI da Sonegação Tributária.
Também ficou conhecido por defender a anistia a templos religiosos e defender pautas conservadoras. É filiado ao MDB desde os 18 anos. Foi alçado a vice de Bruno de Covas quando o adversário, e derrotado, destas eleições José Luiz Datena desistiu do pleito.
Nunes tem sua base eleitoral na zona sul, na região do Grajaú. Seu vice é o ex-coronel da reserva da polícia militar e ex-presidente da Ceagesp, Ricardo de Mello Araújo, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Com 56 anos, é casado e tem três filhos. Na campanha de 2020 e nesta também teve que defender-se das acusações de ter violência doméstica contra a companheira Regina Carnovale, em 2011. A esposa teria feito um boletim de ocorrência sobre ameaças e injúria. Nunes chegou a alegar que o documento era falso, mas a Secretaria de Segurança Pública confirmou a veracidade do documento.
Também esteve envolvido em acusações de favorecimento em contratos da prefeitura a amigos, teve que lidar com denúncias de participação do PCC em contratos de transporte público e de superfaturamento em licitações.
Guilherme Boulos
Pela segunda vez, Guilherme Boulos, do PSOL, participa de um segundo turno na disputa pela cadeira de prefeito de São Paulo. O atual deputado federal liderou a maioria das pesquisas de sondagem de voto durante toda a campanha, mas sempre com margens apertadas para os demais candidatos, principalmente Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB).
Professor, psicanalista, escritor e ativista dos direitos à moradia, Boulos é a esperança da esquerda retomar o comando da principal cidade do país, considerada estratégica para as próximas eleições presidenciais em 2026.
Tem a ex-prefeita de São Paulo, ex-deputada e ex-ministra Marta Suplicy como vice e o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Com 42 anos, o candidato socialista iniciou sua trajetória política como militante do movimento por moradia, sendo um dos principais dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Foi preso em função de seu ativismo, processado várias vezes, mas nunca chegou a ser condenado.
Chegou a candidatar-se a presidente do país em 2018 pelo PSOL, numa coligação com o PCB e o movimento indígena. Na época, sua vice foi a atual ministra Sonia Guajajara, atual ministra dos Povos Indígenas. A chapa teve 617.122 votos, ficando em no modesto décimo lugar no primeiro turno.
Em 2020 chegou a disputar o segundo turno das eleições, mas foi derrotado pelo então prefeito Bruno Covas, que faleceu em 2021. À época, o vice Ricardo Nunes assumiu o comando da prefeitura da capital.
Em 2022, o candidato do PSOL foi o primeiro mais votado em São Paulo e segundo mais votado do país na disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados, com cerca de 1.001.453 votos.
Na véspera da eleição denunciou a publicação de um falso laudo médico por parte da campanha de Pablo Marçal, acusando-o de depressão pelo uso de drogas. Por causa disso, Marçal teve suas redes sociais suspensas pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Casado com Natalia Szermeta, tem duas filhas. É filho de um casal de médicos e neto de libaneses.
Primeiro turno teve 515 prisões por crimes eleitorais
Paulo Pinto. Conteúdo da Agência Brasil.
Entre os detidos, 22 eram candidatos
O primeiro turno das eleições municipais, realizado neste domingo (6), teve 2.618 crimes eleitorais e 515 prisões, segundo balanço parcial do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) gerado às 19h30. O balanço final está previsto para a manhã desta segunda-feira (7).

Entre as mais de 500 prisões contabilizadas até agora, 22 foram de candidatos flagrados cometendo crimes.
As ocorrências de boca de urna foram maior parte dos crimes eleitorais, com 1.057 flagrantes. O crime de compra de votos/corrupção eleitoral foi o segundo mais cometido, com um total de 423 ocorrências. O balanço informa ainda os registros de propaganda eleitoral irregular, 309; de violação ou de tentativa de violação do sigilo de voto, 203; e de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral, 64.
Os agentes de fiscalização apreenderam mais de R$ 520 mil nas ocorrências. Outras apreensões foram 47 veículos em uso para transporte irregular de eleitores e 28 armas de fogo em posse dos abordados.
Os dados são enviados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pelas secretarias de segurança pública estaduais e pelas equipes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública que atuam nos estados.
Três pessoas morrem e outras cinco ficam feridas em acidente na Bahia
Acidente de carro aconteceu em Carinhanha, cidade do sudoeste da Bahia; Três vítimas ficaram presas às ferragens do carro e morreram no local
Segundo informações da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), as três vítimas ficaram presas às ferragens do carro e morreram no local do acidente. As outras cinco vítimas foram encaminhadas para o hospital local.
Cinco pessoas da mesma família estavam na caminhonete no momento da colisão, incluindo duas crianças. Segundo informações do Departamento de Polícia Técnica (DPT), a família é de Goiânia e os familiares se deslocaram para o reconhecimento dos corpos.
O corpo do motorista da Hilux, identificado como Elzio Luiz da Silva, 51 anos, e do passageiro, Marcos Alves dos Santos, 56, foram encaminhados para o DPT.
As três vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Itapetinga. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a causa do acidente ainda não foi identificada.
De Joana Miranda, para o IBahia















