Com a safra de grãos sendo escoada e o algodão com promessa de excelente produtividade para 2013/14, o presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, a presidente da Abapa, Isabel da Cunha, e a assessora da presidência da Aiba, Rosi Cerrato, estiveram com novo secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, para dar as boas vindas ao gestor e solicitar melhorias nas estradas do Oeste da Bahia.
Diante da previsão de colher 3,4 milhões de toneladas de soja e 1,2 milhão de toneladas de algodão, foi explicado ao secretário que toda esta produção deverá percorrer centenas de quilômetros de estradas, algumas em péssimo estado de conservação, principalmente as vicinais, até chegar aos portos de Salvador e Santos, por onde será escoada. Também foi relatado ao secretário de Infraestrutura a necessidade de construção de novas rodovias.
O secretário Marcos Cavalcanti ouviu a solicitação dos produtores, compreendeu a importância da região para a economia do Estado e se comprometeu em promover melhorias no Oeste baiano.
Ao examinar o twitter do ator José de Abreu, que está em viagem por Budapeste neste final de semana, o site http://www.brasil247.com.br registrou um post no qual ele voltou a usar a mídia digital para descascar a política nacional.
Desta vez, porém, o alvo foi o PT, Partido do qual é militante. Demonstrando irritação com a situação do ex-ministro José Dirceu, que está preso em Brasília como chefe visível da organização criminosa do Mensalão, cujo objetivo foi desviar dinheiro dos contribuintes e de empresários ligados ao governo, tudo para corromper eleitores e parlamentares com o objetivo de se perpetuar no Poder.
O ator disse que até “até que o governo e o PT tomem uma atitude enérgica contra a prisão política do Zé Dirceu, não contem comigo pra mais nada!”. Segundo Abreu, sem Dirceu, “Dilma nem existiria nacionalmente” e Lula não teria sido eleito. Editado pelo jornalista Políbio Braga.
Particularmente acredito que as 8 tendências (partidos dentro do partido) do PT ainda vão levá-lo a uma implosão. A assunção do Partido dos Trabalhadores ao poder foi uma verdadeira revolução, num País dominado pelas elites desde os tempos do Império. Como todo movimento social revolucionário, a revolução do PT também seria autofágica, destruindo suas realizações através de seus próprios seguidores. O poder corrompe.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) de Luís Eduardo Magalhães iniciou nesta segunda-feira, 14, o III Mutirão de Coleta de Pneus nos bairros Santa Cruz, Aracruz e Florais Lea. O objetivo é recolher de forma emergencial pneus velhos que possam acumular água e favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O mutirão continua amanhã, 15, e quarta-feira, 16 de abril, nos bairros Santa Cruz I e Conquista.
O volume de pneus descartados em Luís Eduardo Magalhães é tão grande que deveríamos encontrar uma forma alternativa de reciclagem, além do envio às recicladoras do DF. A Prefeitura não está adquirindo uma usina de asfalto? Quem sabe como componente da massa asfáltica?
Quem deseja ler mais sobre o assunto, recomendamos a leitura de tese sobre o assunto, clicando aqui e aqui.
A delegação do LEM Vento em Popa Janjar futsal já está na cidade de Itaberaba para disputa do primeiro “Chapada Open de futsal”. A equipe chegou neste domingo 13, as 19hs. Hoje pela manhã aconteceu um treino de reconhecimento do Ginásio Rafael de Oliveira sob o comando do treinador Fininho e do preparador físico Sergio Louzada. A partida de estreia será diante da seleção de Lençóis as 19h30m, com cobertura ao vivo pela TV web endereço: http://www.tvpiemonte.com.br/
O clube de Luís Eduardo Magalhães, único representante da Bahia na Taça Brasil 2014, entra na ultima semana de preparação para a competição mais importante do ano.
O juiz eleitoral da Zona Eleitoral de Barreiras, Ronald de Souza Tavares Filho, mandou publicar no diário oficial da Justiça Eleitoral da Bahia, de hoje, sentenças sobre as contas eleitorais dos partidos em 2012:
O PT do B teve suas contas aprovadas com ressalvas.
O PP teve suas contas consideradas irregulares e desaprovadas.
O PT teve suas contas também desaprovadas.
O PR (Partido da República) e o PRP (Partido Republicano Progressista também tiveram suas contas eleitorais consideradas irregulares e desaprovadas.
Após a queda de janeiro, a estabilização de fevereiro, em março o desempenho exportador do agro nos animou um pouco. As exportações (US$ 7,97 bilhões) se comparadas com o mesmo período de 2013 (US$ 7,69 bi), cresceram 3,7%. O saldo na balança do agro de março é de US$ 6,55 bi, o aumento é de 6,3% em relação a março de 2013.
O valor exportado acumulado no ano (US$ 20,2 bilhões) por sua vez tem queda de 1,7% quando comparado com o mesmo período de 2013 (US$ 20,6 bilhões), porém um resultado melhor que o do mês de fevereiro. O saldo positivo acumulado no ano foi de US$ 15,9 bilhões (2,0% menor que o mesmo período em 2013). Se continuarmos nesse ritmo, fecharíamos 2014 com um montante de apenas US$ 81 bi, porém cabe ter a esperança que o acumulado de janeiro-março de 2013 tivemos uma exportação de US$ 20,6 bi e fechamos 2013 com a cifra de US$ 99,9 bilhões. Continue Lendo “Exportações do setor rural reagem em março. Soja é a campeã.”
Narizinho e o Lavandeiro, uma dupla de sucesso no Paraná.
A Lavanderia Brasil, gerenciada e administrada pelo deputado André Vargas, do Paraná, já arrastou para a cesta do lixo, além das candidaturas de Gleisi Hoffmann e Dilma Rousseff no Paraná, o movimento “Volta Lula”. Como todo corrupto apanhado com a boca na botija, fato que vai certamente levá-lo à cassação e provavelmente à cadeia, Vargas virou leproso. Agora vai conhecer seus verdadeiros amigos. Pena que o melhor deles, o doleiro Alberto Youssef, já está fechado e vendo o sol nascer quadrado. As revistas Veja e Isto É jogaram, neste final de semana, a última pá de cal sobre o sepulcro político do vivaracho.
O professor Valdeci participou ao lado do governador Jaques Wagner na manhã deste sábado (12) de entrega de obras de melhoria urbana e autorização para a implantação de sistema de abastecimento de água. As intervenções beneficiam mais de 15 mil habitantes.
Segundo o pré-candidato do PT, a Praça Joaquim de Castro Lessa localizada no centro da cidade recebeu nova pavimentação em paralelepípedo, equipamentos, rampa de acesso para pessoas com deficiência, parque infantil e paisagismo, além de internet sem fio gratuita. “A praça será importante instrumento de socialização para o povo de Coribe. Com área que mede 5,5 mil m², foram investidos R$ 510 mil através do Programa Cidades Sustentáveis Desenvolvimento Urbano, na obra executada em convênio com a Prefeitura Municipal de Coribe”, disse o professor Valdeci.
Também foi inaugurada a nova pavimentação das ruas do bairro Novo Horizonte, melhorando o acesso de carros e pedestres e a limpeza nas casas do conjunto habitacional, feito anuncio de recuperação da rodovia BR-135, no trecho entre Coribe e Santa Maria da Vitória e assinada autorização Os primeiros 25 quilômetros já foram autorizados.
O Governador ainda autorizou a implantação do Sistema de Abastecimento de Água na localidade de Ranchinho, que contará com investimento na ordem de R$ 5,3 milhões. A adutora terá extensão total 14,5 quilômetros e atenderá 661 unidades domiciliares, beneficiando uma população de 1.413 habitantes das comunidades de Placidos, Malhada da Onça, Mamão, Mata do Boi, Nova Colônia, Formoso, Brejo Tomaz Nunes, Pau de Mocó e Mata do Cipó.
Pesquisa do Ministério do Turismo revela que Brasil é o destino preferido de 64,3% dos entrevistados e que o avião corresponde ao meio de transporte eleito por 62%
A intenção do brasileiro de viajar pelo Brasil cresceu para 27,1% em março de 2014. É o que mostra pesquisa do Ministério do Turismo que mede a intenção do brasileiro de viajar pelo país pelos próximos seis meses. No ano passado, no mesmo período, o percentual positivo era de 26,6%.
A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é um estudo do MTur em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizado em sete capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Ele retrata a expectativa das famílias brasileiras de consumir os serviços relacionados ao turismo nos próximos seis meses. A consulta é feita por telefone em mais de dois mil domicílios.
Os destinos nacionais se mantém como preferidos dos brasileiros (64,3%) e a região Nordeste é a mais requisitada (44,3%). O principal meio de transporte é o avião (62%) e os tipos de hospedagens mais requisitados são os hotéis e as pousadas (56,4%).
Um dos destaques dessa Sondagem ficou para Recife. Os moradores da capital pernambucana são os que mais desejam viajar para fora do estado (95,3%), considerando as sete capitais monitoradas pelo estudo. O avião também é o meio de transporte preferido dos recifenses (89,4%) e as viagens sem acompanhantes estão na preferência de 49,9% dos entrevistados, maior percentual entre as capitais pesquisadas.
Uma mulher ateou fogo ao próprio corpo na tarde deste domingo (13), em Irecê, no centro-norte baiano. Silvandira Marques da Silva, 49 anos, estava na porta de sua casa, no bairro Novo Horizonte, quando cometeu o ato. Ela derramou um produto inflamável sobre si mesma e tocou fogo com um isqueiro. De acordo com o Irecê Repórter, vizinhos perceberam a mulher se agonizando e conseguiram conter as chamas com baldes de água e extintor de incêndio. Silvandira foi socorrida por uma ambulância do Samu e levada para o Hospital Regional, onde encontra-se internada sob avaliação médica. O motivo que levou Silvandira a tentar tirar a própria vida ainda não foi esclarecido.
Até o próximo final de semana ainda vai ter muito gremista que repetirá o tresloucado gesto. Por motivos diferentes, é óbvio.
Está ocorrendo nesta segunda-feira, desde às nove horas da manhã, no auditório da Prefeitura de São Desidério, oeste da Bahia, o lançamento oficial da VI Feira de Agricultura Familiar do Território da Bacia do Rio Grande e da I Feira de Tecnologias para Pesca e Aquicultura nos Cerrados do BAMAPITO – Piscishow -, edição oeste da Bahia.
Estarão presentes, além dos organizadores dos dois eventos, que acontecem simultaneamente entre os dias 24 e 26 deste mês, naquela cidade, prefeitos e secretários de agricultura da região, lideranças da agricultura familiar e da piscicultura, empresários entre outros.As duas feiras serão realizadas simultaneamente entre os dias 24 e 26 de abril no Coliseu da Paz, em São Desidério.
Pode ser até mais do já visto em campanhas anteriores. Marina Silva, a bordo de 20 milhões de votos nas últimas eleições presidenciais, anuncia, nesta terça, que será vice na chapa de Eduardo Campos, com objetivo de fazer a campanha decolar. O ato de lançamento, em Brasília, abrirá uma nova etapa na trajetória da dupla, que agora lutará para se aproximar de Aécio Neves (PSDB) na disputa pelo segundo lugar na corrida ao Palácio do Planalto.
A prioridade é deixar claro que Campos será o cabeça de chapa e sinalizar aos financiadores de campanha que ele tem chance de ultrapassar o tucano e chegar ao segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Se fosse candidata a presidente, Marina teria hoje quase o dobro dos votos do aliado. Ela chega a 27% no cenário com Dilma e Aécio. Quando Campos aparece como candidato, alcança apenas 10% no cenário com os nanicos, aponta o Datafolha.
Durante abordagem de rotina em frente à delegacia 10/10 da Polícia Rodoviária Federal, na BR 242, por volta das 03h30 de ontem, 13, em Barreiras, Oeste da Bahia, ao receber ordem de parada, o condutor de um veículo Chevrolet/Cobalt 1.0 LTZ, tentou atropelar os policiais e seguiu em fuga no sentido centro da cidade.
Imediatamente os patrulheiros iniciaram acompanhamento tático ao veículo. Chegando às proximidades de um quebra molas na área do 4º BEC, o automóvel teve a velocidade reduzida dando a impressão de que fosse parar, porém um dos ocupantes disparou um tiro em direção à viatura, provocando reação de um dos policiais, que atirou na traseira do automóvel, entretanto, os suspeitos não se renderam e seguiram o mesmo destino.
Na rotatória do posto Sabbá, bairro Morada Nobre, o carro dos suspeitos acessou a Avenida Ahylon Macedo, até as proximidades da casa de shows Arena, mas foi estacionado em um matagal, onde o motorista não teve como avançar devido ao Rio Grande. Ele e outros ocupantes não identificados evadiram-se, e somente José Adalberto Correia, 37 anos, permaneceu no local, uma vez que ficou lesionado na região abdominal, presumidamente no tiro efetuado pelo PRF.
Com o apoio da Polícia Militar foram realizadas buscas na área da abordagem com o objetivo de localizar os demais ocupantes do Chevrolet, porém sem êxito.
O ferido foi encaminhado para atendimento médico no Hospital do Oeste. José é natural de Viana/MA e morador do setor estrutural, em Brasília/DF. O Chevrolet/Cobalt, cor preta, placa OVP–5171, de Brasília/DF, em nome Wanderson de Melo Saraiva, encontra–se no pátio do Complexo Policial do bairro Aratu.
A polícia ainda não possui explicações para a fuga dos indivíduos. O caso já está sendo investigado pelo delegado Arnaldo Monte.
Os policiais esclareceram que durante vistoria no interior do Cobalt foi encontrada uma carteira de bolso com documentos de Wanderson e um cartão de crédito de Wesley A. Praxedes, bem como um aparelho celular que apresenta o nome no visor, do suposto proprietário do veículo. Seus parentes chegaram ontem à tarde na delegacia de Barreiras e alegam não ter informações do seu paradeiro.
Melchiades com Jango, quando este era secretário do Trabalho do RS
Nos meus primeiros tempos de redação de jornal, havia duas editorias bastante especializadas: esportes e polícia. Não se misturavam com ninguém e o pessoal da Polícia não se cansava de mostrar que era superior, porque convivia com a realidade do baixo mundo, onde a vida já naquela época valia muito pouco. Eram semianalfabetos e isso dava muito trabalho para o copy-desk, que tentava colocar seus textos dentro do padrão do manual de redação. O pessoal da política, no entanto, era boa praça. Conversava, contava histórias impublicáveis dos políticos, quem comia quem, etc e tal. Lembro da cobertura da Câmara e da Prefeitura, que era feita pelo Melchiades Stricher, figura fantástica, sempre com seu cachimbo fumegante. Ou do João Carlos Terlera, repórter de primeira, da qual fui redator na Folha da Manhã. Hoje, ao folhear virtualmente os jornalões e as revistas, tenho uma sensação muito estranha: as editorias de polícia e de política estão praticamente se fundindo, tantos são os crimes cometidos por políticos e tanto são os criminosos se amparando ou financiando os políticos. O tempo ruge e com ele ruge também sua capacidade de fazer as pessoas cada vez piores.
Pelo Facebook e pelo Twitter, Heloísa Helena, vereadora de Maceió pelo PSOL, falou do episódio que viveu neste final de semana na casa em que mora, em Alagoas. Segundo Heloísa, sua casa, “como de muitos alagoanos”, foi invadida por quatro homens que, segundo ela, estavam encapuzados, sendo que dois deles estavam armados. Um dos homens teria atacado seu filho com arma branca e também dado uma coronhada quando este tentou defender a mãe.
Ainda segundo a vereadora, houve atendimento tanto da polícia militar quanto da civil, que estiveram no local para fazer a perícia e coletar amostras de sangue. Por fim, Heloísa Helena escreveu que estavam todos bem e que espera o esclarecimento do episódio e que as providências cabíveis sejam devidamente tomadas.
“Estamos razoavelmente bem fisicamente, profundamente indignados e tristes (como sempre estivemos quando acontece com muitas outras pessoas), mas agradecidos a Deus por nossas vidas. Grande abraço!”, escreveu.
Área de 500ha, sendo 400ha, desmatada em pastagem limpa,(aroana, piatan e Mombaça) reserva averbada de 100ha, georeferenciada com certificação, toda cercada com 6 fios de arame liso, 1 barracão 600m², 1 casa de alvenaria 144m², 1 barracão com curral 600m², com poço artesiano com caixa de 25 mil lts., 18 cochos de cimento para água, sal e silagem. 35 km de Luís Eduardo Magalhães.
Chácara com 20 hec, com 320m de frente para rodovia BR 020 a 15km do Lem sentido Brasília, com reserva. Preço: 1.000.000,00 – Aceita permuta
Área de 17 mil hectars no Tocantins, 20 km do asfalto, estrada cascalhada, área agricultável 10 mil há. Área de soja 17oo ha, restante sendo preparada com desmate e enleiramento, argila de 15 a 30%, levemente ondulada, chuva de 1800 a 2200mm/ano, estruturas de armazenagem com secador, balança, alojamento, cantina, casa de gerente e patrão. Documentada com geo e reserva. Preço.: R$ 90.000.000,00 – Entrada mais 8 anos para pagar.
Área no Piauí de 17.608 ha, 6.400ha de lavoura em produção, 4.000ha derrubado, 1.400ha com autorização aprovada para desmate, plana, reserva 30%, chuva de 1200 à 1400mm/ano, solo com 25 a 30% de argila Documentada com georeferenciamento e certificada no INCRA, licenças ambientais atualizadas.
Área no Tocantins 2026 alqueires, distante da cidade 12 km de asfalto e 8 km de chão, toda bruta, plana, altitude de 500m. Documentada com geo e reserva.
Preço.: 12.000,00 p/alqueire – cond. pgto. A combinar
Imóveis Urbanos
Casa com 136M², dois quartos, uma suíte, sala de estar, cozinha com móveis planejados, forno elétrico e micro-ondas, banheiro social, área de serviço, garagem para dois carros. Terreno 225M². R$ 320.000,00. Bairro Cidade Universitária Casa com 111 m², com dois quartos, uma suíte, sala, cozinha, área de serviço, garagem, toda na laje e porcelanato. Lote 6 x 31,25. Bairro Cidade Universitária
R$ 220.000,00 Sobrado com 250M² parte superior com 2 suítes americanas e uma suíte com closet, sala intima, inf. 1 suíte, sala, copa e cozinha, lavabo, área de festa com churrasqueira e garagem. Lote 18×50. Bairro Jardim Paraiso. R$ 650.000,00 Área de 4 mil metros localizado nas proximidades do posto ursa, bairro Jardim Paraiso.
R$ 650.000,00 Lote de 20×38 em rua asfaltada, próximo a BR, Bairro Jardim Paraiso. R$ 140.000,00 Casa em Construção com dois quartos, um banheiro, sala, cozinha espaço de lote no fundo, rua asfaltada pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Bairro Florais Lea. R$ 115.000,00.
Casas em construção no bairro Tropical Ville. Serão construídas 90 unidades, todas com 01 suíte, 01 quarto, sala, cozinha, banheiro social, garagem coberta, murada e arborização. * ENTRADA FACILITADA – PARCELADA – parcelas pequenas que você pode pagar! Bairro nobre, com infra estrutura completa e fácil acesso ao centro da cidade com a duplicação da BR.
A bandidagem deverá tirar férias durante o período dos jogos da Copa, principalmente nas 12 cidades em que se realizarão os jogos. O Governo vai colocar 170 mil soldados nas ruas. É o maior efetivo de segurança da história das Copas do Mundo: serão 170 mil agentes entre policiais, militares e segurança privada – número 22% maior ao efetivo disponibilizado pela última anfitriã, África do Sul.
Do total, 57 mil são das Forças Armadas. Com isso, o mundial também se torna o evento com maior contingente de militares brasileiros designados. Foram 25 mil empregados na Copa das Confederações e os 11 mil na visita do papa Francisco, na Jornada Mundial, em 2013. O investimento será de R$ 2 bilhões, mas pouco foi investido em inteligência e perícia, o que, para especialistas, significa redução do legado que a Copa poderia deixar. Cerca de R$ 11 milhões foram reservados para treinamentos de inteligência nos Estados, mas eles não ocorreram.
“Perdemos uma grande oportunidade. Deixaremos um legado de equipamentos que vencerão com o tempo. Gastamos mal”, afirmou Ricardo Balestreri, secretário nacional de Segurança Pública no governo Lula, à Folha de S. Paulo. A Sesge (Secretaria Nacional de Grandes Eventos) disse haver investimento nos esquadrões antibomba. Para o setor de inteligência, não foram revelados investimentos.
Enquanto isso, nas capitais que não serão sedes dos jogos e nas cidades do Interior, a festa da violência deve continuar.
Jeferson Monteiro, o criador e autor dos tuítes do Dilma Bolada, não deixou passar despercebido que alguns dos times mais populares do País, se sagraram campeões estaduais. Num tuíte especial, comparou o Grêmio ao PSDB e o Colorado gaúcho, pela identidade da cor, com o PT. Foi oportuno. Ele também capitalizou as vitórias do Ituano, em São Paulo, e do Flamengo, no Rio, pela popularidade e pela identidade da cor dominante de suas camisetas.
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 24 de abril o julgamento da ação penal que envolve o senador Fernando Collor (PTB-AL), acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) dos crimes de peculato e corrupção passiva. As acusações referem-se ao período em que Collor foi presidente da República, entre 1991 e 1992, ano do impeachment que marcou o final do seu governo.
A denúncia contra o ex-presidente foi recebida pela Justiça de primeira instância em 2000 e chegou ao STF, em 2007. O processo foi distribuído para o ministro Menezes Direito, mas com a morte do magistrado, em 2008, o processo passou para relatoria da ministra Cármen Lúcia.
Em novembro do ano passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF rapidez no julgamento da ação penal. Devido à demora do Judiciário para julgar o caso, a acusação por falsidade ideológica já prescreveu. “Para os crimes de peculato e de corrupção passiva, o prazo prescricional pela pena mínima já foi superado, de modo que, no entender do Ministério Público, é preciso conferir prioridade ao caso em tela”, afirmou Janot.
De acordo com denúncia apresentada pelo MPF, foi instaurado no governo do ex-presidente Collor “um esquema de corrupção e distribuição de benesses com dinheiro público” em contratos de publicidade. Segundo o órgão, o esquema envolvia o ex-presidente, o secretário particular da Presidência e empresários.
Os procuradores relatam que o esquema consistia no pagamento de propina de empresários aos agentes públicos para que eles saíssem vencedores em licitações de contratos de publicidade e propaganda com o governo. De acordo com o MPF, valores eram depositados em contas bancárias em nome de laranjas.
Na defesa apresentada no processo, os advogados de Collor negaram as acusações e afirmaram que a denúncia do Ministério Público apresenta falhas. Segundo a defesa, o órgão fez a acusação sem apontar os atos que teriam sido praticados pelo ex-presidente.
“Não fora bastante a falta de mínimo suporte probatório que sustente a imputação, a denuncia é também omissa na descrição da conduta que pretende atribuir ao acusado a fim de ter pretensamente concorrido para a suposta fraude nos procedimentos licitatórios que teria propiciado a alegada prática de peculato. A acusação em momento algum descreve qual foi a atuação do então presidente na realização das referidas licitações ou por que meio teria influenciado seu resultado a fim de propiciar a transferência ilícita de recursos públicos para terceiros”, afirmou a defesa.
O Brasil é um país especial: prostitutas têm prazer, gigolôs se apaixonam, traficantes se viciam e figurões empurram com a barriga o seu julgamento por mais de duas décadas. Não pode dar certo mesmo.
O Capitão do Tetra, D’Alessandro: ditando a cadência de vitórias. Foto de Mauro Vieira, da RBS
Não! Não foi tão dramático quanto o incêndio nas montanhas de Valparaíso, no Chile, que matou 16 pessoas e deixou 10 mil sem os seus lares. Mas para milhares de gremistas, espalhados por todo o Brasil, a tragédia do Estádio Centenário, acontecida na tarde de hoje, foi irreparável. O time tricolor perdeu pelo quarto ano seguido o campeonato gaúcho por um escore dilatado para o seu principal rival, o Internacional SC, que vinha mordido desde um campeonato brasileiro de campanha medíocre no ano passado. Diz D’Alessandro, o principal construtor das duas vitórias seguidas do Colorado: “Aqui na nossa terra continuamos mandando”.
Sem a dramaticidade da disputa de pênaltis em São Paulo, onde o Ituano sagrou-se campeão sobre o Santos, nem do empate duvidoso do Flamengo sobre o Vasco, o Internacional mostrou, tanto na virada do primeiro jogo, como na goleada de hoje, que é mais time que o Grêmio, que anda disputando, com muito orgulho, um campeonato secundário chamado Libertadores da América. Para os gaúchos, antes de sair para aventuras externas, tem que ser Campeão Gaúcho. O resto são filigranas sem nenhum valor esportivo.
Bahia, outro vitorioso
O Bahia jogou com a vantagem e só precisou empatar em 2 a 2 com o Vitória, neste domingo (13), no Estádio de Pituaçu, para sagrar-se campeão baiano de 2014. Com gols de Fahel e Lincoln na primeira etapa, o Tricolor ficou tranquilo no jogo e só precisou segurar o ímpeto do vitória no segundo tempo. Já na segunda etapa da partida, o Vitória conseguiu empatar o jogo com gols de Juan, de pênalti, e Ayrton, aos 28 minutos. Depois disso, o zagueiro do Leão Matheus Salustiano foi expulso e o Bahia só precisou esperar o tempo passar para levantar a taça e colocar na história seu 45º título baiano.
Na madruga do dia 14 para o dia 15 de abril, na noite desta terça-feira, a Lua cheia terá um atrativo especial: um eclipse total deixará a Lua vermelha por 78 minutos. O fenômeno é chamado de Lua Vermelha ou Lua Sangrenta. O eclipse lunar total é um fenômeno que acontece quando quando a Terra , a Lua e o Sol estão em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra. No dia 15 de abril, quando a Lua entrar na sombra completa da Terra, o planeta vai espalhar a luz vermelha do Sol, que resultará na cor vermelha da Lua. Segundo Jair Barroso, a constituição da atmosfera da terra, como partículas vulcânicas podem dar um cor ainda mais avermelhada.
De acordo com a Nasa, o evento será visível na América do Sul e do Norte. O fenômeno também poderá ser acompanhado parcialmente por observadores do Pacífico ocidental, e partes da Europa e da África. No Norte da Europa, na África Oriental, no Oriente Médio e na Ásia Central não será possível ver o eclipse.
No Brasil, o eclipse total poderá ser visto das 4h46 às 5h24 (horário de Brasília). Mas, de acordo com o astrônomo, o começo do fenômeno começa por volta das 3h da madrugada, “quando a Lua leva a primeira mordida”, usando o terminologia utilizada por astrônomos para identificar o processo gradual da formação da sombra.
De acordo com Barroso, os estados brasileiros que estão na parte leste país como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte terão dificuldade de ver todo o fenômeno. Pois, quando o eclipse estiver chegando ao fim, o dia estará clareando nesse lugares.
No Brasil, o eclipse total poderá ser visto das 4h46 às 5h24 (horário de Brasília). (Nasa / Reprodução)
O pico do eclipse vai acontecer quando a Lua estiver e um ponto próximo a Ilha de Galápagos, no Oceano Pacífico. Por isso, de acordo com pesquisador, quando mais próximo desse ponto melhor será a visualização do fenômeno.
No Brasil, o lado oeste esta mais próximo da parte principal do eclipse. Nos estados da região norte e Centro-Oeste, o Sol demora mais a nascer e os horários serão apropriados para ver toda Lua Vermelha. Em Brasília, por exemplo, o dia só começa a clarear às 5h40.
A visão religiosa
Entre os judeus, a Lua Sangrenta tem um significado especial. O pastor Mark Biltz, um judeu messiânico, fez uma descoberta fantástica sôbre os eclipses do Sol e da Lua, relacionando-os com as profecias bíblicas àcêrca de Israel. Refere-se êle a várias “luas sangrentas”que vão acontecer em 2014 e 20l5, durante o ano sabático da próxima semana de anos. Êle interpreta êste fenômeno baseando-se em Joel 2:31, onde Deus diz: “O Sol tornar-se-á escuridão e a Lua sangue, antes de chegar o grande e terrível dia do Senhor”.
Mark obteve esta informação no Eclipse Website da NASA, tendo descoberto um quadro claro na sequência de eclipses, ao datá-los de acôrdo com o calendário judaico. A ocorrência de costas, de quatro luas sangrentas em anos sucessivos, é acontecimento raro na história. Aconteceu em 1949/50, depois de Israel ter sido restaurado na sua terra em 1948, e de novo em 1967/68, depois da Jerusalém bíblica (a Cidade Velha), ter sido reconquistada por Israel em Junho de 1967. A próxima vez a acontecer será em 2014/15, e é muito provável que possa acontecer concorrentemente com importantes acontecimentos proféticos em Israel.
Particularmente, acredito que a Lua Vermelha significa apenas mais um título gaúcho do Internacional.
Durante audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Crime Organizado da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (9), Gilberto Carvalho, secretário geral da Presidência da República, foi duramente interpelado pela deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), que vivenciou o esquema criminoso e truculento que se instalou em Santo André, com a aquiescência do agora todo-poderoso do Palácio do Planalto.
Em sua fala, Gabrilli acusou Gilberto Carvalho de ser o arrecadador da propina cobrada de empresários de ônibus em Santo André. ”O senhor sempre foi conhecido como o homem do carro preto”, disse a deputada ao secretário da Presidência. “Era a pessoa que realmente pegava essa coleta de dinheiro extorquido de empresários e levava para o capo, como era conhecido o José Dirceu. Isso eu não li. Isso eu vivenciei”, completou Mara Gabrilli.
A parlamentar em momento algum falto com a verdade em sua corajosa participação na audiência pública, tendo, inclusive, afirmado que o seu pai, à época dono de uma empresa de ônibus na cidade do ABC paulista, era extorquido mensalmente “por uma gangue”, referência ao grupo comandado, segundo a deputada, por Klinger de Souza (subsecretário de Celso Daniel), Ronan Maria Pinto (atualmente dono do Diário do Grande ABC) e Sérgio Gomes da Silva, o “Sombra”, acusado pelo Ministério Público paulista de ser o mandante do crime. Veja aqui a íntegra da informação, em ucho.info.
Aécio tem mais pontos na carteira de motorista do que no Ibope. Mas, como ele mente!
Eu só queria entender: como a maioria dos presos do mensalão, como Zé Dirceu, Delúbio e Roberto Jefferson, têm blog e twitter no ar? É feito por terceiros? Ou eles tem acesso à internet? No Brasil que conheci antigamente, condenados não podiam se manifestar enquanto durasse o cumprimento de sua pena. Abriu-se uma exceção ou os juízes de execução penal não acessam a internet?
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 48 horas, a partir da notificação, para que o presidente do Senado, Renan Calheiros, apresente manifestação sobre os mandados de segurança impetrados pela oposição e por parlamentares governistas sobre a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Após receber as informações, a ministra vai decidir os pedidos de liminares.
“Considerada a relevância do tema em debate, assino o prazo de 48 horas à autoridade impetrada para prestar, querendo, as informações que entender pertinentes”, decidiu a ministra.
Mais uma vez fui convidado para escrever neste jornal. Inicialmente pensei em exaltar a importância político-econômica do município de Luiz Eduardo Magalhães, por ocasião de seu aniversário que será comemorado no dia 29 de março próximo. Embora sua tenra idade destaca-se como líder na região do oeste baiano, despontando com significativos índices na produção nacional de grãos e no uso de inovações tecnológicas a guisa de maior eficiência para o agronegócio e desenvolvimento humano.
Todavia, embora a importância da data – aniversário da cidade – o brilho da festa é ofuscado diante de tantas manifestações, passeatas e movimentos de toda a ordem que espocam em cada rincão do Brasil. Esses levantes em busca de, simplesmente, melhores dias para todos, trazem à tona a flagrante INJUSTIÇA que se colore dos mais variados matizes; que está arraigada em nosso país desde sempre; que entra governo e sai governo e nada se modifica.
A INJUSTIÇA que ora abordo tem uma conotação difusa tendo em vista as necessidades prementes do cidadão que são sistematicamente adiadas ou ignoradas por nossos governantes.
O governo federal adotou como seu lema midiático a expressão “BRASIL UM PAÍS DE TODOS”. Indaga-se. Todos quem? Num país com a maior carga tributária do planeta e que presta serviços como se fosse uma republiqueta quebrada, evidentemente que não é um país de todos, mas um país de poucos.
As INJUSTIÇAS se avolumam a cada instante, enquanto isso o dinheiro público é mal versado e desviado com pagamentos espúrios de comissões, superfaturamentos, corrupção, licitações fraudulentas, e até mesmo o transporte aéreo para político influente fazer implante de cabelo em Recife.
Que país de todos é esse, onde as pessoas sucumbem às dezenas, diariamente, nos corredores dos hospitais, nos assaltos das esquinas, nas favelas dominadas pelo tráfico de drogas, na verdadeira guerra civil na qual estamos enterrados até o pescoço?
Que país de todos é esse que se dá ao disparate de gastar, por exemplo, 1,6 bilhão de reais para erigir um estádio de futebol em Brasília, e se preparando para moer mais cerca de 300 milhões nas obras ao seu redor? Brasília sequer tem uma equipe de futebol.
A Justiça, por Marília Chartune.
Em situação completamente oposta, o Hospital de Base, o maior da rede pública do Distrito Federal, que dista no máximo 1 Km do Estádio Nacional, está em ruinas e se decompõem juntamente com os cadáveres de seus corredores, que protagonizam um quadro digno de pinceladas dantescas e que retrata o antagonismo das prioridades governamentais e das necessidades reais.
Que país de todos é esse em que o “padrão FIFA” se impõe sobre a soberania nacional modificando a nossa legislação para facilitar a incineração de dinheiro público sem a regular fiscalização dos órgãos competentes?
Que país de todos é esse que não tem pudor de calcinar quase 700 milhões de reais para a construção de uma “Arena” em Manaus, enquanto a população manauara morre afogada, não no rio Amazonas mas nas mazelas e injustiças sociais que se arraigaram nas entranhas de nosso Brasil?
Que país de todos é esse em que o ladrão de galinhas recebe os rigores da lei e, a mesma lei é violentada para permitir que uma camarilha de malfeitores de gravatas desfrute de benesses e tratamento diferenciado no cumprimento de suas penas, como noticiado em revista semanal de circulação nacional?
Historicamente o Brasil, ou melhor, nossos governantes, nunca tiveram uma preocupação com o ser humano que compõe o nosso povo, a propósito, o saudoso antropólogo e escritor Darcy Ribeiro dizia que o Brasil tem o hábito de queimar gente: “O Brasil sempre foi, ainda é, um moinho de gastar gente. Construímo-nos queimando milhões de índios. Depois queimando milhões de negros. Atualmente estamos queimando, desgastando milhões de brasileiros mestiços”.
Darcy Ribeiro morreu há vinte anos e a colossal fogueira de queimar gente continua ardendo e com tanto combustível que transformaria Tomás de Torquemada – o “foguista” do Santo Ofício – num réu em processo da competência de juizado especial.
A INJUSTIÇA ganha os holofotes sob diversas facetas e necessidades, sejam de cunho social, econômico ou judiciário, e isto porque a JUSTIÇA é falha, tardia, se equivoca e resignada, e quando ela é feita não merece os refletores, eis que é cega – não precisa deles – essa é a sua função.
Com o passar do tempo os brasileiros, antes guerreiros foram assumindo uma postura cordata, frouxa, uma letargia coletivizada e indiferente às desigualdades brutais que assolam todo o nosso território e cidadãos.
O Brasil tem sim um passado de guerras, revoluções e levantes como a Revolta dos Cabanos que irrompeu em Pernambuco e Alagoas em 1832/35; a Cabanagem em 1835/40 a mais sangrenta de todas as revoluções do Império e que proclamou a independência do Estado do Pará; a Revolta dos Malês, em 1835 na Bahia; A Sabinada, também na Bahia em 1837, que proclamou a independência da República Baiana; a Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, 1835/45, foi a revolta que mais ameaçou a integridade do território brasileiro foi declarada a República Rio-Grandense; em 1842 Teófilo Ottoni liderou em Minas Gerais a Revolução Liberal; a Balaiada ocorrida no Maranhão em 1838, e tantas outras.
Ocorre que depois veio uma paz inebriante que nos colocou em um sono profundo, ao ponto de o povo estar alheio às articulações pró-república, tramadas à sorrelfa por Benjamin Constant e Francisco Glicério o que desaguaria na queda do Império.
Aliás, a proclamação da República em 1889 foi acidental, como escreveu à época o jornalista francês Max Leclerc: “A revolução está terminada e ninguém parece discuti-la. Mas aconteceu que os que fizeram a revolução não tinham de modo nenhum a intenção de faze-la e há atualmente na América um presidente da República à força (…) Deodoro desejava apenas derrubar um ministério hostil. Era contra Ouro Preto (Visconde – Chefe de Gabinete do Império). A Monarquia caíra. Colheram-na sem esforço como um fruto maduro, Ninguém levantou um dedo para defende-la”.
Agora parece que o gigante despertou de uma hibernação quase glacial, inicialmente com o movimento das DIRETAS JÁ e recentemente com as manifestações que se agigantam em todos os cantos e eclodem como furúnculos trazendo à luz a podridão sistêmica que domina o cenário nacional.
Por seu turno, o governo do “País de todos” se omite pateticamente buscando elaborar às pressas uma legislação fascista e antidemocrática visando amordaçar a qualquer preço o grito das ruas.
Mormente os dramas nacionais e os dias cinzentos que se descortinam e se avizinham encerro cumprimentando a cidade aniversariante. Parabéns Luís Eduardo Magalhães!
O advogado Wagner Pamplona, que atua em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, em reunião com a prócer do PSB, Regina Figueiredo, e com a ministra Eliana Calmon, pré-candidata pela mesma agremiação ao Senado Federal, decidiu, ontem, submeter seu nome à convenção partidária como candidato a deputado federal. Wagner é conceituado nos meios jurídicos e se lança agora à carreira política, com amplas chances de obter uma significativa votação nas eleições de outubro.
Publicamos aqui a decisão da turma do Tribunal de Justiça que negou provimento à prisão cautelar, com relatoria do desembargador Luiz Fernando Lima. O procurador de Justiça, representante do Ministério Público Estadual junto ao TJ/BA, se posicionou contrário ao recurso do promotor George Elias, que pedia a prisão cautelar por afronta ao Ministério Público. Veja a decisão, em seu inteiro teor, aqui.
Bandidos num veículo Eco Sport, de cor prata com placa de Barreiras, atiraram em um ônibus da empresa Novo Horizonte e assaltaram todos os ocupantes por volta de 21h30 de quarta-feira, 10, no povoado de Estivas, município de São Desidério. O veículo fazia o itinerário Wanderley-BA/Goiânia – GO. Os suspeitos renderam os usuários e desviaram o trajeto do carro por uma estrada vicinal, mas abandonaram os passageiros pouco depois do local da abordagem. Eles roubaram todos os pertences das vítimas e agrediram alguns usuários.
O ônibus foi encontrado do dia seguinte por volta das 11h 30 desta quinta-feira, 10, numa fazenda no “Anel da Soja” e conduzido a Barreiras para realização de perícia no Departamento de Polícia Técnica. O Eco Sport também foi abandonado em um posto de combustível perto da sede do município de São Desidério.
Foto de referência: Learjet 45, semelhante ao envolvido no episódio.
Um avião Learjet procedente do Brasil foi interceptado por aeronaves da Venezuela, naquele país, nesta sexta-feira e, aparentemente foi abatido. A aeronave teria decolado de Breves, no Pará, e chegou à Venezuela pela Guiana. O avião brasileiro estava com o transponder (equipamento que identifica a aeronave) desligado e não tinha plano de voo. O avião, depois de interceptado, chegou a pousar e o piloto e co-piloto conseguiram fugir. A aeronave foi destruída por fogo.
Ainda não se sabe se o fogo foi provocado pelo piloto e co-piloto ou por uma ação dos venezuelanos. A suspeita é de que o avião estava a serviço de alguma atividade ilícita. O Ministério da Defesa confirmou ao GLOBO a interceptação do avião brasileiro na Venezuela.
A Polícia Federal e o Itamaraty estão apurando o caso.
Com objetivo de despertar a atenção da sociedade regional e exigir do poder público de modo especial do Governo do Estado à implantação de um Centro de Oncologia voltado para diagnóstico e tratamento do câncer na região, o Rotary Club Barreiras Rio de Ondas com o apoio de diversas entidades e da imprensa local e regional, realizou na última terça-feira (08/04), Dia Mundial de Combate ao Câncer um evento mobilizador na Praça Castro Alves no centro de Barreiras.
O evento que aconteceu entre as 09h00 e 14h00, contou com diversos serviços como: a) Aferição de pressão arterial e medição de glicemia; b) Cadastramento de pessoas para transfusão de medula óssea – HO e c) Palestras sobre câncer de pele, de útero, de próstata e de mama.
Na oportunidade o Rotary iniciou coleta de assinaturas através de um abaixo assinado que posteriormente será encaminhado a Secretaria de Saúde do Estado e para o Governador, visando demonstrar as autoridades estaduais que a população regional se encontra mobilizada no intuito de exigir a instalação de um Centro Público de Tratamento para o Câncer.
O Centro Oncológico Público de Tratamento do Câncer para a região tem sido prometido por sucessivas campanhas eleitorais, mas até o momento não se efetivou, o que obriga a que os portadores desta doença e seus familiares tenham que se deslocar a grandes distâncias para Salvador, Goiânia ou Brasília em busca de tratamento, em um sacrifício desumano que aumenta consideravelmente a perda de vidas para a doença.
O Brasil tem 11 das 30 cidades mais violentas do mundo. Levantamento do Escritório sobre Drogas e Crime das Nações Unidas com base em assassinatos ocorridos no ano de 2012 aponta Maceió como a quinta cidade em homicídios a cada 100 mil habitantes. Fortaleza está na sétima posição e João Pessoa, em nono. A América Latina desbancou a África como a região mais violenta. Honduras é hoje o país com maior número de assassinatos por 100 mil habitantes. O índice registrado naquele país aponta para o que os pesquisadores chamam de “situação fora de controle”. “Muitas vidas estão sendo tragicamente interrompidas, muitas famílias e comunidades estão sendo destruídas. Há uma necessidade urgente de entender como o crime violento está afligindo os países em todo o mundo, afetando particularmente os homens jovens, mas também causando grandes danos às mulheres”, disse o diretor de Análise de Políticas e Assuntos Públicos da ONU, Jean-Luc Lemahieu, na divulgação do estudo ontem, em Londres.
De acordo com a pesquisa da ONU, foram assassinadas 437 mil pessoas em 2012, das quais 36% nas Américas e pouco mais de 11% no Brasil. O país é o que tem mais cidades na lista da violência, seguido pelo México, com seis – ambos são os países mais populosos da América Latina.
Para os pesquisadores da ONU, o elevado índice de homicídios na América Latina está ligado ao crime organizado e à violência política, que persiste há décadas nos países latino-americanos. A maior parte das mortes (66%) foi provocada por armas de fogo. Os cartéis do narcotráfico mexicano são citados como responsáveis pela violência também em Honduras, El Salvador e Guatemala, países que integram rotas de distribuição de drogas que têm como destino os Estados Unidos. Já na Venezuela, os assassinatos são atribuídos à violência urbana.
Taxas de homicídios acima de 20 por 100 mil habitantes são consideradas graves pelos especialistas. Em Honduras, são 90,4 homicídios por 100 mil habitantes; no Brasil, 25,2.
Conflito
Países em conflitos têm taxas inferiores às da América Latina, como o Iraque, no Oriente Médio, onde o índice registrado é de oito para 100 mil habitantes.
Nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, as taxas de homicídio declinaram – 29% e 11%, respectivamente –, mas cresceram no Norte e Nordeste do país, com destaque para a Paraíba, que registrou um aumento de 150%, e Bahia, que contabiliza um aumento de 75% no número de homicídios nos últimos dois anos. Pernambuco é uma exceção no Nordeste, com queda de 38,1% na taxa global de homicídios.
Homens
Mundialmente, cerca de 80% das vítimas de homicídio e 95% dos autores desse crime são homens. Segundo o estudo do Unodc, a taxa de homicídio masculina global é quase quatro vezes maior que a de mulheres (9,7 contra 2,7 por 100 mil) e é mais alto na América (29,3 por 100 mil homens), onde é quase sete vezes maior do que na Ásia, na Europa e na Oceania (todos com menos de 4,5 por 100 mil homens). Em grande medida, isso ocorre devido ao fato de que os níveis mais altos de homicídios relacionados com o crime organizado e com gangues ocorrem na América quando comparados a outras regiões.
Entidade trabalha para formatar classificação internacional de crimes
O Estudo Global sobre Homicídios 2013 é baseado no banco de dados das Estatísticas de Homicídios do Unodc (2013), compilados a partir de uma variedade de fontes nacionais e internacionais, cobrindo 219 países e territórios. Esses dados, segundo a entidade, são derivados ou dos sistemas de justiça criminais ou de saúde públicos, cada um registrando dados a respeito dos homicídios dolosos de maneiras diferentes. Desde a publicação do Estudo Global sobre Homicídios 2011, a disponibilidade de dados sobre homicídios dolosos aumentou, porém, existe muito trabalho ainda a ser feito para que os dados continuem a melhorar.
Padrão
O trabalho metodológico em andamento para desenvolver a Classificação Internacional de Crimes para Propósitos Estatísticos (International Classification of Crime for Statistical Purposes – ICCS) fornecerá pela primeira vez uma definição e uma classificação internacionalmente aceita de homicídio doloso e guiará assim a produção de dados sobre homicídios por sistemas nacionais estatísticos. No nível nacional, esforços maiores serão necessários para coordenar e harmonizar a produção de estatísticas de homicídio por todas as instituições parceiras relevantes tanto do setor da justiça criminal quanto do de saúde pública. Esforços maiores e mais focados especialmente na África, Ásia e Oceania são necessários para completar lacunas ainda existentes.
Dilma em Porto Alegre: estamos morrendo de inveja.
“Eu nunca venho ao RS sem um presente. Quero anunciar aqui a contratação da barragem de São Sepé, importantíssima para melhorar o abastecimento de água tanto para a população quanto para a agricultura e pecuária”, disse a presidente Dilma Rousseff, hoje, ao presidir a cerimônia de formatura de uma nova turma do Pronatec, em Porto Alegre.
Já que está em campanha, a Presidenta deveria trazer um presente para nós, no Oeste da Bahia. A duplicação da BR 242 em Luís Eduardo Magalhães, por exemplo. Ou a complementação do anel viário em Barreiras. E a terceira faixa na subida da Serrinha. Ou quem sabe, numa penada, mandar construir dois ou três colégios secundários em Luís Eduardo, tão necessários. De que adianta construir uma universidade, se metade de nossos alunos pobres não têm acesso ao secundário.
A declaração de patrimônio do Deputado à Justiça Eleitoral, em 2012. Clique na imagem para ampliar
A par da sua brilhante carreira de parlamentar, o deputado Oziel Oliveira tem manobrado com rara maestria seu patrimônio pessoal. Além dos investimentos pesados na sua emissora de rádio em Luís Eduardo Magalhães, o Deputado adquiriu esta semana um avião, certamente com o objetivo de percorrer o Estado na sua campanha cívica em prol de sua reeleição à Câmara dos Deputados. Para quem fez uma campanha eleitoral austera em 2012, não deixa de ser surpreendente. Não temos informações sobre desmobilizações do patrimônio do deputado, com vistas aos investimentos realizados, que na sua declaração ao TSE, em 2012, remontavam pouco mais de R$698 mil.
A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (11), nova etapa da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro de R$ 10 bilhões. Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, quatro de condução coercitiva (quando o suspeito é levado a depor), e 15 de busca e apreensão de documentos nas cidades de São Paulo, Campinas (SP), Rio de Janeiro, Macaé e Niterói (RJ).
Na capital fluminense, a sede da Petrobras foi alvo da PF. A primeira parte da operação foi deflagrada em 17 de março, quando um dos doleiros acusados de envolvimento no esquema, Alberto Youssef, foi preso. Três dias depois, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto da Costa, foi preso pela PF sob a suspeita de corrupção passiva em razão de suas relações com o doleiro.
As investigações apontam que o grupo envolve personagens do mercado clandestino de câmbio no país, que atuam para promover lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas. Nas últimas semanas, foi denunciada a ligação entre Youssef e o deputado André Vargas (PT-PR), que chegou pedir licença do cargo.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, no dia 23 deste mês, operação de compra com remoção simultânea de 60 mil toneladas de milho para abastecimento de criadores de pequeno porte de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos da região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O produto deve começar a chegar aos municípios atingidos pela estiagem no dia 6 de maio.
Na operação de compra com remoção simultânea, quem vende o milho para a Conab deve fazer a entrega do produto ensacado diretamente nos locais indicados e dentro dos prazos definidos pela Companhia.
O Aviso nº 43/2014, prevê a remoção de milho para os seguintes municípios: em Alagoas, 3,3 mil toneladas para Arapiraca, Maceió, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema; na Bahia, 6,1 mil t para Baixa Grande, Bom Jesus da Lapa, Chorrochó, Conceição do Coité, Entre Rios, Feira de Santana, Irecê, Jequié, Juazeiro, Paramirim e Ribeira do Pombal; no Ceará, 13,5 mil t para Brejo Santo, Canindé, Crateús, Icó, Iguatú, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Maracanaú, Marco, Morada Nova, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Sobral e Tauá; no Espírito Santo, 1,5 mil t para Colatina; no Maranhão, mil toneladas para São Luís; em Minas Gerais, mil toneladas para Montes Claros; na Paraíba, 7,2 mil t para Campina Grande, Catolé do Rocha, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa; em Pernambuco, 7,3 mil t para Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Bom Conselho, Caruaru, Floresta, Itaíba, Recife, Salgueiro, Serra Talhada e Sertânia; em Piauí, 9,6 mil t para Campo Maior, Corrente, Elesbão Veloso, Esperantina, Floriano, Luzilândia, Oeiras, Paranaíba, Paulistana, Picos, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes e Teresina; no Rio Grande do Norte, 8,7 mil t para Açú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Mossoró, Natal (Caiapós e Jerônimo Câmara) e Umarizal; e em Sergipe, 800 t para Itabaiana.
O grão será vendido a R$ 18,12 a saca de 60 kg, dentro do limite de 3 toneladas por mês para cada adquirente. O enquadramento do beneficiário no programa tem como base o plantel de cada produtor, registrado no Sistema de Cadastro Técnico do Programa de Vendas em Balcão.
Professores da Universidade de Purdue (Estados Unidos), em companhia da equipe da John Deere e Agrosul Máquinas, visitaram o Centro de Treinamento (Parceiros da tecnologia) da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).
O objetivo foi conhecer a realidade do ensino e o nível técnico educacional dos jovens e profissionais, explorando as dificuldades, necessidades e boas práticas da região.
Todas as informações coletadas serão base de estudo para o desenvolvimento de projetos que visam a formação educacional e profissional de jovens no mundo do agronegócio. Os visitantes foram recepcionados pelo diretor da Abapa, João Carlos Jacobsen, o diretor executivo, Lidervan Mota e o coordenador do CTA, Douglas Fernandes. A comitiva conheceu a estrutura e a dinâmica dos cursos oferecidos pelo Centro de Treinamento. “Esse projeto da Abapa é desenvolvido em parceria com a Agrosul, Senai e a própria John Deere. No espaço, ocorrem treinamentos durante todo o ano, com objetivo de capacitar operadores e mecânicos de máquinas agrícolas, oferecendo profissionais qualificados ao mercado do agronegócio”, explicou o coordenador Douglas Fernandes.