Jusmari homenageada na Assembléia.
Ao lado de mais 12 mulheres, a prefeita de Barreiras Jusmari Oliveira foi homenageada em sessão especial do dia internacional da mulher realizada na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (31), em Salvador. O evento foi aberto com uma palestra da coordenadora regional do Observe (Observatório da Lei Maria da Penha), Dra. Cecília Sardenberg.
Após, cada deputado integrante da Comissão dos Direitos das Mulheres indicou uma mulher para ser homenageada, sendo Jusmari a escolha da deputada Kelly Magalhães (PCdoB).
A homenagem deve ter valido a pena para a Prefeita, que retornou, de ônibus, nesta sexta-feira a Barreiras, numa viagem de 12 horas. Sacolejar 12 horas a bordo de um coletivo, mesmo que seja de luxo, é uma tarefa que exige uma boa dose de estoicismo.
PTN de Luís Eduardo será de Juarez de Souza.
Juarez de Souza partiu hoje para Salvador. Na volta, traz na bagagem mais uma legenda para Luís Eduardo: o PTN – Partido Trabalhista Nacional, que conseguiu através de gestões com o deputado Luizinho Sobral. Se tiver sorte, Juarez terá esta e outra sigla garantida recebidas das mãos do deputado. Aí o carro vai voltar pesado.
Oziel Oliveira, apesar de não se cruzar políticamente com o cunhado, Juarez, incentiva a criação de uma terceira e até uma quarta alternativa política para as eleições de 2012. Aliás esta quarta via já está bem articulada e representa uma parcela importante de empresários ligados à cadeia produtiva do agronegócio. Humberto Santa Cruz não tem uma tarefa fácil pela frente, mas ninguém pode minimizar:
1) O fato do Prefeito ter a máquina na mão.
2) Suas profundas ligações com o agronegócio
3) Poder de fogo para uma campanha sem precedentes, em termos de amplitude, na história de Luís Eduardo.
4) O represamento de obras importantes para serem inauguradas neste último ano de gestão.
5) O alinhamento político com o Governo Estadual e Governo Federal, que pode repercutir fortemente no plano local.
6) Até o início da próxima campanha, Humberto faz lipoaspiração, plástica facial, botox, drenagem linfática, peeling, bronzeamento e maquiagem total, transformando a cidade. Quem ficar 12 meses fora de Luís Eduardo, garante um articulador político, desce do ônibus, à noite, na rodoviária e pensa que errou de cidade.
Constrangimento de cortar de faca.
Na instalação da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, 68 dos 70 advogados que assinaram o manifesto pela escolha através do voto para a presidência e demais cargos da instituição, não compareceram. O clima foi de festa, com o prefeito Humberto Santa Cruz fazendo uma cessão de terreno (projeto-de-lei) de 1.100 metros quadrados para a futura sede da entidade. O presidente da OAB Bahia, Saul Quadros, minimizou o fato. No entanto, o mais sereno mesmo foi o pronunciamento do juiz Claudemir da Silva Pereira, ao afirmar que “reconhece o direito dos irresignados” e que o “contraditório é próprio da democracia”. A ausência daqueles que desejavam outro Presidente para a subseção da OAB deixou um constrangimento denso no ar.
A advogada Valdete Stresser, a primeira presidente da célula local da OAB, confidenciou a terceiros estar muito chateada com a notícia, dada por este blog, de que realmente existia o protocolo do manifesto. Como líder dos operadores do direito e decana na atividade em Luís Eduardo, a dra. Valdete não pode e não deve nem de longe sugerir que o Editor deste jornal ignore um fato importante como o manifesto do grupo dos 70. Como Presidente da entidade, que sempre ponteou na defesa da democracia e, principalmente, da liberdade de imprensa, a dra. Valdete deve reagir, com serenidade, às boas e más notícias.
O Prefeito aproveitou a oportunidade para dar uma boa notícia: estava inaugurando ontem, 31, o 7º posto de saúde na cidade e que quer fechar 2012 com 15 postos de saúde. Quando começou seu mandato, o Município possuía apenas 3 postos de saúde. Se conseguir fechar o ano com a Unidade de Pronto Atendimento funcionando (depende do Governo Federal para os equipamentos”, Humberto estará cumprindo metas importantes da sua plataforma de campanha.
Prefeito se reúne com dirigentes da OAB na Bahia.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Luís Eduardo emitiu, agora há pouco, comunicado informando que:
“O prefeito Humberto Santa Cruz recebeu em seu gabinete na tarde desta quinta-feira, 31, as autoridades da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia.
Participaram da reunião, o presidente da seccional OAB da Bahia, Saul Quadros, o vice-presidente da seccional, Antonio Menezes Filho, o secretário geral da seccional, Nei Viana Costa, o secretário geral adjunto, André Godinho, o conselheiro seccional e presidente da Comissao de Direitos e Prerrogativas dos Advogados, Sérgio Reis, o conselheiro seccional, Otávio Wanderley Mariano, o vice-presidente da subseção da OAB em Barreiras, o vereador Valmor Mariussi e Marta Frare, procuradora executiva do município.
Além dos membros da Comissão Provisória da Subseção de Luís Eduardo: a advogada, Valdete Aparecida Stresser (presidente), a advogada Solange Cristo da Rocha Pauletti (tesoureira), o advogado Rafael Martelli D’Agostini (secretário). Na ocasião, foram tratados assuntos relativos aos interesses da OAB no município. Nesta quinta-feira, 31, às 19 horas, será instalada, pelo presidente Saul Quadros, a Comissão Provisória da Subseção da OAB em Luís Eduardo Magalhães.”
80 mil trabalhadores estão em greve em grandes obras do PAC.
Nas últimas semanas, obras do PAC foram paralisadas, como a construção das hidrelétricas de Jirau, em Porto Velho, e de Santo Antonio, no Rio Madeira. Segundo as centrais e as construtoras, cerca de 80 mil trabalhadores de obras do PAC em quatro estados estão parados. Eles reivindicam maiores salários, qualidade no transporte e melhores condições de trabalho. Há 22 mil trabalhadores parados em Jirau, 16 mil em Santo Antonio, 34 mil na Petroquímica de Suape, 7 mil em obras na Bahia e 3 mil em uma obra do PAC no Mato Grosso do Sul. Agora construtoras e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) estão fazendo reuniões para um grande acordo.
Atenção, prefeitos: saída pela porta dos fundos.
O pleno do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) não teria autoridade, sem um representante do Ministério Público (MP-BA), para julgar as contas de quaisquer prefeituras ou câmaras municipais, é o que compreende a desembargadora Daisy Lago Ribeiro. Em liminar, a desembargadora suspendeu a rejeição das contas da prefeita de Candeias, Maria Maia (PMDB), e, caso o pleno do Tribunal de Justiça acate seu entendimento, o precedente pode livrar a cara de todos os maus gestores públicos baianos. No estado, 90 prefeitos tiveram as contas em 2009 rejeitadas (as de 2010 ainda estão em julgamento). Do Jornal A Tarde.
O casuísmo da liminar é claro e objetivo. Se existem irregularidades, vamos encontrar uma saída dentro do próprio tribunal. Quando se diz que existem três tipos de justiça no País, a boa, a má e a da Bahia, não se está exagerando.
O fiasco de Portugal enriquece o anedotário de lá e daqui.
Como o padrinho – Lula – prometeu que o Brasil socorreria Portugal, a afilhada – Dona Dilma – tratou de cumprir a promessa antes de decolar rumo à festa do segundo doutorado. Pressentindo que os gaiatos daqui transformariam a homenagem prestada a Lula pela Universidade de Coimbra em piada de português, Dilma Rousseff socorreu os gaiatos de lá com uma entrevista que já virou piada de brasileiro. Confiram no vídeo abaixo o trecho mais constrangedor da conversa com o jornalista Miguel Sousa Tavares, selecionado pelo jornalista Augusto Nunes:
Hoje o deputado José Carlos Aleluia enviou carta à Universidade de Coimbra, lamentando a concessão de doutor “Honoris Causa” ao ex-presidente Lula. A íntegra da carta pode ser vista no site do Deputado.
Ainda bem que a morte e os funerais do ex-vice presidente José Alencar tiraram o foco da imprensa do episódio de Portugal.
Prefeitura inaugura nova escola.
A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães inaugura oficialmente nesta sexta-feira, 1º, às 10 horas, a Escola Municipal Zilda Arns, localizada no bairro Jardim das Acácias. A obra está pronta desde junho do ano passado e atende cerca de 500 alunos. Hoje o Prefeito inaugura também o novo posto de saúde do Mimoso II.
Dia 5, mais um “Grito do Campo” em Brasília.
A presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu, quer reunir 20 mil pessoas na esplanada dos Ministérios, na próxima terça-feira, dia 5, para mostrar a união do campo em favor do substitutivo do deputado Aldo Rebelo ao novo Código Florestal. A Senadora ligou hoje para o presidente do Sindicato Rural, Vanir Kölln, para instá-lo a levar uma grande caravana a Brasília. Vários ônibus estão sendo preparados para a ação.
Os dirigentes de instuições do agronegócio estão esperando no mínimo 20 ônibus partindo do Oeste baiano.
O grupo de trabalho criado para analisar o substitutivo do deputado Aldo Rebelo(PCdoB-SP) ao Projeto de Lei 1876/99, que reforma o Código Florestal estará recebendo nesse dia as notas técnicas sobre o documento. As notas estão sendo elaboradas por entidades interessadas em participar do debate. Na próxima terça-feira (5), o grupo reúne-se novamente para discutir as propostas apresentadas.
Deu zebra!
Um fotógrafo amador capturou o raro momento em que uma zebra conseguiu escapar de um leão dando um coice na cara do predador.
A zebra pastava tranquilamente, alheia à presença do leão, quando o felino correu e saltou sobre ela. Os dois lutam e o caçador chega a morder a presa.
Após diversas tentativas de desvencilhar-se, o equino consegue enfim distância suficiente do seu predador para desferir-lhe o golpe. O leão vai ao chão.
Derrotado, o rei da selva apenas observa o grupo de zebras que se afasta na savana africana.
As imagens foram feitas no parque nacional de Ngorongoro, na Tanzânia, pelo fotógrafo amador americano Thomas Whetten, de 63 anos. Do portal IG.
Curió preso por porte de armas.
Esta notícia do jornal O Globo é a mostra de que nada como um dia depois do outro para a derrocada das ditaduras:
“O oficial de reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, um dos chefes da repressão à Guerrilha do Araguaia, foi preso nesta terça-feira em sua casa em Brasília durante uma operação de busca e apreensão a documentos da ditadura. Segundo a Superintendência da Polícia Federal (PF) do Distrito Federal, o major Curió guardava em casa armas sem o devido registro. Depois de prestar depoimento à Justiça Federal e à PF, Curió foi levado para o Batalhão de Polícia do Exército, uma vez que é militar. Os agentes federais e o procurador da República Paulo Roberto Galvão foram à casa de Curió para tentar resgatar documentos do período da ditadura (1964-1985), em especial de sua atuação durante a Guerrilha do Araguaia, no início dos anos 70. Foram apreendidos documentos, um computador e armas que não tinha registro de porte. O Ministério Público Federal vai submeter o computador à análise em busca de documentos que possam estar digitalizados. Entre os papéis encontrados pelo MPF, estão páginas de documentos antigos com o selo “confidencial”. No entanto, o MPF não confirmou se os papeis podem ajudar na localização dos corpos dos guerrilheiros enterrados no Araguaia (TO) durante a ditadura.”
Curió matou e perseguiu guerrilheiros. E depois foi exercer toda a sua “brandura” no buracão de Serra Pelada, onde foi polícia, juiz, prefeito e legislador.
Aliás, amanhã, 31, é aniversário da “Redentora”, o movimento militar que foi o maior 1º de abril da história política do País. Anos negros que anularam, nos bancos escolares, pelo menos uma geração de brasileiros.
Leno mostra sua discordância ao grupo dos 70 pela OAB.
O advogado Elenildo Leno Rocha ligou agora à noite para mostrar seu desconforto com o manifesto de 70 advogados pela candidatura de Rener Sá. Segundo Leno, a decisão da OAB da Bahia em nomear a advogada Valdete Stresser é de responsabilidade de todo o Conselho diretivo da entidade baiana, que conta com 31 membros. Portanto não seria uma decisão pessoal do dr. Saul Quadros, presidente da OAB baiana. Quadros já se encontra em Luís Eduardo e preside amanhã, 31, a cerimônia de instalação da subseção do Município, no Salão do Júri do Forum local.
Dia 5, grande manifestação de agricultores em Brasília.
A CNA – Confederação Nacional da Agricultura está convocando produtores rurais para a manifestação de 5 de abril em Brasília. Será uma maneira de demonstrar ao Congresso a angústia dos agricultores com o atraso na votação do novo Código Florestal.
Humberto chefia a festa com inaugurações no aniversário da cidade.
O prefeito Humberto Santa Cruz anunciou, ontem, 29, durante show da banda “É o Tchan”, que já está operacional o sistema Cidade Inteligente, que integra contribuintes, via internet, ao sistema de saúde, administrativo e educacional de Luís Eduardo. Cerca de 10 mil pessoas assistiram aos shows na praça Sérgio Alvim Motta.
O Cidade Inteligente democratizará o acesso à informação disponibilizando internet gratuita aos moradores. A partir desta quarta-feira, a Praça Sérgio Alvim Motta já está equipada para o acesso à rede mundial de computadores. Na próxima semana, o serviço também estará disponível na Praça Ayrton Senna, no bairro Santa Cruz, e na praça do bairro Jardim Paraíso. Além disso, o projeto integrará os pontos públicos – rede pública de Educação e Saúde, com dados informatizados. A intenção é proporcionar inclusão digital como forma de desenvolvimento social.
A distribuição da internet gratuita será feita por uma rede sem fio, conhecida como Wi-Fi. Para acessá-la, o computador precisa estar dentro da área de abrangência da tecnologia Wi-Fi ou em algum local público que opere rede sem fios (Wireless). Por ser internet pública, algumas páginas com conteúdo impróprio estarão bloqueadas.
A festa na praça começou por volta das 22h, com o show da banda É o Tchan. Com sucessos antigos e novas roupagens, Beto Jamaica, Compadre Washington e banda agitaram a galera. O prefeito Humberto Santa Cruz e a secretária de Saúde, Maira de Andrada Santa Cruz, fizeram a contagem regressiva para os parabéns à cidade. Na ocasião, foram distribuídas camisetas alusivas às comemorações. À meia-noite, houve uma grande queima de fogos e em seguida, a banda Cheiro de Amor, comandada pela cantora Alinne Rosa, entrou no palco.
Hoje, às 10 horas, o Prefeito entregou à população a nova cobertura da feira livre. Mais de 200 feirantes serão beneficiados diretamente com o Mercado Municipal, o espaço também poderá ser usado para atividades de lazer e cultura. São 2 mil m2 de área construída especialmente para abrigar as bancas. Para o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal, Leci Oliveira, trata-se da realização de um sonho. “Há tempos queríamos essa feira e a vitória é de todos os feirantes que vão usufruir desse espaço”, afirmou Oliveira.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Ferreira, destacou a importância da obra. “Estamos promovendo o desenvolvimento no nosso município”, disse ele. Já o secretário de Agricultura, Jaime Cappellesso ressaltou o benefício aos produtores rurais. “É uma boa infraestrutura para os feirantes comercializarem seus produtos com conforto”, finalizou Cappellesso.
Segunda dados da própria Prefeitura eram gastos cerca de 700 mil reais anuais com aluguel e reposição de toldos para os feirantes. Agora a obra resolve o problema de forma definitiva.
AIBA e Banco do Nordeste investem em projetos sociais.
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba e o Banco do Nordeste investem, em parceria, este ano, R$555 mil, a fundo perdido, em projetos sociais da região Oeste da Bahia, beneficiando 14 instituições. A Aiba, através do Fundesis, aportará R$395 mil e o Banco do Nordeste, R$159 mil.
As primeiras quatro entidades beneficiadas pelo Fundo, em 2011, receberam na semana passada R$92 mil, referentes à primeira parcela dos investimentos. Estas quatro instituições atendem diretamente a 464 pessoas, oriundas das classes mais necessitadas da região Oeste do estado.
Entre as entidades beneficiadas, está o Centro de Promoção Humana Eugênia Ravasco, localizado na Vila dos Funcionários, em Barreiras. O Centro atende crianças e adolescentes do sexo feminino. São 100 meninas atendidas diretamente e 200 famílias, indiretamente. A primeira parcela liberada, no valor de R$ 18 mil, é parte dos R$ 50 mil contratados com a instituição. Com estes recursos, o espaço físico será ampliado, com a construção de um piso superior, no qual serão instaladas sala de arte, biblioteca, uma sala de dança, sala de atendimento psicológico, banheiros e dispensa.
Outra instituição contemplada é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Luís Eduardo Magalhães, que atende 214 pessoas com idades variando entre dois meses 53 anos, portadoras da síndrome de down, deficiência mental e múltipla. A primeira parcela liberada no valor de R$ 40 mil é parte dos R$50 mil contratados do Fundesis. Esses recursos foram aplicados na continuação do Complexo Desportivo e Hidroterápico para práticas de atletismo e fisioterapia terapêutica, que auxiliam na reabilitação de diversas patologias. Assim, a entidade poderá melhorar o atendimento, ao incluir mais uma modalidade de atividade.
A Associação de Proteção às Crianças Pobres, localizada na Vila do Papelão, em Barreiras, recebeu a primeira parcela de R$20 mil, de um total de R$45 mil contratados, para iniciar a reforma do prédio da creche, assim como a conclusão do galpão que pertence à Associação. A entidade atende atualmente 100 crianças da periferia de Barreiras, especificamente, da Vila Brasil e Santa Luzia, com idades entre zero e quatro anos. Os recursos disponibilizados serão investidos na creche, na reforma dos banheiros, troca das portas e forro, troca do revestimento cerâmico das áreas interna e externa, divisão do berçário, cobertura de área que liga as duas salas e o refeitório, além do retelhamento. O galpão também será reformado para ser alugado, e, assim, poder gerar renda para a instituição. Além disso, será realizada a reforma do piso, o reboco, com investimento na ventilação, pintura, calhas, reforma do banheiro, além da instalação elétrica e hidráulica.
Por fim, também foi beneficiada a Associação de Moradores da Vila Buriti. Localizada no município de Luís Eduardo Magalhães, a instituição atende atualmente 50 crianças, além de beneficiando mais 130 famílias. Dos R$50 mil do projeto contratado, foi liberada a primeira parcela de R$ 14 mil reais. Os recursos serão aplicados na reestruturação da creche, com equipamentos e móveis necessários para o desenvolvimento das atividades e serviços de qualidade.
“Tanto a escolha das entidades, quanto a aplicação dos recursos, passam por um minucioso processo de triagem para garantir a segurança e eficiência na aplicação dos recursos. A cada ano, o Fundesis se consolida como uma iniciativa de resultados positivos e duradouros, que está ajudando a melhorar a vida de milhares de pessoas na nossa região”, diz a coordenadora do Fundesis, Makena Thomé.”
Chegou o diploma ISO 9001 da Câmara Municipal.
Ontem, finalmente, o ex-presidente da Câmara Municipal e hoje Secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Eder Ricardo Fior, viu, pela primeira vez, o Certificado ISO 9001, concedido ao legislativo municipal. O processo de certificação iniciou e terminou no mandato de Eder, mas só agora chegou o diploma que confere à Câmara a excelência em métodos operacionais. O atual presidente da Câmara, Cabo Carlos, reconheceu, na tribuna, há alguns dias, a importância da certificação da Casa, a única do interior da Bahia.
Combater o bom combate.
“Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei fé nos mistérios do caminho.”
Esta foi a frase escolhida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a coroa de flores enviada ao velório de José Alencar, em Brasília. A expressão bíblica é creditada ao apóstolo Paulo que, chegando ao final de sua vida, olha para trás e faz um balanço de tudo o que passou.
Hoje, o jornal O Expresso nas ruas.
Estas são as lojas onde o leitor poderá encontrar a edição impressa de O Expresso, hoje e amanhã:
Bamagril, na avenida JK.
Buritis Veículos.
TopVel, revendedor Chevrolet.
Comercial Mimoso.
Empório Marabá/Fratelli, da rua Burle Marx, Jardim Paraíso.
Farmácia Paris, da rua Paraná.
Hollywood Vídeo, no Centro.
Hotel Solar.
Hotel Saint Louis.
Centro Administrativo Municipal.
Super Econômico
Posto 99, na rua Clériston de Andrade.
Super Cristal, na rua Paraíba.
Super Espírito Santo, no bairro Santa Cruz
Super Marabá, da avenida Brasília.
Super Santo Antonio, da avenida JK
Choperria Spresso, na praça Sérgio Alvim Motta.
Supermercado Frutilar, na esquina da São Francisco com Paraíba.
Supermercado Horti-Fruti
Supermercado Verdurão
Vida Farma, na avenida São Francisco.
Farmácia São Sebastião, rua Paraíba.
Farmácia Noventa, na praça central.
Farmácia Estrela, na rua Paraíba.
Procure ainda hoje o seu jornal. Os estabelecimentos que tiveram hoje suas portas fechadas por motivo do feriado, receberão na quinta-feira pela manhã o reparte do jornal. A distribuição será feita também em Barreiras e São Desidério, aproveitando o fato de que hoje não é feriado nestas duas cidades. Aqueles seis mil assinantes que recebem a edição online, em PDF, já a receberam em seus emails e os leitores do blog podem acessar a edição na íntegra clicando no ícone da coluna direita.
Advogados fazem manifesto pela presidência da OAB local.

Neste dia 31, quinta-feira, Luís Eduardo Magalhães ganhará a instalação de uma subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. Saul Quadros, presidente da entidade na Bahia, estará presente. Ele já indicou a advogada Valdete Stresser para dirigir a OAB local. No entanto, vários advogados hoje ligaram para anunciar que existe um manifesto protocolado na sede de Salvador, indicando o nome do advogado Rener Torres de Sá para chefiar a subseção local, com exatas 70 assinaturas. E afirmou um deles, que pediu para não ser identificado:
“A OAB é um repositório da democracia no País e não pode ficar à mercê de uma decisão monocrática como essa do presidente da entidade na Bahia. Soubemos que é uma prerrogativa do presidente indicar os presidentes de novas subseções. Mas a existência deste documento, onde está manifesta a vontade quase unânime dos advogados, deve ser examinado com mais cuidado pelo dr. Saul Quadros.”

A advogada Valdete Stresser nos informou, esta semana, na cerimônia de assunção do juiz Claudemir da Silva Pereira à titularidade da Comarca de Luís Eduardo, que sabia que estaria muito pressionada, mas que não declinava da sua indicação.
Por outro lado, existem, segundo advogados que assinaram o manifesto, fortes indícios que a indicação da advogada obedece a interesses políticos da região.
Substitutivo de Aldo Rebelo ao Código Florestal receberá notas técnicas na quinta.
O grupo de trabalho criado para analisar o substitutivo do deputado Aldo Rebelo(PCdoB-SP) ao Projeto de Lei 1876/99, que reforma o Código Florestal, decidiu adiar até quinta-feira (31), às 12 horas, o recebimento das notas técnicas sobre o substitutivo. As notas estão sendo elaboradas por entidades interessadas em participar do debate. Na próxima terça-feira (5), o grupo reúne-se novamente para discutir as propostas apresentadas.
Na reunião desta terça-feira, os parlamentares discutiram notas técnicas sobre o substitutivo. O coordenador do grupo, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), colocou em votação diversas solicitações, entre elas a do deputado Sarney Filho (PV-MA) para adiar por 48 horas a entrega das notas técnicas.
Punições aos produtores agrícolas
O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) discordou do adiamento, por considerá-lo como uma manobra para protelar a votação do texto. Segundo ele, com isso também devem ser suspensas as punições aos produtores agrícolas, que entrarão em vigor em junho.
Já o deputado Ivan Valente (Psol-SP) argumentou que, de qualquer forma, o debate não começaria hoje, porque os textos serão entregues aos deputados para análise.
Quanto à suspensão das punição aos agricultores, ele disse ser “sensível à proposta”, mas ressaltou que essa decisão não depende dos deputados, porque é “da alçada governamental”. “Podemos abrir esse prazo até sexta-feira e depois fazer o cronograma de trabalho da comissão”, propôs.
Velório de José Alencar terá honras de chefe de estado.
O velório do ex-vice-presidente José Alencar, que terá início amanhã (30) de manhã, no Palácio do Planalto, só terminará na manhã de quinta-feira, quando o corpo deixará Brasília, para ser levado a Belo Horizonte. Até as 23h desta quarta-feira, o velório será aberto à visitação pública. De acordo com o Palácio do Planalto, a previsão é que o corpo saia de São Paulo amanhã, às 7h, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e chegue à Base Aérea de Brasília às 9h15.
Já na Base Aérea, haverá uma cerimônia de honras militares com a presença do presidente em exercício, Michel Temer, e dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e do Senado, José Sarney.
Depois da cerimônia, o corpo será levado por um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Palácio do Planalto, em cortejo fúnebre que passará pelo Eixão e depois pelo Eixo Monumental, ganhando a Praça dos Três Poderes.
Ao chegar ao Planalto, o caixão será conduzido pelos Dragões da Independência pela rampa até o Salão Nobre, que fica no primeiro andar do palácio. A visitação pública deve começar às 10h. Da Agência Nacional.
Quem estará na final?
Humor inteligente no fim da tarde, com o devido desconto de uma certa morbidez:
” Cai José Alencar. Chico Anysio avança e pega Oscar Niemeyer na semi-final.”
Morre José Alencar, o grande articulador.
O editor do jornal O Expresso, Cassiano Sampaio, mandou mensagem, ontem à noite, pelo G-Talk: prepare o obituário de José de Alencar, pois agora o caso é grave. Jornalistas bem informados à parte, são admiráveis as pessoas públicas que dão exemplo de determinação e coragem. O ex-vice-presidente certamente era uma delas. A presidente Dilma desistiu de um encontro com o Presidente de Portugal para comparecer ao velório de Alencar.
Entre as grandes obras de Alencar está o trabalho pela institucionalização da campanha de Lula. Sem o aval do vice-presidente dificilmente Lula teria reunido condições para fazer uma campanha vitoriosa. Alencar deve ter se arrependido uma meia dúzia de vezes desse fato, principalmente com as constantes altas de juros que canibalizaram o capital de pequenas e médias empresas durante o período de 8 anos. Morre um capitão de indústria. Mas o que se lamenta é a perda de um homem conciliador e de extrema habilidade política no bom sentido da palavra.
Prefeitura prorroga prazo de vencimento do IPTU.
Foi prorrogado até o dia 29 de abril de 2011, o prazo para pagamento do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. O imposto pode ser recolhido em parcela única até essa data, com desconto de 30% (trinta por cento) sobre o valor devido.
Para imóveis com valor de até R$ 200,00 de IPTU, o pagamento será dividido em cinco parcelas, vencíveis, até o último dia útil do mês de abril de 2011. Já para os imóveis que tenham o valor do imposto devido acima de R$200,00, o valor pode ser dividido em (10) dez parcelas, com vencimento no último dia útil do mês de abril deste ano, a janeiro de 2012.
O contribuinte que efetuar o recolhimento em parcelas poderá gozar de desconto de 20% (vinte por cento) sobre o valor devido no ano. O direito do desconto está vinculado ao pagamento das parcelas com vencimento nos meses de abril a julho, na data dos respectivos vencimentos, e é representado pela dispensa do pagamento da parcela com vencimento em agosto de 2011, para os contribuintes que tenham dívida do imposto de até R$200,00.
As parcelas vencíveis de abril a novembro, na data de cada vencimento, terão dispensa do pagamento das parcelas com vencimento em dezembro de 2011, e em janeiro de 2012, para contribuintes que tenham o valor do imposto devido superior a R$200,00.
Quanto aos imóveis em que o fato gerador do IPTU ocorra na data da concessão do habite-se, o imposto será lançado e recolhido proporcionalmente ao número de meses restantes do exercício, incluindo o mês de início.
É importante lembrar que os proprietários de lotes vazios deverão procurar o setor de Tributos, na Prefeitura Municipal, para pegarem seus carnês.
Números – Em 2010, foram arrecadados R$ 2.135.270,00 com o IPTU. Esses recursos foram usados em obras de asfalto, saúde e educação. Só para se ter uma ideia, no ano passado a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães aplicou 21% da receita municipal em Saúde, índice acima do que determina a lei que é de 15%. Em 2010, de acordo com dados preliminares da Secretaria de Saúde, foram realizadas 117 mil consultas (entre clínicas médicas, médicos especialistas e profissionais não-médicos). O mesmo ocorre com a Educação, onde foram aplicados em 2010 27,95% da receita municipal, ou seja, 2,95% a mais do que determina a lei.
Professores de Barreiras tem agenda de mobilização.
O professorado municipal de Barreiras está ativo e mandando para a imprensa até uma agenda de mobilização.
TERÇA-FEIRA, 29/03
8h – Panfletagem em frente a Prefeitura Municipal
16h – Caminhada com panfletagem na Vila Amorim (concentração na Praça que é o ponto final do ônibus Linha 01)
QUARTA-FEIRA, 30/01
8h – Panfletagem em frente a Prefeitura Municipal
16h – Participação na sessão da Câmara Municipal e provável uso da Tribuna Popular (já solicitada semana passada pelo SINDSEMB)
QUINTA-FEIRA, 31/03
8h – Panfletagem em frente a Prefeitura Municipal
16h – Caminhada com panfletagem na Vila Brasil (concentração na Praça da Vila Brasil)
20h – Reunião com outros segmentos sociais no Espaço Javan (A CONFIRMAR)
SEXTA-FEIRA, 01/04
16h – Caminhada com panfletagem no Centro (concentração em frente à Câmara Municipal)
Final da caminhada no Vieirinha, com exposição de fotos das Escolas Municipais.
Ofertas Ford Buriti.
Quem anda mal de vida, sempre pode piorar um pouquinho.
Brasileiro tem cada uma!
45% do orçamento do União, em 2010, foi parar no cofre dos bancos
De um total de R$ 1,414 trilhão, o orçamento de 2010 dedicou R$ 635 bilhões ao pagamento de juro, amortização e refinanciamento da dívida pública da União. Isso corresponde a 44,93% do gasto público da União em 2010. Com a Previdência Social (incluída aí a previdência dos funcionários públicos) gastou menos da metade disso, 22,12%; com a saúde, 3,91%; e, com a educação, 2,89%. Do site socialismo.org.br, onde o leitor poderá ver as notas explicativas.
Esta é a República dos Milagres fundada nos últimos anos de governo. A base desta dívida, que dobrou no Governo Lula, são as despesas realizadas com o crescimento desmesurado da máquina pública e a realimentação do serviço da dívida. O Governo Lula ainda vai ter que explicar na sua biografia autorizada ou, por pior que seja, no seu obituário, onde foi parar esse bi-trem carregado de dinheiro.
O Expresso circula amanhã na Região.
Putativo: como esse palavrão foi parar na imprensa?
Pois a “imprensa oficial” saiu-se com esta na última edição, com destaque numa das principais páginas. Hoje, à tarde, perguntamos a secretários municipais, vereadores e empresários o que significava a expressão. Quase 100% responderam que não sabiam e um, graciosamente, ainda perguntou se estávamos falando da prostituta que toma a iniciativa. Como existem menos de 100 pessoas envolvidas com o Direito em Luís Eduardo, os escribas certamente querem conquistá-los como leitores. Para aqueles que não sabem, recomendamos o Aulete, menos, claro, para os ilustrados reiventores do jornalismo sertanejo.
Prisão especial pode estar acabando.
As mudanças no Código de Processo Penal, com o fim da prisão especial para diversos profissionais e autoridades e novas medidas cautelares que podem diminuir as prisões temporárias, são o destaque do Plenário para as sessões extraordinárias desta semana.
Na quarta-feira (23), não houve acordo entre os partidos para votar essa matéria (PL 4208/01) devido à redação dada ao artigo sobre o fim da prisão especial. O texto do Senado, que deve ser votado pelos deputados, atribui ao juiz a prerrogativa de conceder prisão especial se ela for necessária para preservar a vida do suspeito. A matéria é o primeiro item da pauta de quarta-feira (30). Na quinta-feira (31), às 9 horas, haverá sessão para votar as pendências do dia anterior.
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), informou que o projeto deverá ser votado na quinta-feira, se houver acordo. “Somos a favor da proposta como está, mas temos de esperar a definição do PMDB”, disse o líder. O pedido de retirada de pauta foi feito pelo 1º vice-líder do PMDB, deputado Mendes Ribeiro Filho (RS). O partido deverá tratar do assunto em reunião na terça-feira.
Vaccarezza ressaltou que essa votação não é considerada pelo governo tão prioritária quanto a análise das medidas provisórias que trancam a pauta. Do Boletim da Câmara, via ombusdman do Jornal O Expresso, Mário Machado Filho.
Luís Eduardo terá confinamento para 70 mil bois.
A região Oeste da Bahia, a que mais cresce no Brasil, terá também o maior confinamento de bovinos do Nordeste, abastecendo o mercado com carne saudável e de excelente qualidade. Numa área de 200 hectares, a empresa Captar está construindo, em Luís Eduardo Magalhães, um complexo composto por uma fábrica de adubo orgânico, uma fábrica de ração e pelo confinamento inicial de 12,5 mil bois, número que no final deste ano deverá chegar a 25 mil; a 50 mil em 2012; e 70 mil em 2013. O empreendimento vai gerar inicialmente 100 empregos diretos.
De acordo com o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que neste fim de semana visitou a área onde a Captar está construindo o complexo, em companhia do empresário Almir Moraes, e do superintendente de Política do Agronegócio da Seagri, (SPA), Jairo Vaz, o projeto, além de assegurar carne bovina de alta qualidade, vai utilizar sub-produtos da agroindústria de milho e soja, além da casca de algodão para a produção de ração.
De acordo com Almir Moraes, o município de Luis Eduardo Magalhães é estratégico para o empreendimento. Ele explicou que “os frigoríficos demandam bois, e os animais precisam de grãos para a ração, e o Oeste é grande produtor de grãos”.
As obras estão avançadas e o complexo será inaugurado ainda este ano. Dois imensos silos com capacidade para armazenar 75 mil sacas de grãos já estão prontos, e três outros, com capacidade para 210 mil sacas serão construídos. Sete casas e o refeitório dos trabalhadores estão também em fase de construção.
Vivo larga o CDMA. E aí? Vai melhorar? Vai nada!
A Vivo anunciou pelo Twitter, na última semana, que desligará a rede CDMA em setembro e disponibilizará uma “oferta exclusiva” para que os clientes troquem seus aparelhos. A companhia informou que “há descontos na aquisição de um novo aparelho GSM, que pode até sair de graça”.
Segundo a companhia a migração para o GSM será tranqüila, porque está comunicando com antecedência seus usuários. Ela ainda destaca a popularidade da rede como um facilitador para a mudança. “Além disso, a rede GSM/3G é a tecnologia para celular mais popular do mundo, usada por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países”.
A Vivo não comercializa aparelhos CDMA desde dezembro de 2008 e as ofertas para troca de aparelho serão válidas até o dia 31 de dezembro de 2011.
A infraestrutura utilizada pela rede CDMA (espaço físico [Erb], fontes, baterias, etc) deverá ser reutilizada para as redes GSM/WCDMA.
Pelo jeito que anda a rede Vivo aqui no Oeste da Bahia, a companhia deveria sugerir a migração para o sistema “Phantom”, pois as conexões estão o diabo. Estou conectado no GSM e não funciona igualmente.
Nada fala, mas presta uma atenção!
Mini-maratona foi concorrida.
A Secretaria de Esportes e Lazer promoveu neste domingo uma Mini Maratona e um passeio ciclístico, no leito da rodovia BR-242, com participação de mais de 200 pessoas da cidade e da região.
Em pouco mais de 30 minutos de prova, os atletas deixaram o Posto Ursa em direção ao Paço Municipal, acompanhados de ambulância e carros de apoio da Prefeitura. Erionaldo Sales das Santos, de Irecê, fez o melhor tempo, sagrando-se campeão geral da Mini Maratona, levando para casa troféu, medalha, aparelho de DVD e um noteboook.
“Estou muito emocionado porque vim de Irecê, não tive tempo de treinar, e achei que não estava preparado para o nível dos atletas, mesmo assim, consegui chegar em primeiro lugar”, comemorou.

Foram cinco categorias disputando a prova. No 1º lugar, de 12 a 14 anos, venceu Raiani Souza e, na mesma categoria, Marcos Santos, no masculino. De 15 a 17 anos, Samaritana Pereira levou o feminino e, no masculino, Matheus Lopes. De 18 a 26 anos, Suelen Aline Cândido foi campeã, já no masculino, o atleta que correu com número 216, levou o prêmio mas não buscou, já que ainda não se identificou na Secretaria. Na categoria de 27 a 35 anos, Rejane Rita Santos, foi campeã. Já no masculino, Erionaldo Sales, venceu a prova. De 36 a 50 anos, a atleta Lucineia venceu e, no masculino, Jorge Lourenço, também de Irecê, ficou com o troféu.
Na categoria Especiais, os alunos da APAE, Amanda e Moisés venceram. Os prêmios foram: para as categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, masculino e feminino, troféu, medalha e celular para o 1º lugar; medalhas e celular para 2º lugar, e medalha para o 3º lugar.
Os vencedores de 18 a 66 anos (masculino e feminino), os prêmios foram: troféu, medalha e DVD para 1º lugar, medalha e aparelho de DVD para 2º lugar, e medalha para 3º lugar. As categorias especiais ganharam medalha, troféu e celular (1º lugar), medalha e celular (2º e 3º lugar).
Já no Passeio Ciclístico foram sorteadas duas bicicletas e oito celulares aos participantes.
Após as duas provas, foi realizado o 1º Festival de Artes Marciais de LEM, com apresentação de capoeira, kick boxe, boxe, karatê, kung fu, judô e muhai thay.
O passeio ciclístico: tradicionalmente, nas grandes voltas ciclísticas da Europa, competições acirradíssimas e com grande ocorrência de assistência, a camisa amarela é dada para o vencedor da etapa anterior, para que o público reconheça nele o provável campeão de toda a competição. No caso do prefeito Humberto Santa Cruz deve ter sido apenas uma coincidência. A “magrela” do Prefeito cheirava a nova.
ABAPA promove certificação social e ambiental dos produtores.
A Bahia foi o primeiro estado do Brasil a iniciar o processo de certificação das propriedades que participam do Programa Socioambiental da Produção de Algodão (PSOAL). Com o objetivo de orientar o cotonicultor, o PSOAL, está sendo implantado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), juntamente com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), nas propriedades rurais.
O processo de certificação referente a safra 2010/2011, teve início no final de fevereiro e está sendo realizada pelo órgão certificador, Intertek do Brasil. Inicialmente estão participando 13 propriedades, das quais dez já foram auditadas e conseguiram atingir índices que permitem a certificação. As demais propriedades serão auditadas até o final do mês de abril.
Segundo o coordenador do PSOAL na Bahia, o engenheiro agrônomo, Maurício Lopes, com o início do processo de certificação está sendo evidenciado que as propriedades produtoras de algodão da região oeste estão respeitando as condições sociais trabalhistas. “O cotonicultor sabe a importância de um bom relacionamento com os funcionários. Não é só produção é o respeito ao trabalhador”, afirmou.
A metodologia implantada pela Abapa para desenvolver o PSOAL consiste em auxiliar o produtor através de inspeções locais e entrevistas de campo, a realizar uma auto-avaliação das suas condições atuais, no que diz respeito ao cumprimento da legislação trabalhista vigente. “Através do preenchimento total de uma lista de verificação, construída com base na legislação brasileira, obtemos um relatório contendo as irregularidades e a partir disso, elaboramos um plano de melhorias a serem adotadas pelo produtor”, explicou Maurício.
Na realidade, a cultura do algodão de desenvolveu no Oeste baiano em cima da absoluta mecanização de tratos culturais e colheita mecânica do algodão. A mão-de-obra de baixa qualificação foi extinta das lavouras de algodão, trocada pela moderna tecnologia disponível. A certificação exigida pelos importadores passa por melhores condições trabalhistas e ambientais.
O maior produtor de etanol do mundo está importando?

O Brasil vai importar etanol dos Estados Unidos nas próximas semanas. De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, para conter a alta dos combustíveis, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) resolveu trazer para cá álcool americano. Mas antes, teve que autorizar um aumento temporário na quantidade de água no álcool anidro, que é misturado à gasolina vendida nos postos. No exterior, o etanol anidro pode ter até 1% de água, mas no Brasil o teor máximo era de 0,4%. De acordo com a Folha, a longo prazo, a mudança poderia ser prejudicial ao motor.
Se o Brasil quer a liberação das restrições americanas à importação de álcool, como está importando? Na realidade, a crise de 2009 frustrou a implantação de grandes projetos de usinas alcooleiras no País, o que, somado às crescentes cotações do açúcar, levou a um equilíbrio de oferta e demanda. A viabilidade econômica do etanol para o consumidor passa pelos apertos financeiros das usinas e problemas de estocagem durante as safras. Fora da safra, o preço sobe e o combustível se torna inviável.
Jardim das Acácias ganhará uma praça.
O projeto da praça do Jardim das Acácias, resultado de um acordo feito entre a Galvani e o Executivo, parece que sai logo, segundo informações da Prefeitura. A praça foi idealizada junto com a comunidade do bairro e alunos da Escola Cezer Pelissari. As obras começam ainda este mês e a previsão de término é em 120 dias.
De acordo com Ronaldo Galvani, serão construídos três quiosques, quadra poliesportiva, parques, e uma área central com palco, além da sede da Associação dos Moradores e arquibancadas para a comunidade assistir a shows.















