Agência de Desenvolvimento do Matopiba contempla 10% do agronegócio do Brasil

dilma e katia

No dia 15, a agência de fomento será lançada em Luís Eduardo Magalhães, a Capital do Agronegócio do Matopiba

A ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu, deve fazer no próximo dia 13 de maio, no Estado do Tocantins, o lançamento Agência de Desenvolvimento  do Matopiba,  região que será criada por decreto pela presidente Dilma Roussef.  O  anúncio oficial da criação da Agência do Matopiba deve ser feito pela presidente Dilma Rousseff durante o lançamento do Plano Nacional de Defesa Agropecuária,  marcado para a próxima quarta-feira, dia 6 de maio, quando será oficializada a publicação do decreto de delimitação da área do Matopiba. Depois do Tocantins, a ministra lança a agência no dia 14 de maio no Piauí e no Maranhão e no dia 15 de maio, na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

O MATOPIBA, 10% do agronegócio brasileiro

A região do Matopiba abrange os Estados do Maranhão (33%), Tocantins (38%), Piauí (11% ) e Bahia (18%). A área é responsável por 9,7% da produção de 201,5 milhões de toneladas de grãos prevista para o país na safra 2014/2015. Uma área plantada de 7,6 milhões de  hectares que produzirão 19,5 milhões de toneladas. É considerada a mais nova fronteira agrícola do país e cobre 337 municípios.

Na região, segundo o IBGE, existem 324.326 estabelecimentos agrícolas. A área tem um Produto Interno Bruto estimado, com base nos dados do IBGE/2010, em R$ 53,4 bilhões. Ou seja, três vezes o valor do PIB  do Tocantins. A agência de desenvolvimento proposta pela senadora e hoje ministra da Agricultura Kátia Abreu deverá promover a inovação, pesquisa, agricultura de precisão e assistência técnica aos produtores rurais da região.

Para discutir o formato da futura agência de desenvolvimento da região, a ministra Kátia Abreu reuniu no mês de março em Brasília secretários estaduais da Agricultura e da Indústria e Comércio dos quatro estados que compõem o Matopiba (formado por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

A região é tida como estratégica para o Ministério da Agricultura, que pretende apoiar o crescimento sustentável dos produtores locais com investimento em tecnologia e assistência técnica. A agência de desenvolvimento deverá promover a inovação, pesquisa, agricultura de precisão e assistência técnica. “A vocação desse lugar é agropecuária. O foco nos pequenos, médios e grandes produtores trará consequência muito positivas nos serviços prestados nas cidades, na infraestrutura de tudo que ocorre em volta”, explica a ministra.

Plantio de arroz irrigado no Tocantins: alta produtividade.
Plantio de arroz irrigado no Tocantins: alta produtividade.

A ministra defende a participação iniciativa privada. “A experiência nos mostra que a mola propulsora de tudo são os empresários. A agência terá que trabalhar ao lado daqueles que gerarão emprego”, disse.

O Matopiba, de acordo com Kátia Abreu, será a única região agrícola brasileira em que o governo terá a oportunidade de acompanhar seu desenvolvimento. “Nas outras regiões, os produtores subiram para ocupar o Centro-Oeste e a logística, até hoje, não chegou. O poder público não fez companhia a esses produtores. Com o Matopiba, queremos reverter esse histórico”, afirma. (Da assessoria de imprensa da ministra Kátia Abreu)

Em junho, julgamento dos executivos da Lava Jato.

A decisão do Supremo Tribunal Federal de livrar da cadeia e transferir para o regime de prisão domiciliar nove empreiteiros denunciados no bilionário esquema de corrupção e desvios na Petrobras não vai criar obstáculos ao ritmo dos processos da Lava Jato conduzidos pelo juiz federal Sérgio Moro, avalia a força-tarefa responsável pelas investigações. Pelo cronograma, a partir de junho começam a ser expedidas as primeiras sentenças nas cinco ações penais que têm os executivos como réus.

Esta semana a Justiça Federal em Curitiba dará início aos interrogatórios dos 25 dirigentes e funcionários de seis empreiteiras – Camargo Corrêa, Engevix, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, OAS e UTC – das 16 apontadas como integrantes de um cartel nos contratos da Petrobras dentro desse primeiro pacote de processos criminais. As ações foram abertas em dezembro de 2014, após denúncias do Ministério Público Federal serem aceitas por Moro.

Na semana passada, o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef – delatores e peças centrais das investigações – foram os primeiros réus desses processos a serem interrogados pelo juiz. Costa confirmou o esquema de corrupção e cartel na estatal. “Nos contratos envolvendo o cartel, a propina era generalizada”, afirmou.

Refinaria Abreu e Lima, Pernambuco. Exemplo da corrupção na Petrobrás.
Refinaria Abreu e Lima, Pernambuco. Exemplo da corrupção na Petrobrás.

Na opinião dos investigadores, os executivos das empreiteiras têm pouca chance de escapar da condenação pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro em primeira instância. Alguns respondem ainda por formação de organização criminosa e por uso de documentos falsos.

As acusações tratam da corrupção e dos desvios comprovados pela força-tarefa em contratos apenas da Diretoria de Abastecimento – que era a cota do PP no esquema. Contra eles, foi reunida farta documentação de prova material e técnica, como quebras de sigilos fiscal, bancário e telefônico, que somadas às confissões de delatores e às provas produzidas pela própria Petrobras – dentro de suas apurações administrativas – servirão como base para o julgamento de Moro.

O coordenador da força-tarefa, procurador Deltan Dallagnol, sustenta que há “uma guerra contra a corrupção” em curso. “Este é apenas um pacote das várias denúncias que virão. Estamos em uma guerra contra a impunidade e a corrupção.” Os executivos e as empresas serão acusados formalmente ainda por formação de cartel, fraudes em processo licitatório, itens ainda não inclusos nesse primeiro pacote. “As empresas simulavam um ambiente de competição, fraudavam esse ambiente e em reuniões secretas definiam quem iria ganhar a licitação e quais empresas participavam de qual licitação. Temos aí um ambiente fraudado com cartas marcadas”, afirma Dallagnol.

A Petrobras – tratada como vítima do esquema – reforçou os trabalhos de investigação no mês passado, quando oficialmente passou a integrar o polo ativo dos processos. Com isso, ela virou acusadora formal dos réus, ao lado do Ministério Público Federal.

Até agora, apenas um processo da Lava Jato envolvendo a estatal foi julgado. Nele, que trata da lavagem de dinheiro usada para desviar recursos da obra da Refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, Costa, Youssef e outros seis réus foram condenados por crimes que integram as cinco ações penais contra os executivos. O ex-diretor de Abastecimento não recebeu perdão judicial e foi sentenciado a 7 anos de 6 meses de reclusão. Deste total serão descontados os períodos em que ficou preso na Polícia Federal em Curitiba e em regime domiciliar, que cumpre desde outubro de 2014.

O esquema – que começou a ser desmontado em março do ano passado – arrecadava de 1% a 3% em contratos da estatal, por meio de diretores indicados pelo PT, PMDB e PP. O prejuízo estimado até agora é de R$ 6 bilhões aos cofres públicos, desviados entre 2004 e 2014. Pelo rito processual, após os interrogatórios dos empreiteiros, o MPF terá prazo para fazer suas alegações finais de acusação e depois os acusados terão tempo para suas defesas – antes que o juiz comece a elaborar suas sentenças.

Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato sustentam que a decisão do Supremo não altera as acusações contra empreiteiros e executivos das principais construtoras do País. Para eles, a necessidade de prisão dos réus, incluindo o dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa – apontado como o coordenador do cartel -, e o presidente afastado da OAS, José Aldemário Pinheiro, o Leó Pinheiro, está mantida.

A 2.ª Turma do Supremo, em decisão apertada (3 a 2), tirou os executivos da cadeia após cinco meses e meio, mas estabeleceu restrições na prisão domiciliar, entre elas o uso de tornozeleiras eletrônicas. Do Correio do Povo.

O País esperou mais de 50 anos por isso, a prisão de empreiteiros, fonte de toda a corrupção nos governos. O PT e a sua sistematização da roubalheira, que, a bem da verdade sempre existiu, foi apenas a gota d’água que extravasou do copo.

Novas ofertas de imóveis urbanos e rurais da Imobiliária Chapadão

logo chapadão pequeno

 

Imóveis Urbanos

Casa com 145 m² de área construída, localizada na cidade universitária com 3 quartos sendo uma suíte, sala de estar, sala de jantar, cozinha com moveis planejados, um banheiro social, área de serviço e garagem.
terreno de 12×31,25
R$ 280.000,00

Sobrado com 150m² de área construída com 3 quartos sendo uma suíte, sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço e garagem. Acabamento de primeiríssima qualidade.
terreno de 7,5×39,5
R$ 370.000,00

Casa com 196 m² de área construída, localizada no bairro jardim paraíso, com 3 quartos sendo uma suíte, sala de estar, sala de jantar, cozinha gourmet, banheiro s ocial, garagem ampla, com acabamento em laje e porcelanato.
terreno de 10×45
R$ 530.000,00

Terreno com 230 m² localizado no bairro residencial 90, próximo ao CTG.
R$ 60.000,00

Terreno urbano com 16m de frente por 52m de fundos, total de 840m², localizado na Rua Do Baru.  Jardim das Acácias – LEM/BA

Preço:  R$ 100.000,00 – Condição de pagamento:  aceita permuta em 1 carro.

Terreno residencial  medindo 12m de frente por 30m de fundo, total de 360m².Cidade Universitária

Preço R$ 95.000,00 – Cond. de pagamento à combinar

Imóveis Rurais

Área rural com 20ha. Com reserva, localizada na BR 020 sentido Brasília, a 16 km de Luís Eduardo Magalhães, de frente para a rodovia.

Valor r$ 1.200.000,00

Área de 3200 ha,  Riachão das Neves/BA, toda formada em pastagem, poço artesiano, 02 casas, toda cercada, energia elétrica 50 km além de Riachão das Neves, beira do asfalto. 200km de LEM/BA, toda documentada.

Preço: R$ 3.000,00/há – condições de pagamento: à combinar

Área de 976 ha, 400 hectares irrigados (4 pivôs), 107 ha sequeiro (calcinha), licença ambiental para abrir mais 111ha em cerrado, sede com 01 casa grande com cantina e caseiro, 01 alojamento para funcionários, posto de combustível, balança rodoviária, barracão de 50m x 20m= 1000m², piscina para pivôs, 02 rios na fazenda, com todas as licenças, matricula limpa.

PREÇO: 400.000 sacas de soja.

Área de 1041 há na Bahia, sendo 220 hectares lavoura de um ano, 200 há desmatado faltando, somente gradear, argila de 24 a 35%, casa com 105m², poço artesiano, galpão aberto com 250m², alojamento para 8 pessoas, reserva averbada, geo, 100% documentada, fundo divisa com Rio Branco, Anel da Soja depois da Estrada do Café  – 65 KM do LEM/BA

Área de Reserva: preço: 220 scs p/ha – Prazo de pagamento: 1 + 3 anos – Aceita proposta.

Área de reserva: 1000 ha na Coaceral, para reserva, pedido  R$ 1400,00/ha,  com geo-referenciamento certificado.

Área de 10.104 há São Desidério-BA, sendo 1200 com eucalipto (5 anos) +- 400ha podem ser aproveitados, restante bruta, geografia totalmente plana, divisa com rio Galheirão. Licença para 6 (seis) poços de alta vazão para 10 pivôs de 125ha cada.

25 km São Desidério sentido Roda Velha à esquerda + 20 km de chão

Preço.: 80 sacas/ha – Condição de pagamento: 1 + 3

Detento morre na cela na madrugada deste sábado

Um detento da delegacia de Itapitanga, cidade do sul da Bahia, foi encontrado morto, dentro da cela, por volta das 0h deste sábado (2). A informação foi confirmada pelo delegado da unidade, Joaquim José Tenório de Azevedo.

O carcereiro que estava de plantão no momento do ocorrido informou ao G1 que o detento estava acompanhado de mais um colega de cela, que gritou por ajuda após a vítima cair da cama.

O delegado Tenório disse que um inquérito será aberto nesta segunda-feira (4) para apurar as causas da morte do detento. “Vamos ouvir a família, saber se ele tinha histórico de problemas de saúde”, afirmou.

Ainda de acordo com o delegado, o rapaz estava preso na delegacia há seis meses, após tentar matar a própria mãe. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Itapitanga.

Faahf grande

Barreiras: PRF prende homem com carro roubado.

carro roubado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um carro roubado na manhã deste sábado (02). O flagrante ocorreu no km 801 da BR 242, no município de Barreiras, oeste da Bahia.

Após denúncia de que um homem havia abastecido seu veículo em um estabelecimento de venda de combustíveis e saído sem efetuar o pagamento, policiais abordaram o carro com as características informadas. Durante a fiscalização, o condutor apresentou o documento do veículo e informou que não tinha nenhum documento pessoal. Em consulta ao banco de dados foi verificado que o homem de 30 anos já tinha passagens criminais por furto, no Estado de Pernambuco e no Distrito Federal.

Em averiguação minuciosa no automóvel, foi verificado sinais de adulteração nos elementos de identificação. O carro original foi identificado. Ele havia sido roubado em 2012 em Luziânia/GO. Ainda dentro do veículo foram encontrados 11 óculos e 38 anéis sem comprovação de procedência.

O indivíduo foi encaminhado com o carro para a delegacia de polícia judiciária local.

GAETANO

Visto cartão

Vacinação contra a gripe começa segunda em todo o País

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira (4) em 65 mil postos de saúde espalhados pelo país. Serão disponibilizados 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas. A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo.

Devem ser imunizadas crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem ir aos postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas que recorrem aos hospitais por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações decorrentes da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. A campanha termina no dia 22 de maio. Da Agência Brasil.

movimenta lem

 

STANDBYTE.cdr

 

600 mil presos no País. E nenhuma chance de recuperação.

Dados do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) contabilizam 600 mil detentos no sistema penitenciário brasileiro. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (2,2 milhões), da China (1,7 milhão) e da Rússia (676 mil).

A Agência Brasil procurou o CNJ para obter dados sobre detentos que conseguem empregos depois de deixar a prisão. A assessoria de imprensa do órgão, entretanto, informou que não existe um levantamento nacional com esses dados.

Segundo a pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Vanessa Barros, que também integra o Observatório Nacional do Sistema Prisional, do Ministério da Justiça, a reinserção dos egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho é prejudicada pelo preconceito.

“Existe ainda um desconhecimento enorme sobre o egresso e um preconceito. O estigma de ser egresso coloca essas pessoas num lugar de extrema vulnerabilidade. Supõe-se que, pelo fato de terem cumprido pena, eles vão continuar eternamente criminosos”, disse a pesquisadora.

Para ela, é preciso haver mais programas governamentais que preparem os detentos para o mercado de trabalho antes que eles concluam suas penas. Vanessa Barros também critica a visão de parte da sociedade de que o encarceramento é a melhor solução para lidar com criminosos. Segundo ela, as prisões não recuperam os presos.

“Ele vai voltar, mas vai voltar de uma forma diferente, porque ali dentro, o que ele passou o degradou. Degradou seu corpo, seu espírito, sua sensibilidade. Ele está degradado e ainda encontra um mundo que o rejeita. A sociedade tem que entender que essa pessoa que estava ali presa, durante um tempo não se ouvirá falar nela porque ela está ali despejada [no presídio], mas um dia ela vai sair.”

A Usina de Reciclagem de Fortaleza (Unifort), que trabalha com a reciclagem de entulho da construção civil no Ceará, é uma das empresas que empregam ex-detentos. “Eu acho que a gente tem que dar uma oportunidade devido à situação do país hoje. Se a gente não abrir as portas para poder colocar essas pessoas para trabalhar, fica difícil”, observa o presidente da Unifort, Marcos Kaiser.

 

convite 2 palestra faahf fgv prof luiz (1).cdr

 

dia das mães

Começa o Campeonato de futebol da Primeira Divisão em Luís Eduardo

O Campeonato Municipal de Futebol Primeira Divisão– Edição 2015 denominada “Super Primeira 2015”, que será promovido e organizado pela Liga desportiva de Luís Eduardo Magalhães (LDLEM) em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal e os nossos clubes filiados, na conformidade do disposto neste regulamento e na legislação desportiva vigente a partir do dia 01 de Maio.

reunião

O clube campeão fará jus ao Troféu “Cláudio Paraná”,  um dos maiores talentos da comunicação da nossa região. Seu grande legado foi na rádio de Barreiras no final da década de 1980 e início de 1990 e com certeza um grande incentivador da prática esportiva da região. Participarão do Campeonato os 16 clubes municipais da primeira divisão filiados e clubes que estão finalizando o processo de filiação à LDLEM.

Estádio Municipal Coronel Aroldo
Estádio Municipal Coronel Aroldo

liga desportiva

Rio São Francisco terá vazão de 1.500 m³/s durante uma semana

Mancha escura no Rio provocada pela proliferação de algas
Mancha escura no Rio provocada pela proliferação de algas

O rio São Francisco terá sete dias consecutivos de vazão em 1.500 m³ por segundo, a partir das barragens de Sobradinho e Xingó. De amanhã (2.05) até a sexta-feira da próxima semana (8.05), essa será a vazão praticada com o objetivo de diluir a mancha identificada, em meados do mês de abril, no município alagoano de Delmiro Gouveia, com extensão estimada em 34 quilômetros.

Esse foi o principal encaminhamento tomado na reunião que formalizou a criação do Grupo de Trabalho (GT), no final da tarde desta quinta-feira (30.04), em Maceió. O grupo é formado por representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), superintendência de Alagoas do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

A criação do grupo atende a uma proposta do próprio Comitê, lançada durante reunião realizada com diversos entes envolvidos na questão, em busca de soluções para dissolver a mancha na região do Baixo São Francisco. “Após o prazo estabelecido e diante dos resultados das análises, veremos se haverá ou não necessidade de novas medidas. O objetivo é fazer essa mancha desaparecer do rio”, informou o secretário executivo do Comitê, Maciel Oliveira.

Além disso, ficou definido que técnicos do Ibama e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) farão coletas e monitoramento da mancha; o IMA fará o acompanhamento da água na região, cabendo à Casal o monitoramento do pH da água, diariamente, nos pontos de captação da empresa. O resultado será repassado ao CBHSF, a quem caberá informar à população ribeirinha e aos órgãos de comunicação.

Uma nova reunião do Grupo de Trabalho está agendada para o próximo dia 13 de maio, em local a ser definido. “O grupo ficará trocando informações permanentemente. Assim, não será necessário que todos estejamos diante da mancha para saber o andamento da situação”, considerou Maciel Oliveira.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

 

dia do trabalhador

Família Basso se reúne amanhã em Luís Eduardo Magalhães

DSC_1614Um grupo de mais de 50 pessoas da Família Basso, oriundo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Brasília e Tocantins se reúne hoje em Luís Eduardo Magalhães. A confraternização é liderada, na cidade, por Odacil Ranzi, também um Basso, de Passo Fundo.

Amanhã, às 19 horas, acontecerá no CTG Sinuelo dos Gerais, a recepção dos familiares. A festa vai ter de tudo, além do tradicional churrasco: apresentação de capoeira, danças de quadrilha, declamação de poesias, dança adulta, benção religiosa, finalizando com um baile.

Odacil é gaúcho de Passo Fundo e chegou na região em junho de 1980, um dos pioneiros na agricultura.

 

dia do trabalhador

PRF flagra 15 condutores sem CNH em apenas duas horas e meia no oeste baiano

prf 10 10

A Polícia Rodoviária Federal(PRF) flagrou 15 condutores sem serem habilitados no intervalo de apenas duas horas e meia, na tarde desta quarta-feira (29). A ação aconteceu no km 26 da BR 135, entrada do município de Formosa do Rio Preto, localizado no oeste da Bahia.

Os condutores flagrados foram multados no valor de R$ 574,61 (quinhentos e setenta e quatro reais e sessenta e um centavos). Um dos indivíduos chegou a ser autuado duas vezes, pois passou pela fiscalização em dois momentos, sendo um de 15h20 e posteriormente às 17h20.

Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação, pode ser considerado crime de trânsito se o agente concluir que o condutor gerou perigo de dano, sendo a pena é de detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

Os veículos foram liberados após apresentação de condutores habilitados.

Perseguição e fuga de assaltantes

Uma equipe do Grupamento Tático da 10ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu a uma denúncia de assalto na agência dos Correios em Riachão das Neves, nesta quinta-feira (30). Os policiais se deslocaram para a BR 135 e interceptaram um veículo Toyota Corolla, com as mesmas características informadas na denúncia.

O avistamento ocorreu no km 169, próximo ao frigorífico Fribarreiras, onde os policiais deram o aviso de parada ao veículo. Imediatamente, o carro retornou em alta velocidade, dando início a um acompanhamento tático.

Na sequência, os agentes encontraram o Toyota batido e com as portas abertas. Moradores informaram que os ocupantes fugiram para o mato. Os policiais solicitaram apoio da PM e fizeram buscas sem sucesso.

A vistoria no automóvel revelou que a placa era falsa e que a verdadeira identificação é JSL 9095, e o veículo foi roubado em Barreiras, há cerca de trinta dias, embora o roubo não tenha sido registrado no sistema.

O proprietário foi contatado e confirmou a informação, acrescentando que o Toyota não estava no seguro. Dentro do veículo foram encontrados um coldre vazio, um blister de munição calibre 380 e um ticket de recarga de celular, com data de 11 de abril.. O veículo ficou à disposição da polícia judiciária.

Esse roubo de carro só pode ser serviço da petezada insana, pois o veículo pertence a importante dirigente do tucanato de Barreiras. Acho que o fato não passa de tentativa de desapropriação da direita dominante.

 

dia do trabalhador

Educação paralisada em 15 estados

Os trabalhadores em educação das redes estaduais de 15 estados e das redes municipais de pelo menos seis cidades paralisaram hoje (30) as atividades para reivindicar melhorias no ensino, nas condições de trabalho e na infraestrutura das escolas, além de uma maior valorização. A greve foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), como parte da 16ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que ocorre até amanhã (1º).

“Infelizmente, a educação pública não está sendo tratada como deve”, diz o presidente da confederação, Roberto Leão, “Escola pública não é algo que diz respeito aos trabalhadores apenas, é da sociedade, e a sociedade percisa se levantar e defender essa educação, cobrar políticas dos estados e municípios.”

De acordo com Roberto Leão, as redes estaduais de Alagoas, do Amazonas, da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Maranhão, do Rio Grande do Norte, de Rondônia e do Piauí somaram-se às redes já em greve da Paraíba, de Pernambuco, do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo e do Pará. Em relação às redes municipais, aderiram o movimento as de Maceió, João Pessoa, Macapá e de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Pedra Preta (MT). Os dados municipais ainda estão sendo consolidados e o número pode subir.

 

dia do trabalhador

Colisão frontal na BR 020 causa número incerto de vítimas

acidente
Da redação do Jornal Nova Fronteira, com informações e fotos do blogbraga.com.br
Um grave acidente foi registrado na tarde de ontem, 29, quando um Gol branco, com placa de Vazea Grande/MT colidiu frontalmente contra um caminhão na BR 020, proximidades do Distrito do Rosário, divisa BA/GO, zona rural de Correntina. Chovia na hora do acidente.

acidente1
 O acidente causou grande engarrafamento nos dois sentidos da rodovia. Equipes do Corpo de Bombeiros de Posse/GO e o Samu estiveram no local para prestar socorro às vítimas. Não foi fornecido pela polícia o número de vítimas nem o estado de saúde dos feridos, bem como para qual hospital foram levados.
dia do trabalhador

Saúde descobre novo vírus transmitido pelo mosquito da dengue

Áreas de acumulo de água no final da duplicação da BR 242 e no estacionamento da Bunge Alimentos estão merecendo atenção das empresas responsáveis e das autoridades sanitárias
Áreas de acumulo de água no final da duplicação da BR 242 e no estacionamento da Bunge Alimentos estão merecendo atenção das empresas responsáveis e das autoridades sanitárias

bunge

A doença misteriosa que está atingindo a população baiana foi identificada pelos pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA (Universidade Federal da Bahia). O novo vírus que vem causando sintomas semelhantes aos da dengue é o zika vírus e foi descoberto nesta semana por Gúbio Soares e Silvia Sardi, em amostras de sangue de pacientes de Camaçari, na região metropolitana de Salvador.

De acordo com o professor Gúbio Soares, o vírus causa um quadro muito parecido com o da dengue, em que o paciente pode apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo. Além desses sintomas, o paciente pode apresentar sinais de conjuntivite.

bunge última

Porém, esse novo vírus é mais fraco e os sintomas mais brandos. A doença tem acometido diversos moradores de Camaçari, Salvador, Feira de Santana e de outros municípios. “O zika vírus não é tão grave quanto dengue ou chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo”, diz o professor Gúbio.

De acordo com Gúbio Soares, pesquisador que fez a descoberta junto com Silvia Sardi, é a primeira vez que o vírus é identificado na América Latina, sendo mais comum na África e Ásia. A dupla suspeita que o vírus chegou à Bahia por causa da Copa do Mundo de Futebol, realizada em 2014 no Brasil.

O secretário de Saúde do Município, Werther Brandão, confirmou, na semana passada que as principais ocorrências de dengue estavam acontecendo com moradores da região mais oeste da cidade. Isso confirma que focos de proliferação de mosquitos possam estar localizados também nessa região, já que a autonomia do inseto é pequena. Outro fator importante é que caminhões e seus motoristas, que tenham viajado para lugares onde a infestação é significativa, como os portos do litoral baiano, tenham sido vetores de mosquitos infectados.

 

dia do trabalhador

Sindicato Rural empossará nova diretoria

A Diretoria do Sindicato Rural convida para cerimônia de transmissão de cargos  da nova Diretoria. O evento acontecerá na próxima quinta–feira, dia 07/05, às 20h  no Auditório do Sindicato Rural. A composição da nova Diretoria é a seguinte:

Presidência:  Carminha Missio

Vice Presidente:  Aristeu Fernando Pellenz

Tesoureiros:

1º Josué de Campos Firmino

2º  Lino Ruediger

Secretários:

1º  Rafael Martelli Dágostini

2º  Rony Reimann

Conselheiros Fiscais Efetivos:

1º Lauri Pedro Kappes

2º Siegfred Epp

3º Lourival Bublitz

   

Conselheiros Fiscais Suplentes:

1º Marcelo Kuhnen

2º Irineu José Viccini

3º Cícero Teixeira

Diretoria Técnica:

Agricultura, grãos e fibras:

– Celito Breda

– Pedro Brugnera

– Celito Missio

– Todd K. Topp

Pecuária:

– Franco Bosa

– Emilio Joldenir Puton

– Jaime Cappellesso

Meio Ambiente:

– Arlei Freitas

– Rogério Faedo

– Celso  Sanderson

Irrigação:

– Jarbas Bergamachi

– Rudelvi  Bombarda

– Dione Dognani

Logística e Infraestrutura

– Marcelo Kappes

– Fábio Ruediger

– Oto Longo

Diretoria Jurídica

– Greyce Kelly Santana  Kleyn

– Odacil Ranzi

– Dino Faccioni

Conselheiros Jurídicos

– Régis Adriano Ferreira

– Greyce Kelly Santana Kleyn

– Renata Joner

Diretoria Marketing

– Moacir Hoppe

– Suzane Maria Piano

– José do Espírito Santo

Diretoria de Captação

– Luiz Carlos Pradela

– Jackson Wallauer

– Ingbert Dowich

Conselho Consultivo:

– Vanir A. Kölln

– Moacir Hoppe

– Miro Flores

– Isabel da Cunha

– Humberto Santa Cruz Filho

– João Carlos Jacobsen

– Júlio Busato

– Olmiro Flores de Oliveira Neto

CONVITE FINAL

Empresa expande área certificada de soja nas fronteiras agrícolas

Certificação:  reservatório de combustível sinalizado
Certificação: reservatório de combustível sinalizado

A Agrex do Brasil vem aumentando a área de produção de soja responsável e sustentável nos estados que integram a nova fronteira agrícola brasileira – Matopiba – e em Goiás. Somente este ano foram certificados um total de 42 mil hectares de soja que seguem os padrões de Sustentabilidade da Associação Internacional da Soja Sustentável (RTRS, por suas siglas em inglês). Com o processo iniciado em 2012, quando certificou uma área de 20 mil hectares, a Agrex foi a pioneira a seguir os princípios e critérios para tornar a soja uma cultura responsável e sustentável com a certificação RTRS no Maranhão, Tocantins e em Goiás.

Apoio e palestras com comunidades vizinhas
Apoio e palestras com comunidades vizinhas

Desenvolvido por diversos agentes internacionais, a certificação RTRS segue pilares que defendem: práticas agrícolas adequadas, responsabilidade ambiental, condições de trabalho e relações comunitárias responsáveis, cumprimento legal e boas práticas empresariais. Ao tornar a produção responsável, o gerente de Sustentabilidade da Agrex, Ismael Carlos Trevisan, aponta maior eficiência econômica nos processos de gestão das propriedades. “Houve, por exemplo, uma redução do uso de água nas aplicações de agroquímicos, aumento da proteção do solo e diminuição do uso de diesel por tonelada produzida”, destaca.

Palestras com funcionários
Palestras com funcionários

Além de melhorar a imagem da Companhia, Trevisan ainda conta que a certificação facilitou a inclusão da empresa em novos e exigentes mercados, principalmente na Europa. Conectar e adequar a cadeia produtiva às demandas da União Europeia é o desafio proposto pela Fundação Solidaridad. Por meio de apoio e capacitação, a instituição apresenta estratégias para inserir junto às instituições publicas e privadas o conceito de região de originação sustentável e criação de ambientes favoráveis aos negócios.

 

movimenta lem

Prefeitura cria aplicativos infantis para Meio Ambiente e Plano Diretor

Captura de Tela 2015-04-29 às 06.29.55

Jogos de computador, exposição virtual, aplicativo e cinema 3D com vôo panorâmico sobre o município serão as atrações da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães para a Bahia Farm Show e a EXPOLEM. O tema central das iniciativas será o desenvolvimento do município, que completou em março 15 anos de emancipação política e hoje está em fase de diálogo com a sociedade para a elaboração do Plano Diretor Participativo.

Captura de Tela 2015-04-29 às 06.31.17

As novidades pensadas pela Prefeitura para as feiras busca informar e atrair a atenção da sociedade para a importância do planejamento urbano em um dos municípios que mais crescem no Brasil, tendo como locomotiva o agronegócio.

Nas tendas climatizadas que serão montadas nas duas feiras, o visitante poderá fazer um passeio virtual por Luís Eduardo Magalhães e também imaginar o que será o município no futuro. Este vôo será guiado pelo personagem fictício “Joaquim, o Agente Ambiental Mirim”, a bordo do seu skate a jato, que remonta  à questão da mobilidade urbana e dos transportes alternativos, à prática de esportes e aos cuidados com o meio ambiente, algumas das prioridades da administração municipal.

Tamanduá-bandeira nasce no Parque Fioravante Galvani

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O Parque Fioravante Galvani (PFG) tem mais um morador. No início de fevereiro, o casal de tamanduás-bandeiras, Pepeu e Aninha, teve seu primeiro filhote. Nas primeiras semanas o bebê tamanduá passou por cuidados especiais e agora já pode ser visitado!

A gestação desta espécie demanda muitos cuidados e dura cerca de 190 dias. Normalmente nasce apenas um filhote que é carregado no dorso da mãe nos primeiros meses de vida, onde encontra calor, proteção e alimento. Este nascimento foi uma conquista para o PFG, pois a espécie, além de estar na lista de animais ameaçados de extinção, tem índices relativamente baixos de reprodução em cativeiro.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O recinto do Parque possui todas as características do cerrado, inclusive com grande área para os animais circularem e se “esconderem”, como fariam na natureza. Tais características já permitiram sucesso na reprodução em cativeiro de cinco das dez espécies que o PFG abriga, entre elas lobo-guará e cervo do pantanal.

Ficou ainda mais fácil visitar o Parque

As visitas da comunidade no Parque são realizadas aos sábados à tarde mediante agendamento e a Galvani disponibiliza um ônibus gratuito para os visitantes. Agora, o ônibus tem um novo trajeto que passa na Praça da Bíblia, entre os bairros Santa Cruz e o Florais Léa, e na Praça Elenir da Silva Vargas, no Jardim das Acácias. Confira o itinerário completo:

galvani

Motorista perde o controle do seu veículo na BR 242 e capota

sl0

O acidente aconteceu por volta das 08 h desta quinta-feira, 30, no trecho duplicado da BR 242, perímetro Urbano de Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações, o condutor da Caminhonete S10 perdeu o controle ao realizar o retorno que fica próximo ao Posto Columbia e acabou capotando às margens da via principal da BR.

Chovia no momento do acidente. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Uma equipe da SUTRANS foi acionada para registrar a ocorrência.   Fonte: Blog Do Douglas Batista/Fotos: Cleu Fegally

Secretaria da Saúde alerta: lugar de pneu velho é no ecoponto

Por acumular água e possuir uma estrutura que oferece sombra, o pneu, quando descartado ao ar livre, é um dos principais criadouros do mosquito transmissor da Dengue

O local para descarte de pneus inserviveis é o Ecoponto Municipal. Para mais informações procure a Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães através da Diretoria de Vigilância em Saúde realizou na quinta-feira, 23, com apoio da Secretaria de Infraestrutura, o recolhimento de pneus inservíveis em vários pontos da cidade.

Por acumular água e possuir uma estrutura que oferece sombra, o pneu, quando descartado ao ar livre, é um dos principais criadouros do mosquito transmissor da Dengue, pois possibilita a reprodução e proliferação do aedes aegypti.

Para o descarte adequado de pneus inservíveis o município de Luís Eduardo Magalhães conta com um Ecoponto localizado na Avenida Brasília, quadra 96, lote 12, no bairro Mimoso II. O Ecoponto funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A Diretoria de Vigilância em Saúde reforça que as pessoas interessadas em descartar corretamente os seus pneus ou denunciar o descarte indevido do material deverá entrar em contato pelos telefones 3628 3099/8808-8266 ou comparecer a Secretaria Municipal de Saúde para mais informações.

Atenção – O Poder Público vem se esforçando para deixar a cidade limpa e com isso evitar a propagação desta e outras doenças. No entanto, é importante que cada um exerça seu papel de cidadão e colabore, evitando o descarte de lixo ou pneus em ruas ou terrenos baldios. Lembre-se: lugar de pneu velho é no Ecoponto.

PPS e PSB preparam fusão

os_presidentes_do_pps_roberto_freire_e_do_psb_carlos_siqueiraPor Simone Iglesias, O Globo

PSB e PPS iniciaram nesta quarta-feira a fusão das duas legendas. A ideia dos dois partidos é que até junho as negociações estejam concluídas e o processo finalizado. Ainda está sendo discutido o nome e número resultantes da fusão. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, defendeu que o nome passe a ser PSB40 e seja mantido o número dos socialistas.

— É uma marca consagrada que teve 23 milhões de votos em 2014 — lembrou Siqueira. O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, disse no entanto que ainda não há definição.

Os dois dirigentes falaram empolgados sobre a saída da senadora Marta Suplicy do PT para concorrer a prefeita de São Paulo pelo PSB no ano que vem. Segundo Siqueira, ela será uma das candidatas mais competitivas do país.

Na foto de Ailton de Freitas os presidentes do PPS, Roberto Freire, e do PSB, Carlos Siqueira durante entrevista coletiva sobre a fusão entre os dois partidos.

Mais de 170 feridos nos protestos de ontem em Curitiba

protesto_curitiba_4

Da Agência Brasil

Pelo menos 170 manifestantes ficaram feridos no confronto entre manifestantes, na maioria professores, e policiais militares em Curitiba na tarde de ontem (29) em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, no Centro Cívico. Eles receberam os primeiros socorros no prédio da prefeitura da cidade e na sede do Tribunal de Justiça, que ficam nas proximidades do local. Desses, pelo menos 45 foram levados para unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e hospitais da região.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, 20 policiais ficaram feridos. Os professores, em greve desde segunda-feira (27), protestavam contra um projeto de lei (PL) que altera a Previdência estadual.  O projeto foi aprovado no início da noite, em segundo turno, pela Assembleia Legislativa.

A confusão começou por volta das 15h, no Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa, quando os deputados estaduais começaram a sessão. Manifestantes tentaram romper o perímetro de segurança que a Polícia Militar (PM) traçou em torno do prédio. Os policiais usaram bombas de gás, balas de borracha e jatos de água para dispersar os manifestantes. Os professores recuaram, mas a polícia continuou jogando bombas de efeito moral.

Crianças foram retiradas das escolas da região. “Algumas delas passavam mal em decorrência do gás lacrimogêneo usado pelas forças policiais na Praça Nossa Senhora de Salete [localizada em frente ao prédio da Assembleia Legislativa] para afastar os manifestantes”, informou em nota a prefeitura de Curitiba.

A confusão acabou depois que choveu forte no local. Os manifestantes, que saíram de várias cidades do Paraná, continuam na praça, onde planejam os próximos passos da paralisação. O protesto reuniu professores dos ensinos fundamental, médio e superior. A maioria das universidades públicas do Paraná é estadual.

Sete pessoas foram presas, segundo a Secretaria de Segurança Pública, “por envolvimento direto nos ataques aos policiais”. O governo do Paraná atribiuiu o confronto a “manifestantes estranhos ao movimento dos servidores estaduais”.

“Lamentável, cenas chocantes e indesejáveis. Arruaceiros, black blocs que partiram para cima de PMs, que preservavam a assembleia. A agressão não partiu dos policiais. Eles ficaram parados para proteger o prédio da Assembleia Legislativa. A polícia não partiu para cima dos manifestantes uma única vez”, disse o governador do Paraná, Beto Richa.

Segundo a Secretaria de Segurança, será aberto inquérito policial militar, com participação do Ministério Público, para apurar as ações durante o protesto. No total, 1,6 mil policiais participaram da ação.

O Sindicato dos Professores do Paraná repudiou a ação policial. “Centenas de policiais foram deslocados, de todas as regiões, para a capital, apenas com o intuito de garantir a votação, na Assembleia Legislativa do Paraná, de uma proposta que poderia ter encontrado consenso, mas que, pela ganância e incompetência do governador, teve sua discussão atropelada”, disse a entidade, em nota. O sindicato informou ainda que a greve continua.

Esta terça-feira foi o terceiro dia de protesto dos professores. Eles são contra um projeto de lei encaminhado pelo Executivo para alterar a Paraná Previdência, regime de Previdência Social dos servidores paranaenses. O projeto foi aprovado, faltando concluir o texto final, para ser devolvido ao governo para sanção.

O Paraná Previdência é formado pelos fundos Militar, Financeiro e Previdenciário. O governo paranaense quer tirar 33 mil aposentados com mais de 73 anos do Fundo Financeiro, sustentado pelo Tesouro estadual e que está deficitário, e transferi-los para o Fundo de Previdência estadual, pago pelos servidores e pelo governo, que está superavitário. Os professores são contra o projeto porque dizem que vai prejudicar a aposentadoria dos servidores, para “salvar as contas do governo”. A categoria representa 70% do funcionalismo estadual.

Um covarde que se escuda atrás de seus cães de guarda

professores 3

Agressão da Polícia Militar marca o segundo dia de votações do projeto de lei que altera custeio da ParanaPrevidência no estado.

É difícil quantificar e qualificar o que vai na cabeça de um cidadão de bem, pagador de seus impostos, funcionário público mal remunerado, ao ver o governador  Beto Richa, mandar a sua polícia atirar nos humildes professores do seu Estado.

Não existe qualificação para um governante dessa estirpe, covarde que se escuda atrás de seus policiais truculentos. Não se pode quantificar o seu índice de maldade, a sua burrice exposta, a sua falta de envergadura moral.

Não é homem de verdade, como também não são os deputados que votavam contra os professores.

Era hora de um homem de personalidade ir encontrar seus professores e num palanque improvisado expor suas ideias.

Não foi homem, assim como o seu grande líder, Aécio Neves, promove manifestações contra o Governo Federal e não comparece na avenida.

professor 1

professores Paraná

professores paraná 2

 

professores 6

50 valentes

Pelo menos 50 policiais militares se recusaram a jogar bombas de gás e pimenta nos manifestantes no Centro Cívico, durante a batalha campal que se instalou nesta quarta-feira.

Até pode ser um ato de desobediência, mas, também, um ato de coragem que deveria ser seguido pela maioria dos policiais que estava no cordão de isolamento da Assembleia Legislativa e que, a mando do comando, acabou entrando em luta corporal com professores e estudantes.

policiais-centro-civico-5-758x499

O Palácio Iguaçu afirma que haviam black blocks infiltrados e que teriam sido os responsáveis pelo início do tumulto, que resultou em dezenas de pessoas feridas, atendidas em um improvisado hospital na Prefeitura de Curitiba e alguns presos.

As balas de borracha foram usadas para intimidar, já que eram centenas de pessoas para um pequeno contingente de policiais, segundo o militar. Ele revelou ainda ao Paraná Portal que os 50 policiais militares deverão ser exonerados.

Campanha eleitoral de 2016 começa daqui a 150 dias

Faltam 152 dias para o dia 29 de setembro, último prazo para a filiação partidária daqueles que pretendem concorrer nas eleições municipais de 2016. De agora em diante, ativistas políticos e cabos eleitorais trabalham com afinco para a inscrição de eleitores e pré-candidatos naqueles partidos de sua preferência.

Quem se filia a outro partido deve fazer comunicação ao partido e ao juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação; se não o fizer no dia imediato da nova filiação, fica configurada dupla filiação, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos.

Havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais.

Neste dia 4 de maio é o último prazo para aqueles eleitores que não estão com seus títulos em dia, portanto apenas 2 dias úteis, pois sexta é feriado nacional.

Assalto em residência ontem em Luís Eduardo

O casal proprietário de uma joalheria de Luís Eduardo Magalhães viveu momentos de terror, ontem à noite, quando sua residência foi invadida por marginais. Além do roubo de objetos de valor, levaram com eles um Fiesta Hatch branco placas OUN 3047  e uma Hilux prata placa NYX 9546, ambos de Luís Eduardo Magalhães.

Deve ser por esse motivo que existem tantas casas à venda na cidade. A segurança relativa dos apartamentos está atraindo os investidores.

Equipe feminina de LEM é vice-campeã da Taça Nordeste de Futsal

Humberto Santa Cruz e o secretário de Governo, Renato Faedo, receberam a equipe
Humberto Santa Cruz e o secretário de Governo, Renato Faedo, receberam a equipe

A Seleção Feminina de Futsal de Luís Eduardo Magalhães sagrou-se vice-campeã da Taça Nordeste de Futsal Feminino. Na grande final, disputada no domingo, 26, em João Pessoa, na Paraíba, nossa seleção enfrentou a atual campeã paraibana, Servicar. O jogo terminou empatado em 1 a 1, no tempo regulamentar. Na disputa de pênaltis a equipe da casa acabou vencendo por 3 a 2.

O campeonato foi organizado pela Federação Paraibana de Futsal (FPFS), Governo da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Msports Assessoria, Marketing e Eventos Ltda reunindo doze times de municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia. As equipes das cidades de Luís Eduardo Magalhães e Jequié representaram a Bahia na competição.

Luís Eduardo Magalhães iniciou a competição jogando contra a equipe anfitriã do evento, a ADF da Paraíba. Em um jogo complicado, a partida terminou empatada em 2 a 2. Na segunda rodada nossa seleção garantiu a classificação para as semifinais vencendo a equipe de Puma Mari pelo placar de 3 a 1 sobre a equipe. Na fase da semifinal a equipe de LEM enfrentou novamente a anfitriã, vencendo a disputa contra a ADF da Paraíba pelo placar de 4 a 1, garantindo, assim, um lugar na grande final.

Em 1970, uma pena de morte no Brasil que acabou não se consumando

Theodomiro, hoje juiz aposentado, enfrentou as forças da repressão
Theodomiro, hoje juiz aposentado, enfrentou as forças da repressão

Por Luís Guilherme Barrucho, da BBC Brasil

Com o pulso direito algemado ao de outro militante dentro de um jipe não identificado, o jovem potiguar Theodomiro Romeiro dos Santos sacou o revólver calibre 38 que estava escondido em sua pasta preta e, com a mão esquerda livre, disparou contra os agentes da ditadura militar que o haviam capturado momentos antes, matando um sargento da Aeronáutica.

Preso no dia 27 de outubro de 1970, o então militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, o PCBR, seria condenado meses depois à pena de morte, tornando-se o primeiro brasileiro a receber a sentença desde a Proclamação da República – outros dois militantes de esquerda também receberiam a pena e escapariam da execução.

O veredito apontava para um cenário inédito: a última execução do tipo havia sido registrada em 1876. Atualmente, a pena capital ainda é prevista na Constituição brasileira, mas somente para crimes militares cometidos em tempos de guerra.

“Nunca achei que seria executado. Nem eu nem meus companheiros de cela. Eu tinha todas as circunstâncias atenuantes: era menor de 21 anos, não tinha antecedentes criminais e estudava”, diz Santos, hoje com 62 anos e juiz do trabalho aposentado, à BBC Brasil.

“Não fiquei aflito ou angustiado. Os próprios agentes da ditadura não acreditavam que a sentença seria cumprida. Tanto é que não me destinaram nenhum tratamento especial, apesar de o código de processo penal militar estabelecer um regime carcerário diferenciado a quem recebia esse tipo de condenação”, acrescenta.

Seguiu-se à divulgação da sentença de Santos uma onda de protestos, envolvendo as principais entidades da época, o que acabou, em sua opinião, “desgastando politicamente a ditadura”.

A crueldade de Floriano Peixoto e o massacre de Florianópolis

Em 16 de abril de 1894 chegava ao fim o revolucionário Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, que havia se insurgido numa guerra civil contra o governo central do marechal Floriano Peixoto.

Por seis meses, a cidade de Desterro, capital de Santa Catarina, foi sede dessa república independente, formada pela união dos revolucionários federalistas dos três estados do sul do país com os também rebelados militares da Marinha Brasileira. Após a derrota, Desterro seria rebatizada como Florianópolis – em homenagem a Floriano – e dezenas de revoltosos seriam perseguidos, presos e sumariamente executados, em um dos capítulos mais sangrentos da história brasileira.

Na Ilha de Anhatomirim, onde ainda hoje resta a Fortaleza do mesmo nome, foram fuzilados os revoltosos de maior galão. Os sediciosos de menor importância foram enforcados, a execução sem honra. Foi a última vez que se aplicou a pena de morte no País.

Certeza de um bom negócio

Quer um bom conselho para novos negócios: instale uma fábrica de tornozeleiras eletrônicas no País. Pelo realismo incisivo da Justiça Federal, políticos, empresários, prefeitinhos e legisladores em geral vão precisar do equipamento. Os votos da 2ª turma do STF, por 3×2, mostram a firmeza das sentenças de prisão provisória do juiz da Operação Lava Jato.

O fato de cada grande empreiteiro, cada político desonesto andar com o aparelhinho na canela pode significar a restauração de um mínimo de moralidade neste país de corruptos e corruptores.

Prepare-se para o aumento do preço do Butox. Marta vai entrar em campanha.

martaMarta Suplicy deixa o PT e assina ficha partidária com o PSB, um aliado do PSDB em São Paulo. Isso não significa absolutamente nada no processo sucessório da municipalidade paulista, pois a rejeição da Senadora falastrona é alta. Apenas se prevê uma alteração substancial do preço do fármaco butox no mercado, já que Marta é usuária e a campanha pode contribuir com o incremento do uso.

O problema todo reside no fato do butox ser um paralisante dos músculos. E se paralisar o cérebro da Senadora?

Taxa de desemprego aumenta na RMS

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-RMS), realizada pela SEI em parceria com o DIEESE, SEADE e SETRE, mostram que, em março, a taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador aumentou de 16,4% para 17,3% da População Economicamente Ativa (PEA).

Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto cresceu de 11,3% para 12,3% e a de desemprego oculto passou de 5,0% para 5,1%, no período em análise.

Em março, o contingente de desempregados foi estimado em 319 mil pessoas, 16 mil a mais que no mês anterior. Esse acréscimo deveu-se à eliminação de 17 mil postos de trabalho, uma vez que a PEA permaneceu praticamente estável (-1 mil pessoas).

Vai piorar ainda mais. Agora à tarde o Banco Central anuncia a nova taxa Selic e a aposta é de que aumente, apesar da recessão, endividamento e redução da atividade econômica no País.

 

Print

Ministro diz que obras pararam e não tem como esconder

imagem_materia

Em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, nesta quarta-feira (29), o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, disse que a interrupção das obras ocorreu em meio ao impacto do ajuste fiscal promovido pelo governo, a demora na aprovação do Orçamento Geral da União de 2015 e consequências da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, em que várias empreiteiras se viram obrigadas a entrar em recuperação judicial.

O ministro espera que sejam liberados R$ 13,6 bilhões para dar continuidade aos projetos.

— Pararam sim [as obras]. Não tenho cortina de fumaça. Não posso esconder o que está acontecendo no Ministério. Eu nunca esperava chegar ao início de maio sem saber o que tenho de recursos. Estou acabando de pagar ainda dezembro e iniciando janeiro. Tudo o que aconteceu e que está acontecendo no Brasil afetou muito o setor de transporte — admitiu Rodrigues.

Outras obras podem ter o mesmo destino se o dinheiro não entrar em caixa. O ministro relatou que tem recebido ligações e visitas de empreiteiros cobrando os pagamentos e ameaçando paralisar empreendimentos. Segundo ele, os recursos disponibilizados são insuficientes para quitar todos os compromissos.

— Enquanto eu não souber quanto eu tenho no meu caixa, eu não tenho nem como programar as empresas —  disse Rodrigues, que afirmou estar atuando mais como “bombeiro” do que ministro desde que assumiu o cargo em janeiro.

 

dia das mães

Chuva traz prejuízos em Salvador e nas lavouras de algodão do Oeste

Não previsão de parada da chuva em Salvador, ao menos até esta sexta-feira. A defesa civil de Salvador atendeu nesta manhã mais de 50 chamados, por inundações de prédios e ameaças de deslizamento. Alguns deslizamentos de pequena monta continuam acontecendo.

Luís Eduardo

Em Luís Eduardo Magalhães uma chuva torrencial se abate sobre a cidade desde o meio dia. Nos últimos três dias já choveram mais de 70 mm no pluviômetro instalado na redação de O Expresso.

Produtores rurais já contabilizam prejuízos no apodrecimento de capuchos de algodão. A continuidade da chuva pode comprometer seriamente  a colheita, assim como em algumas lavouras de milho safrinha, aquele plantado depois da colheita do soja precoce. O tempo encoberto não permite a aeração das lavouras.

Rio São Francisco

Em compensação, a ANA – Agência Nacional de Águas autorizou uma nova redução na vazão da barragem de Sobradinho, de 1.200 m³/s para 900 m³/s. O aparecimento de algas no grande depósito de água do Nordeste, bem como em Xingó, compromete o abastecimento de água potável de populações ribeirinhas, da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Sobradinho está hoje com menos de 22% de sua capacidade. Itaparica está com 24%¨e Três Marias, no alto São Francisco, tem quase 37% de sua capacidade.

Os reservatórios do Sudeste e Centro Oeste, onde está a maior capacidade de geração hidrelétrica do País alcançaram em média 33% de sua capacidade, uma posição que normalmente se encontrava em outros anos no final da estação seca.

 

2015_04_29

Bahia Farm Show terá reforço no leilão de gado de corte

leilão de gado de corte2_BFS 2014 (1)

Incorporado à programação oficial da Bahia Farm Show, o leilão de gado de corte traz, para a edição 2015, a novidade de ser planejado e realizado pela própria equipe da feira. A nova marca, Bahia Farm Show Pecuária, criada para o evento, agrega força e solidez ao leilão, agendado para 05 de junho, véspera do encerramento da feira.

“Nossa meta é fortalecer a pecuária regional e promover o incremento da economia. A região é produtora potencial de matéria prima (soja, milho e sorgo) para alimentar esses animais, porém, a maior parte desses grãos acaba saindo daqui. Com um rebanho maior, a demanda por estes itens também aumentará, fortalecendo a cadeia produtiva como um todo”, diz o coordenador geral da Bahia Farm Show, Thiago Pimenta.

A raça Nelore será a destaque no leilão, mas haverá também espaço para animais originados de cruzamento industrial – técnica que busca atender o consumidor final cada vez mais exigente pela qualidade da carne. Cerca de 400 bezerros com alto padrão genético e de excelente procedência poderão ser arrematados em condições facilitadas de pagamento. Criadores de cidades da região e convidados de outros estados estarão presentes. É o caso de Antonio Balbino de Carvalho Neto.

No comando da Agropastoril Antonio Balbino, ele entende que a proposta de associar o leilão de gado à maior feira de tecnologia agrícola do Norte/Nordeste brasileiro, se traduz em visibilidadedireta, tanto para os projetos de pecuária instalados no Oeste baiano, quanto para a ampliação do mercado regional.

“A Bahia Farm Show é um espaço estratégico, muito visitado e de grandes referências do segmento do agronegócio, e o leilão, agora com a marca própria, torna-se uma vitrine importante para eventos de pecuária e para o criador do Oeste mostrar o excelente nível do plantel aqui existente”, diz Balbino .

A região Oeste da Bahia possui um rebanho estimado em dois milhões de cabeças, com ênfase para o gado de corte. A raça predominante é a Nelore, e em menor escala, a Guzerá e o gado de leite, segundo dados da Associação de Criadores de Gado do Oeste da Bahia – Acrioeste. A criação de gado de corte em escala comercial ganhou força no final da década de 20, quando a pioneira no ramo, a Companhia Sertaneja Agropastoril se instalou em Barreiras (BA), em 1.928, e iniciou as atividades de compra e venda.

convite 2 palestra faahf fgv prof luiz (1).cdr

Luís Eduardo: o Senadinho adota um novo plenário

O Senadinho de Luís Eduardo Magalhães transferiu-se definitivamente para a Loja de Conveniência Entreposto, no novo posto Columbia da avenida Enedino Alves da Paixão. Por lá, passam dirigentes de partidos políticos e ativistas, empresários, jornalistas e os amantes de uma long neck de qualidade ou de um café expresso.

Ontem, a sessão plenária entrou pela madrugada, com forte presença feminina.

Depois de duas ou três cervejinhas, os talentos aparecem: aconteceram sessões de stand up, imitações humorísticas e uma singular apresentação de karatê.

A plenária de ontem foi fotografada e filmada, mas como sempre preservamos a imagem dos senhores senadores, escudados que são pela sua condição de parlamentares.

EXPOLEM terá 50% de ampliação em relação à feira de 2014

Marcelo Picolo
Marcelo Picolo

A Prefeitura Municipal, o Sebrae e a Acelem lançaram ontem a Expolem, uma nova mostra do comércio e da indústria de Luís Eduardo Magalhães.

O sucesso das duas primeiras edições da Feira de Negócios e Entretenimento de Luís Eduardo Magalhães (FELEM) possibilitou a expansão da feira e, além da mudança de nome – a partir deste ano o evento passa a se chamar EXPOLEM –, um crescimento estrutural. Em relação a 2014, a ampliação do número de estandes será de aproximadamente 50%.

“A perspectiva é que todos ganhem com esse desenvolvimento. Essa nova dimensão que estamos dando, mudando de feira para exposição, faz parte da característica de Luís Eduardo Magalhães, de ser uma cidade que surpreende”, comentou o prefeito Humberto Santa Cruz, durante o lançamento da EXPOLEM 2015, nesta terça-feira, 28, no auditório do Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR).

“Queremos que o expositor saia cada vez mais satisfeito. Luís Eduardo Magalhães a partir desse momento começa a tirar proveito desse período em que a cidade se mobiliza para a Bahia Farm Show”, continuou Humberto. A EXPOLEM acontece entre os dias 03 e 07 de junho, na Praça dos Três Poderes.

Humberto Santa Cruz
Humberto Santa Cruz

O prefeito ainda ressaltou o desafio em fazer da EXPOLEM parte do calendário de eventos da cidade e disse que a prefeitura e seus parceiros, não conseguem fazer um evento deste porte um sucesso, sem contar com o apoio do empresário e de cada expositor. Para o coordenador regional do SEBRAE, Emerson Cardoso, a parceria entre Prefeitura, ACELEM e o próprio SEBRAE possibilitou a construção de um verdadeiro shopping a céu aberto, agregando vários tipos de serviços e entretenimento para toda família.

Outro ponto positivo, segundo o presidente da ACELEM, Marcelo Piccolo, é que 95% dos expositores da segunda edição da FELEM confirmaram presença na EXPOLEM.

“Essa resposta positiva nos motivou a ampliar ainda mais nossa estrutura, conferindo assim mais oportunidade para nossos associados. Este ano estamos focados na qualidade, com uma área de entretenimento maior, para toda família, oferecendo a toda população um espaço seguro, limpo, alegre e confiável”, disse Piccolo.

A EXPOLEM é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e LIVE Produções, com apoio da Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e Sindicato Rural.

Cai exigência de afixar simbolo de transgênicos em produtos alimentares

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (28) o projeto que acaba com a exigência de afixar o símbolo de transgenia nos rótulos de produtos geneticamente modificados (OGM) destinados a consumo humano. O texto modifica a Lei 11.105/2005 que determinava a obrigação da informação em todos os produtos destinados a consumo humano que contenham ou sejam produzidos com OGM ou derivados, por exemplo, milho, soja, arroz, óleo de soja e fubá.

De acordo com o projeto, o aviso aos consumidores somente será obrigatório nas embalagens dos alimentos que apresentarem presença de organismos transgênicos “superior a 1% de sua composição final, detectada em análise especifica” e deverá constar nos “rótulos dos alimentos embalados na ausência do consumidor, bem como nos recipientes de alimentos vendidos a granel ou in natura diretamente ao consumidor”. Nesses casos, deverá constar no rótulo as seguintes expressões: “(nome do produto) transgênico” ou “contém (nome do ingrediente) transgênico.”

 

STANDBYTE.cdr

GAETANO

Hotel Columbia 1 (1)