As profecias sobre Jusmari estão se cumprindo

jusmari

Há mais de seis anos, em 2008, durante a pré-campanha eleitoral para o Município, numa pré-convenção do PMDB, sentei ao lado de um parente de Jusmari de Oliveira. Conversávamos sobre a política local, quando Humberto Santa Cruz, Fábio Lauck e Luciano Trindade se preparavam para iniciar a campanha.

De repente, troquei de assunto, e perguntei:

-E em Barreiras, como está a situação?

De plano, ele me respondeu:

-Lá Jusmari ganha de lavada, com maioria absoluta dos votos.

E acrescentou, de maneira direta:

-E vai ser o pior governo da história de Barreiras. Ela é desorganizada, não sabe delegar poderes, leva tudo no jeitão. Conheço-a desde o dia que nasceu e sempre foi assim. Ela não serve pra função executiva, só no legislativo ela tem algum sucesso, pois é só trabalho político.

As profecias do parente foram 100% confirmadas. No dizer de Carlos Alberto Luz Braga, Jusmari cometeu um haraquiri, um suicídio ritual, sem precedentes na administração de Barreiras, acreditando na impunidade absoluta de seus atos.

Ontem, tivemos mais uma prova disso, com a rejeição de suas contas em Barreiras, precedida pela sua condenação pela Justiça Federal, o que, segundo fontes bem informadas, não ficará nisso, depois que for aberta a caixa preta da OSCIP, entidade etérea na qual Jusmari, em um ano, aplicou, sem licitação, mais de R$42 milhões em terceirização de pessoal e de serviços.

O caso da rejeição quase unânime das contas de Jusmari é emblemático. E exige uma reflexão direta sobre a incontinência e a improbidade de certos gestores públicos que usam o dinheiro público apenas para atender ao seu continuísmo no poder.

Deve-se refletir, também, sobre a capacidade do legislativo em restaurar a verdade e a probidade da coisa pública, sempre medindo o ônus e o bônus de suas ações.

Aos munícipes, fica a lição: desde que atentos ao que está acontecendo na política, legisladores não vão transigir e gestores públicos não locupletar-se-ão.

E o bem comum estará protegido dos prevaricadores e da má política.

Embasa vai descartar água sem tratamento do poço das Acácias

Para limpeza do poço, localizado na rua Mutamba, no bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que precisará descartar temporariamente água subterrânea sem tratamento. A previsão é que a Embasa termine o serviço quando a água do poço estiver adequada para ser posteriormente tratada e com condições de ser distribuída para a população dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde. Assessoria de Comunicação da Embasa

 

Hotel Columbia 1 (1)

 

faahf fevereiro 15

Werther Brandão aprecia pauta da Saúde

werther

O secretário de Saúde do Município, Werther Brandão, presidiu, ontem, reunião com diretores, gerentes e gestores da sua secretaria no Município. Em debate, a pauta de ações da Secretaria para os próximos 60 dias.

Já no dia 18 de maio, a Secretaria lança a cartilha e prepara uma grande ação pública com a denominação “Bata na Porta Certa”, que pretende reordenar o atendimento dos clientes da Saúde Pública, utilizando para a divulgação o trabalho dos agentes comunitários de Saúde e dos agentes de endemias.

É provável também que no dia 28 de maio a Secretaria da Saúde lance um plano de reforço, com novas ações o atendimento às gestantes e à saúde da mulher. Atualmente a Secretaria tem 1.347 gestantes cadastradas, inclui 150 novos cadastros por mês e realiza 300 consultas obstétricas mensais.

Combate à dengue

A Secretaria da Saúde está coordenando, com os agentes de saúde, uma ampla distribuição de sementes de crotalária, para plantio em áreas públicas e em terrenos particulares. As flores da leguminosa atraem e multiplicam as libélulas que são as maiores predadoras das larvas do mosquito aedes egypti.

O secretário Werther Brandão quer também abrir um novo canal de ouvidoria para receber denuncias de depósito de lixo em áreas públicas e privadas, onde o mosquito encontra terreno fértil para se reproduzir.

Está em projeto a criação do dia “D” da dengue, com ações fortes na erradicação das fontes de procriação do mosquito transmissor.

 

web-BURITI-FORD 2

topvel

 

 

PT e PSB andam juntos também em Luís Eduardo

20150414_183929
Amador Araújo
, presidente do PT em Luís Eduardo, anunciou ontem, que replicando as ações políticas de Salvador, o PSB – Partido Socialista Brasileiro estaria vindo para a zona de influência petista. Assim como a senadora Lídice da Mata aproximou-se novamente do Governo do PT, aqui nos gerais PT e PSB devem marchar junto nas próximas eleições. E já conquistou importantes adesões: o empresário e líder classista Rogério Faedo assina a ficha com o PSB nos próximos dias, deixando o PDT.

Faedo deixa claro que é um mais nome a ser posto em apreciação na hora da escolha dos pré-candidatos ao Executivo de Luís Eduardo Magalhães.

Está achando caro a conta da energia? Vem mais um aumento a partir do dia 22

Os consumidores residenciais atendidos pela  Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) pagarão mais 10,35% pela energia a partir do próximo dia 22, sem prejuízo da tal bandeira vermelha que não desgruda mais da nossa conta nem com reza forte. O aumento para as indústrias será de 13,34%. A Coelba atende 5,5 milhões de unidades consumidoras em 415 municípios da Bahia.

Câmara Municipal também rejeita contas de Jusmari por 17 votos a 2.

Jusmari Oliveira: um longo afastamento das lides políticas
Jusmari Oliveira: um longo afastamento das lides políticas

A Câmara Municipal de Barreiras rejeitou, na noite de ontem, pela quase totalidade de seus vereadores (17×2), as contas públicas de Jusmari de Oliveira relativas ao seu último ano de gestão, 2012.

Apenas os vereadores Célio Seikiti Akama (Célio da Saúde) e Otoniel Nascimento Teixeira votaram a favor da aprovação das contas da ex-Prefeita.

vereadores

Permanece, assim, o julgamento do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que rejeitou por unanimidade as contas de Jusmari em diversos casos de improbidade.

Intensamente pressionados pelos adversários políticos de Jusmari Oliveira, que não deixaram que as contas fossem votadas sem alarde, os vereadores acabaram por ceder ao clamor da população mais esclarecida, aquela que acompanha a vida política da cidade.

Não tem sido um bom final de verão para a ex-Prefeita. Há poucos dias, ela foi condenada pela Justiça Federal a 3 anos e 6 meses de prisão, transformada, já na própria sentença em prestação de serviços sociais durante o mesmo período.

Agora, Jusmari está de fato entrando para o rol daqueles políticos impedidos de participar da vida pública por longos 8 anos, por conta da chamada Lei da Ficha Limpa.

Um intenso foguetório tomou conta dos céus de Barreiras, durante quase meia hora, comemorando a decisão da Câmara de Vereadores.

A lei que afasta Jusmari das urnas

A Lei da Ficha Limpa ou Lei Complementar nº. 135 de 2010 é uma legislação brasileira que foi emendada à Lei das Condições de Inelegibilidade ou Lei Complementar nº. 64 de 1990, originada de um projeto de lei de iniciativa popular idealizado pelo juiz Márlon Reis entre outros juristas que reuniu cerca de 1,6 milhão de assinaturas com o objetivo de aumentar a idoneidade dos candidatos.

A lei torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.

Prefeito recebe analistas em infraestrutura do DNIT e visita obra de duplicação

Prefeito Humberto, secretários e pessoal do DNIT em visita a obra de duplicação em LEM

O prefeito Humberto Santa Cruz juntamente dos analistas de infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Júlio Cesar Pellizzon e Davi Costa Melo, e os secretários de Infraestrutura, Waldemar Lobo e Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Domingos Carlos Alves, visitou, na manhã desta terça-feira, 14, os pontos onde serão instaladas as passarelas, ao longo da extensão da obra de duplicação da BR 020/242 em Luís Eduardo Magalhães.

Prefeito Humberto, secretários e pessoal do DNIT em visita a obra de duplicação em LEM - II

O grupo ainda vistoriou alguns acessos e retornos da pista duplicada e o ponto da BR, próximo ao Rio de Pedras, que cedeu devido à erosão. Na última visita de um técnico do DNIT à cidade no final de março, a informação era de que o projeto de construção do canal as margens da rodovia seria finalizado ainda durante o mês de abril.

 

O EXPRESSO_O EXPRESSO

Projetos baianos são contemplados pela plataforma O Boticário na Dança

Teatro_126__ (1)

Em seu segundo edital de patrocínio, terceiro ano de atuação, a plataforma O Boticário na Dança se consolida como um dos maiores apoiadores da dança no país. Na Bahia, a iniciativa colabora com alguns dos projetos mais relevantes do setor. Entre eles, o VIVADANÇA Festival Internacional – maior evento de dança do Norte-Nordeste, que estreou em Salvador no dia 10 de abril e vai até o dia 29 com espetáculos internacionais e nacionais, oficinas, exposições, mostras especiais e mesas-redondas e também estará em Camaçari entre 21 e 25. Além do festival, o programa apoia o BaléFolclórico da Bahia, o Núcleo Viladança e o Festival Ballace. Continue Lendo “Projetos baianos são contemplados pela plataforma O Boticário na Dança”

Prefeito apresenta Plano Diretor para arquitetos e engenheiros do município

Prefeito Humberto Santa Cruz durante reunião com engenheiros e arquitetos de Luís Eduardo Magalhães

O prefeito Humberto Santa Cruz se reuniu na tarde desta segunda-feira, 13, com os profissionais das áreas de engenharia e arquitetura de Luís Eduardo Magalhães. Também participaram da reunião o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Augusto Daniel e o consultor Enio Perin, responsável pela revisão e atualização do Plano Diretor do município.

Nesta quarta-feira, 15, as 19h30,no auditório do Fórum da Comarca será realizada a segunda audiência pública de revisão e atualização do Plano Diretor de Luís Eduardo Magalhães. Esta será também a ultima audiência antes do documento ser encaminhado ao Poder Legislativo. “Precisamos pensar a Luís Eduardo Magalhães que queremos para os próximos 30, 40 anos”, defende o prefeito, ressaltando a necessidade em se projetar a cidade a curto, médio e longo prazo.

 

topvel

Prefeitura de Formosa do Rio Preto tem contas aprovadas com ressalvas

Nesta terça-feira (14/04), o Tribunal de Contas dos Municípios concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Formosa do Rio Preto, Jabes Lustosa Nogueira Júnior, emitindo novo decisório, desta vez, pela aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2013. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, reduziu a multa de R$ 10 mil para R$ 7 mil.

O gestor apresentou na fase recursal novos documentos que conseguiram descaracterizar as irregularidades referentes ao não encaminhamento de processo licitatório e da realização de despesas imoderadas.

Fruticultura do vale do São Francisco está em perigo

audiencia ministerio da inetgracao 3

O Lago de Sobradinho é o terceiro maior do mundo, com capacidade de armazenar 34,1 bilhões de metros cúbicos de água. Mas, neste momento, possui pouco menos de 20% do volume total, o que pode causar uma “catástrofe” ainda em 2015 à fruticultura irrigada do Vale do São Francisco.

O alerta é do deputado estadual Eduardo Salles, que participou, na manhã desta terça-feira (14), em Brasília, ao lado do deputado federal Mário Júnior, de audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. O parlamentar pediu a ajuda do chefe da pasta para evitar que a irrigação no Vale do São Francisco seja suspensa por falta de água no perímetro.

Estiveram presentes também na audiência os prefeitos de Curaçá, Carlinhos Brandão, de Paratinga, Zequinha, de Santana, Dr. Wilson e de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, além do gestor de Barra do Choça, Oberdan Rocha, que foi saber sobre um projeto de urbanização parado no Ministério da Integração desde 2009.

Sobradinho, em perigo
Sobradinho, em perigo

“Ano passado, nesta mesma época, tínhamos 50% do volume e chegamos a setembro com 20%. Agora as perspectivas são sombrias para o segundo semestre de 2015”, relatou o parlamentar. Eduardo Salles propôs ao ministro a liberação de recursos para a aquisição imediata de flutuantes previstos em um porjeto da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), descentralização das verbas para pagamento dos funcionários terceirizados dos projetos – como o Pedra Branca, em Curaçá, que já têm três meses sem receber salários -, criação de linha de crédito para modernização dos sistemas de irrigação dos projetos e retorno da assistência técnica oferecida aos produtores. Continue Lendo “Fruticultura do vale do São Francisco está em perigo”

Agora, sim, seremos apenas um número

identidadeO Ministério da Justiça confirmou o início da troca da cédula de identidade (RG) pelo novo cartão do Registro de Identidade Civil (RIC) com chip. As pessoas, selecionadas aleatoriamente, serão convocadas por carta a partir desta semana, começando por Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. As informações são da Agência Brasil.
O RIC, número único de registro de identidade civil disponível por meio de um cartão magnético com a impressão digital e um chip, promete pôr fim à necessidade de o brasileiro portar vários documentos, como carteira de identidade (RG), CPF, título de eleitor e PIS/Pasep.
A nova identidade, criada pela Lei 9.454/97, teve origem em projeto de lei (PLS 32/95) de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS). Sancionada em 1997, a lei só se tornou realidade em dezembro do ano passado, com o lançamento oficial da nova identidade pelo então ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

O Ministério da Justiça prevê concluir a substituição dos documentos até 2019. O investimento no processo de substituição é de R$ 90 milhões.
Segundo informações do ministério, o novo documento terá como informações obrigatórias nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição, além da data de validade do cartão. Já o antigo número de RG, título de eleitor e CPF serão optativos, bem como o tipo sanguíneo e a condição de ser ou não doador de órgãos.
Constará ainda do novo cartão um código conhecido como MRZ (sigla em inglês para zona de leitura mecânica), uma sequência de caracteres de três linhas que, segundo informações do Ministério da Justiça, agiliza o processo de identificação da pessoa e das informações contidas no RIC.
Para armazenar e controlar o número único do RIC e centralizar os dados de identificação de cada cidadão, o governo criou ainda o Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil. Os estados e o Distrito Federal, que participarão do novo sistema por meio de convênio com a União, ficarão responsáveis pela operacionalização e atualização desse cadastro, em regime de compartilhamento com o órgão central.

Tráfico de drogas executa mais um no Santa Cruz

Adriano Henrique Liro (ou Lírio) da Conceição foi assassinado, nesta manhã, em sua casa, na rua Jacobina, no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães. Adriano tinha relações com o tráfico de drogas, tanto que foi encontrada uma quantidade de maconha, em sua casa, que excede ao tamanho daquelas usadas para o consumo. Ele tinha duas passagens pela Delegacia de Polícia justamente por tráfico e roubo.

Impressiona o fato de que tanta gente morra no tráfico e a atividade ainda envolva tantos jovens. As fotos do ocorrido, com muito sangue, vão levar os editores dos blogs policiais ao êxtase. Simplesmente impublicáveis.

FAAHF doa caixas entomológicas para escolas

faafh

A Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira – FAAHF iniciou, através da coordenação do curso de Agronomia, na tarde de ontem, 13, a entrega de caixas entomológicas para as escolas municipais e estaduais da cidade.

As caixas são acervos onde são armazenados, ordenados e preservados amostra ou estruturas de insetos, importantes registros da existência de espécies no tempo e no espaço, sendo também base para pesquisas em biodiversidade, sistemática e evolução.

Com o objetivo de contribuir com o ensino e aprendizagem dos alunos do município, a coordenadora do curso de agronomia, Daniella Aparecida Cantelli, juntamente com a professora da disciplina Entomologia, ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio-ambiente, Greice Ayra Franco, entregou na tarde de ontem as escolas, Ottomar Schwengber , José Cardoso, Mimoso do Oeste – CEMO, Ivo Hering, Constantino Catarino de Souza e Dom Ricardo Josef Weberberger, seis caixas entomológicas.

 

topvel

 

PRF detém casal com veículo “clonado”, arma e dinheiro em Cristópolis

corolla

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo roubado, apreendeu uma pistola municiada e dinheiro sem comprovação de origem, no inicio da noite desta segunda-feira (13). O flagrante foi registrado no KM 725 da BR 242, trecho do município de Cristópolis/BA.

A ação foi desencadeada durante abordagem a um Toyota/Corolla portando placas do estado de São Paulo. Quando o condutor percebeu que os PRFsiniciaram uma revista mais criteriosa no veículo, de pronto apresentou aos policiais um laudo emitido pelo DPT de Irecê, atestando que o carro possui sinais de adulteração nas etiquetas, mas que está em situação legal. Contudo os policiais desconfiaram da situação e resolveram levar o Corolla à concessionária Toyota para uma melhor averiguação. Foram detectados diversos indícios de falsificação em itens do veículo, confirmando através de consulta ao banco de dados, o que levou à placa verdadeira que era EBN-7234/SP, com registro de roubo em São Paulo, datado de setembro de 2011.

Os PRFs conseguiram conversar com o verdadeiro proprietário, descobrindo que o veículo, cujas placas estavam sendo “clonadas” pelo Corolla em suspeita, estava na garagem em São Paulo. O proprietário do veículo, informou ainda que estaria recebendo diversas multas da Bahia há algum tempo.

Os policiais encontraram ainda, em revista à bolsa da passageira, uma pistola calibre 7,65 mm municiada e a quantia de R$ 4.000,00 (quatro mil reais).

Os dois ocupantes do automóvel foram encaminhados junto com o veículo, a arma, as munições e o dinheiro para a delegacia de polícia judiciaria local, onde responderão pelos crimes de receptação de veículo e porte ilegal de arma de fogo.

 

Visto cartão

Desaparece Eduardo Galeano, o escritor que denunciou as veias abertas dos latinos

galeano

Só li um único livro de Eduardo Galeano, o primeiro de 1971, “As veias abertas da América Latina”. Mas sua influência foi tão forte que durante muito tempo me peguei tentando imitar o escritor uruguaio naquilo que escrevia, mesmo que de maneira inconsciente.

Eduardo Galeano morreu nesta segunda-feira (13), em Montevidéu, aos 74 anos. Ele estava internado em um hospital na capital uruguaia e morreu devido a complicações de um câncer de pulmão, que já havia sido tratado em 2007.

Desapareceu um homem talentoso e uma literatura exemplar, principalmente para os brasileiros, que, deitados em berço esplêndido, permitem que suas riquezas minerais sangrem para o primeiro mundo, exatamente como Galeano descreveu em sua obra “veias abertas”.

 

O EXPRESSO_O EXPRESSO

 

 

 

Barreiras: vereadores mudam de posição depois dos carros de som

Câmara de Barreiras: pressionada pela presença do povo
Câmara de Barreiras: pressionada pela presença do povo

Ao que parece, os grupos políticos interessados na ratificação da rejeição das contas de Jusmari Oliveira encontraram a fórmula mágica. Através de carros de som, convocam a população para assistir a votação na Câmara Municipal. A primeira reação do presidente do Legislativo, vereador Carlos Tito, foi trágica. Prisão indevida de carros de som e motorista, registro policial e, obviamente, um erosivo processo de desgaste político.

As contas públicas de 2012 da ex-Prefeita foram rejeitadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas dos Municípios. E entre os vereadores, surgiu, num determinado momento, o anseio de retificar esse resultado, através do julgamento político, sem o mínimo embasamento técnico.

Nesta última terça-feira, a Comissão de Finanças, Orçamentos, Contas e Fiscalização da Câmara de Barreiras entregou oficialmente no fim da manhã de terça-feira (07/abr), o parecer referente as contas da ex-prefeita Jusmari Terezinha relativas ao exercício financeiro de 2012.

O relator do processo, vereador Eurico Queiroz (PPS), afirmou que a comissão opinou pela manutenção do parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), também recomendando a reprovação das contas. A Câmara de Barreiras tem, agora, até o dia 5 de maio para votar definitivamente o relatório.

Agora nas mídias sociais se comenta que as contas de Jusmari também serão rejeitadas no plenário da Câmara de Barreiras por um número de votos que excede largamente uma dezena, apesar de ela precisar de 2/3 dos votos para modificar a decisão do TCM.

Tudo indica que a votação acontecerá amanhã e a volta dos carros de som, convocando o povo para comparecer à Câmara, parece assegurada. Os organizadores pensam até em tornar o recurso pontual em todas as votações importantes do Município. Afinal, convocar o povo para visitar a “Casa do Povo” é um recurso democrático e válido, já que a imprensa, com honrosas exceções, mostrou-se tímida e na maioria dos blogs e jornais a votação foi simplesmente esquecida.

Prefeito acompanha andamento de obras em duas escolas do município

A pedido de uma mãe, o prefeito está ampliando a cobertura da escola Aldori Tolazzi no bairro Santa Cruz

O prefeito Humberto Santa Cruz e o secretário de Infraestrutura Waldemar Lobo, visitaram a escola Aldori Tolazzi neste fim de semana, onde está sendo ampliada a cobertura da entrada da escola e construído novos banheiros.

Após a visita, o prefeito e o secretário foram até a escola Vânia Aparecida inspecionar as obras de reforma. Lá o prefeito Humberto ainda autorizou a ampliação da cobertura da entrada, a exemplo do que está sendo feito na escola localizada no bairro Santa Cruz.

Esporte — Os dois gestores ainda foram conferir as obras da pista de motocross localizada entre os bairros Conquista e Florais Lea. “Também passamos nos boxes do autódromo de Luís Eduardo Magalhães durante os treinos classificatórios da etapa do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra, nas categorias Turismo, Kartcross e Autocross (Tubular)”, conta o prefeito.

Luís Eduardo Magalhães comemora Dia Mundial da Saúde 

O Dia Mundial da Saúde comemorado no dia 07 de abril ganhou uma agenda especial de atividades em Luís Eduardo Magalhães. Na sexta-feira, 10, em comemoração pelo primeiro aniversário de inauguração da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Antônio Carlos Faedo no bairro Florais Lea, uma equipe da secretaria de Saúde do município realizou uma série de atividades na unidade.

A população foi recebida com um café da manha, e logo depois realizada verificação de PA, Glicemia, Coleta de Preventivo, Vacinação, pesagem bolsa família e orientações acerca da correta escovação dos dentes para crianças e entrega de 200 escovas. Foi realizada também uma aula de alongamento para as participantes. Teve pintura no rosto e pula-pula para as crianças que participaram das atividades de saúde bucal. As crianças do anexo da escola Edaleio Barbosa de Souza também participaram.

Ao longo desta semana a programação continua com um ciclo de palestras nas unidades do bairro Santa Cruz e Florais Lea. Na manhã desta segunda-feira, 13, na ESF Oscar Doerner o odontólogo Lucas Almeida Silva falou sobre a Importância da Saúde Bucal. Nesta terça-feira, 14, as palestras acontecem na ESF Nair Edite Poganski, no Florais Lea: as 8h a nutricionista Jeisa Silva fala sobre Segurança dos Alimentos e as 14h a psicóloga  Roberta dos Reis fala sobre Depressão e Atividade Física.

A programação continua na quarta-feira, 15, as 8h, no ESF Oswaldo Cruz com a palestra Alimentação na Gravidez, ministrada pela nutricionista Sara Putinato. Na quinta-feira, a psicóloga Kharolynne Mesquita ministra palestra Gravidez na Adolescência e DST na ESF Oscar Doerner e na sexta-feira, encerrando a programação, o tema será Alimentação para Hipertensos e Diabéticos a partir das 8h no PROMATI, também com a nutricionista Sara Putinato.

 

Pag 18 ANUNCIO MORUBIXABA 2 meia página

Detran realiza primeiro leilão de sucatas e veículos

Com o objetivo de reduzir o número de veículos apreendidos que estão lotados no pátio da sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) e na 3° Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Feira de Santana, será realizado nos dias 15 e 16 de abril, às 09h, primeiro leilão de sucatas e veículos.

O leilão será realizado simultaneamente nas modalidades: on-line através do site www.brbid.com ou presencial, no Auditório da sede do Detran-Ba, situado na Av. Antônio Carlos Magalhães, nº 7744, no bairro de Pernambués. Portanto, quem se interessar por um veículo e quiser participar pessoalmente do evento, terá que se dirigir à sede do órgão, em Salvador, conforme endereço acima.

Os veículos que serão leiloados estarão disponíveis para verificação através do site www.brbid.com e www.erleiloes.com.brou de forma presencial nos dias 13 e 14 de abril, das 09h às 12h e das 14h às 16h nos pátios localizados em Salvador, na rua Professor Plínio Garcêz Sena, S/N, Mussurunga I, através do telefone (71) 3022-0771; e na cidade de Feira de Santana, na Avenida Eduardo Froes da Mota, 2221,Caseb, pelo telefone: (75) 4141-3065/(75) 3419-5918.

A Cópia integral do Edital poderá ser retirada, gratuitamente, no Balcão de Informações das Circunscrições Regionais de Trânsito envolvidas no processo, das 08h:30 às 12h e das 14h às 17no Balcão do “Protocolo Geral” do Detran: Av. ACM, 7744, Pernambués, Salvador-Ba ou através do site institucional do órgão www.detran.ba.gov.br , e no site do Leiloeiro Oficial, www.oscarleiloes.com.br

TOPVEL PRINT

Prefeitura reúne beneficiários do programa “Bolsa Família”

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães está convidando os beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família a participar do 2º Ciclo de Encontros “Entre Nós”. Neste novo ciclo, o tema das reuniões será a convivência familiar e comunitária, casamento e relações familiares. O primeiro encontro acontece na noite desta segunda-feira, 13, às 19h, na Escola Municipal Ottomar Schwengber, para os beneficiários que residem nos bairros Mimoso I, II e III.

A agenda de reuniões continua nesta terça-feira, 14, com os beneficiários do bairro Jardim das Acácias. O encontro acontece na Escola Municipal Zilda Arns Neumann. Já na quarta-feira, 15, a reunião com os beneficiados dos bairros Santa Cruz e Conquista acontece no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) Patrícia Regina Lauck de Souza. Finalizando o segundo ciclo de encontros, a última reunião acontece na quinta-feira, 16, na Escola Municipal Marlei Teresinha Pretto, para os beneficiários do Jardim das Oliveiras. Todas as reuniões acontecem às 19h.

 

web---VEM-KÁ-SER-MAIS-FELIZ-570x400-1

Polícia Federal prende fraudadores do Seguro Obrigatório de veículos

policia_federal_marcelo_camargo_abr_0 (1)

A Polícia Federal (PF) prendeu na madrugada de hoje (13) servidores públicos, policiais civis e militares, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas e agenciadores de seguros suspeitos de fazerem parte de uma organização criminosa especializada em fraudar o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais (Dpvat). As fraudes no seguro pago às vítimas de acidentes causados por veículos automotores de via terrestre podem chegar a R$ 28 milhões.

Estão sendo cumpridos 229 mandados judiciais – 41 de prisão, sete de condução coercitiva, 61 de busca e apreensão, 12 para afastamento de cargo público, 51 para sequestro de bens e 57 referentes à quebra de sigilos bancários. As ações da Operação Tempo de Despertar ocorrem em Goiás, Brasília, no Espírito Santo, na Bahia e em Minas Gerais.

As investigações – feitas em parceria entre a PF, o Ministério Público, a Corregedoria da Polícia Civil e a Polícia Militar de Minas Gerais – constataram que o grupo criminoso usava vários métodos para fraudar o seguro Dpvat, entre eles, o  ajuizamento de ações judiciais por escritórios de advocacia sem conhecimento e autorização das vítimas. Segundo a PF, a quadrilha falsificava assinaturas em procurações e declarações de residência falsas. Da Agência Brasil.

Cidades do Oeste participam da “Semana do Júri”

justiça-2664_ext_arquivo (1)A Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia fez as últimas designações de magistrados para que todas as comarcas que participam do esforço concentrado realizem as sessões no período de 13 a 17 de abril.
A juíza Jacqueline de Andrade Campos, gestora estadual das Metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), destacou o empenho dos magistrados e servidores para que o Tribunal de Justiça da Bahia pautasse 377 julgamentos e ficasse em segundo lugar em números de processos designados para a Semana do Júri de 2015 em todo o Brasil.

Os 27 tribunais de Justiça do país vão realizar 3.142 audiências de julgamento, levando a júri popular os responsáveis por crimes antigos, cometidos contra a vida, há, pelo menos, cinco anos.
Os números foram totalizados no dia 25 de março, prazo final estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça para encaminhamento das pautas de processos.
Veja abaixo as comarcas que designaram julgamentos na Semana Nacional do Júri:

Macaúbas, Ibirataia, Condeúba, Paripiranga, Camacã, Jaguaquara, Saúde, Itaperoá, Ibotirama, Wanderley, Gandu, Itanhém, Oliveiras do Brejinhos, Salvador, Itaparica, Encruzilhada, Bom Jesus da Lapa, Itacaré, Itororó, Senhor do Bonfim, Ruy Barbosa, Nova Soure, Rio Real, Muritiba, Caetité, Conceição do Jacuípe, São Sebastião do Passé, Eunápolis, Carinhanha, Formosa do Rio Preto, Tucano, Alagoinhas, Miguel Calmon, Angical, Guanambi, Tremedal, Curaçá, São Desidério, Ilhéus, Ituberá, Cruz das Almas, Xique-Xique, Cansanção, Jequié, Camaçari, Jaguarari, Uruçuca, Monte Santo, Poções, Itarantim, Nazaré, Santo Antônio de Jesus, Barra do Mendes, Presidente Dutra, Itamaraju, Itapetinga, Barreiras, Campo Formoso, Itaberaba, Brumado, Lauro de Freitas, Irecê, Maracas, Itiruçu, Paulo Afonso, Santa Maria da Vitória, Serrinha, Porto Seguro, Itajuípe, Chorrochó, Buerarema, Cândido Sales, Ubaitaba, Ubatã, Itabuna, Seabra, Una, Ubaíra, Utinga, Itiúba, Capim Grosso, Dias D’avila, Catu, Santana, Belmonte, Mairi, Santo Estevão, Ribeirado Pombal, Morro do Chapéu, Canavieiras, Tanhaçu, Inhambupe, Vitória da Conquista, Candeias, Correntina, Riachão do Jacuípe, Cachoeira, Jacobina, Caravana, Valença, Itapicuru, Olindina, Simões Filho, Serra Dourada, Araci, Pindobaçu e Mundo Novo.

 

Hotel Columbia 1 (1)

 

??????

Um gaúcho da colonia assume a maior empresa do aço no País

Parisotto gosta de aviões caros e namoradas bonitas, como Luíza Brunet.
Parisotto gosta de aviões caros e namoradas bonitas, como Luíza Brunet.

Gaúcho de Nova Bassano, na Serra gaúcha, de apenas 8,6 mil moradores, o empresário Lírio Parisotto, acaba de assumir o controle da Usiminas, a maior empresa do aço no País. Parisotto, de 61 anos e dono de um patrimônio da ordem de US$1,6 bilhão, teve uma infância simples na colônia do Rio Grande do Sul, junto com 11 irmãos, estudou num seminário e mais tarde formou-se em Medicina. Mas descobriu nos negócios sua grande vocação. A disputa pela Presidência do Conselho de Administração da Empresa não foi fácil e só se consolidou depois de uma forte disputa com André Esteves, do grupo BTG.

A Usiminas encontra-se em dificuldades, principalmente pela briga entre os maiores acionistas, os japoneses da Nippon e os ítalo-argentinos da Ternium. Com o voto dos minoritários, Parisotto conseguiu indicar seu aliado Marcelo Gasparino para comandar a Empresa, cujas ações valem hoje pouco menos de R$5,00, quando em 2008 chegaram a valer R$42,00.

 

faahf fevereiro 15

 

Visto cartão

Protestante, analfabeta e solitária

STF

Mas o que será esse tal de TSF? Quem comprou, quem vendeu? Será que a insigne protestante de ontem estava se referindo à Suprema Corte do País, o tal de Supremo Tribunal Federal (STF)? 

Segundo estimativas das forças de segurança, protestos em 252 cidades reuniram cerca de 700 mil pessoas, contra 2 milhões nos atos de março. São Paulo concentrou o maior número de manifestantes, com 275 mil na Avenida Paulista. A informação é do jornal o Globo.

Os protestos perdem força quando apenas 0,5% dos eleitores de outubro de 2014 vão às ruas. O povo sabe que não tem quem colocar no lugar do Governo de Dilma Rousseff e que a Oposição tem o discurso da corrupção esvaziado pelas denuncias que alcançam os seus mais dignos próceres.

sonegação

A ignorância da grande maioria do povo só serve aos corruptos de todos os matizes. Ao ponto de manifestantes portarem cartazes afirmando, inocentemente, que “sonegação” não é corrupção. Referiam-se, obviamente, aos resultados da Operação Zelotes que jogou um grande número de empresas de porte do País na vala comum dos malfeitos.

Lava Jato foca publicidade da Petrobras. Gabrielli na mira.

Do jornal O Tempo (BH) com conteúdo das agências de notícias

Contratos da área de Comunicação da Petrobras são o novo foco prioritário força-tarefa da Operação Lava Jato, a partir das descobertas da 11ª fase da investigação, deflagrada na sexta-feira, 10. A suspeita é de que o modelo de desvios de até 10% em contratos de publicidade da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2014, tenha sido replicado na estatal petrolífera.

Batizada de A Origem, a mais recente etapa da Lava Jato detectou o uso de empresas legais e de fachada em um esquema que beneficiou o ex-deputado paranaense André Vargas, que foi vice-presidente da Câmara e secretário de Comunicação do PT na período investigado. Ele teve ordem de prisão cumprida pela PF na sexta-feira, assim como os ex-deputados Luiz Argôlo (SD-BA) e Pedro Corrêa (PP-PE) e outras quatro pessoas.

O ponto de partida da nova frente de investigações na Petrobras serão as empresas LSI, Limiar e IT7 (da área de tecnologia) – controladas por Vargas e usadas para os desvios na Caixa e na Saúde, segundo a Lava Jato. Um inquérito aberto no fim de 2014 para a área de Comunicação na petrolífera servirá para centralizar as apurações.

Os investigadores buscarão novos envolvidos, além de Vargas, e vão reunir elementos já levantados de sobrepreço e pagamentos sem contrato no setor, via Diretoria de Abastecimento. “Existe uma investigação aberta e é preciso olhar melhor essa área de Comunicação, em especial, na Diretoria de Abastecimento”, afirmou o procurador da República Carlos Fernando Lima.

Ex-gerente. A força-tarefa da Lava Jato vai se debruçar na atuação do ex-gerente executivo de Comunicação Institucional da Petrobras Wilson Santarosa, que deixou o cargo no mês passado. Ele havia assumido em 2003 a função, responsável por patrocínios, contratos de publicidade, atendimento à imprensa e planejamento institucional da marca. No ano passado, o orçamento da área foi de cerca de R$ 1,2 bilhão.

Apadrinhado político do ex-ministro José Dirceu e amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Santarosa não é alvo formal de inquérito da operação, mas foi citado em depoimentos colhidos pela força-tarefa. O ex-gerente também foi alvo de outras investigações, como a CPI da Petrobras aberta em 2009 – comissão sob a qual há suspeita de que o PSDB tenha recebido R$ 10 milhões do esquema do doleiro Alberto Youssef, por meio do ex-presidente do partido Sérgio Guerra, morto em 2014, para “esvaziá-la”. O PSDB nega a acusação e diz defender a apuração do caso.

A Comunicação da Petrobras já foi citada como foco de desvios pela ex-gerente executiva de Abastecimento Venina Vellosa da Fonseca, que era braço direito do ex-diretor Paulo Roberto Costa, delator da Lava Jato. Ela apontou irregularidades que, em 2008, teriam provocado prejuízo de R$ 133 milhões só na Comunicação da Diretoria de Abastecimento. O responsável pela área era o ex-gerente Geovane de Moraes, que teria sido indicado pelo ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli,  e demitido de fato em 2013, após quatro anos sob licença médica.

Defesa. Procurada neste sábado,11, a Petrobras não respondeu até esta edição ser concluída. Em dezembro, a estatal informou ter aberto investigação interna sobre a denúncia de Venina que levou à demissão de Moraes. Santarosa não foi localizado. Gabrielli nega “com veemência” declarações que lhe imputam a fatos “mentirosos e de pura ficção” e diz ter aberto a investigação que culminou na demissão de Moraes. Colaborou Julia Affonso.

 

TOPVEL PRINT

Teve de tudo nas manifestações: até peitos e bundas

manifestante

A empresária Juliana Isen, 30 anos, ganhou fama no último dia 15 de março depois de fazer um topless durante o primeiro grande protesto contra a presidente Dilma Rousseff (PT), na Avenida Paulista, em São Paulo. O episódio rendeu a ela um convite pra posar nua e ser capa da revista Sexy, e a empresária aproveitou a nova manifestação que acontece neste domingo para divulgar o seu novo trabalho. Hoje, compareceu de novo às manifestações, num indiscreto collant.

Se era pra fazer propaganda de carne, por que não encontrar um açougue como patrocinador?

Falece Paulo Brossard, símbolo da resistência contra a ditadura

Paulo-Brossard

O Brasil perdeu neste domingo um de seus maiores juristas e símbolo da resistência contra a ditadura que se abateu durante 21 anos sobre o País. Morreu, aos 90 anos, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Paulo Brossard de Souza Pinto. Ele estava doente desde outubro do ano passado, situação que se agravou em fevereiro. O velório, inicialmente marcado para 15h, começará às 16h no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. A cremação será às 21h no Crematório Metropolitano.

Em quase sete décadas de vida pública, o gaúcho de Bagé  deixou uma marca indelével na evolução da sociedade brasileira, destacando-se como fundador do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) durante os anos mais duros do regime militar.

No Legislativo, foi a voz mais altissonante da luta contra a ditadura. No Executivo, comandou o Ministério da Justiça no delicado período de transição democrática. No Judiciário, ajudou a moldar um novo Brasil como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do STF.

Paulo Brossard referia-se assim aos fatos que levam o País a uma grave crise econômica e institucional:

“O imprevisto é uma espécie de deus avulso, ao qual se deve reservar algumas ações que podem ter voto decisivo na assembleia dos acontecimentos”.

A ausência dos fundamentalistas de verde e amarelo.

Eles querem os milicos de volta.
Eles querem os milicos de volta.

Diz a Folha, em pesquisa diligentemente divulgada antes do final de semana, que 63% dos brasileiros querem o impeachment de Dona Dilma. Desses 63%, um punhado deles foram às ruas, entre eles 300 motoqueiros com caríssimas motos Harley-Davidson e outras semelhantes. Eles querem o impeachment para quê? Para baixar o preço das peças importadas ou da gasolina de 120 octanas?

A maioria silenciosa do País é um coco. Não tem fundamento político, não tem formação política e quer mais é ficar à frente de suas televisões de 50 polegadas, curtindo os filminhos do Netflix, em que a a civilização ocidental-cristã-branca-monetarista é defendida.

bsb

Isso é o que se chama de meia dúzia de gatos pingados?

Avião cai no Piauí com 30 kg de cocaína. Pilotos morrem carbonizados.

???????????????????????????????

Um avião monomotor explodiu durante uma queda na madrugada deste sábado (11) na comunidade Lajeiro Branco, zona rural de Assunção do Piauí, Norte do Estado . De acordo com Willame Costa, gerente de policiamento do interior, os corpos do piloto e de um passageiro foram encontrados carbonizados nos destroços da aeronave, além de um pacote com 30 kg de cocaína. Fotos de Caetano Silva, do site assuncaolivre.com.

???????????????????????????????

A droga encontrada na pequena aeronave, já na posse da Polícia Militar.

IPTU grande

Quando a hora chega: pneu voador mata motorista na BR 040

 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um motociclista foi atingido por um pneu. o acidente teria ocorrido na BR-040, na altura de Santa Maria, no entorno de Brasília. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O caso ocorreu das 18h30 dessa sexta-feira (10/4). O pneu atingiu o homem depois de se desprender de um carro que seguia de Valparaíso (GO) para o Plano Piloto e invadir a outra pista. A vítima chegou a ser atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Informação do Correio Braziliense.