Luís Eduardo Magalhães disponibiliza vacinação contra HPV

A vacina contra Papiloma Vírus Humana (HPV) encontra-se disponível em todas as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) com sala de vacina de Luís Eduardo Magalhães. A meta da Secretaria de Saúde do município é vacinar 80% da população alvo o que representa 1.919 meninas na faixa etária de 09 a 11 anos. Em todo país a expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 4,94 milhões meninas em 2015.

Vacina contra HPV disponível em todas salas de vacina de LEM

Para receber a vacina, as jovens devem estar acompanhadas dos responsáveis e levar a carteira de vacinação e documento com foto. Quem participou da campanha anterior deve retornar para receber a 2ª dose e reforçar a prevenção. Junto com o grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, essa pode ser a primeira geração praticamente livre do risco de morrer do câncer do colo do útero.

De acordo com o Ministério da Saúde a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em mais de 50 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A vacina é extremamente segura, uma proteção para a vida. Além de proteger a menina, os estudos mostram que a comunidade também fica protegida. Por isso, devemos alertar os pais e responsáveis sobre a importância da vacina. A parceria com as escolas é fundamental nesse esforço”, comentou o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante o lançamento da campanha esta semana em Belo Horizonte.

Mulheres com HIV – A novidade para este ano é a inclusão de 33,5 mil mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV. Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral.

A inclusão do grupo como prioritário para a prevenção segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) do Programa Nacional de Imunizações (PNI),  em conformidade com o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais.

Em Luís Eduardo Magalhães, as portadoras de HIV, com idades entre 9 e 26 anos, devem tomar a vacina após apresentar um encaminhamento do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

 

Um morto e outro gravemente ferido em capotamento no Km 30 da BR 242

acidente

Da redação Jornal Nova Fronteira, com informações e fotos do blogbraga.com.br

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida em capotamento ocorrido por volta das 10h30 de ontem, 12, na BR 020/2442, proximidades do povoado KM 30, zona rural de Barreiras, Oeste da Bahia.

acidente2

Segundo informações Miller Silva, 22 anos, condutor de uma caminhonete L200, perdeu o controle da direção e capotou diversas vezes na rodovia. Além de Lucas, seguia na caminhonete Sebastião Antônio da Silva, pai do motorista.

acidente1

Sebastião Antônio da Silva era empresário em Canaã dos Carajás/PA, não resistiu aos graves ferimentos e morreu assim que deu entrada no Hospital do Oeste, em Barreiras.  O motorista da L200 teve ferimentos leves e foi socorrido por usuários da rodovia que passavam na hora do acidente e também foi levado para o HO.

Ainda não se sabe o que levou o condutor a perder o controle da direção. Esse é o terceiro acidente que ocorreu nas proximidades do KM 30 em menos de uma semana.

Revolucionários de merda!

Que Oposição fraquinha temos no Brasil!

Imagina só que as cassandras de sempre, as comadres novidadeiras, estão anunciando movimentação de tropas e equipamentos bélicos do Exército para fazer frente a um possível confronto entre governistas e oposicionistas, nas manifestações marcadas para domingo.

Os novos revolucionários são assim: ficam escondidos atrás de heterônimos, parindo maus augúrios e desejando o pior.

Na hora que alguém bater o pé, se escondem embaixo da cama mais próxima.

Sem contrato com Chesf, indústria nordestina pode demitir 146 mil

aleluiaO deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) alerta para o risco de desemprego de 146 mil nordestinos por causa da não renovação de contratos de energia da Chesf com empresas siderúrgicas e petroquímicas da região, que expiram no próximo mês de julho. “Como se já não bastassem as demissões em massa do estaleiro Enseada, em Maragojipe, se a presidente Dilma não renovar os contratos, a Bahia será a principal prejudicada, porque aqui estão as principais indústrias atingidas”.

Aleluia explica que, no ano passado, o Congresso Nacional autorizou a renovação do fornecimento direto das geradoras aos grandes consumidores, mas a presidente Dilma Rousseff vetou. “Na última quarta-feira, o veto presidencial entrou na pauta e, depois de ser derrubado na Câmara Federal, acabou sendo mantido no Senado por apenas dois votos de diferença”.

Agora, segundo o deputado baiano, se ficar impossibilitada de contratar diretamente da Chesf, a indústria de base nordestina vai ter que comprar energia no mercado livre com custo bem maior. “Fui presidente da Chesf e sei que, na prática, isso leva a um aumento significativo no custo de empresas que possuem até 40% dos seus gastos de produção em energia, a exemplo de muitas do Polo Petroquímico de Camaçari, de Alagoas, Pernambuco e Ceará”.

Para Aleluia, as consequências disso serão demissões, diminuição da produção e perda de competitividade da indústria nordestina. “O caos social já se instalou no Recôncavo por causa do fiasco do Estaleiro Enseada, projeto que vem sendo abortado devido ao petrolão, agora empresas estabelecidas e sólidas, que produzem anualmente R$ 16 bilhões e geram centenas de milhares de empregos, estão sendo vítimas de mais essa barbeiragem da presidente Dilma Rousseff”.

Quinta

hashi último

UFOB recebe doação de terreno em aula inaugural do Campus da Barra

unnamed (1)

Área de 81 hectares abrigará a sede definitiva da instituição. Na foto o Prefeito da Barra e a reitora da UFOB.

 Apresentações cênicas, participação popular e a antecipação da doação do terreno para a construção da sede definitiva da Universidade Federal do Oeste da Bahia marcaram a aula inaugural do campus de Barra nessa quarta-feira (10). Acompanhada da equipe da Administração Central e de autoridades, a reitora pro tempore, Iracema Veloso, deu as boas-vindas aos estudantes e elogiou a relação próxima e de carinho que a população local mantém com a instituição desde a sua implantação.

Após a fala dos dirigentes e das autoridades, o público assistiu à performance cênica dos acadêmicos Marcos Wilker e Deyse Silva, que encenaram um texto de Victor Hugo em homenagem às mulheres.

Ao final da cerimônia, o prefeito de Barra, Artur Silva, surpreendeu a todos e anunciou a doação do terreno para a construção das instalações definitivas da UFOB. “A chegada da Universidade em nossa cidade veio para nos ajudar a retomar o nosso papel de referência em educação no baixo-médio São Francisco.  Dessa forma, a doação do terreno para a viabilização das atividades da instituição, a exemplo do hospital veterinário, é importantíssimo para que os investimentos necessários à implantação sejam concretizados”.

As terras doadas ocupam uma área de 81 hectares, localizadas na rodovia BA 161, a cerca de 4 km do centro da cidade. Lá, funcionarão os já existentes cursos de Agronomia e Medicina Veterinária e os novos que serão criados. Agora, Barra passa a ser o segundo município a oficializar a doação do terreno para a instalação do Campus da UFOB. O primeiro foi o de Santa Maria da Vitória.

 

Conferência debate fortalecimento dos conselhos das crianças e adolescentes

Presidente do CMDCA de LEM defende maior participação da sociedade nos conselhos de direitos da criança e adolescente
Presidente do CMDCA de LEM defende maior participação da sociedade nos conselhos de direitos da criança e adolescente

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Janaína Montalvão alertou para a necessidade de uma maior participação da sociedade nos conselhos de defesa dos direitos da criança e adolescente no município. “A participação de toda sociedade é muito importante. Luís Eduardo Magalhães cresce muito rápido e com ele a necessidade de uma maior atenção às crianças e adolescentes”, disse a presidente na manhã desta quinta-feira, 12, durante a abertura da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no auditório do Hotel Solar.

Opinião semelhante tem a presidente do Conselho Tutelar do município, Nara Cristina Apolinário Machado. “Juntos precisamos fazer mais mobilizações a fim de sermos mais efetivos e assim melhorar a defesa dos direitos da criança e adolescente”, observou.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz, que na oportunidade representou o prefeito Humberto Santa Cruz, citou iniciativas que tem dado certo, como a Guarda Mirim e o Núcleo da Cidadania e Adolescência (NUCA), representado na conferência pelo jovem Lucas Barbosa da Gama, também membro da comissão do Selo Unicef.

“A dedicação de todos faz com que nossos jovens estejam bem representados e assegurados. Podemos nos surpreender com o que eles têm a nos dizer e compartilhar”, pontuou Maira.

Na conferência, que teve como tema central “O Fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente”, foram  debatidos cinco eixos temáticos: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social e Efetivação dos Direitos e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

A programação contou ainda com a palestra da psicóloga, Rozângela Alves Justino. Ao final foram escolhidos dois delegados para representar o município na Conferência Regional que acontecerá em Barreiras. Também prestigiaram a conferência os vereadores Jarbas Rocha e Claudionor Machado.

Fábio Lauck deixou a militância do PMDB

fabioO candidato às eleições municipais de 2008, empresário Fábio Lauck, e atual pré-candidato às eleições de 2016, não pertence mais aos quadros partidários do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Na semana passada, ele encaminhou oficio ao presidente municipal do PMDB, Domingos Carlos Alves, solicitando a sua desfiliação.

Fábio não deixa claro para onde vai, até o dia 29 de setembro, último dia para filiação partidária para aqueles que desejem candidatar-se nas eleições de 2016.

Detran realiza Junta Médica Especial em Barreiras

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) realiza nos dias 28 e 29 março a Junta Médica Especial, em Barreiras, oeste do estado. O trabalho será feito pela Coordenação de Saúde do órgão, de acordo com a Resolução Nº 425/12 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo é facilitar a vida de moradores de municípios do interior, que pretendem tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), evitando o deslocamento para Salvador. Além de Barreiras, o Detran atenderá também os interessados das cidades de Bom Jesus da Lapa, Irecê, Seabra e Santa Maria da Vitória.

No dia do atendimento, é necessário apresentar a carteira de identidade(RG) e os relatórios médicos atualizados com a identificação da patologia e informações detalhadas.

2 A grande produtos

Prefeito recebe Superintendente do Sebrae na Bahia

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e SEBRAE alinham nova parceria para 2015

No dia 26 de janeiro o prefeito Humberto Santa Cruz visitou o novo Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) na Bahia, Adhvan Novais Furtado, em Salvador. Na audiência, o chefe do executivo de Luís Eduardo Magalhães requereu, entre outras coisas, a instalação de uma representação do órgão no município.

Pouco menos de dois meses depois, o superintendente retribuiu a visita. O prefeito Humberto Santa Cruz, juntamente do recém-empossado secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Sérgio Pitt, e da ex-titular da pasta, Rosangela Della Costa, receberam na tarde desta quarta-feira, 11, em seu gabinete, a equipe do SEBRAE, formada também pelo diretor de Atendimento, Franklin Santos, o diretor técnico Lauro Ramos e o gerente regional Emerson Cardoso.

Além de retribuir a visita, já que Luís Eduardo Magalhães foi o primeiro município do estado a se reunir com o novo surperintendente, a ideia é desenvolver um pacto de ações entre a prefeitura e SEBRAE, visando o fomento da micro e pequena empresa. “Quanto mais forte é esse tecido empresarial, mais forte é a região e o município como um todo”, comentou Adhvan. O SEBRAE ficou de enviar um técnico para avaliar e dar andamento ao pacto de ações entre ambos.

A reunião serviu ainda para reforçar as parcerias para realização Feira de Entretenimento e Negócios de Luís Eduardo Magalhães (FELEM), que pode vir com um novo formato em 2015 e a segunda edição do festival de gastronomia, previsto para o segundo semestre do ano.

“Luís Eduardo Magalhães é um município pujante, de economia e comércio forte. A continuidade da parceria com o SEBRAE é fundamental para que consigamos nos desenvolver cada dia mais, a exemplo das feiras de negócios e de gastronomia que realizamos nos últimos anos”, observou o prefeito Humberto Santa Cruz.

web---VEM-KÁ-SER-MAIS-FELIZ-570x400-2

web---VEM-KÁ-SER-MAIS-FELIZ-570x400-1

Ondumar Jr. visita líderes partidários em Brasília

Estiveram presentes nos dias 10 e 11 deste mês em Brasília, o ex-candidato a Deputado Estadual Ondumar Júnior, juntamente com o Presidente do PSDB de Luís Eduardo Magalhães-BA, Pacífico Murata, o Presidente da Câmara de Vereadores de Mairi, Vereador Rogério Coelho, e os irmãos Borges, Jader e Hernanee.

Foram recebidos por lideranças do PSDB, como o deputado Federal Jutahy Magalhães Júnior, o deputado Federal João Gualberto e o Presidente do PSDB Nacional e ex-candidato à Presidência da República Senador Aécio Neves.

Pacífico Murata disse “Luís Eduardo Magalhães e região Oeste da Bahia necessita de apoio para que continuemos com esse crescimento e desenvolvimento, simplesmente temos que somar forças para que esse mérito continue, afinal a migração e investimentos são constantes porque aqui fazemos a diferença, dando oportunidades para que isso aconteça, seja através do AGRONEGÓCIO, INDÚSTRIA e COMÉRCIO onde favorece a nossa mão de obra, também preocupado com os caminhoneiros, solicitei apoio a classe, sendo que representei o Estado da Bahia, juntamente com a COMISSÃO da Câmara dos deputados”.

Ondumar Júnior disse “Sinto-me emocionado em conhecer homens de grandes histórias e ideologias de sucessões políticas, assim como é instigante dar continuidade ao projeto começado pelo meu pai Ondumar Marabá, onde agradeço à Deus pela força depositada em nossa família, e acredito com calma e veemência, enxergar um novo horizonte, com a convicção de um futuro com o meu dever cumprido”.

Foram discutidos temas importantes para Luís Eduardo Magalhães-BA, o Oeste baiano e Mairi-BA.
Aproveitando a oportunidade foi realizado o convite para Aécio Neves, Jutahy Junior e João Gualberto juntamente com outras lideranças que estejam presentes na Bahia Farm Show de 2015.

 

03 - Março - panfleto1_splash expresso copy 3

PEC que retoma exigência de diploma para exercício do jornalismo pode ser votada

Pimenta foi eleito hoje presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara
Pimenta foi eleito hoje presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

A proposta de emenda à Constituição que torna obrigatório o diploma de nível superior para exercer a profissão de jornalista está na pauta de votação desta semana da Câmara.

O tema passou a ser discutido amplamente no Legislativo após a decisão, em 2009, do Supremo Tribunal Federal, que revogou a exigência do certificado estabelecido por meio de decreto-lei que dispõe sobre o exercício da profissão.

De acordo com a decisão do Supremo, a exigência do diploma não garante a liberdade de expressão e de comunicação e, por isso, vai em caminho contrário aos direitos garantidos pela Constituição de 88.

A obrigatoriedade do diploma abre divergência dentro do próprio setor de comunicação do país. Entidades patronais defendem a atividade jornalística sem a certificação superior, enquanto as organizações que representam os profissionais da categoria defendem a exigibilidade do diploma para o exercício da profissão.

Para o autor da proposta, deputado Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, os cinco anos de prática jornalística sem exigência do nível superior não trouxeram benefícios para a sociedade. Segundo o parlamentar, a medida, ao contrário, contribuiu para a precarização das relações de trabalho e prejudicou a formação profissional.

 

faahf fevereiro 15

chamada palestra felicidade no trabalho(3)

Convite

A sociedade civil organizada de Luis Eduardo Magalhães tem a honra de convida-lo para um ato publico pacifico, apartidário, democrático que será realizado no dia 15 de março de 2015 no estacionamento em frente a Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães a partir das 9 horas. Que as pessoas compareçam vestidas com camisas e camisetas com as cores do Brasil e com as bandeiras do Brasil para protestarmos contra os fatos que vem ocorrendo em nosso país e nos causam tristeza e indignação. Contamos com a participação da população de Luis Eduardo Magalhães a qual é chamada para este ato cívico, ordeiro e de amor ao país.

A COMISSÃO ORGANIZADORA

Sugiro aos organizadores que convidem também quase 8 mil famílias que recebem o Bolsa Família, mais de 1.300 que receberam suas novas casas através do “Minha Casa, Minha Vida”, além  daqueles que foram contemplados com o programa “Minha Vida Melhor”.

Esses são os que votam e poderão dar o poder para a Oposição, em Luís Eduardo Magalhães, nas próximas eleições.

Dilma entrega resto dos aeroportos importantes à iniciativa privada

aeroporto SAOA presidenta Dilma Rousseff confirmou hoje (12) que o governo estuda conceder à iniciativa privada os aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Florianópolis. As declarações foram dadas durante inauguração de obras em terminal portuário, no Rio de Janeiro.

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho é administrado pela Infraero desde 1974. Em outubro de 2001 foi inaugurado o Terminal Internacional do aeroporto e dezembro de 2010 foi reinaugurado o antigo terminal de passageiros.

O Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães opera cerca de 220 voos domésticos diários e 57 voos internacionais por semana, fazendo de Salvador uma das principais portas de entrada do turismo na Bahia e, consequentemente, na região Nordeste.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz foi elevado, pelo então Ministério da Aeronáutica, à categoria de Aeroporto Internacional, em 1995, e passou por obras de ampliação e climatização em 2000.

Isabela Vieira, Agência Brasil

O Sal da Semana

avião vazio

Voos internacionais vazios

A foto ao lado é da parte interna do avião da American Airline, que saiu ontem a noite de Guarulhos para Nova Iorque. Foi o vôo 950. O jornalista Ancelmo Góes, que publicou a fotografia, atribui a cena ao dólar a R$ 3,11.

Acontece que ele ignora que a elite branca e rica ficou sem dinheiro e está temerosa em função da recessão e da inflação alta. O dólar em alta acabou com a maioria dos “executivos de fronteira”, mestres do contrabando e descaminho.

Cães e gatos

Os usuários de transporte coletivo de São Paulo já podem transportar, em container adequado, os seus cachorros. Gatos também estão liberados, mas como a grande maioria deles está presa em Curitiba, conta-se com pouca afluência dos felinos.

Bolsa Família

Os beneficiários do Programa Bolsa Família que receberam avisos no extrato de pagamento sobre a necessidade de atualização dos dados devem comparecer, até 20 de março, ao setor responsável pelo benefício em seu município. Quem não atender à convocação poderá ficar sem o pagamento do Bolsa Família a partir de abril, informou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A cada dois anos, o responsável pelo benefício na família precisa atualizar ou confirmar seus dados para continuar recebendo o pagamento. Os dados são atualizados no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. Quem não recebeu o aviso no extrato está com o cadastro em dia.

Para atualizar o cadastro, o titular do cartão do Bolsa Família deve levar o CPF ou o título de eleitor ao setor responsável pelo programa. É preciso apresentar também um documento de identidade de cada um dos demais integrantes da família. Além da documentação obrigatória, as famílias podem apresentar comprovantes de residência e de matrícula escolar das crianças e dos adolescentes e carteira de trabalho.

Vem aí uma bomba bem maior!

O vereador Claudionor Machado está inquirindo a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães. Como o tal grupo dos 6 está ficando “frouxo”, estão metendo a mão com força.

Exemplo: Só de contratos firmados com fornecedores, com dispensa de licitação, são R$870.800,00. Adicionados diligentemente, mais R$80.000,00 de passagens.

Consultas médicas populares. Populares?

Um médico de Barreiras está implantando uma clínica popular com consultas no valor de R$100,00.

Em Porto Alegre, a Central de Consultas, faz atendimentos, há 10 anos, com médicos especialistas, ar condicionado, aparelhagem moderna, por apenas R$45,00.

Aqui em Luís Eduardo, fora do péssimo atendimento da UPA, a consultas com médicos particulares custam de R$150,00 a R$300,00.

A gang dos guardanapos

Numa única noite, Cabral e Cavendish gastaram mais de 400 mil reais para recepcionar empresários.
Numa única noite, Cabral e Cavendish gastaram mais de 400 mil reais para recepcionar empresários.

A nova lista de políticos envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras será enviada, nesta quinta-feira (12), ao Superior Tribunal de Justiça pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. De acordo com o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, constam na lista os governadores do Acre, Tião Viana (PT), e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB) além de seu antecessor Sérgio Cabral (PMDB). Apesar de não possuir mais foro privilegiado, Cabral deve ser investigado pelo STJ por que os procuradores veem conexão entre as acusações contra ele e Pezão.

Sede da UFOB em Luís Eduardo Magalhães é inaugurada

A Universidade Federal do Oeste da Bahia já tem a sua própria sede em Luís Eduardo Magalhães. Em cerimônia ocorrida na manhã dessa terça-feira (10), a reitora Pro Tempore, Iracema Veloso, inaugurou as novas instalações da instituição durante a II Semana de Integração Universitária. Da plateia, estudantes, professores, servidores técnico-administrativos, autoridades e representantes da sociedade assistiram atentamente ao momento histórico.

Equipe da UFOB e autoridades participaram da cerimônia de inauguração da Sede da UFOB em Luís Eduardo Magalhães

Em seu discurso, a reitora destacou o trabalho realizado para que a UFOB pudesse, em tão pouco tempo após ser implantada na cidade, acolher os estudantes em sua nova casa. “Esse é o primeiro passo de uma nova etapa. Agora, a nossa Universidade se consolida de vez em solo luiseduardense. O trabalho maior daqui para frente é oferecer ensino de excelência, com pesquisa e extensão”.

Sobre a construção do campus definitivo, a dirigente anunciou a realização de uma chamada pública, com especificações de tamanho da área, infraestrutura servida e acessibilidade, para que qualquer interessado possa doar o terreno diretamente à UFOB.

Depois da cerimônia, a programação seguiu com palestra do vice-reitor, Jacques Miranda, sobre “Ciência e Tecnologia: a construção de conhecimento na Universidade”, e apresentação do grupo Além da Capoeira.

 

Avançam negociações entre Ibama e Dnit para o asfaltamento da BR 135

Reuniao Dep. Jose Rocha 07

O vice-líder do Governo na Câmara, deputado José Rocha promoveu uma nova reunião com diretores do Dnit, o presidente do Ibama, Volney Zanardi e técnicos do órgão para encaminhar as providências necessárias ao asfaltamento de trechos da BR 135, na terça(10), em Brasília. A ligação de 144 km entre São Desidério e Correntina, oeste do estado, possui vários trechos asfaltados. Porém, há pendências ambientais que impedem o asfaltamento do Km 212 ao 226, trecho da Caverna do Buraco do Inferno,  do Km 207 a 212, na saída de São Desidério, além da conclusão da ponte sobre o Rio Corrente.

O presidente do Ibama anunciou que até meados de abril o órgão vai se manifestar sobre a documentação complementar entregue pelo Dnit durante a reunião. O deputado José Rocha disse que a legislação deve ser cumprida e que os órgãos envolvidos podem definir em breve a liberação ambiental dos trechos pendentes de asfaltamento.

FAAHF oferece novos cursos de MBA/FGV para 2015

A Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira – FAAHF conveniada Fundação Getúlio Vargas – FGV em Luis Eduardo Magalhães oferece em 2015 novos Cursos de MBA/FGV: Gestão Empresarial, Gestão Estratégica do Agronegócio, Gestão de Negócios em Comércio e Vendas, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e Gerenciamento de Projetos.

Previsão de inicio dos cursos:

Gestão Empresarial – Revisto e Ampliado (Início do curso: 17 de abril de 2015);

Gestão Estratégica do Agronegócio (Previsão do curso: abril/maio 2015);

Gestão de Negócios em Comércio e Vendas (Previsão do curso: abril/maio2015);

Gestão Estratégica de Pessoas – Revisto e Ampliado (Previsão do curso: maio/2015);

Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (Previsão do curso: abril/maio2015);

Gerenciamento de Projetos (2º semestre/2015).

Informações: (77) 3628-9900 – Pós – Graduação

 

Maxxi Rome

Deputado revela que Estado não paga assistência farmacêutica para 280 municípios

Pablo na Saúde

O deputado estadual Pablo Barrozo (DEM) participou hoje (11) da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa, junto com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Na ocasião, o parlamentar cobrou do gestor uma posição sobre o atraso no pagamento da assistência farmacêutica a 280 municípios baianos.  “Hoje, o Estado tem obrigação de pagar aos municípios que necessitam deste auxílio. Este recurso é repassado da União para o Estado, mas os municípios não estão recebendo absolutamente nada”, disse o deputado. O secretário reconheceu o atraso no repasse e garantiu que será feita a atualização do pagamento da assistência.

Outra preocupação do parlamentar é com a precariedade do Hospital do Oeste (HO), que vem sendo sobrecarregado com a grande demanda de pacientes, o atraso no pagamento do salário dos médicos e a falta da realização de cirurgias eletivas. “O hospital tem dois médicos ortopedistas por dia, mas não realiza cirurgia eletiva. Se o paciente chega à unidade com uma fratura exposta a área do trauma pode até ser lavada, mas não é operada.”.

Ao todo, existem nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) no Estado. Em Barreiras, o Núcleo é representado pelo Hospital do Oeste. Para Barrozo, o ideal é que a Secretaria de Saúde avalie a necessidade de instalar mais um núcleo na região, levando em consideração, por exemplo, a  grande distância entre os municípios. “O ideal seria a implantação de mais uma unidade em Santa Maria da Vitória. Mas a obra tem de sair do papel para não repetir a história da administração passada, quando o ex-governador Jaques Wagner prometeu a construção de um hospital oncológico na região, mas nada foi feito”, finalizou.

 

web---VEM-KÁ-SER-MAIS-FELIZ-570x400-1

 

chamada palestra felicidade no trabalho(3)

 

conferencia

 

Prefeitura indica área para construção de prédio próprio do MP

A área apresentada para doação está localizada próxima ao futuro Fórum da Comarca, na Praça dos Três Poderes e tem dimensão de 1.634,48m²O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, reuniu-se na manhã desta terça-feira, 10, com os Promotores de Justiça André Bandeira de Melo Queiroz e Márcio do Carmo Guedes, representantes do Ministério Público. Também participou da reunião a Procuradora do Município Danielle de Almeida Luz.

A reunião serviu para apresentação da área pública a ser doada ao MP visando a construção de sua sede própria no município. A área apresentada para doação está localizada próxima ao futuro Fórum da Comarca, na Praça dos Três Poderes e tem dimensão de 1.634,48m². Antes de seguir o tramite legal a área será analisada pelo Ministério Público Estadual.

Presidente do TSE quer teto menor para verbas de campanha

A convite do  Partido Solidariedade, o ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, participou hoje (10) de audiência pública na Comissão da Reforma Política e destacou a legitimidade do Congresso Nacional para debater e aprovar uma emenda constitucional que aprimore o sistema político-eleitoral brasileiro. Para ele, é preciso enfrentar o debate. Questionado pelo autor do requerimento, deputado Arthur Maia (BA), sobre a melhor proposta para coibir caixa dois no Brasil, Toffoli defendeu três medidas: “É preciso que seja estabelecido um teto para gastos de campanha, além de declarações online de arrecadação e gasto, para uma melhor fiscalização, e a perda de mandato como pena”, afirmou.

Sobre o limite nos gastos, Dias Toffoli citou o caso francês, onde a eleição para presidente possui um teto de 13,5 milhões de euros por candidato para o primeiro turno e mais 5 milhões de euros se houver segundo turno. “Não há país no mundo em que empresas tenham doado para qualquer campanha eleitoral R$ 350 milhões. Aqui, no Brasil, tem”, ressaltou.

Arthur Maia disse que está muito preocupado com o resultado dos trabalhos da comissão por se tratar de um tema complexo e conflitante. “Embora seja um pessoa otimista, temo que este Parlamento não consiga chegar a um consenso. Conseguir, depois das discussões a nível de comissão, 3/5 do quórum do Plenário para aprovar a matéria parece uma tarefa bem difícil. Entretanto, estou convencido de que esta é a nossa derradeira chance”, disse.  Se a comissão não conseguir aprovar a reforma, o deputado afirmou que defenderá uma assembleia constituinte exclusiva sobre o tema. “Eu defenderei, pessoalmente, uma constituinte com o propósito exclusivo de produzir a reforma política, porque não podemos mais persistir no modelo falido que está aí”, concluiu.

 

faahf fevereiro 15

Aviso aos pré-candidatos das câmaras: esqueçam as coligações partidárias

O plenário do Senado aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 40/2011) que permite coligações eleitorais apenas para eleições majoritárias (presidente da República, governador, prefeito e senador). Para isso, a proposta, de autoria do ex-senador José Sarney, altera o artigo 17 da Constituição Federal.

O texto, apesar de limitar a possibilidade de coligações partidárias, mantém a determinação constitucional que assegura a autonomia dos partidos para estruturação e organização interna, prevendo em seus estatutos normas de fidelidade e organização partidária. Além disso, mantém-se a não obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal. Também continua a possibilidade de o eleitor votar numa legenda nas eleições não majoritárias.

A PEC prevê ainda a proibição das coligações proporcionais, por meio das quais diversos partidos podem apresentar chapa comum nas eleições de deputados federais, estaduais e distritais, além de vereadores.

 

Hotel Columbia

Vereador dá uma voltinha em casa no carro da Câmara

car 1

O vereador conhecido como Erick Café tem a firme convicção de que o contribuinte deve pagar pela gasolina e pelos custos de manutenção do veículo público colocado ao seu dispor, mesmo que faça isso fora do horário de expediente. Na foto, tirada hoje às 18h03m, o Vereador fazia um lanchinho em sua residência, antes de se dedicar a insana tarefa de comparecer à sessão ordinária semanal da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães.

Aliás, todos os vereadores têm o mesmo sentimento, principalmente o presidente da Casa, vereador Eltinho, que não coíbe tais desmandos, já que ele mesmo circula com o Ford Fusion da Casa durante os finais de semana.

O artigo 312 do código penal diz que apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio está sujeito a pena de reclusão, de dois a doze anos, e multa. O crime é caracterizado como peculato. Sem prejuízo do delito de improbidade administrativa.

Gasolina paraguaia fornecida pela Petrobras tem nona redução em um ano

Ultima Hora Paraguai Manchete

Enquanto a reivindicação de redução dos preços do diesel levou a uma greve de caminhoneiros que parou o Brasil por duas semanas, gerando desabastecimento de diversos produtos, principalmente no sul do País, a Petrobras realizou a nona redução dos preços no vizinho Paraguai em menos de um ano.

De acordo com o jornal paraguaio Ultima Hora, a decisão de reduzir os preços pegou as demais distribuidoras do país de surpresa e levou a Petrobras a vender o combustível mais barato do Paraguai, incluindo os preços praticados pela estatal Petropar. Apesar da imensa desvalorização do guarani (moeda local) em relação ao real, o litro do diesel em Assunção é dez centavos mais barato que em Brasília.

A imagem da matéria no jornal já circula no Facebook, Twitter e WhatsApp, gerando indignação entre os brasileiros que já começaram a fazer comentários no próprio site do periódico paraguaio. Do Diário do Poder.

O custo da gasolina no Brasil não chega à metade do valor cobrado em bomba. O resto é tudo imposto. Para sustentar os propinodutos do Governo. Vende essa porcaria de uma vez por todas e libera a concorrência pra ver se o preço não baixa. A Petrobras só reduz preços no Paraguai porque tem concorrência e não tem os impostos e os confiscos tipo a CIDE.

Quer fazer as contas: o Guarani está cotado hoje a R$0,0007, depois de alta espetacular promovida pela queda do Real frente ao dólar. Estava há poucos dias a R$0,0006.

Técnicos do Rally da Safra chegam ao Oeste baiano

rally

Expedição técnica fará avaliação nas lavouras de soja nas regiões de Luís Eduardo Magalhães e Correntina

Técnicos da Equipe 7 do Rally da Safra chegam ao Oeste da Bahia nesta quarta-feira, dia 11, para a avaliação de lavouras de soja nas regiões de Luís Eduardo Magalhães e Correntina. Em paralelo, a Equipe 6 estará no Sul do Brasil para avaliar áreas de soja nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Após a avaliação em campo, acontecerá à noite, em Luís Eduardo Magalhães, evento gratuito com palestra sobre mercado de soja e milho para produtores com Fabio Meneghin, sócio-analista da Agroconsult, organizadora do Rally. No evento serão também abordados temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços.

rally 2

Conforme os trabalhos de campo das três primeiras equipes do Rally, a produção de soja na safra 2014/15 deve alcançar 94,8 milhões de toneladas, aumento de 828 mil toneladas em relação ao último relatório da Agroconsult e de 10% sobre 2013/14. A estimativa para área plantada é de 31,7 milhões de hectares, com expansão de 5% em relação à 2013/14.

Com relação ao milho verão, a projeção é de uma safra de 29 milhões de toneladas, levando à redução de 979 mil toneladas em comparação ao último relatório e de 8,5% sobre 2013/14. Para o Centro-Sul, a produção estimada é de 23,4 milhões de toneladas (queda de 9% sobre 2013/14). A perspectiva de área plantada para o Brasil foi revisada para 6,2 milhões de hectares (redução de 7% sobre 2013/14). Para o Centro-Sul, a área estimada é de 3,7 milhões de hectares (queda de 11% sobre 2013/14).

Para o milho segunda safra, a área plantada está estimada em 9,7 milhões de hectares (aumento de 3% sobre 2013/14) e a produção foi revisada para 50,3 milhões de toneladas (4% maior em relação à 2013/14). O plantio segue o ritmo da colheita de soja e as chuvas regulares favorecem o desenvolvimento das lavouras.

Expedição técnica

Nesta edição, outras duas equipes avaliarão o milho safrinha entre os dias 24 de maio e 13 de junho, passando por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, complementando assim os dados levantados pela Equipe 1.

A largada do Rally da Safra 2015 ocorreu no dia 29 de janeiro em Chapecó/SC. Durante toda a expedição serão realizados 12 eventos para produtores rurais, com palestras, sobre mercado de soja e milho, proferidas por analista da Agroconsult e apresentadas palestras técnicas abordando temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2015 chega à 12ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Fertilizantes Heringer, Monsanto, Vale, Volkswagen, Pacifil e Ipiranga Lubrificantes com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, BM&FBOVESPA, Agrosatélite, Impar Consultoria no Agronegócio, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente.

 

web---VEM-KÁ-SER-MAIS-FELIZ-570x400-1

Fundesis promove inclusão digital na Escola Família Agrícola de Santana

aiba

A Escola Família Agrícola (Aefa), localizada no município de Santana, conta agora com uma nova estrutura, implantada com recursos do Fundesis. Foi inaugurado, no dia 05 de março, um laboratório de informática com 17 computadores, impressora, lousa branca para pincel e data show.

Com 154 alunos, a Escola Família Agrícola atende a jovens com idades acima de 14 anos, oferecendo o ensino médio integrado ao curso de técnico em Agropecuária. A implantação do curso de Informática era uma necessidade, segundo o presidente da Escola, José Marcos de Carvalho, para que os estudantes pudessem realizar pesquisas, ampliar os conhecimentos e melhorar a qualidade dos trabalhos escolares. “Há tempos sonhávamos em executar esse projeto, e com o apoio do Fundesis foi possível torna-lo realidade”, relatou.

A estudante do 3º ano do curso técnico, Thaís de Souza (17), já faz planos com os novos equipamentos da escola. “Pretendo utilizar o serviço da sala de informática para fazer meu trabalho final do curso”, disse.

A sala de Informática da Escola Família Agrícola é mais uma ação do Fundesis para melhorar a qualidade de vida da população do Oeste da Bahia, através do apoio a iniciativas nas áreas de educação, saúde, empreendedorismo, esporte, cultura e geração de emprego e renda. “A tecnologia está em nosso cotidiano. Com esta sala de Informática, os jovens vão adquirir mais conhecimento e melhorar as chances no mercado de trabalho”, afirmou Makena Thomé, coordenadora do Fundesis.

Dilma assina Medida Provisória que aumenta preço das panelas em 500%

 

dilmapanela-640x336

Deu no Sensacionalista, o maior blog de mentiras e inverdades bem humoradas do País:

A presidente Dilma Rousseff assinou, na manhã de hoje, medida provisória aumentando em até 500% o preço de panelas e buzinas a gás. A medida, segundo o Planalto, nada tem a ver com o panelaço da noite de ontem e já estava prevista dentro do pacote de reajuste da economia.

“São dois setores muito importantes da economia que por muito tempo contaram com estímulos fiscais do Estado”, disse a presidente. “É muito importante para a retomada do crescimento que estes dois setores fundamentais da economia voltem a andar com as próprias pernas, por isso estamos aumentando os impostos”, completou.

Barusco na CPI: “Comecei com a propina em 1997, por iniciativa pessoal”

Conteúdo da Câmara dos Deputados. Foto de Zeca Ribeiro
Conteúdo da Câmara dos Deputados. Foto de Zeca Ribeiro

O engenheiro Pedro Barusco disse estar aliviado por ajudar no repatriamento do dinheiro que possui em contas no Exterior. Ao responder uma pergunta do relator da CPI da Petrobras, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), ele disse que entrou em um “caminho sem volta”. ”Eu tive a fraqueza de começar. Primeiro, eu fiquei feliz [com as contas no exterior] e isso virou um pânico. Agora estou aliviado por estar ajudando na repatriação. Eu não recomendo para ninguém. É muito doloroso”, disse.

Barusco está prestando depoimento desde as 11 horas à CPI da Petrobras e, até o momento, confirmou tudo o que afirmou nos depoimentos que prestou à Justiça Federal no processo de delação premiada decorrente da Operação Lava Jato. Ele ratificou que recebeu cerca de US$ 97 milhões em propinas de 2003 a 2011, quando trabalhava na Petrobras, e entre 2011 e 2013, período em que ocupou uma diretoria na empresa privada Setebrasil, constituída para construir sondas de perfuração do pré-sal e financiada com recursos públicos – do BNDES e fundos de pensão.

Barusco repetiu que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, recebeu algo entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões em propinas no período, e que esse dinheiro era recebido em nome do PT. Ele disse não saber se havia alguém acima de Vaccari. Falou que conheceu o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli, mas que manteve com ele apenas relações profissionais, e que conheceu o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, mas nunca discutiu propina com ele.

Cartéis
O engenheiro apontou a formação de cartel de empreiteiras em obras como as das refinarias Abreu e Lima e do Complexo Petroquímico do Rio e Janeiro (Comperj) – nos depoimentos ele fala ainda que o mesmo aconteceu em relação às refinarias Replan, Revap, Reduc, Relan e Repar.

Barusco também disse que o mesmo esquema funcionou em relação à construção do gasoduto Gasene, que liga o Espírito Santo à Bahia. Ao responder pergunta feita pelo deputado Bruno Covas (PSDB-SP), disse que os mil quilômetros de gasoduto foram divididos em vários trechos, cada qual dividido entre empresas, como as construtoras Bueno e Galvão Engenharia.

Divisão da propina
Assim como acontecia nos demais contratos, ele disse que as obras da Gasene eram divididas da seguinte forma: metade para ele e o ex-diretor Renato Duque e a outra metade para Vaccari.
Ao responder perguntas do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), ele mencionou partidos destinatários da propina. “Até onde eu sabia a propina ia para o PP, PMDB e PT”, disse.

Ele detalhou o processo de constituição da empresa Setebrasil, que geriu contratos no valor de US$ 22 bilhões com a Petrobras para a construção de sondas de perfuração. Ele confirmou que Vaccari pediu uma propina de valor muito elevado e que o repasse acabou reduzido em 0,1%.

Nos depoimentos judiciais, ratificados por ele, Barusco afirmou que a propina era distribuída da seguinte maneira: 2/3 para Vaccari e 1/3 para a “Casa” – ou seja, para os diretores da Setebrasil: Barusco, João Carlos de Medeiros Ferraz (presidente da Setebrasil) e Eduardo Musa (diretor de Participações).

A propina destinada a Vaccari tinha origem nos contratos firmados entre a Setebrasil e os estaleiros Atlântico Sul, Enseada do Paraguaçu, Rio Grande e Kepel Fels. A propina destinada à “Casa” tinha origem nos contratos firmados entre a Setebrasil e os estaleiros Kepel Fels e Jurong.

Operadores
Ele acrescentou que cada empresa que participava do esquema tinha um operador próprio. Ele mencionou os nomes de Shinko Nakandakari (operador da Galvão Engenharia, EIT e Contreiras) e Mário Goes (operador da UTC, MPE, OAS, Mendes Júnior, Andrade Gutierrez, Schain, Carioca e Bueno Engenharia). Nos depoimentos, Barusco menciona ainda Júlio Gerion de Almeida Camargo (operador da Toyo e da Camargo Correia).

O que este imbecil queria com 97 milhões de dólares: bons vinhos, restaurantes caros, hotéis deslumbrantes, carros caríssimos, iates de cinema, mulheres (ou homens) de cachê altíssimo, roupas e jóias? E depois? Só intranquilidade e fiofó apertado. Poderia ter tido uma velhice feliz, cuidando dos netos e lendo bons livros, com o belo salário que ganhava na Petrobras. Mas não: preferiu cobrir-se de vergonha e escolher uma vida de malandragens sem futuro nenhum. Pobre Barusco!.

 

conferencia

 

O Expresso 920x180

Pare de falar bobagem e saiba o que é impeachment

  1. O que é impeachment?

impeachment ocorre quando certas autoridades praticam um crime de responsabilidade. Trata-se de uma situação muito grave, na qual a autoridade que comete a infração perde o cargo e sofre sérias consequências, tais como a inabilitação para o exercício de função pública por certo tempo. Vale esclarecer que algumas autoridades podem ser alvo do processo de impeachment (v. Artigo 52, incisos I e II da Constituição Federal), mas o caso mais citado e que será privilegiado neste breve artigo é o caso do impeachment do Presidente da República.

  1. O que é crime de responsabilidade?

O crime de responsabilidade representa, em verdade, uma infração político-administrativa, sendo importante citar alguns casos regrados pelo artigo 85 daConstituição, assim como pelo artigo  da Lei nº 1079/50, que especifica as hipóteses constitucionais. São exemplos o caso de o Presidente da República atentar contra a Constituição, contra o exercício dos direitos, contra a probidade na administração, ou quanto ao cumprimento de leis e decisões judiciais.

  1. Como ocorre o processo deimpeachment?

A acusação parte de qualquer cidadão brasileiro contra o Presidente da República (artigo 14 da Lei nº 1079/50). Primeiramente, ocorre um juízo de admissibilidade pela Câmara dos Deputados, que precisa autorizar o início do processo por 2/3 dos seus membros. Após, ocorre o julgamento pelo Senado Federal, presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal. Para que o Presidente seja condenado também será necessária uma votação por 2/3 dos Senadores, conforme o artigo 86 da Constituição Federal.

  1. Quais as sanções no caso de condenação do Presidente?

Caso seja condenado, o Presidente da República perde o cargo, assim como fica inabilitado para o exercício de função pública por 8 anos, sem prejuízo de outras sanções judiciais cabíveis (artigo 52parágrafo único, da Constituição Federal).

  1. Quem ocupa a Presidência?

Com o impeachment do Presidente ocorre a vacância do cargo, sendo que o sucessor natural do Presidente é o Vice-Presidente da República (artigo 79 da Constituição Federal). Caso o Vice-Presidente não possa assumir por algum impedimento, podem ocupar a Presidência, temporariamente, o Presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Supremo Tribunal Federal, nesta ordem (artigo 80 daConstituição).

Contudo, caso o Vice-Presidente também não possa exercer a Presidência por alguma razão definitiva, deve-se questionar o momento em que ocorreu a situação, incidindo o artigo 81 da Constituição: caso tanto a ausência definitiva do Presidente e do Vice tenham acontecido nos 2 primeiros anos de mandato, são convocadas novas eleições diretas; caso tenham ocorrido nos últimos 2 anos de mandato, o Congresso Nacional deve realizar eleições indiretas para a escolha dos novos ocupantes da Presidência da República.

Em qualquer dos casos, os novos eleitos deverão completar o tempo remanescente do mandato dos antecessores.

Artigo de Gabriel Marques, Professor de Direito Constitucional da UFBa, Faculdade Baiana de Direito e Faculdade Ruy Barbosa. Mestre e Doutor em Direito do Estado – USP. Autor do livro “Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental” (Malheiros, 2011).

Quem se lembra dos idos de 2002? Era tempo de “Fora FHC”.

País já viveu outros graves momentos de estagnação
País já viveu outros graves momentos de estagnação

Empresários vão à imprensa para dizer que o País pode enfrentar forte recessão. É a chamada “estagflação”, combinação ardida de inflação com estagnação econômica. Para quem se lembra dos últimos quatro anos do período FHC, isso é fácil de entender. Ajuste fiscal, contenção de gastos e investimentos, desemprego. As rodovias viraram superfícies lunares.

Em 2002, trafegava diariamente pela BR 158: era um buraco só. Muitas vezes perdi o protetor do cárter, quebrei a bomba de óleo, rebentei a suspensão do carro. Na última vez precisei de uma solda no monobloco do carro, rachado desde a lateral até o túnel central.

Trinta dias depois de assumir, em janeiro de 2003, com o dólar beirando R$3,80, Lula fechou contratos de 5 anos para manutenção das rodovias, que se tornaram tapetes. Eram os dias de “Fora FHC”, criados pelo PT.

Doze anos depois, o PT tem que encarar com bom humor o “Fora Dilma”. É típico dos regimes democráticos o povo nas ruas.

Com ditadura, todo mundo se fecha em casa, não abre a boca e fica esperando a tempestade passar. E ela sempre passa.

 

2 A grande produtos

Chevrolet adianta informações sobre o Spark, que deve substituir Celta

spark

A Chevrolet divulgou um teaser da nova geração do hatch Spark, que será mostrada no início do mês de abril, simultaneamente, nos Salões de Nova York (EUA) e de Seul (Coreia). A montadora afirma que o novo Spark é um carro mais “maduro”, com estética mais sofisticada e que reflete a mudança de gostos do mercado de carros compactos globais.

Segundo a fabricante, o novo Spark é totalmente diferente de seu antecessor, e se baseia nos modelos Opel Karl e Vauxhall Viva para atingir principalmente o público jovem. Os dois modelos também são dados como referência para o futuro compacto da Chevrolet no Brasil, que substituirá o Celta.

A marca ainda não divulgou oficialmente sua motorização. Estima-se que o hatch GM seja um carro de proporções pequenas, apresentando algo em torno de 3,68 metros de comprimento. Para se ter uma ideia, o Fiat Uno tem 3,81 m de comprimento e o VW Gol 3,89m. Da Auto Esporte.

Na Bahia, Chevrolet está nas lojas Topvel de todo o Estado.

topvel

IBGE confirma safra recorde de quase 200 milhões de toneladas

A segunda estimativa de 2015 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas prevê recorde na produção, com um total de 199,6 milhões de toneladas, resultado 3,5% superior à safra obtida em 2014, que atingiu 192,8 milhões de toneladas.

Os dados fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de fevereiro, divulgado hoje (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da manutenção das expectativas  de safra recorde, quando comparada às previsões de janeiro, há queda de 1,8 milhão de toneladas (-0,9%).

Segundo o IBGE, entre os 26 principais produtos, 12 apresentaram variação percentual positiva na estimativa de produção em relação ao ano anterior, com destaque para produtos em grãos como aveia, com crescimento de 23,6%; cevada (23,1%); feijão, na primeira safra (9,6%); soja (9,8%) e trigo (21,6%).

Entre os 14 produtos produtos com variação negativa destacam-se algodão herbáceo em caroço (-7,8%); batata-inglesa na terceira safra (-19,4%), milho na segunda safra (7,5%), sorgo em grão (6,2%) e triticale (10,5%).

Os três principais produtos (arroz, milho e soja) chegam a representar 91,5% das estimativas da produção e responderam por 85,3% da área a ser colhida. A produção de soja deverá ser 9,8% maior; a do arroz, 2,6%, e a do milho poderá cair 4,2%.

Os números do IBGE indicam que a área a ser colhida será 1,5% maior, atingindo 57,2 milhões de hectares. Em 2014, a área colhida foi 56,3 milhões de hectares. Entre os três principais produtos, o maior crescimento na área a ser colhida foi a soja, 3,9% maior do que em 2014. A área a ser colhida pelos dois produtos diminuiu: a do arroz deverá ser 1,8% menor e a do milho, 1%.

Mesmo apresentando redução de 2,8% em relação à produção do ano passado, a Região Centro-Oeste concentra o maior volume de produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, com 80,6 milhões de toneladas; seguida da Região Sul, com 75,7 milhões de toneladas; do Sudeste, com 18,8 milhões de toneladas; Nordeste, com 18,9 milhões de toneladas, e da Região Norte, com 5,5 milhões de toneladas.

O  estado de Mato Grosso é o maior produtor de grãos, com uma participação de 23,3% do total nacional, seguido do Paraná (18,4%) e Rio Grande do Sul (16,2%), que, somados, representaram 57,9% do total nacional.

Em números absolutos, o incremento mais significativo entre as safras 2014/2015 ocorreu na produção de soja, que vai superar em 1 milhão de toneladas a safra do ano passado, atingindo 8,4 milhões.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola é uma pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas. As informações são obtidas por meio das comissões municipais e regionais; consolidadas em nível estadual pelos grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias e posteriormente, avaliadas, em nível nacional, pela Comissão Especial de Planejamento Controle e Avaliação das Estatísticas Agropecuárias, constituída por representantes do IBGE e do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento.

 

03 - Março - panfleto1_splash expresso copy 3

O vereador mais procurado do Oeste

alac3addio

Eu tenho uma séria desconfiança que o vereador Alaídio Castilho frustrou a vocação de cômico em  proveito da profissão de empresário e político. Pois não é que o insigne legislador está fugindo do oficial de Justiça há mais de 10 dias, depois que perdeu as eleições da Associação dos Moradores do Mimoso do Oeste?

A história é exemplar: o Ministério Público representou, através de Ação Civil Pública, pela realização de eleições na AMMO. A Justiça acolheu a ação, determinou a formação de uma Comissão Eleitoral, as eleições foram realizadas e Fernando Murata eleito para a Presidência.

A posse deveria se dar no primeiro dia de fevereiro, conforme reza o estatuto da AMMO. Alaídio não deu a mínima para o estatuto e mesmo depois de determinação da Justiça, para entregar a integralidade dos documentos da Associação e dos equipamentos da Rádio Mundial, Alaídio tem fintado, com perícia notável, o Oficial de Justiça: uma hora dão informação que está na fazenda, outra que acabou de sair. Nem nas sessões da Câmara o dito cujo comparece mais. Hoje é dia de uma nova sessão e, adivinhem, Alaídio não vai comparecer.

Aparece aí, Alaídio! Ainda bem que o Carnaval passou. A marchinha “Você viu o Alaídio por aí? Eu não! Eu não”, poderia ser o maior sucesso.

 

web---VEM-KÁ-SER-MAIS-FELIZ-570x400-1

web---VEM-KÁ-SER-MAIS-FELIZ-570x400-2

web---VEM-KÁ-SER-MAIS-FELIZ-700x492-3

Produção de grãos deverá ser 198 milhões de toneladas, diz CONAB

A produção de grãos no Brasil na safra 2014/2015 está estimada em 198,5 milhões de toneladas, 2,6% ou 4,98 milhões de toneladas a mais do que a última safra, quando foram colhidas 193,5 milhões. Em relação ao levantamento do mês passado, houve uma correção de menos 0,8%. Os números são do 6º levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (10).

    A soja é o destaque das pesquisas, com a colheita em pleno andamento. Mesmo enfrentando problemas climáticos em janeiro, que influenciaram a expectativa de produtividade no Sudeste, parte do Centro-Oeste e na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a produção ainda é superior à safra passada. O incremento deve  ser de 8,3% ou o equivalente  a 7,14 milhões de toneladas, levando  a uma produção de 93,26 milhões de toneladas. O milho primeira safra teve uma redução de 6,1%, o que representa 1,93 milhão de toneladas a menos que a safra anterior, de 31,65 milhões de toneladas.
Área – A área destinada ao plantio de grãos deve ser praticamente a mesma que a da última safra, chegando a 57,03 milhões de hectares. Dentre os principais produtos, a soja apresenta também evolução, com um crescimento de 3,9%, passando de 30,17 para 31,33 milhões de hectares. A área destinada ao algodão deve diminuir, ficando em 976,1 mil hectares – 13% inferior à safra 2013/2014. O motivo é a redução do consumo e dos preços praticados e o excesso dos estoques interno e externo. O levantamento também faz estimativas para as culturas de segunda safra, com uma expectativa de redução de 2,2% na área de milho, passando de 9,21 para 9,01 milhões de hectares.
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 28 de fevereiro, quando foram levantadas informações de área plantada, produção estimada, produtividade média estimada, evolução do desenvolvimento das culturas, pacote tecnológico utilizado pelos produtores, além de  evolução da colheita e outras variáveis. O trabalho tem parceria da Conab com agrônomos, técnicos do IBGE, de cooperativas, secretarias de agricultura, órgãos de assistência técnica e extensão rural (oficiais e privados), agentes financeiros e revendedores de insumos, que subsidiam os técnicos da estatal com informações pertinentes aos levantamentos.
chamada palestra felicidade no trabalho(3)
hashi último
Programa-de-LEM_OExpresso
Quinta

COELBA explica apagão em mais de 50 cidades do Oeste

Um defeito em uma subestação de transmissão de energia provocou um apagão em 50 cidades do oeste da Bahia e na região da Chapada Diamantina. Os municípios ficaram sem energia por mais de duas horas, da noite de domingo (8) até a madrugada desta segunda-feira (9).

Segundo informações da Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), o problema ocorreu na subestação “Bom Jesus da Lapa 2”, que é de propriedade e responsabilidade da empresa Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa).

De acordo com a Coelba, o fornecimento de energia foi suspenso às 23h15 do domingo e só foi totalmente normalizado às 1h41 da madrugada desta segunda-feira.

O desligamento afetou as seguintes cidades: Angical, Baianópolis, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Caetité, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Ceira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guanambi, Ibipitanga, Ibitiara, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Iuiu, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães e Macaúbas.

Também houve falta de energia em Malhada, Matina, Morpará, Muquém São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Riachão das Neves, Riacho de Santanta, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley. Do G1.

Dólar segue com altas fortes. Medo da crise gera aversão ao risco.

O dólar bateu hoje em R$3,13, a maior cotação desde junho de 2004. Analistas financeiros afirmam que diante das preocupações com a situação política e a crise em torno da Petrobras, bem como do ajuste fiscal proposto pelo Governo, geraram espetacular movimento de aversão aos mercados de risco.

A moeda norte-americana subiu 2,39%, cotado a R$ 3,129 na venda, após marcar na sessão anterior a maior alta semanal desde a crise financeira de 2008. O nível de fechamento desta sessão foi o maior desde 22 de junho de 2004, quando a divisa ficou em R$ 3,13.