Barreiras: Câmara promulga lei das áreas especiais aeroportuárias

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Barreiras  promulgou, nesta terça-feira, a Lei 1064/2014, de 05 de Fevereiro de 2014, que “Altera dispositivos da Lei Municipal nº 647/04 de 10 de dezembro de 2004, modificando a planta 01 e o anexo II, criando as ÁREAS ESPECIAIS AEROPORTUÁRIAS e providências”.

Reitora da UFOB participa de encontro com Ministra em Brasília

A reitora Pro Tempore da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Iracema Veloso, participou do encontro com a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Nilma Gomes, e o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa, durante a sessão do Conselho Pleno da Andifes, na quinta-feira (5), em Brasília.

 

 Na reunião, assuntos como o planejamento orçamentário das Universidades para 2015, aumento dos investimentos em pesquisa e inovação e apoio para aprovação de projetos na área de Ciência e Tecnologia dominaram a pauta de discussões.

A dirigente da UFOB conversou com a ministra Nilma Gomes sobre o levantamento do perfil raça-cor de toda a comunidade acadêmica das Universidades Federais que a SEPPIR anunciou que pretende realizar. Também foi revelado o desejo de promover uma pesquisa com os egressos que entraram por meio das cotas para saber como eles estão inseridos no mercado de trabalho.

Na quinta à tarde, a reitora reuniu-se com o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Elmo Vaz, para tratar de projetos de parceria entre as duas instituições a fim de promover o fortalecimento de tecnologias sociais e a formação de empreendedores  rurais na Região Oeste.

Embasa tem vaga para Luís Eduardo Magalhães

Vaga de Emprego em Luís Eduardo Magalhães

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) em Luís Eduardo Magalhães contrata:

  • 01 Atendente;
  • Exigências:
  • Nível Médio completo;
  • Sexo Feminino;
  • Informática;
  • Ser comunicativa;
  • Facilidade em lidar com público;

Os currículos podem ser encaminhados para o Escritório Local da Embasa em Luís Eduardo Magalhães, localizada na rua Castro Alves, 506, Mimoso I, ou via correio eletrônico: vagner.psantos@embasa.ba.gov.br . Dúvidas, entrar em contato pelo telefone: (77) 3628 – 2445 / (77) 3628 2463

Prefeitura fará blitz preventiva para o carnaval

???????????????????????????????A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realiza, através das secretarias de Saúde e Segurança, Ordem Pública e Trânsito, na próxima quinta, 12, e sexta-feira, 13, blitz preventiva para conscientização dos motoristas que pretendem pegar a estrada no período de Carnaval.

A ideia é conscientizar essa parcela da população e os motoristas de modo geral sobre a importância do uso da camisinha e os riscos de doenças sexualmente transmissíveis, e os cuidados que são precisos antes de viajar, em especial, em relação ao consumo de bebidas alcoólicas e uso do cinto de segurança.

Na oportunidade será entregue um kit para cada motorista (lixeira para automóvel) contendo folhetos e material educativo, incluindo cartão de divulgação do Centro de Testagens e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializadas para DST, HIV e AIDS (CTA/SAE), inaugurado no último mês de dezembro e que funciona junto a Policlínica Municipal, onde é possível realizar o “teste rápido”.

A iniciativa baseia-se na campanha de Carnaval lançada recentemente pelo Ministério da Saúde, por isso, da orientação aos motoristas em relação à importância do “teste rápido”. “A campanha de Carnaval desse ano, que também será estendida a outras festas populares, inova ao focar na prevenção combinada: camisinha, testagem e tratamento”, explica o ministro Arthur Chioro. “Hoje não podemos falar de grupo de risco. Todas as pessoas são e estão vulneráveis. Daí a importância de usar a camisinha e se testar”, ressalta.

O CTA/SAE de Luís Eduardo Magalhães presta atendimento integral e de qualidade aos usuários com atendimentos multiprofissionais, realização de exames de monitoramento, distribuição de insumos de prevenção e atividades educativas.

O atendimento é inteiramente sigiloso e o paciente acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que o orienta sobre o resultado final do exame. No CTA o paciente também tem direito de passar por uma sessão de aconselhamento que tem como objetivo oferecer apoio emocional, esclarecer informações e dúvidas sobre DST, HIV e AIDS.

Lúcio Vieira Lima tem maioria para se eleger líder do PMDB na Câmara.

Lúcio: um líder de peso para o PMDB
Lúcio: um líder de peso para o PMDB

Afirma o jornalista Políbio Braga: a bancada federal do PMDB fez uma prévia na noite de ontem para tentar uma solução de consenso para a eleição do novo líder do Partido na Câmara. De um lado ficou Lúcio Vieira Lima, Bahia, sendo que do outro os quatro candidatos uniram-se para apoiar Leonardo Picciani, Rio. Lúcio levou 35 dos 64 votos, porque o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, não vota. “Os dois candidatos sustentam posições autônomas e independentes em relação ao governo Dilma”, disse ao blogueiro o deputado gaúcho Darcísio Perondi. Ainda não há solução, porque a votação só acontecerá na quarta, às 9 h. Procurado pelo editor, Perondi informou que a bancada gaúcha ficou por unanimidade com Lúcio Vieira. O deputado disse que esta é a primeira vez em 20 anos em que o PMDB escolhe seu líder através de prévia.

Diz um velho ditado popular: Deus cria, o diabo os separa e eles, por si só, acabam se encontrando.

requinte 400x481

2 A grande produtos

PRF diz que acidentes diminuíram, mas mortes aumentaram. Mais da metade com motos.

MORTE

O número de acidentes, assim como o de mortos e feridos, nas rodovias do país em 2014 caiu em relação ao de 2013, informa a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em balanço divulgado hoje (9). Os acidentes diminuíram de 186.698, em 2013, para 168.593, em 2014, queda de 9,6%.

Nos acidentes em que houve feridos, a redução foi 3,2%. Nos casos de acidentes com óbito no local, a diminuição apurada chegou a 2,3%. Em números absolutos, o ano de 2014 terminou com 100.396 acidentes envolvendo feridos, em comparação ao de 2013, que registrou 103.752 ocorrências. Em termos de acidentes com registro de óbito, houve 8.227 casos em 2014 e 8.425 em 2013.

A PRF informou ainda que a maioria dos acidentes está relacionados à falta de obediência às leis de  trânsito. Das ocorrências que resultaram em mortes, por exemplo, a falta de atenção correspondeu a 32% do total dos casos, enquanto a velocidade incompatível com as normas de segurança nas estradas correspondeu a 20% dos casos. As ultrapassagens indevidas foram apontadas como causa em 12% dos casos.

Os condutores dos veículos (motocicletas e automóveis) representam 57% dos casos de óbitos. O maior número de óbitos ocorre na faixa de condutores entre 25 e 38 anos. Passageiros e pedestres, juntos, somam 43% das mortes.

Os acidentes ocorrem com mais frequência em zonas urbanas: 53%. Quando há mortes, todavia, eles estão mais concentrados nas zonas rurais: 70% dos casos.

Os dados apresentados também indicam que houve um aumento na frota do país. Em 2013, o Brasil contava com pouco mais de 80 milhões de veículos em circulação, número que subiu para 86,7 milhões em 2014. Desde 2003, o aumento do número de veículos chega a 136%.

Ainda de acordo com o balanço, as operações de fiscalização ocorrem com mais frequência às sextas-feiras, aos sábados e domingos. Os dados já estão divulgados na página da internet da PRF.

“Não há que se dilapidar um patrimônio já carcomido”

Ed Costa

Por Edivaldo Costa, publicado no ZDA

Após um postagem em seu blog (zda.com.br), com o sugestivo título  “Barreiras também pode”, o intrépido e inoxidável Fernando Machado tem provocado um forte burburinho em ‘São João das Barreiras’. Na matéria em tela, o editor do ZDA aborda a metodologia adotada pelo prefeito da capital ACM Neto para viabilizar recursos para a concretização de obras em seu município.

Para atingir tais objetivos, o jovem dirigente do palácio Tomé de Souza tem lançado mão do expediente da alienação de alguns equipamentos públicos como forma de dotar os cofres do município de Salvador dos recursos necessários para melhor beneficiar os munícipes.

No pano de fundo, esta a defesa de Machado, para que o gestor municipal adote medidas semelhantes aqui em ‘São João das Barreiras’ no caso concreto com o objetivo de prover com celeridade os recursos necessários para colocar em execução com premência um excepcional projeto concebido pelo blogueiro para ampliar de maneira significativa os equipamentos que possibilitem à prática esportiva no município, promovendo um forte enfrentamento a violência com foco na oferta de lazer e entretenimento para a juventude, hoje absolutamente deficiente em nossa cidade. A proposta do escrevedor do ZDA sugere a construção de 05 ginásios esportivos, 20 quadras poliesportivas, 20 campos de barro – com alambrado, traves e iluminação, e 20 quadras tipo basquete 3×3.

Após exaustivas conversas com técnicos das áreas de engenharia e finanças, Fernando defende como forma de financiar sua propositura em benefício da juventude barreirense a alienação da área do ginásio de esportes municipal, apurando assim aproximadamente R$ 5 milhões, para serem utilizados mediante amplo controle social na construção dos equipamentos anti dito.

Na condição de cidadão, militante e comunicador social, tomamos conhecimento da proposta de Fernando Machado, e a chancelamos com aplausos. Fato é que temos conhecimento também das vozes destoantes. Com as vênias necessárias em que pese ser um defensor da identidade desta cidade e seus símbolos, entendo ser o povo o maior patrimônio de um município, província ou nação.

O patrimônio público existe para servir o povo e não o contrário. A proposta em debate dará maior utilidade ao abandonado e carcomido ginásio, o que jamais será possível em outros moldes, mesmo com sua restauração.

Ademais, o povo de Barreiras já aquiesceu que a ex-gestora do município o agredisse com uma pintura descabida, que refletiu seu desejo de colocar o seu gosto pessoal acima da coletividade, com o reprovável silêncio do Ministério Público, atitude esta que rendeu a este patrimônio público em particular o título de “Casa da Barbie”. Inobstante a agressão visual, a dita administração ainda renegou (com o silêncio do povo) o ginásio ao mais completo abandono, no que permanece até os dias de hoje. Não há que se dilapidar o patrimônio público materializado no ginásio de esportes Baltazarino Araújo Andrade. Ele dilapidado e carcomido já está.

A alienação da área do ginásio de esporte não diminuirá a importância para Barreiras e seu povo do líder político, ex-deputado e ex-prefeito Baltazarino Araújo Andrade, tão pouco impedirá que a atual e futuras gestões lhes rendam grandes homenagens, que possam os dirigentes políticos de ‘São João das Barreiras’ aprender com sua Reverendíssima Excelência o Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Josafá Menezes da Silva, que tem dedicado os anos iniciais de seu episcopado a preservar a memória de seu antecessor Dom Ricardo Josef Weberberger.

A proposta de Fernando, que eu advogo, seja abraçada pelo povo de ‘São João das Barreiras’, pulverizará pelos quatro cantos da cidade uma utilidade jamais pensada para o ginásio de esportes municipal, a história registrará que o ginásio construído pelo ex-prefeito e batizado com o seu nome, anos depois de sua morte, será capaz de patrocinar o maior ‘programa’ de intervenção na construção de equipamentos esportivos na cidade, equivoca-se quem pensa diferente, mas rendo meus respeitos às opiniões divergentes.

Projeto paulista põe em risco confinamentos de bovinos

1

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 714/12, que proíbe a criação de animais em sistema de confinamento no Estado.

O projeto, de autoria do deputado Feliciano Filho (PEN), pretende impedir que lotes de animais sejam colocados em piquetes ou locais com área restrita para acelerar a engorda. Segundo o texto do projeto, os animais sofrem maus-tratos rotineiros em sistemas de produção estressantes e superlotados praticados pela criação industrial.

O texto propõe que o descumprimento gere pagamento de multa de 2.000 UFESP – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo por animal, valor que dobrará em caso de reincidência. O proprietário poderá, ainda, ter o animal apreendido, a suspensão temporária do alvará de funcionamento, assim como a definitiva, de acordo com a progressão do caso.

O gerente executivo da Associação Nacional dos Confinadores (Assocom), Bruno de Jesus Andrade, explica que o pecuarista paulista está alinhado com regras mundiais ambientais relativas ao bem-estar animal.

– Essa proposta não atinge só o confinamento de gado, mas quase todas espécies produtivas no Estado de São Paulo. A Assocom acredita que uma boa discussão deixará claro que a proposta de lei está equivocada. O que precisa ser feito é mostrar os avanços na esfera federal e estadual na área de bem-estar animal.  Obedecemos protocolos mundiais de bem-estar. Se isso for aprovado, o que duvido muito, há um risco para a pecuária – pontua Andrade. Do Canal Rural.

Exportações baianas recuam 19,8% em janeiro, apesar do aumento dos embarques

 

Foto
Foto de Nilton Souza

As exportações baianas registraram queda de 19,8% em janeiro, alcançando US$ 546,7 milhões, contra US$ 894,4 milhões em igual mês de 2014, apesar do aumento de 3,4% no volume físico embarcado (quantum) e da desvalorização média nominal de 9% do real frente ao dólar em 2014. O fator preponderante para a desaceleração das exportações em janeiro continua sendo a queda dos preços dos produtos exportados pelo estado, principalmente as commodities agrícolas e minerais, além dos derivados de petróleo, cujas cotações atingiram em janeiro o valor mínimo em seis anos (US$ 44 o barril). As informações foram apuradas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan).

A contração dos preços internacionais do petróleo e seus derivados que chegou a 48,2%, no mês passado, além de produtos importantes para a pauta do estado, como celulose (-19,7%), petroquímicos (-10%), soja (-17,6%) e algodão (-16,1%), dentre outros, neutralizou os ganhos obtidos com o aumento dos embarques. Continue Lendo “Exportações baianas recuam 19,8% em janeiro, apesar do aumento dos embarques”

Apagão atinge também a Transparência da Câmara Municipal.

transparênciaNão é só a luz do plenário da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães que tem apagado com insistência. O apagão atinge também a transparência em tempo real do Legislativo. A página da internet não carrega nem com reza forte e despacho na encruzilhada. O Portal da Transparência está parado em agosto de 2014.

Bem feito para esses eleitores e jornalistas enxeridos não meterem o nariz nas contas mal cheirosas do Legislativo! Se eles querem se inteirar das contas públicas, por que não se elegem vereadores?

E bom que todos saibam que a Lei 131/09 existe e desobedecê-la significa improbidade administrativa.

Do jeito que o atual presidente é admirado pelo Ministério Público da Bahia podemos ter uma representação em breve.

Entende-se perfeitamente os apagões para a realização da sessão extraordinária que deverá apreciar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Enquanto o apagão some e aparece, os vereadores tem mais tempo para negociar a ampliação do remanejamento do Município. Como sempre é tudo uma questão de vantagens adicionais e dinheirinho na mão.”

CARNAOESTE 2015: Segurança prevê ação integrada

Reuniões prévias foram realizadas no gabinete do prefeito

Visando manter a segurança dos foliões durante o período da folia, as Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Rodoviária Estadual, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, montaram um grande esquema com ações estratégicas durante o Carnaval de Barreiras. Uma Base de Segurança Cidadã estará montada no Centro de Abastecimento de Barreiras, no local os foliões contarão com apoio ininterrupto da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Juizado de Menores.

Na semana passada o prefeito Antonio Henrique, em companhia do Comandante da Polícia Militar, Major Uzeda, acertou os últimos detalhes das ações integradas de segurança da festa, no Circuito Principal.

Polícia Civil: A Polícia Civil estará instalada na Delegacia Especial de Atendimento – DEA, no estacionamento do Centro de Abastecimento – CAB. Todas as ocorrências pertinentes ao circuito da festa deverão ser registradas na DEA, que contará com uma equipe diária de dois delegados, dois escrivães, oito agentes de policia e dois funcionários de apoio.. Os trabalhos começarão às 20h e encerrarão às 08h do dia seguiente. Na DEA, estarão disponibilizadas ainda duas celas. As pessoas que se envolverem em ocorrências ficarão detidas até o termino da festa – naquele dia, já quem cometer delitos mais graves será encaminhado para o Complexo Policial. Todas as ocorrências do carnaval serão registradas no próprio circuito. Continue Lendo “CARNAOESTE 2015: Segurança prevê ação integrada”

Prefeitura quer parceria para estacionamentos no Centro

O prefeito Humberto Santa Cruz apresentou em reunião com gerentes de agências bancárias lotadas próximas à BR 020/242 em Luís Eduardo Magalhães, proposta para construção de um estacionamento público com cerca de 340 vagas, na Avenida Barreiras, entre as entradas da Rua Paraíba e Avenida Salvador.

A reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 09, contou também com a presença do secretario de Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Augusto Daniel. Estiveram representadas as agências do HSBC e Itaú, lotadas nos cruzamentos da Rua Pernambuco e Santander e Bradesco (com previsão de inauguração de sua nova agência para breve) na Rua Rondônia. Apenas a agência do Banco do Brasil, da Rua Rondônia, não participou desta primeira reunião.

“Luís Eduardo Magalhães é uma cidade que se aproxima, ainda que em pequena escala, dos grandes centros, por isso, cada vez mais vamos enfrentar problemas de estacionamento”, disse o prefeito. A ideia inicial é que a obra seja realizada através de parceria entre o ente público (Prefeitura) e privado (Bancos), no formado de Parceria Público Privada (PPP). Humberto reforçou ainda a possibilidade de criação de uma “zona azul” para rotatividade de estacionamento nas áreas centrais do município.

De acordo com o prefeito Humberto Santa Cruz a obra, quando finalizada, ainda servirá como “cartão postal” do município. “Os bancos fazem parte do crescimento da cidade. Esta parceria é um investimento para o médio prazo. Todos sairão ganhando. O que estamos buscando sempre é sensibilizar pela razão”, comentou. O chefe do executivo, falou ainda, do interesse do Poder Executivo de revitalizar toda extensão da Avenida Barreiras, do Posto BR até a antiga Bunge Fertilizantes.

Para o gerente do Santander em Luís Eduardo Magalhães, Ricardo Lázaros, a iniciativa tem total condição de solucionar 100% do problema de estacionamento das agências bancárias instaladas na vizinhança da Avenida Barreiras e BR 020/242.

Uma correspondência com cópia do projeto e do orçamento da obra será encaminhada as gerências locais das cinco agências. O prefeito Humberto Santa Cruz avisou que, caso preciso, poderá se reunir com os representantes das referidas agências a nível estadual ou federal para reapresentar a proposta.

 

Ação Social desenvolve o programa “Floresce Jardim das Oliveiras”

???????????????????????????????Na noite da sexta-feira, 06, o prefeito Humberto Santa Cruz e a secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz entregaram kits de manicure, depilação, cabeleireiro, pintura e elétrica para profissionais formados pelo projeto Floresce Jardim das Oliveiras.

O objetivo, com a entrega dos kits, é incentivar esses novos profissionais a montarem o seu próprio negócio. Os contemplados foram Maria Inácia S. dos Santos com um kit de manicure, Elidina dos Santos Oliveira kit de depilação, Edicléia Santos da Silva kit de cabeleireiro, Gilvane Alves dos Santos kit de pintura e Luciano Machado Lima com o kit de elétrica.

O projeto Floresce Jardim das Oliveiras foi implantado no bairro Jardim das Oliveiras em 2014 com a finalidade de proporcionar atividade de incentivo à geração de renda com cursos gratuitos de qualificação profissional em diferentes áreas para os moradores. A entrega aconteceu no Centro Comunitário do bairro.

Colisão frontal causa a morte de 2 pessoas e fere outra com gravidade

Um grave acidente de trânsito foi registrado no final da noite de ontem, domingo, 08, na BR 242, próximo a Luís Eduardo Magalhães.

A colisão envolvendo uma camionete GM S10 e uma picape Fiat Strada aconteceu na altura do Posto Cerradão.

Duas pessoas morreram ainda no local. Jocimar Batista de Oliveira, de 32 anos, conduzia a caminhonete que bateu de frente com a Strada, conduzida por Adriano Alcanfor Peruzo, de 21 anos, e que tinha como passageiro Lucas Santos Bentos.

Equipes do SAMU 192 foram acionadas e socorreram Lucas Santos Bentos, que sofreu varias lesões. Ele foi encaminhado para HO em Barreiras.

Equipes da PRF também estiveram no local para registrar a ocorrência.

Fonte: Blog do Douglas Batista/Com inf. Sigi Vilares.

A classe média baixa é a mais espoliada também na conta de energia

Valor do quilovate/hora na conta com vencimento em janeiro: R$0,47. O mesmo na conta de fevereiro: R$0,52.  Isso quer dizer que a conta aumentou quase 11%. Quem está faceiro que não fecha a boca é o Governo do Estado. Seu Rui Costa vai faturar só na minha continha R$58,50 de ICMS. E Dona Dilma mais R$22,05, de PIS/COFINS. Isso é ou não é confisco sobre a classe média baixa, a mais vilipendiada. Sim, porque pobre tem a tarifa social e não paga esses absurdos.

Façam bom uso do meu dinheiro, Dilma e Rui Costa! Nos vemos nas próximas eleições. Se é que teremos uma opção para votar ou os desafiantes serão os mesmos, essa oposição podre, vil e corrupta que está por aí, cheia de mimimis.

 

capa223

Agora começa a caça às bruxas da crise hídrica

Se o processo de outorga de uso de águas já era um calvário, agora com essa tal de crise hídrica vai ser uma verdadeira caça às bruxas. Os pequenos e grandes agricultores que usam água para irrigar culturas de legumes, grãos e fibras e até os produtores de frangos, suínos e bovinos vão ser afastados do processo produtivo de uma vez por todas.

O que significa que não vamos pagar mais só pela água potável. Vamos pagar fortunas também pelos alimentos.

Se o Governo não planeja, quem paga é o contribuinte.

A Globo News está mostrando, numa série de programas, mais de 10 anos de alerta da imprensa sobre o planejamento e economia de água e o confronto, em todo o mundo, sobre as fontes de água. O mais emblemático deles aquele entre Israel e Palestina sobre as águas do rio Jordão.

 

Quinta

Atividades do Soja Plus recomeçam em março no Oeste da Bahia

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) participou do I Workshop de Planejamento Soja Plus 2015, realizado pela Abiove e Aprosoja em Cuiabá. Na ocasião, foi apresentado o balanço de ações do Programa em 2014, avaliada a assistência técnica fornecida e realizado o planejamento de trabalho, para cada estado, em 2015.

Especificamente, no caso do Oeste da Bahia, onde o Soja Plus foi iniciado em 2014, 124 produtores e gerentes de fazendas participaram do curso de capacitação em legislação trabalhista. Para 2015, o foco do trabalho serão as questões ambientais e a continuidade da capacitação na área trabalhista.

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Aiba, Ivanir Maia, o Soja Plus é um dos mais importantes programas de gestão nas áreas social, ambiental e econômica voltado aos produtores de soja da Bahia.  “Da mesma forma que os cotonicultores contam com o ABR para orientar adequações nestas áreas, o Soja Plus visa capacitar os sojicultores no mesmo caminho. Não se trata de uma certificação, mas de um programa de melhorias contínuas para que os agricultores envolvidos não fiquem vulneráveis a notificações por inconformidades”, disse Maia, acrescentando que a participação é gratuita, bastando apenas ser um produtor associado da Aiba.

De acordo com o planejamento realizado durante o Workshop, as atividades do Soja Plus, no Oeste da Bahia, recomeçarão em março. Os interessados em participar, precisam procurar a Aiba e se inscrever.

Em 2014, 1.443 produtores e gerentes de fazendas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia participaram dos cursos de capacitação sobre saúde e segurança, legislação trabalhista, trabalho em altura, ambientes confinados e gestão rural.

 

Barreiras tem Rei Momo e Rainha do Carnaoeste 2015

IMG_1007

Escolhida no último sábado, 7, a corte momesca que reinará durante o Carnaoeste 2015, de 13 a 17 deste mês, está formada e pronta para animar os dias da festa. O concurso que elegeu os vencedores foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o SESC Barreiras.

Fantasiado de palhaço, Michel Pratini Lima foi escolhido o Rei Momo e levou o prêmio de R$ 2 mil em dinheiro. Disputando com outras 13 candidatas, Taiara Alves dos Santos garantiu o título de Rainha do Carnaoeste, desfilando com uma fantasia  de Deusa do Ébano, ela ganhou também o prêmio de R$ 2 mil reais.

A Primeira Princesa é Juliane Pereira Lima que usou a fantasia Deusa Pérola Negra e levou o prêmio de R$ 1,5 mil. O título de 2ª Princesa foi para Aline Sótero dos Santos, com a fantasia de Oxum, ela ganhou R$ 1 mil de prêmio.

Os critérios avaliados pelo corpo de jurados composto por sete integrantes foram beleza, plástica, simpatia, espírito carnavalesco e desenvoltura, para as mulheres e animação, simpatia, espírito carnavalesco e originalidade para os candidatos a Rei Momo.

A corte momesca fará a abertura do Carnaoeste 2015 na próxima sexta-feira, 13, quando o Rei Momo receberá as chaves da cidade das mãos do prefeito Antonio Henrique e a festa será oficialmente aberta.

Justiça redime 20 mil aeroviários, depois de liquidação criminosa do Aerus

1593313Os aposentados e pensionistas das extintas companhias aéreas Transbrasil, Varig e Cruzeiro participantes do fundo de pensão Aerus receberam na semana passada o benefício de janeiro de 2015 e os atrasados desde 19 de setembro de 2014. O pagamento foi determinado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Pela decisão, mediante a transferência da União, os aposentados e pensionistas receberão o valor que cabe a cada mês, até que haja uma decisão definitiva do caso que se estende desde 2006, com a liquidação do fundo.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), cerca de 20 mil beneficiários foram prejudicados com a liquidação do fundo em abril de 2006. Mais de 1,2 mil morreram desde abril de 2012. Os herdeiros ainda não receberam os recursos.

Esta é a terceira vez que a Justiça concede a antecipação de tutela – a primeira foi em 2006 e a segunda, em 2012. Elas foram suspensas e não chegaram a ser cumpridas. No dia 19 de setembro, o desembargador Daniel Paes Ribeiro, do TRF-1, concedeu a antecipação de tutela para que os pagamentos voltem a ser feitos pela União e pelo Instituto Aerus.

“Conseguimos cumprir a parte mais importante que era a antecipação de tutela e a partir de agora trabalhar para uma decisão definitiva”, diz publicação no Facebook na página Aposentados e Pensionistas Aerus. Da Agência Brasil.

 

PLANO-SAZONAL-MAIS-RANGER

Não perdemos o domingo: PF encarcera mais um.

O proprietário da empresa Rio Marines, Mário Góes, considerado pelos investigadores, agora, o maior operador do Petrolão no exterior, se apresentou na Superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba neste domingo, 8. Ele é suspeito de ser um dos operadores do esquema de pagamento de propina envolvendo a Arxo.

Mário Góes teve um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça na nona fase da operação, a My Way, que foi deflagrada na quinta-feira, 5, e estava foragido desde então.

Sabe o Mário? Quem? Aquele que escondia dinheiro atrás do armário.

 

ARTE 01

E daí? Vai todo mundo pra cadeia mesmo?

Charge mensalão 4Um grupo de cientistas se reuniu e elencou as maiores invenções da humanidade: a roda, o arado, a imprensa e a internet.

Já para o pessoal do PSDB, o maior invento de sobrevivência se chama Justiça Federal.

O pior vai ser se a tal justiça se voltar contra o mensalão mineiro, os helicópteros movidos a cocaína, o trensalão e a mentirada sobre o racionamento d’água em São Paulo.

Como dizia o saudoso corintiano Vicente Matheus, essa ação da Magistratura pode ser “uma faca de dois legumes”. Traduzindo: “pau que bate em Chico, também pode bater em Francisco.”

No tranco desse burrão, vamos ter que construir mais uma meia duzia de presídios federais.

 

Sem título

Só rindo mesmo!

carnaval paulistaO humorista José Simão, sobre a tal “crise hídrica” (tucano não fala em racionamento nem matando):

“Estão proibidas as expressões: águas passadas, lavar a égua, nó em pingo d’água (nó em pingo d’água é crime inafiançável), lavou tá novo, olhos rasos d’água e foi tudo por água abaixo.
Estão proibidas as doenças: gota e barriga d’água!” 

 

Hotel Columbia 1 (1)

 

 

topvel

 

 

capa223

Apesar de tudo, Petrobras bate recordes.

petro

A produção total de petróleo no Brasil em dezembro de 2014 atingiu 2,497 milhões de barris diários e de gás natural chegou a 95,1 milhões de metros cúbicos.

A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo a ANP, os resultados foram os maiores já registrados. O recorde anterior foi em outubro de 2014. Naquele momento foram produzidos 2,393 milhões de barris diários de petróleo e 92,7 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Dias muito difíceis!

Na segunda-feira passada, dia seguinte à derrota imposta pela Câmara ao PT na disputa pela presidência da Casa, peemedebistas e oposicionistas faziam piada nos corredores do Congresso. Ainda sob o efeito da vitória de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre Arlindo Chinaglia (PT-SP), o tucano Antonio Imbassahy (BA) perguntou a Manoel Junior (PMDB-PB):
–O que é que vocês vão dar ao PT agora que eles ficaram fora da Mesa Diretora?
–Vamos dar muitos dias difíceis! –respondeu o peemedebista, e os dois caíram na risada. Da Coluna Painel, da Folha de São Paulo.

Queimando chumbo em chimango!

chimango3

 

O gaúcho tem uma expressão para definir um grande esforço para conseguir um resultado pífio: “Está queimando chumbo em chimango”. O chimango é um pequeno gavião do campo que não causa prejuízo a ninguém. Ao contrário, retira os carrapatos dos bovinos e portanto não deve ser sacrificado.

Pois é o que está acontecendo com o Ministério Público Federal, que está recomendando a cassação do deputado federal baiano Roberto Britto, acusado de ter usado R$50 mil de verbas do Gabinete em propaganda eleitoral.

Se cassarem o mandato do Britto, o que fariam com quem roubou quase R$100 bilhões da Petrobrás? Enforcamento, seguido de cremação? Cem açoites em praça pública, seguidos de fuzilamento? Ou imolação com querosene batizada com água, fornecida pela Petrobras?

Vem aí o Ministério Extraordinário da Chuva

madame-almerinda1Segundo Augusto Nunes, de Veja, já está definido o 40º ministério do atual Governo. É o Ministério da Chuva, que deve ser ocupado pelo Cacique Cobra Coral, entidade que povoa as lendas meteorológicas mais precisas.

Madame Almerinda já se colocou à disposição da Presidenta através de uma sintética mensagem no whatsapp: “Tamos aí”.

Essa madame anda lendo muito o broguebraga e o Sigui Vilares!

Luís Eduardo já tem o 8º homicídio em apenas 38 dias do ano.

O homicida
O homicida

Aconteceu nesta madrugada o oitavo homicídio do ano em Luís Eduardo Magalhães. A vítima é Rubens Alves da Silva, natural de Barreiras. O crime aconteceu na rua Central, no bairro Santa Cruz. A Polícia confirmou que o autor do assassinato é Reilson Alves de Souza, que executou seu desafeto com nove facadas. A vítima chegou a ser conduzida para a UPA, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda não foram esclarecidas algumas circunstâncias e a motivação do crime.

Segundo informes não oficiais, a Polícia Militar já deteve o homicida.

 

verri

Gasolina subiu em média 7,5% na semana que passou

O preço médio da gasolina nos postos do país passou de R$ 3,03 na semana passada para R$ 3,26 na semana iniciada no dia 1º de fevereiro, um aumento de 7,5%. Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço máximo do m³ ao consumidor passou de R$ 4,29 para R$ 4,51 em uma semana.

O maior preço médio para o litro da gasolina foi registrado no Acre: R$ 3,62 e o menor, na Paraíba: R$ 3,08. O levantamento foi feito em mais de 8,5 mil postos. O preço médio do diesel aumentou de R$ 2,61 para R$ 2,74 da semana passada para cá, um aumento de 4,9%.

A mudança nos preços é consequência do aumento das alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina e o óleo diesel, que começou a valer domingo (1º). A expectativa do governo era que o aumento dos dois tributos correspondesse a R$ 0,22 por litro da gasolina e R$ 0,15 por litro do diesel.

 

ARTE 01

 

 

E daí? Está acontecendo o mesmo com o Aquífero Urucuia?

urucuiaO Aquífero Guarani, manancial subterrâneo de onde sai 100% da água que abastece Ribeirão Preto, cidade do nordeste paulista localizada a 313 quilômetros da capital paulista, está ameaçado por herbicidas. É o maior lençol subterrâneo da América do Sul, incluindo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

A conclusão vem de um estudo realizado a partir de um monitoramento do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) em parceria com um grupo de pesquisadores, que encontrou duas amostras de água de um poço artesiano na zona leste da cidade com traços de diurom e haxazinona, componentes de defensivo utilizado na cultura da cana-de-açúcar.

No período, foram investigados cem poços do Daerp com amostras colhidas a cada 15 dias. As concentrações do produto encontradas no local foram de 0,2 picograma por litro – ou um trilionésimo de grama. O índice fica muito abaixo do considerado perigoso para o consumo humano na Europa, que é de 0,5 miligrama (milésimo de grama) por litro, mas, ainda assim, preocupa os pesquisadores, que analisam como possível uma contaminação ainda maior.

A água do Aquífero Urucuia é a maior riqueza do Oeste baiano. Abastece cidades inteiras, como Luís Eduardo Magalhães, e fornece, através de poços de grande vazão, água para inúmeros conjuntos de pivôs centrais. O lençol está espalhado por cinco estados, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás e Norte de Minas e alcança profundidades ou espessuras de até 1.600 metros. Você já imaginou um lago com 1.600 m de profundidade?

A contaminação por defensivos agrícolas, fertilizantes, exploração do gás de xisto e pelo tamponamento das chaminés de reabastecimento do lençol, através da compactação de grades pesadas, o chamado pé-de-grade, podem estar comprometendo a reserva subterrânea.  A Universidade Estadual da Bahia iniciou um estudo, por volta de 2006, sobre vazão de entrada e saída do aquífero e nunca concluiu. Pesquisas de contaminação de largo espectro não são realizadas.

Leia mais sobre o Aquífero Urucuia na Revista Brasileira de Geociências.

 

01 - Janeiro - panfleto_o expresso 2 = cortado

01 - Janeiro - panfleto_adesivo copy 4

01 - Janeiro - panfleto_adesivo copy 5

Se emprestou dinheiro pra loira, vai emprestar também para o PT?

val 1

val

Explicando melhor: uma denúncia feita em outubro do ano passado envolveu dois personagens improváveis na mesma história, Aldemir Bendine, então presidente do Banco do Brasil e agora o todo-poderoso da Petrobras, e a socialite e empresária Val Marchiori. Ele mandou fazer um empréstimo de R$2,7 milhões à socialite com garantias ralas. Na época, flagrado, o executivo do BB teria conversado com Guido Mantega, ministro da Fazenda, e colocado o cargo à disposição. Hoje pouca gente lembra disso. Não foi por outro motivo que a Bolsa despencou na manhã de sexta quando o nome de Bendine vazou para a imprensa.

Na época do empréstimo, Bendine teria afirmado:

-Ma que? Siamo tutti oriundi. Bendine, Marchiori!

Operação conjunta combate fraudes veiculares em Salvador

ilha 2

Está sendo realizada na “cidade baixa” uma grande Operação conjunta, que reúne agentes da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia, com a Polícia Civil, Polícia Militar, SI (Superintendência de Inteligência) e DPTBA (Departamento de Polícia Técnica), DETRAN, TRANSALVADOR e SUCOM.

ilha

Esta ação conjunta, deflagrada na manhã desta sexta-feira (06), denominada Operação INSULA, tem por objetivo, intensificar a fiscalização de veículos, prevenir e combater o comércio e utilização de veículos fruto de roubo, furto ou fraude, bem como apreender produtos, bens e documentos de origem ilícita, aumentando assim a sensação de segurança da população.

ilha 3

A localidade conhecida como “ilha do rato”, no bairro Água de Meninos, em Salvador, é o principal trecho de atuação dos agentes nesse trabalho. Com informações da PRF.

Almanaque: veja quem são os animais mais perigosos do mundo

Qual animal você acha que é o mais perigoso da planeta?  Elefantes? Tubarões?Cobras? Ou os seres humanos? A resposta depende da definição de “perigoso”. Se você julgar pelo número das pessoas mortas por um animal por ano, então a resposta será nenhum dos animais citados. 

A resposta é mosquitos. Acreditando ou não, os mosquitos são mais mortais da Terra. Não tem comparação com os outros animais. Mas o que faz os mosquitos tão perigosos?  Existem mais de 2.500 espécies de mosquito, e os mosquitos são encontrados em todas as regiões do mundo, exceto na Antártida. Eles carregam doenças devastadoras. A pior é malária, a doença que mata mais de 600,000 pessoas por ano, e deixa outras 200 milhões de pessoas incapacitadas por alguns dias. Dengue, febre amarela e encefalite são outras doenças mais comuns causadas por esse animal. Tubarões matam menos do que uma dúzia de pessoas a cada ano, enquanto os mosquitos matam mais de 725.000 pessoas. O número supera os casos de assassinatos. Veja a tabela divulgada pela WHO, Organização Mundial da Saúde.

animal

I mafiusi

Bendini, Vaccari, Mantega, Barusco. Isto não é um staff. Isso é uma legítima famiglia italiani. Como a Cosa Nostra, a Camorra ou a Ndrangheta Agora a Justiça procura il Capo. E depois, o capo de tutti il capi.

Boss_Michele_NavarraNa foto ao lado, Michele Navarra, um dos maiores mafiosos do século XX da Cosa Nostra. Chefe dos chefes, tendo controle total de Corleone a Palermo. Morto pelo seu próprio clã, mais tarde chamado “Corleonesi”. Era conhecido como “U Patri Nostru” (pai nosso). No seu enterro, milhares de pessoas compareceram, fechando as estreitas ruas de Corleone.