Pular para o conteúdo

Internet: a poderosa ferramenta da imprensa sem patrão.

17/02/2011

O site de notícias Brasília Confidencial mostra a força da internet na imprensa no dias de hoje. Só o número de exemplares da newsletter distribuída diretamente a cada dia (1,841 milhão) supera a soma da circulação média diária dos oito maiores jornais impressos no país – 1.827 milhão, segundo o mais recente ranking da Associação Nacional dos Jornais, relativo a 2009. A circulação diária da newsletter Brasília Confidencial é, por outro lado, três vezes maior do que o volume diário de visitantes aos maiores sites jornalísticos do país – Uol e Globo, cada um com aproximadamente 600.000 – e quase duas vezes maior do que o volume mensal de visitantes ao Estadão (990.000).

Apesar da clara orientação do site em favor do Governo Federal, o conteúdo tem conseguido isentar-se do tom laudatório, o que certamente tem contribuído para o seu grande número de acesso e de assinantes da newsletter.

A prova maior disso são os gigantescos esforços que a campanha de Dilma Rousseff realizou dentro das mídias sociais e nos blogs amigáveis. Outra: a recente rebelião no Egito só se viabilizou pela internet e pelo sms dos celulares.

Regionalmente, o número de acessos aos portais, sites e blogs é infinitas vezes superior a tiragem dos jornais, em sua maioria semanais e quinzenais.

O Expresso no Facebook: integração e notícia na hora.

No caso específico de O Expresso, o número de acessos diários ao jornal virtual (média de 3.850 diários em janeiro) só é superado pelo número de assinantes da newsletter, que hoje flutua entre 12.500 e 13.000, enquanto a tiragem do jornal está estacionada em 6.000 exemplares. A integração com mídias sociais, como o twitter, o facebook e o youtube potencializam ainda mais o número de acessos ao jornal virtual.

Ontem mesmo tivemos um exemplo de como a capilaridade da internet impacta o público: um de nossos leitores adiantou no meio da tarde o confronto entre a Polícia Militar do Tocantins e os assaltantes do Banco do Brasil de Formosa do Rio Preto, que resultou na morte de três bandidos, fato que só foi relatado por sites da região e pelo próprio Governo do Estado na madrugada de hoje.

One Comment leave one →
  1. MARIO MACHADO permalink
    18/02/2011 12:22

    Nada como advogar em causa própria. Enquanto isso mais acima a noticia de um bloguista que esta sendo processado no RN.
    A verdadeira imprensa livre é um conto de ficçao que sequer passaria pela cabeça de H.G. WELLS, JULIO VERNE, ISAC ASSIMOV e tantos outros.
    Enquanto conseguimos viver esta “liberdade” no Brasil, tem jornalistas sendo mortos pelo mundo afora, caso mais recente da reporter do 60 Minutes americano, que foi atacada em plenas comemoraçoes da libertaçao do Egito, mais um pouco, segundo fontes, ela seria ate alvo de estupro, se é que nao o foi.
    Por isso que existe, assim como os médicos sem fronteiras, os reporteres sem fronteiras, que condenam veemente a ausencia de liberdade de expressao, a verdadeira imprensa livre.
    Em muito isto se assemelha a liberdade religiosa que nos temos aqui enquanto em outros paises missionários são sacrificados em nome de sua fé, mesmo assim nao desistem! Graças a Deus!

Deixe um comentário