Pular para o conteúdo

Operação “Terra do Nunca” faz prisões em Barreiras, São Desidério, Belo Horizonte e São Paulo.

02/12/2011
Delegado Carlos Ferro, de São Desidério, principal responsável pela investigação e pela instauração dos inquéritos.
O advogado Leonardo Monteiro Leite, quando chegava detido ao Complexo Policial. Os detidos foram divididos em três celas: aqueles com curso superior, sem graduação e a mulher, Ana Elizabete, numa cela separada.Foto de Eduardo Lena, do jornal Nova Fronteira.
Foi deflagrada, no dia de hoje, em 03 (três) Estados da Federação, a Operação denominada de “Terra do Nunca”, que é resultado de 17 (dezessete) meses de investigações, originada a partir de indícios e das práticas de infrações penais, em decorrência da aquisição de “papeis públicos”, para a comumente chamada “grilagem” de terras, ocorrida no município de São Desidério.
Afirma o delegado Carlos Ferro:
“Certo é, que os investigados, utilizavam de procedimentos fraudulentos e criminosos, principalmente, em se tratando doOFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE SÃO DESIDÉRIO e do TABELIONATO DO 2º OFÍCIO DE NOTAS DA COMARCA DE BARREIRAS, cujos servidores, estavam sendo alvo de uma pluralidade de inquéritos policiais, em trâmite, na Delegacia de Polícia de São Desidério, com base legal, nos artigos 297(Falsificação de documento público), 299(Falsidade ideológica), 317(Corrupção passiva), § 1º, 333 parágrafo único (Corrupção ativa), e 288 (formação de quadrilha), todos do Código Penal.
As investigações levadas a efeito, indicam o modus operandi de quadrilhas evidenciadas pelas participações de advogado, latifundiários, empresários, serventuários da justiça, e pessoas outras, que vinham desenvolvendo há um bom tempo à atividade criminosa, que resultam de forma fraudulenta, na lavratura de diversas ESCRITURAS PUBLICAS DE COMPRA E VENDA, no CARTÓRIO DE NOTAS DO 2º OFÍCIO DA COMARCA DE BARREIRAS/BA, dando origem, por sua vez, a uma pluralidade de REGISTROS DE MATRÍCULAS, no CRI DE SÃO DESIDÉRIO/BA, na comumente e intitulada “grilagem” de terra.”
Dessa forma, o delegado Carlos Ferro, representou por 23 (vinte três) prisões preventivas. Diga-se de passagem, que tal medida, longe a de representar uma punição antecipada pelos crimes cometidos, constituiu sim, um meio hábil para proteger o meio social da ação contumaz dos investigados. Daí porque o principal fundamento para a custódia funda-se na GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA, e do INEQUÍVOCO RISCO ÀS INVESTIGAÇÕES e principalmente à FUTURA INSTRUÇÃO CRIMINAL, caso os representados permaneçam em liberdade.
Além disso, as condutas, de alguns dos investigados, por serem serventuários da justiça, acarretaram a quebra da confiança que a população deposita nos funcionários públicos, causando enorme prejuízo à regularidade dos serviços prestados, mormente o número imenso de ESCRITURAS PÚBLICAS e REGISTROS DE IMÓVEIS, lavrados nos Tabelionatos de Notas do 1º Ofício de Barreiras, e no Cartório de Registro de Imóveis de São Desidério..
Acresça-se, ainda, que a maioria dos presos, são pessoas conhecidas no município de São Desidério, Barreiras e cidades circunvizinhas, sendo a quadrilha composta por advogados, empresários, grandes latifundiários, serventuários da justiça, além de indivíduos que já tiveram envolvimento com outros crimes, e que ficaram conhecidos nacionalmente, no caso do “mensalão”.
Polícia usou forte aparato, com inúmeras viaturas e perto de 100 homens envolvidos na operação. Participaram delegados de todos os 13 municípios da 11 Coorpin, coordenada pelo delegado José Resende de Morais Neto, além de pessoal do GAECO e membros do Ministério Público da Bahia e de Minas Gerais. 
Na realidade, a fase final da operação começou há 3 dias, com a vigília dos suspeitos e monitoramento de sua movimentação.
José Resende de Morais Neto, delegado coordenador da 11ª COORPIN, e delegados que fizeram parte da “Terra do Nunca”. Ele participou de inúmeras reuniões em Salvador para planejar o desenlace da Operação.

Parte do material apreendido na casa dos indiciados

Foram presos, por mandado de prisão preventiva, expedido pelo MM Juiz de Direito da Comarca de São Desidério, Gabriel Moraes Gomes:

No estado de Minas Gerais – Belo Horizonte
1 . MARCOS VALÉRIO FERNANDES DE SOUZA; empresário (publicitário)
2. RAMON HOLLERBACH; empresário (publicitário)
3. FRANCISCO MARCOS CASTILHO SANTOS; empresário (publicitário)
4. MARGARETTI MARIA DE QUEIROZ FREITAS. empresária (publicitária)
 
No estado de São Paulo – São Paulo
 
5. MARCUS VINICIUS RODRIGUES DE MARTINS CARDOSO; empresário
No estado da Bahia – Barreiras
 
6. LEONARDO MONTEIRO LEITE; advogado
7. ANA ELIZABETE VIEIRA SANTOS; ex-tabeliã e mãe do piloto de Formula 1 – LUIZ RAZIA
8. NADIR DE OLIVEIRA TAVARES BOTELHO; serventuária da justiça (funcionária pública)
9. NILTON SANTOS DE ALMEIDA; Bacharel em Direito e empresário
10. ADROALDO MOREIRA DA COSTA; agricultor
11. RAIMUNDO VARQUES GONÇALVES LIMA; empresário
12. ADILSON FRANCISCO DE JESUS;
13. GILKINSON BOTELHO DOS ANJOS, vulgo “CHIQUINHO”;
14. JOÃO ONIVALDO FACCIO;
15. RONALDO DA SILVA SCHITINE
Informações prestadas pelo delegado Carlos Ferro, que preside os inquéritos já instaurados.
Grande número de viaturas participou da Operação, que ainda continua: mais prisões deverão ser efetuadas neste final de semana.
15 Comentários leave one →
  1. gustavo permalink
    02/12/2011 11:58

    o nome do filho da mulher é luis razia

    • Genivaldo Oliveira permalink
      08/12/2011 10:48

      Sim…o nome dele é LUIZ RAZIA e eu conheço a mae dele….e ela está presa, graças a DEUS…!!!!

  2. Edilton Vieira de Almeida permalink
    02/12/2011 15:09

    É bom sabermos que a polícia está trabalhando, e bem. Isso nos deixa um pouco mais tranquilos. Parabéns a toda a eqiupe que participou da operação e principalmente ao Delegado Carlos Cruz Ferro.

  3. daniel permalink
    03/12/2011 9:06

    agora é saber quem esta mesmo envolvido com o crime e não quem caio de paraquedas … sou filho de um acusado” acusado ate q se prove o contrario

    • rose permalink
      15/12/2011 9:07

      adorai a resposta ,respondeu a altura pra esses bandos de inxeridos…..

  4. João permalink
    03/12/2011 21:55

    E o Margarina?

  5. Andre Bulgatti permalink
    05/12/2011 19:40

    Parabens ao Dr. Carlos Ferro!!! Agora cabe a justica julgar e punir a quem realmente for culpado, tambem esta na hora de prender alguns estelionatarios e traficantes que usam carros financiados de forma fraudulenta (poquemons – MJ) desafiando e menospresando a inteligencia da nossa policia. Ja passou da hora de dar uma cadeia nessa quadrilha!!!!

  6. Genivaldo Oliveira permalink
    08/12/2011 10:35

    Sou uma das vitimas das terras invadidas em SÃO DESIDÉRIOS pelo grileiro ( MARCOS VALERIOS E TODA SUA CORJA….Parabens ao Delegado Carlos Ferro, de São Desidério MM Juiz de Direito da Comarca de São Desidério, Gabriel Moraes Gomes e toda a JUSTIÇAS baiana. Eu confiu na JUSTIÇA, pois ainda existe servidores públicos integros e honesto no estado da Bahia.Eu tinha certeza de que um dia a casa ia cair na cabeça de toda essa corja, agora espero que a justiça será feita, que a ANA ELIZABETE VIEIRA SANTOS,LEONARDO MONTEIRO LEITE; advogado e outros paguem na cadeia, assim os fazendeiros de São Desidério tenha paz e tranquilidade….quero que toda essa corja de bandidos ficam o resto de suas vidas na cadeia.Peço á JUSTIÇA, que não solte esses bandidos…pelo amor de DEUS…!!!

  7. 10/12/2011 13:38

    Parabes Dr.Caros Ferro

  8. Clara permalink
    10/12/2011 13:40

    quhliAulfgliucvuajix

  9. rose permalink
    15/12/2011 9:08

    desde que se prove ,eles sao inocentes muitos cairam de paraquedas .mas confio na justiça ,pois a verdade provera.

  10. Andre permalink
    20/12/2011 18:43

    Esse tal de Ney é um bandido que logo deve ser preso tambem, ele é um vagabundo e estelionatario tambem.

  11. joao becegato permalink
    03/02/2014 20:02

    ja estive com competente delegado de sao desiderio dr. carlos ferro alertei o mesmo dei nome aos bois de um outro grileiro de terras na regiao que a 30 anos sou dono de terras com documentos registrados provas de lindeiros desde 2009 venho brigando na justiça por ter de volta que consegui com honestidade e trabalho. sou um brasileiro que ainda acredita na justiça mesmo as vezes que tardia.

  12. joao becegato permalink
    04/02/2014 9:23

    quero confirmar o que eu disse anteriormente hoje tenho quase 70 anos de idade depois de uma vida de trabalho para conseguir alguma coisa . depois de 30 anos na regiao de sao desiderio dono legitimo de uma pequena area, mas conseguida com trabalho dedicaçao, honestidade comprovada junto aos orgaos publicos. de 2009 para ca so sofrimento, desgaste, aguardando decisoes judiciais que nem o estatuto do idoso funciona neste pais voce brigar por causa de pessoas desonesta que entra em sua propiedade esbulha, enfim faz tudo que a lei nao permite. quero dizer que o responsavel por tudo isto respondera pelos seus atos praticados, juntos aos orgaos competente. .sou um brasileiro que vive honestamente com aposentadoria. ja esta respondendo na justiça civil, e futuramente na justiça federal, por falcatruas de domentaçoes fraudulentas, respondera na policia federal porque esta envolvendo orgaos federais como ibama incra;etc. nao poderia de deixar meus agradecimentos ao jornal o expresso que sou seu leitor pela net moro distante da regiao mas acompanho tudo o que acontece na regiao de sao desiderio barreiras luiz eduardo, mais uma vez obrigado pelo espaço e ao meu desafo, enfim poderia estar hoje curtindo minha aposentadoria hoje vivo em funçao de luta para rever o que consegui com meu trabalho e honesatidade;

  13. joao becegato permalink
    17/12/2014 18:56

    obrigado Sr. CARLOS alberto hoje consegui ler as minhas publicaçoes, agora so esperar que a justiça seja feito apesar que ja se passaram 5 anos aguardando uma justiça dos homens, mas ainda mesmo assim continuo acreditando esperando estar vivo para ver o fim deste processo com o verdadeiro culpado na cadeia. abraços ao pessoal todo de o EXPRESSO.

Deixe um comentário