Pular para o conteúdo

Crime bárbaro é desvendado pela Polícia Judiciária do Oeste.

12/04/2012

Informações do blog Alô Salomão, editadas pelo jornal Nova Fronteira.

José Ramos Costa, o principal suspeito.

A polícia começa a elucidar um dos crimes de maior repercussão no Oeste da Bahia. O ‘caso Gaby Joias’ como ficou conhecido, ocorreu há seis anos, mas somente no último dia 05 de abril a polícia conseguiu prender por determinação judicial o suposto mandante.

O principal suspeito, o comerciante José Ramos da Costa, 44 anos, foi preso na cidade de Jacobina-Ba onde morava, mas foi transferido nesta terça-feira (10), para o Complexo Policial de Barreiras.

Triplo assassinato

As vítimas, o comerciante Gilmar da Silva Gonçalves, 39 anos, sua esposa Rosangela Lima da Silva, 31 anos, proprietários da loja Gaby Joias e uma irmã Rosângela, Maria Aparecida Lima da Silva, a Cida, 39 anos, foram executados barbaramente numa estrada vicinal de acesso ao povoado de Morrão, município de São Desidério, Oeste da Bahia.

Os corpos foram encontrados debaixo de uma ponte de madeira com marcas de tortura, pés e mãos amarrados e perfurações provocadas à bala. O veículo dos comerciantes deixado na área pelos executores facilitou a localização dos cadáveres. 

Os autores do massacre deixaram vestígios na residência das vítimas, no bairro Renato Gonçalves, onde na tarde do dia 18 de abril de 2006 trancaram os filhos do casal em um dos quartos, comeram, beberam e sequestraram as vítimas quando elas chegaram na residência.  

Supostamente para desvirtuar as pistas do crime, eles foram até a loja do casal no centro da cidade onde roubaram grande quantidade de joias e uma CPU, contudo a polícia acredita que as mortes foram praticadas por vingança e queima de arquivo.

Delegado Carlos Freitas preside o inquérito.

Traição

De acordo com o delegado Carlos Freitas, Rosangela tinha sido casada com José Ramos, com quem Gilmar possuía amizade profunda e frequentava constantemente a residência no município de Jacobina.

Mais tarde surgiu o comentário na cidade de que Rosangela estaria lhe traindo com o melhor amigo. A suspeita ficou mais forte quando ela pediu a separação e mudou-se para Salvador. O delegado também declarou que depois de certo tempo, Gilmar veio para Barreiras e se estabeleceu montando a loja, aonde Rosangela veio morar e casou-se com ele. 

Estupro

De acordo com a polícia, José Ramos foi preso por crime de estupro atendendo determinação do M. juiz Gabriel Moraes Gomes, titular da Vara Crime da comarca de Barreiras.

As investigações levaram a polícia a descobrir que o mesmo vinha abusando sexualmente de uma filha dele com Rosangela, de dez anos, moradora em Barreiras com a mãe e Gilmar que possuíam sua guarda. 

Os abusos ocorriam quando a criança ia visitá-lo em Jacobina. Desconfiados, os comerciantes conseguiram um gravador e passaram a gravar as conversas da garota com o pai em fita k-7 e assim, confirmaram as suspeitas.

Como queima de arquivo e provavelmente para se vingar da traição, José arquitetou o assassinato dos dois. “Cida pode ter morrido porque estava no local e hora errados”, revelou Carlos Freitas.

Com a ouvida das gravações e confirmação do estupro por meio de exames e declaração da menina, o Ministério Público da Bahia ofereceu denúncia acatada após analise pela justiça local.

Freitas disse que, já protocolou a carta precatória de prisão e recambiamento e irá interrogá-lo nesta quinta-feira (12) e encaminhará inquérito policial à justiça.

Repercussão

O triplo assassinato gerou tantos protestos que impulsionou a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas a organizar um evento em defesa da paz no município, a “caminhada da paz” que reúne milhares de pessoas anualmente nas ruas de Barreiras. A partir deste evento foi implantada uma Comissão Voluntária pela Segurança e Paz, formada por cerca de 30 membros que representam a sociedade civil.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: